domingo, 11 de abril de 2010

Dicas de Português



Um milhão de vezes
Milhão, bilhão, trilhão jogam no mesmo time. A equipe dá nó nos miolos. A enrascada não tem a ver com a carreirinha de zeros. Tem a ver com a concordância. Na tragédia do Rio, o apuro ficou claro. Ao tratar do assunto, o secretário de Obras falava na dificuldade de remover moradias. "Mais de um milhão de pessoas..." Ops! Vive ou vivem em áreas de risco?


A resposta está na regra do partitivo. O verbo pode concordar com o núcleo do sujeito (milhão) ou com o complemento (pessoas). Mas há preferência pelo plural: Um milhão de pessoas vive (vivem) em áreas de risco. Cerca de um milhão de litros de gasolina se desperdiçou (se desperdiçaram). Quase um milhão de japoneses cultiva (cultivam) a terra no Brasil.


Olho na posição
No português, as palavras são pra lá de passeadeiras. Mudam de lugar como atrizes trocam de roupa. O verbo não foge à regra. Ora aparece antes do sujeito. Ora, depois. O vaivém afeta a concordância. Quando antecede o sujeito, milhão fala alto. Como o galo do galinheiro, tem forte preferência pelo verbo no singular: Vive cerca de um milhão de pessoas nas áreas de risco. Anda no ar um milhão de boatos sobre a sucessão presidencial. Surgiu mais de um milhão de palpites para solucionar o drama causado pela chuva.



Manhas do plural
Os caprichos do milhão não param aí. Se o sujeito for milhões, assim, no plural, como fica a concordância do adjetivo ou do particípio? Trinta milhões de pessoas vão ser vacinados ou vacinadas? Tanto faz. No masculino, a concordância se faz com o sujeito - masculino plural. No feminino, com o complemento: Milhões de moedas de um real serão cunhados (ou cunhadas). Milhões de sacas de soja foram embarcados (ou embarcadas) no porto de Santos. Os milhões de árvores foram plantadas (ou plantados) ao longo da estrada.



Ops! É macho
Por alguma razão que até a Deus intriga, gente boa tropeça na concordância nominal. Ouvem-se a torto e a direito frases como estas: "Duas milhões de crianças participaram da festa". Cruz-credo! Ninguém diz "uma milhão de crianças". Por quê? Milhão é substantivo masculino. Artigos, numerais, pronomes e adjetivos não têm saída. Concordam com o mandachuva milhão: Dois milhões de crianças participaram da festa. Descobriram-se muitos milhões de vítimas. Os milhões de declarações serão entregues à Receita Federal até 30 de abril



A escrita
Você preenche cheques? Ou costuma escrever numerais por extenso? Então vale o lembrete. Os números têm alergia à vírgula. Não use o sinalzinho nem a pedido dos deuses do Olimpo: R$ 223.412 (duzentos e vinte e três mil quatrocentos e doze reais), 2.320.235 (dois milhões trezentos e vinte mil duzentos e trinta e cinco.



Você sabia?
O numeral um é inimigo do artigo. Os dois nunca andam juntos. Por isso, não compre briga. Diga:Boa parte de 1 bilhão e 300 milhões de chineses ainda vive no campo.



Leitor pergunta
Às vezes, vemos textos que rezam "advogados com notáveis conhecimentos jurídicos"; noutras, "advogados com notórios conhecimentos jurídicos". Qual a diferença entre um e outro? Aroldo Pinheiro, Boa Vista


Notável e notório têm um ponto comum. Significam sabido, amplamente conhecido. No juridiquês, fala-se em "notório saber". Em bom português, a duplinha quer dizer saber do conhecimento de todos, que não precisa ser provado.

Moro em um apartamento pequeno? Moro num apartamento pequeno? Em um ou num, qual a diferença?

Rafael Messias, Campina Grande

Você pode escolher uma ou outra forma. O resultado é um só - acertar ou acertar.


Recado
"O livro é um mundo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."


Padre Antônio Vieira

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/