sábado, 4 de dezembro de 2010

Pavilhão à prova de túneis

Nova ala de Alcaçuz terá mais 400 vagas, distribuídos em celas com revestimento de aço na parte inferior
O novo pavilhão da Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica pronto nesta primeira quinzena de dezembro. Serão 400 novas vagas e a tecnologia usada é a mesma dos mais recentes e modernos presídios de segurança máxima. Ao todo são 52 celas, duas individuais. O restante com capacidade para oito detentos. A informação é do secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara em visita às obras de ampliação presídio, acompanhado do superintendente estadual da Policia Federal, Marcelo Moseles, e do delegado da Policia Federal, Sandro Luciano Caron.



De acordo com o engenheiro civil, Marcos Glimm, da empresa construtora, pelo método construtivo utilizado, o concreto utilizado nas celas não tem estrutura de ferro e tem fibra de vidro no lugar. Dentro da cela não há tomada e nem fiação elétrica, tudo é controlado do lado de fora, do fechamento das portas até a água do chuveiro e iluminação. "O interessante também é que o detento não tem acesso aos agentes penitenciários, eles fazem a segurança por uma passarela quepassa por cima das galerias", disse Glimm.

Dentro das celas foram usadas películas no lugar de espelho e janela de policarbonato, material bem resistente. A tecnologia Siscopen é própria para construção de presídios. O engenheiro explica também que as grades têm um diferencial. "Essa grade é temperada na Taurus, a mesma empresa que faz as armas, e ela tem a mesma dureza da serrinha de ferro. Então se a gente pegar uma serrinha de ferro e tentar cerrar essa grande, não vai acontecer nada nem com a serrinha e nem com a grade, porque ela tem a mesma dureza e não acontece nada com nenhum dos dois", explicou o responsável pela obra.

O pavilhão tem camadas de concreto no chão, o que torna bem difícil a escavação de túneis. Situações como a dos detentos que morreram soterrados após uma tentativa de fuga, será impossível de acontecer na nova ala do presídio. "Debaixo do piso da cela tem um concreto com 18cm. Puro concreto com aço, a cela também tem um piso com mais 10cm, só que esse piso não tem ferro e a resistência dele é muito maior, comparado com o piso de baixo e comparado com as construções de hoje em dia de um prédio, por exemplo, é cinco vezes mais duro. Então é impossível os presos fazerem escavações de túneis", ressaltou.

Nesta obra, o governo do estado está investindo cerca de R$ 11 milhões. Operários e máquinas já estão concluindo a obra, faltando apenas terminar a pavimentação dos acessos e a urbanização. De acordo com o secretário Leonardo Arruda, essas novas vagas vão ajudar a resolver o problema carcerário do estado. Duas outras unidades estão em fase de conclusão e transformadas em Centros de Detenção Provisória (CDPs), na Comarca de Macaíba e na Zona Norte, nas antigas dependências da Deprov.

"Essas novas vagas serão suficientes para o enfrentamento do déficit carcerário de Natal e da Região Metropolitana da Grande Natal. O coverno constrói também cadeias públicas nas Comarcas de Ceará-Mirim e Macau", informou Leonardo. No dia 5 de janeiro de 2011, está prevista a realização de uma Concorrência Pública Nacional para a construção da Cadeia Pública da Comarca de Lajes, obra orçada em R$ 9 milhões.

CDPs
A Coordenação de Administração Penitenciária da Sejuc (Coape/Sejuc) vai fazer a desativação de alguns centros de detenção provisória (CDPs) localizados em Natal, com a devolução dos prédios de antigas delegacias de policia, emergencialmente utilizados para custodia de presos, pela ausência de estabelecimentos próprios, para a Secretaria da Segurança Publica e da Defesa Social (Sesed). O CDP que estava funcionando provisoriamente na antiga 12ª DP, no Bairro de Santarém já foi desativado. Com essas novas unidades, a Sejuc vai fazer a desativação do CDP da Candelária, cumprindo um compromisso do governador Iberê Ferreira de Sousa com aquela comunidade. 

http://www.diariodenatal.com.br/2010/12/05/cidades15_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/