quinta-feira, 29 de julho de 2010

RONDA ESCOLAR ATUA NA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE

Imagem Retirada da Internet

Projeto completa um mês e vem atuando junto a 70 escolas situadas em áreas de grande movimentação de estudantes e com histórico de problemas.

Atuando nos corredores escolares de grande movimento de alunos, a Ronda Escolar está conseguindo reduzir o índice de violência entre gangues, apreender drogas, e evitar crimes como furtos de veículos. O projeto está presente em Natal, Mossoró, Santa Cruz e Parnamirim, com um efetivo de 60 policiais militares devidamente capacitados para atuação junto às escolas e comunidade.

Atualmente, com um mês de atividade, o Ronda Escolar conta com 15 viaturas que fazem parte da primeira e única companhia de Polícia Militar que trabalha especificamente na prevenção ao uso de drogas nas escolas.

A Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar conta ainda com o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas).

Em Natal, a Ronda Escolar vem atuando junto a 70 escolas situadas em áreas de grande movimentação de estudantes e com histórico de problemas, que necessitam mais da presença policial. O trabalho da Ronda é de natureza ostensiva, no entorno das escolas, e também de interação com as pessoas que fazem a comunidade escolar.

Um dos corredores escolares mais movimentados da cidade, onde passam diariamente mais de 15 mil alunos, é o da avenida Deodoro da Fonseca. Essa área vinha apresentando muitos problemas de violência e de tráfico de drogas.

“Com a presença da Ronda Escolar, a situação vem sendo controlada com a redução de ocorrências de pequenos furtos e de tráfico de drogas”, informa o major Arthur Emílio, coordenador do projeto. Além do corredor da avenida Deodoro, a Ronda está presente em escolas das quatro regiões da Cidade.

“As escolas que estão sendo acompanhadas têm como manter contato direto, e a qualquer momento”, acrescenta o major. O acompanhamento é feito através do cumprimento de um cartão programa (com o trajeto a ser realizado diariamente) estabelecendo os horários de visitas as escolas.

“Hoje, os diretores já sabem a quem procurar em caso de violência e de crime. Existe uma unidade específica para tratar de problemas de violência, tráfico de drogas, prostituição infantil, e consumo de bebidas alcoólicas, no entorno das escolas”, ressalta Arthur Emílio.

Nas últimas três semanas, a Ronda Escolar apreendeu 15 jovens pela prática de violência e tráfico de drogas no entorno de escolas do Estado. Desde que foi criada, já realizou várias apreensões de drogas, de fogos e armas brancas, e fez a identificação de dezenas de jovens envolvidos com gangues.

Atuando em parceria com outras unidades da Polícia Militar, a Ronda Escolar tem conseguido reduzir a incidência de casos de briga de gangues em Natal. “Já sabemos todo o mapeamento dos envolvidos com as gangues, inclusive de outros estados. Sabemos também como as gangues utilizam as jovens na observação da movimentação da polícia”, disse o major.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/