terça-feira, 6 de julho de 2010

Copa do Mundo de 1974 Alemanha Ocidental



Pôster, Mascote e Logomarca da Copa do Mundo de Futebol de 1974 na Alemanha.

A Copa do Mundo de 1974 na Alemanha

Diferente das edições anteriores, no lugar do mata-mata nas quartas-de-final e semi-finais, os 8 times finalistas foram divididos em 2 grupos de 4 nos quais os primeiros colocados iriam à final e os segundo colocados disputariam o terceiro lugar da Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1974 o mundo ficou maravilhado pelo belo futebol da Holanda, que foi apelidada de Carrossel Holandês devido à mobilidade dos seus jogadores que trocavam de posição. Porém, a seleção campeã foi a Alemanha de Franz Beckenbauer, que superou a Holanda de Johan Cruijff na final por 2x1

Seleções participantes: 16
Alemanha Ocidental | Alemanha Oriental | Argentina | Austrália
Brasil | Bulgária | Chile | Escócia | Haiti | Holanda | Itália
Iugoslávia | Polônia | Rep. D. Congo (Zaire) | Suécia | Uruguai
Seleções estreantes: 4 (25%) - Alemanha Oriental, Austrália, Haiti e Rep. D. Congo (Zaire)

Brasil na Copa do Mundo 1974

Foto do time de 1974, Nelinho, Leão, Luiz Pereira, Marinho Chagas, Marinho Peres, Wilson Piazza e Admildo Chirol-preparador físico; Mário Américo - massagista, Valdomiro, Leivinha, Jairzinho, Rivelino, Paulo César Lima e Nocaute Jack - massagista.

Delegação Brasileira: Leão, Luiz Pereira, Marinho Peres, Zé Maria, Wilson Piazza, Marinho Chagas, Jairzinho, Leivinha, César, Rivellino, Paulo César Lima, Renato, Valdomiro, Nelinho, Alfredo, Marco Antonio, Paulo César Carpeggiani, Ademir da Guia, Mirandinha, Edu, Dirceu,Waldir Peres, Técnico Mário Jorge Lobo Zagallo.

Depois da brilhante participação na Copa anterior, o Brasil em 1974 ficou aquém das expectativas, apesar da honrosa quarta colocação. Na primeira fase o Brasil, que não contava mais como Pelé e tinha como líder Rivelino, passou com muita dificuldade. Depois de 2 empates sem gols contra Iugoslávia e Escócia, o Brasil garantiu a classificação para as segunda fase em segundo lugar no grupo ao vencer a fraca seleção do Zaire por 3x0. Na segunda fase o Brasil subiu de produção e venceu a Alemanha Oriental por 1x0 e Argentina por 2x1. Porém, os brasileiros foram superados pela Holanda, sensação da Copa de Mundo de 1974, pelo placar de 2x0. Na decisão do terceiro lugar o Brasil perderia novamente para a Polônia de Lato por 1x0.

Campeão da Copa do Mundo 1974

A Alemanha Ocidental chegou à final com uma excelente campanha, na qual venceu todos os jogos exceto o contra a Alemanha Oriental, na qual foi derrotada por 1x0. Na final a Alemanha começou perdendo o jogo logo no começo com um gol de pênalti, sem sequer ter tocado na bola. Ainda no primeiro tempo a Alemanha empataria com outro gol de pênalti, e desempataria aos 43 minutos com gol de Müller.

Tabela e jogos da Copa do Mundo 1974

Primeira fase:
Grupo 1 - 1o Alemanha Oriental, 2o Alemanha Ocidental, 3o Chile, 4o Austrália.
Grupo 2 - 1o Iugoslávia, 2o Brasil, 3o Escócia, 4o Zaire.
Grupo 3 - 1o Holanda, 2o Suécia, 3o Bulgária, 4o Uruguai.
Grupo 4 - 1o Polônia, 2o Argentina, 3o Itália, 4o Haiti.

Quartas-de-final:
Grupo A - 1o Holanda, 2o Brasil, 3o Alemanha Oriental, 4o Argentina.
Grupo B - 1o Alemanha Ocidental, 2o Polônia, 3o Suécia, 4o Iugoslávia.

3o Lugar
Polônia 1x0 Brasil

Final:
Alemanha Ocidental 2x1 Holanda

Eliminatórias: 99 seleções
Classificados automaticamente: Brasil (último campeão) e Alemanha Ocidental (país-sede)
Sede: Alemanha Ocidental
Campeão: Alemanha Ocidental - 2º título
Jogos: 38
Gols: 97
Média de gols: 2,55
Público: 1.774.022
Média de público: 46.685
Artilheiro: Grzegorz Lato (Polônia) - 7 gols

O Brasil na Copa de 1974 na Alemanha Ocidental: 4º lugar
7 jogos | 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas | 6 gols a favor e 4 gols sofridos | saldo de gols -2.

Curiosidades da Copa do Mundo 1974

Depois da conquista definitiva da taça Jules Rimet pelo Brasil, a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental foi a primeira edição com o novo troféu FIFA criado pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga.

A Copa de 74 revelou a "Laranja Mecânica". A equipe da Holanda recebeu o apelido pela cor do uniforme e pela aparente anarquia dos jogadores em campo que lembrava as gangues do filme de Kubrick. Mais uma vez a melhor seleção não venceu.

Para adequar as transmissões e dinamizar o esporte, a FIFA introduziu o uso dos cartões amarelo e vermelho, e as substituições por jogo já na Copa de 70. Saldo de gols como critério de desempate e punição por doping em 1974.

http://www.mochileiro.tur.br/copa-1974.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/