domingo, 16 de maio de 2010

blog do cabo Heronides - QUADRO DE VAGAS DA POLÍCIA MILITAR DO RN



Escrito por Cabo Heronides.

Existe atualmente na polícia militar do RN, um número grande de vagas nos quadros de cabos e sargentos, e estas vagas serão possivelmente ocupadas no decorrer deste ano. Isto está acontecendo pelo simples motivo de ser ano eleitoral e existirem vagas.

Vagas existentes:

Subtenentes: 49
1º Sargento: -38
2º Sargento: 74
3º Sargento: 667
Cabos: 810
Cabos Excedentes (Jurunas): 336

As vagas de subtenentes e 2º Sargentos não foram ocupadas devidos os 1º e 3º Sargentos não terem cumprido o interstício.

MOBILIZAÇÃO

A luta pelo concurso, plano de carreira e as promoções por tempo de serviço a partir de soldado foram de todos os policiais militares deste estado através das associações.

O idealizador de tudo isso são os policiais militares do RN.

DECRETO

Nesta segunda-feira (17), será assinado um decreto que regulamenta a entrada na Polícia Militar do RN somente como soldado e oficial, e estabelecerá requisitos para os concursos de cabos e sargentos.

CONCURSO

As vagas para o quadro de Cabos e Sargentos serão preenchidas por policiais militares que tenham tempo de serviço e por concurso interno. Obedecendo ao critério de 50% das vagas oferecidas para ambos os casos.

Serão aptos a realizarem o concurso:

Sargentos: 5 anos de serviço (cabo ou soldado) – Até 2005
Cabos: 3 anos de serviço (soldado) – Até 2007

ILEGALIDADE

No Brasil existem muitas Leis e Decretos que não funcionam devidos os legisladores criarem e aprovarem sem terem conhecimento do plano jurídico existente no Brasil.

Este Decreto é mais um que não irá ser aplicado do jeito que estar por não tratar com igualdade as pessoas envolvidas.

As critérios para a realização do concurso de Cabos e Sargentos são ilegais no ponto de vista jurídico, desde o momento que estabelece tempo de serviço diferentes para realização dos dois concursos.

Outra diferença existente ocorre no concurso para oficial, já que não a critério de tempo de serviço para a realização do concurso.

Foi visto que, existem três critérios diferentes para realização dos concursos. Demonstrando desigualdade na sua seleção, ou seja, tornando ilegal o decreto perante o valor constitucional da igualdade.

É correto haver acesso de uma pessoa da sociedade civil para o oficialato, enquanto para cabos e sargentos o soldado terá que ter tempo de serviço?
“Acredito que estes critérios são injustos, pois o soldado ao se formar já sabe o que é ser polícia e principalmente muitos já sabem comandar viatura, ou seja, já realiza função de cabos e sargentos. Não podendo assim ser aplicados estes critérios para realização do concurso. O concurso tem que ser abertos a todos os soldados e cabos da Polícia Militar”. CABO HERONIDES
MANDADO DE SEGURANÇA

Infelizmente estes critérios serão assinados e aprovados na assembléia legislativa.

Quando houver inscrição para Sargentos e Cabos, os soldados e cabos que não estiverem obedecendo aos critérios imposto pelo Decreto, não poderão realizar a inscrição.

Ao acontecer isto, estes policiais deverão acionar a justiça sobre o fato ocorrido, solicitando da mesma um mandado de segurança para que possa realizar a inscrição do concurso, alegando tudo que foi argumentado neste texto.

O Mandado de segurança tem efeitos preventivo e pode ser coletivo.

No caso dos militares para haver um mandado de segurança coletivo, terá que partir de uma associação.
Segundo a Lei Federal brasileira nº 12.016, de 07 de Agosto de 2009, já no seu art. 1.º informa que "Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça".

Um comentário:

  1. cabo estou com trinta anos e gostaria de prestar concurso para a pm, mais em fevereiro no dia 18/02/2011 faço trita e um anos será quer eu posso entra com um mandado de segurança para realizar minha inscrição e posteriomente realizar a formação do curso de soldado da pm rn, um abraço pereira.

    ResponderExcluir

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/