Pular para o conteúdo principal

Premiê oficializa casamento gay

DivulgaçãoJohanna Sigurdardottir, de 67 anos, casada com uma antiga namorada:
  vida pessoal não interfere na política nem escandaliza eleitoresJohanna Sigurdardottir, de 67 anos, casada com uma antiga namorada: vida pessoal não interfere na política nem escandaliza eleitores

















Louise Nordstrom - Associated Press

Estocolmo (AE) - A primeira-ministra da Islândia fez história na semana passada quando se casou com uma antiga namorada, tornando-se a primeira chefe de governo do mundo a consumar um casamento gay. Mas os países do norte da Europa mal noticiaram quando Johanna Sigurdardottir, de 67 anos, formalizou o relacionamento com sua parceira de longa data - um marco que continua a ser, apesar do avanço dos direitos dos gays, inconcebível em outros países.

A Escandinávia tem uma longa tradição de tolerância e legisladores cross-dresser (pessoas que vestem roupas geralmente usadas pelo sexo oposto) e bispos gays se tornaram parte da paisagem. “Há uma certa paixão pela justiça social aqui”, disse o respeitado legislador cross-dresser Fredrick Federley. “Todos devem ser tratados da mesma forma.”

Ativistas gays dizem que, no geral, a Europa tem um histórico melhor em aceitar gays em altos cargos do governo do que nos Estados Unidos, por exemplo. “No atual clima da opinião pública norte-americana, é impossível imaginar um presidente dos Estados Unidos que seja abertamente gay e que se case com um parceiro de longa data”, disse Peter Tatchell, porta-voz do Outrage, grupo de direitos dos gays sediado em Londres. “Na Europa, a reação é completamente diferente, as pessoas simplesmente não se importam.”

Embora nenhum homossexual assumido norte-americano tenha tido potencial para vencer uma eleição presidencial nos Estados, gays e lésbicas têm alcançado avanços significativos nos últimos anos ao conquistar outros cargos eletivos nos Estados Unidos, pessoas que não escondem seus relacionamentos com parceiros do mesmo sexo.

Na Europa, a situação varia. Vários políticos de alto escalão são assumidamente gays, incluindo o ministro de Ambiente da Suécia, Andreas Carlgren, e o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, considerado um possível candidato à presidência na eleição de 2012.

Mas um chefe de governo gay seria impossível em países fortemente católicos. “Nós nunca veremos um primeiro-ministro gay na Itália. O poder da igreja católica é muito forte”, disse a siciliana Giuseppina Massallo, de 60 anos, que vive em Roma. “Nós temos instituições que nos fazem acreditar que (...) ser homossexual simplesmente não é a coisa certa a se fazer.”

Federley, de 32 anos, ocasionalmente troca seu terno e gravata de parlamentar por maquiagem pesada e ousados vestidos como a drag queen Ursula. Federley assumiu sua homossexualidade há nove anos e sua identidade sexual nunca foi questionada politicamente. Suas roupas apenas chegaram às manchetes em fevereiro, quando críticos questionaram quem teria aceitado uma viagem supostamente não custeada pelo parlamentar: Fredrik, o legislador, ou Ursula, a drag queen?

Políticos gays seriam inconcebíveis na África, onde 37 países têm leis contra os gays e onde o líder do Zimbábue, Robert Mugabe, descreveu parceiros do mesmo sexo como “seres abaixo de cachorros e porcos”.

Os ugandenses ficaram chocados ao ouvir sobre o casamento de Sigurdardottir com sua parceira, com quem ela tem um relacionamento registrado desde 2002. A parceria foi convertida em casamento no domingo, quando passou a valer uma nova lei uma nova lei legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “A sociedade deles está acabada, eles não têm moral”, disse a porta-voz do partido do governo, Mary Karooro Okurutu, que descreveu o casamento como “repulsivo”.

Dinamarca ordena bispo homossexual

Os países do leste da África censuram a homossexualidade e admitem propor uma lei que imporia a pena de morte para alguns gays. O projeto atraiu protestos em Londres, Nova York e Washington. Já os países nórdicos têm estado na vanguarda da liberdade dos gays. Em 1989, a Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a permitir o registro de parcerias entre homossexuais e no ano passado a igreja luterana sueca ordenou seu primeiro bispo assumidamente gay.

Todos os cinco países nórdicos apareceram na lista dos dez países que mais respeitam a situação legal de lésbicas, gays e bissexuais na Europa, segundo um estudo feito este ano. Até mesmo a Finlândia, o país mais remoto da região, que tem sido mais lenta do que seus vizinhos em aceitar a tendência do estilo de vida escandinavo, fez seis pontos, em dez possíveis.

Já Rússia e Ucrânia ficaram nas últimas colocações do Índice do Arco-íris Europa 2010, feito pelo ILGA-Europe, uma organização não-governamental que abrange várias outras que representam grupos lésbicos, gays e Transgêneros.

Mesmo nos vizinhos países bálticos, que tem um longo histórico de contato com os nórdicos, a tolerância aos gays é geralmente baixa. Casamentos entre pessoas do mesmo sexo não são legais e geralmente desaprovados na Estônia, Letônia e particularmente na predominantemente católica Lituânia.

Paradas gays na Letônia e Lituânia geralmente atraem multidões de manifestantes contrários muito maiores do que as próprias paradas. O primeiro-ministro da Estônia, Andrus Ansip, reconhece que é “de alguma forma conservador” na questão do casamento gay. “Eu considero o casamento um matrimônio sagrado entre um homem e uma mulher”, disse Ansip. “Mas eu aceito completamente que parceiros do mesmo sexo tenham o mesmo tipo de garantias legais que pessoas legalmente casadas têm.” 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/premie-oficializa-casamento-gay/153256

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica