quinta-feira, 29 de julho de 2010

Série drogas - Progesterex

Lenda
Progesterex: nova droga no mercado

Veneno inexistente
A mensagem original circula em língua inglesa desde novembro de 1999 mas só chegou ao Brasil em outubro de 2003.
Talvez devido ao longo tempo decorrido desde o seu surgimento, e também devido a algum desvio no percurso, o nome Rohypnol chegou por aqui grafado como Rophynol.

Como se vê, quem a traduziu deixou a sua marca, a sua contribuição de modo a confirmar o adágio 'quem conta um conto, aumenta um ponto'. Ele(a) não aumentou muita coisa. Apenas trocou uma ou duas letras de lugar. É uma diferença pouco perceptível, mas, enfim, o(a) tradutor(a) fez a sua parte:))
O texto parece ter sido traduzido em Portugal, pois usa expressões pouco comuns no Brasil, pelo menos na linguagem coloquial: o pronome vosso, a expressão 'está a ser divulgado'.
Quanto à droga progesterex: ela não pode ser encontrada a não ser nos textos que mencionam essa suposta associação com o Rohypnol ou Rophynol.
Progesterex não existe como substância esterilizadora de grandes animais nem como substância de nenhuma outra ordem.
Quanto ao Rohypnol (nome comercial do flunitrazepam) e não Rophynol: ele existe e é fabricado no Brasil pelo laboratório Roche.
A considerar as informações talqualmente contidas no texto a conclusão é a seguinte:
Rophynol não existe.
Progesterex não existe.
Logo,
a combinação de duas substâncias inexistentes produz um efeito também inexistente.
Se você aprecia raciocínios desse tipo, veja este outro:
Rohypnol existe.
Progesterex não existe.
Logo,
a combinação de uma substância inexistente com uma substância existente produz um efeito ... [ complete a frase como quiser :]
Ponto final.
Ponto final?
Não é bem assim.
Voltemos à droga existente, o flunitrazepam, e à mensagem.
Não há dúvida de que a mensagem mistura as coisas e bem se pode caracterizar como mais uma das muitas mentiras que circulam pela Internet. Não tem origem nem autoria definidas (versão em inglês menciona um clube noturno em Sydney onde teria ocorrido um caso), não faz referências a fontes confiáveis, pede que FAÇAM UM FORWARD, menciona o risco de estupro, crime que assusta a todos. Menciona uma droga inexistente, mas quem se dá ao trabalho de procurar saber se o tal esterilizante existe?
Diz, por exemplo: Progesterex [...] serve para evitar a gravidez. Desta forma, o violador não tem que se preocupar com testes de paternidade para ser identificado meses depois.
Certamente, não se espera tanto tempo assim para se identificar, por meio de teste do DNA da criança nascida, o autor de um estupro. A análise dos fluidos seminais presentes na vítima permite a identificação do autor do crime sem que se espere tanto.


Também afirma que O Progesterex está a ser divulgado em muitos lugares havendo mesmo sites que ensinam a usá-lo, mas não cita o URL de nenhuma dessas páginas nem o endereço de nenhum desses lugares.
Quanto ao Rohypnol (flunitrazepam): ele é proibido nos EUA desde 1996 onde o seu uso é associado às rape drugs, drogas que possibilitam ou facilitam crimes sexuais. A FDA - U. S. Food and Drug Administration põe o Rohypnol ao lado do Ecstasy e do GHB (Gamma Hyroxybutyric Acid), todas elas consideradas 'Club Drugs'.
Ao comentar esse hoax, About.com diz:

Rohypnol existe, é um anestésico cirúrgico e frequentemente é associado a casos de estupros. Ele se dissolve rapidamente em líquidos e, quando combinado com álcool, causa sonolência, perda de memória e desibinição. A droga foi recentemente reformulada para mudar de cor quando dissolvida em líquido de modo que a sua presença seja detectável.
O alerta e o conteúdo da mensagem lembram a que menciona o easy date: veja Easy date ou "boa noite, Cinderela".
Variadas versões dessa mensagem tanto trazem Rophynol como Rohypnol, além do inexistente Progesterex. Versão em espanhol cita o Rophynol e o Rohypnol. Um ALERTA MAXIMA fala do Rohypnol. Site italiano menciona "...rohypnol, la famigerata droga dello stupro".
Quanto ao alerta às mulheres, leve em conta a sabedoria popular: cautela e caldo de galinha jamais fizeram mal a ninguém.
Versão de abril de 2007 relata um suposto caso que teria ocorrido na cidade de Goiânia - GO.


http://www.quatrocantos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/