domingo, 15 de agosto de 2010

Parentes de mãe contestam decisão de dar guarda a pai de Joanna

Polícia investiga se menina foi vítima de maus-tratos e erro médico.
Enterro de Joanna, de 5 anos, está marcado para domingo (15).

Do RJTV
Joanna morreu após ficar em coma 
Joanna morreu após ficar em coma por mais de 20 dias(Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)
Familiares da mãe da menina Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, contestaram a decisão da Justiça de dar a guarda da criança para o pai dela. A menina, que passou quase um mês em coma, morreu no início da noite desta sexta-feira (13).
A produção do RJTV entrou em contato com o pai de Joanna, André Rodrigues Marins, mas ele não quis falar sobre o assunto. O G1 telefonou para o advogado Luis Guilherme Vieira, que representa André, mas não obteve retorno.
Os parentes de Cristiane Marcenal Ferraz, mãe de Joanna, afirmam que já consultaram diversos advogados sob a questão da guarda para o pai André Rodrigues Marins e todos argumentam que é um “absurdo”.
O enterro do corpo da criança está marcado para as 16h de domingo (15) no Cemitério Jardim Saudade de Mesquita, na Baixada Fluminense.
A pedido dos defensores públicos que representam a mãe da menina, peritos particulares contratados pela família acompanharam o trabalho dos técnicos do IML. O corpo de Joana deve ser liberado até domingo de manhã para o enterro. Só depois do laudo, o delegado vai concluir o inquérito sobre os possíveis maus tratos sofridos pela criança. Um outro inquérito sobre o mesmo caso será encaminhado à justiça já na semana que vem.
Ao ser internada, a menina tinha uma marca nas nádegas semelhante a uma queimadura. A criança passou por três hospitais, entre eles o Rio Mar, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), onde foi atendida por um falso médico, que receitou um anticonvulsivo e a liberou desacordada.
Prisão de médica
Médica suspeita de contratar falso médico tamanho pequeno 
Médica suspeita de contratar falso médico nega as acusações (Foto: Reprodução/TV Globo)
A médica Sarita Fernandes Pereira e o falso médico, que afirmou ser estudante de medicina, podem responder por cinco crimes, após a morte de Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, segundo a polícia do Rio.
A pediatra foi presa neste sábado (14) em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O aluno de medicina também teve a prisão temporária decretada e é considerado foragido. Eles foram indiciados por falsidade ideológica, falsidade material, tráfico de drogas (porque o estudante teria aplicado um anticonvulsivo na menina) e exercício ilegal da medicina agravado pelo fato de Joanna ter morrido. Anteriormente, eles ainda responderiam por associação para o tráfico, mas o delegado decidiu retirar o crime do inquérito. A polícia deve enviar o inquérito para o Ministério Público na semana que vem.
Na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav), a médica negou as acusações. "Eu acredito na Justiça, acredito na minha advogada e sei que tudo isso vai acabar bem." Ela será encaminhada para o presídio Bangu 8, na Zona Oeste.
Em depoimento a polícia, o falso médico teria dito que Sarita Pereira o contratou e entregou a ele o carimbo com CRM falsificado.
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Luiz Henrique Marques, o corpo de Joanna foi submetido a necrópsia. O laudo do IML pode esclarecer as causas do coma, das convulsões e se a mancha pode estar relacionada a queimadura.
Revolta
A mãe de Joanna disse que não vai descansar enquanto os culpados não forem punidos. "Entreguei minha filha boa no dia 27 de maio para o pai dela, andando, com roupinha com tudo para poder ir pra casa e hoje eu vou enterrar minha filha. Preciso que alguém descubra o que aconteceu, me fale o que houve, porque a gente até agora não tem resposta", afirmou Cristiane Marcenal Ferraz.
Desde o nascimento da menina, os pais brigaram na Justiça para ficar com a filha. O pai estava com a guarda desde maio.
Demissão
A direção do Hospital Rio Mar informou que a médica Sarita Fernandes foi demitida e que, como coordenadora do setor de pediatria, ela foi a responsável pela contratação do falso médico. A direção disse ainda que estuda a possibilidade de entrar com um processo cível e um outro criminal contra a pediatra.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância na quinta (12) para apurar o atendimento.


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/08/parentes-de-mae-contestam-decisao-de-dar-guarda-pai-de-joanna.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/