quarta-feira, 26 de maio de 2010

Policiais são presos acusados de torturar soldado durante treinamento

A Polícia Civil do Mato Grosso usou como prova vídeos que mostram a morte de um soldado durante treinamento da Polícia Militar.

Eunice Ramos Cuiabá
Uma denúncia anônima feita através de vídeos serviu para um pedido de prisão de cinco PMs da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cinco são acusados de terem organizado treinamentos brutais, que em um caso levaram à morte por afogamento de um soldado.
Os vídeos chegaram pelo correio, sem o nome do remetente. Eles mostram o momento em que a equipe tenta reanimar Abnoão Soares de Oliveira com massagem cardíaca.
Apesar do esforço, o soldado alagoano da Força Nacional de Segurança, de 34 anos, teve uma parada cardíaca e morreu.
Mais três alunos passaram mal durante o treinamento dado pela Polícia Militar de Mato Grosso para formar tripulantes de helicópteros, no mês passado, em Cuiabá. Ao lado de Abnoão, o aluno Tiago Mendes da Silva também é socorrido.
Um outro vídeo gravado no mesmo dia mostra o resgate de Luciano Frezato, do Paraná, em uma maca improvisada com um pedaço de tábua.
Para a delegada Ana Cristina Feldner - que comandou as investigações, os instrutores procederam de forma abusiva. O prazo para apnéia seria de 10 segundos e os alunos foram submetidos a caldos, quando a pessoa é mantida debaixo d’água, de até cinco minutos.
"O afogamento é um meio de tortura. Ele foi colocado realmente em condições subhumanas de suportar. Pessoas com golpes de ‘mata-leão’, com golpes de jiu-jitsu, segurando a outra até debaixo d´água, então realmente fugiu do parâmetro de qualquer treinamento", afirma a delegada.
A delegada pediu, nesta terça-feira (25), a prisão dos instrutores, os tenentes Carlos Evane Augusto e Dulcézio Barros de Oliveira - indiciados por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, sem chance de defesa e por meio de tortura. Pediu ainda a prisão do sargento Moris Fidelis Pereira, do cabo Antônio Vieira de Abreu Filho e do soldado Saulo Ramos Rodrigues - indiciados por tentativa de homicídio.
Além do inquérito civil também foi instaurado um inquérito militar para apurar a morte do soldado, que ainda não foi concluído. O comandante da Polícia Militar disse que os policiais suspeitos de envolvimento com as denúncias de tortura vão continuar trabalhando normalmente até que a Justiça decida sobre os pedidos de prisão.
O secretario de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso, Diógenes Curado, defendeu o treinamento.
"O problema não é o treinamento em si, são os excessos. O treinamento é um treinamento de força. Há necessidade que seja feito dessa forma se não você não vai formar um policial de forma adequada", explica Curado.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/policiais-sao-presos-acusados-de-torturar-soldado-durante-treinamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/