quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nostalgia - Greve de 2007

479 Policiais Militares, isso mesmo, 479 PMs da PMRN ficaram presos por cinco dias em Unidades Policiais, acusados de deserção após faltarem ao serviço por mais de oito dias, por estarem em greve após descumprimento de acordo firmado com a categoria pela Governadora do Estado.

A greve, que durou 23 dias, visava exigir o pagamento de aumento salarial prometido pela governadora durante a campanha para a reeleição. O aumento salarial, definido após a greve da PMRN em julho de 2006, seria pago de uma só vez em janeiro de 2007. Durante a campanha, os policiais grevistas foram anistiados pela governadora. Agora, ao assumir o segundo mandato, ela decidiu pagar o aumento em 18 vezes e endurecer a postura com policiais grevistas.

Os policiais ficaram presos em condições subumanas, piores que as dos presos comuns. Alguns policiais chegaram a dormir ao relento e sob chuva, amontoados em camas improvisadas com papelão e tijolos, em meio a muita sujeira e até ratos.

Ignorando completamente a situação, o comando permaneuceu relutante mesmo sabendo das condições das Unidades em que os policiais estavam presos. Eles só saíram mediante um Habeas corpus concedido pelo TJRN deferindo a prisão domiciliar por causa das precárias condições. A ação foi impetrada por um grupo suprapartidário de deputados estaduais.

A situação foi tão gritante que o Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) já disse, na época, que iria propor no Senado um projeto anistiando todos os PMs acusados de deserção.

Entre acusações de desvio de verbas e das violações aos Direitos Humanos dos policiais, além da absoluta desmoralização perante a tropa, em Natal já se dá como certa a queda do CMT Geral da PMRN, Cel Marcondes Pinheiro, após o fim da crise.

O site da PMRN não traz sequer uma notícia, uma versão oficial dos fatos, como se nada tivesse acontecido por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/