domingo, 4 de abril de 2010

IBGE prevê 1 milhão de inscritos para recenseador; veja dicas de estudo

Prova de conhecimentos técnicos tem metade do peso da prova.
Estudo envolve memorização e exercícios por meio de provas anteriores.
Marta Cavallini Do G1, em São Paulo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recruta quase 192 mil recenseadores para coletar informações para o Censo 2010. O IBGE prevê que cerca de 1 milhão de candidatos se inscrevam no processo seletivo, cujas inscrições começaram nesta sexta-feira (26). O G1 falou com especialistas e traz dicas de estudo para a prova, que será em 30 de maio - veja aqui as informações sobre o concurso.



O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os 58 milhões de domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes.

Apesar de se tratar de um trabalho temporário - o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses -, o instituto informa que é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.

O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos - o valor varia de R$ 800 a R$ 1,6 mil para 300 domicílios visitados.

O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem.
Dicas de estudo
Os candidatos passarão por provas objetivas de múltipla escolha com as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais (atualidades, história e geografia) e técnicos. Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a disciplina de conhecimentos técnicos, cujo conteúdo a ser estudado está em anexo no próprio edital, vale metade da prova. Portanto, boa parte da preparação deve ser voltada para essa matéria.

De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, o candidato deve estudar todos os dias o conteúdo do edital para a prova de conhecimentos técnicos, intercalando com outra das três disciplinas restantes.

“Cada tópico da matéria o candidato pode transformar em uma pergunta. Conforme ele lê o texto memoriza as respostas de acordo com as perguntas elaboradas. Não se trata apenas de decorar o texto, ele simula uma prova”, explica.

Lia Salgado, consultora em concursos e autora do livro "Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos, diz que o ideal é organizar os horários de estudo e começar a se preparar desde já, pois são três meses de preparação até a prova.



“A melhor estratégia é imprimir imediatamente o anexo do edital com o conteúdo que será cobrado na disciplina de conhecimentos técnicos. Afinal, serão cobradas 20 questões, com peso total de 50 pontos, enquanto português, conhecimentos gerais e matemática terão 10 questões cada, com valor total de 15 pontos para as duas primeiras e 20 pontos para a última”.


Segundo a consultora, o ideal é conhecer muito bem as provas anteriores da Cesgranrio para recenseador e para outros concursos de nível fundamental.

Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, diz que a última prova de recenseador para o IBGE foi em abril de 2009, realizada também pela Cesgranrio. As disciplinas, o conteúdo programático e o peso das questões são exatamente os mesmos, de acordo com o especialista.

Ele também aconselha o candidato a focar os estudos em conhecimentos técnicos. “Essa disciplina não apresentará muitas dificuldades e é basicamente um guia para o recenseador. Um outro foco é matemática, com 20% da prova. Como essa disciplina costuma assustar o candidato, sugiro estudar o conteúdo na mesma sequência que está no edital. Essas duas disciplinas valem 70% da prova. Além de estudar a teoria é fundamental que o candidato trabalhe com questões de provas anteriores do concurso ou da banca”.

Para português e conhecimentos gerais, somando 30% da prova, o professor aconselha se preparar com questões de provas anteriores. “O conteúdo de conhecimentos gerais e português é muito amplo, vale seguir o que a banca cobra historicamente e, para economizar tempo de estudo, o candidato tem à sua disposição uma grande quantidade de questões dessas disciplinas em provas anteriores”.

De Lucca ressalta que o conteúdo das disciplinas é de nível fundamental, portanto, o candidato deve se ater somente ao que está no edital e testar os conhecimentos com provas anteriores para recenseador ou cargos de nível fundamental da Fundação Cesgranrio.

Sylvio Motta, editor de concursos da editora Campus-Elsevier, diz que a prova deverá ser relativamente fácil, baseada em literalidade, o que exige do candidato treinamento de memorização. “Não acredito em questões que envolvam raciocínio lógico”, diz.

De acordo com o professor, o exame terá questões longas – o candidato terá de ler bastante. Ele aconselha o candidato a fazer provas anteriores para as matérias de português e matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/