quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lançamento virtual do CD "APENAS UM POLICIAL"


Você já pode adquirir o arquivo digital do CD "APENAS UM POLICIAL", o melhor álbum da minha carreira.


LANÇAMENTO 2010

Álbum: APENAS UM POLICIAL

01 – Chama e não ama (Sargento Lago)
02 – Apenas um policial (Serginho Meriti - Rodrigo Leite)
03 – Bica no bico (Sargento Lago)
04 – Rota tá tá (Sargento Lago - Fernando Areias - Rogério Taliba - Carlos Ranoya)
05 – Tributo a Alberto Mendes Junior (Sargento Lago)
06 – Dom de doar (Sargento Lago)
07 – Dança do PM (Sargento Lago)
08 – Vai melhorar (Sargento Lago)
09 – Se segura segurança (Almir Guineto - Adalto Magalha - Sargento Lago)
10 - Meus companheiros (Sargento Lago)
11 – Pra dizerem que falei dos espinhos (Sargento Lago)
12 – Autoridade (Sargento Lago)
13 – Um dia tudo vai ser diferente (Sargento Lago)

JORNADA DE TRABALHO DO POLICIAL MILITAR DO RN


Foi publicado no BG 66 de 13 de Abril de 2010 a regulamentação da escala de serviço da Polícia Militar do RN.
RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA n°. 002/2010 - GCG, de 13 de abril de 2010.

Institui Jornada de Trabalho no âmbito da Polícia Militar e dá outras providências.

O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE no uso das atribuições que lhe confere o artigo 4°, da Lei Complementar Estadual n°. 090, de 04 de janeiro de 1991 e combinado com os artigos nº. 184 e 185 do Regulamento Interno de Serviços Gerais - RISG e CONSIDERANDO a necessidade de adequar o regime de trabalho dos Militares Estaduais, integrantes da Polícia Militar que cumprem escalas de serviço, para que não ultrapassem doze horas diárias de trabalho, obedecendo-se ao parâmetro de três turnos de descanso para cada turno trabalhado, parâmetro recomendado pelo PRONASCI;

CONSIDERANDO que entre dois serviços de mesma natureza ou de natureza diferente, observar-se-á, para o mesmo indivíduo, no mínimo a folga de quarenta e oito horas, sempre que possível;

CONSIDERANDO os fatores biopsiquicosociais do homem na era da modernidade, visando uma melhor qualidade no atendimento da sociedade, com uma prestação de serviço mais eficiente e eficaz.

RESOLVE:
Art. 1° - Fica estabelecida no âmbito da Polícia Militar, a Jornada de Trabalho no serviço operacional motorizado nos turnos matutino e vespertino de 12 horas de serviço, por 24 horas de folga e no turno noturno de 12 horas de serviço por 48 horas de folga.
Art. 2° - As Escalas de Serviço de guardas de quartéis presídios e estabelecimentos prisionais congêneres serão na jornada de 24 horas de serviço com 48 noras de folga, obedecendo a rotatividade nos quartos de horas, com duas horas de serviço e quatro horas de descanso.
Art. 3° - As Jornadas de Trabalho nas Unidades Operacionais Especializadas serão ajustadas de acordo com a modalidade de policiamento e necessidade do serviço, sempre que possível compensada com período de folga.
Parágrafo único - A troca de serviço, quando devidamente autorizada não poderá alterar as folgas da escala e, conseqüentemente, o critério da designação.
Art. 4° - Durante o período de gravidez e até que a criança atinja a idade de seis meses, a militar não poderá concorrer aos serviços de escala.
Art. 5° - Todas as escalas de serviço deverão ser rigorosamente escrituradas e mantidas em dia pelas autoridades responsáveis, sendo nelas convenientemente registrados os serviços escalados e executados, bem como as alterações verificadas por ordem ou motivo superior.
Art. 6° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Portaria n°. 204/09-GCG de 08 de setembro de 2009.

Francisco Canindé de Araújo Silva, Coronel PM Comandante Geral.

Extraído do Blog por trás das grades

MOVIMENTO TOLERÂNCIA ZERO - DIA 23 DE ABRIL - TODOS NÓS DEVEMOS PARTICIPAR


Há informações que no dia 23 de abril no estado do Rio Grande do Norte iniciará o movimento TOLERÂNCIA ZERO. Uma idéia simplesmente genial que alastrará pelo Brasil inteiro.Está na hora de fazermos algo impactante que atinja toda a sociedade brasileira. Sabemos que legalmente não podemos fazer greve, pois bem, usemos a lei a nosso favor.Somos os responsáveis por aplicar a lei por esse motivo ninguém poderá reclamar ou tentar nos punir por estarmos cumprindo a legislação brasileiro.Vamos detalhar o movimento:No dia 23 de abril devemos realizar um policiamento dentro da legalidade, exigindo todos os materiais de proteção individual e os princípios da segurança pública. Nesta data instituiremos a TOLERÂNCIA ZERO sendo intransigentes no policiamento ostensivo, levando toda e qualquer ocorrência para a delegacia e efetuando o procedimento padrão. Seja numa pequena discussão, seja um consumo de drogas, seja vandalismo, seja a falta de sinto de segurança, dirigindo utilizando o celular, carros oficiais fora do horário de expediente, tudo deve ser levado para a delegacia. Não podemos de maneira nenhuma nesse dia assumir as funções da Polícia Civil e Agentes Penitenciários.Vamos unir forças e avançar no processo de valorização profissional, condições de vida e de trabalho e de consciência de classe.Vamos fazer cartilhas com as principais informações para as praças e oficiais. Tudo dentro da legalidade.Façamos uma conscientização da tropa mostrando a ela que temos força quando usamos a lei. Será tudo a base de NOSSO DEVER CONSTITUCIONAL, OSTENSIVO E PREVENTIVO. Simples assim!Nada de resolver no local. Nada de deixar qualquer ilegalidade passar em branco. Simplesmente LEVAR TUDO E TODOS QUE PUDER PARA A DELEGACIA... Aí já viu né... Furto de galinha, maquinas caça-níqueis, pontos de jogo de bicho e qualquer outro tipo de jogos de azar, tudo e sem passar nada batido devem ser levado para a delegacia.+
No Estado do Sergipe a sociedade não gostou da legalidade dos agentes de trânsito, em especial os PMs, pois os mesmos estavam preenchendo cerca de 3 talões de multa por dia.Detalhe: Lá a operação durou apenas 3 dias, pois o governo não suportou e concedeu um aumento superior a 110% (De 1.400,00 par 3.200,00).Detralhe 2: Temos que apender com Sergipe, lá eles só sinalizam o retorno do TOLERÂNCIA ZERO que todo mundo treme. Tem ônibus que deixa de rodar por não está totalmente legalizado. Lembre-se NOSSO PODER É MUITO FORTE! Apenas não nos demos conta disso.Uma coisa interessante que muitos não atentam:Em horário de "rush" TODOS OS ÔNIBUS desrespeitam o CTB, levando mais do que a capacidade disposta em lei. Como foi feito em Sergipe: em determinado horários, paravam os ônibus e um policial contava o número de passageiros. Se tivesse superior ao permitido (o que não é difícil!), solicitava-se os documentos do motorista e do veículo. RESULTADO: multa geral!As empresas dos coletivos começaram a reclamar, principalmente no ouvido dos políticos.Iremos confeccionar uma cartilha estipulando todo procedimento e detalhando alguns crimes e contravenções que costumamos ver diariamente e deixamos passar em branco, fazendo vista grossa. Com por exemplo: exercício ilegal da profissão - Flanelinha tem que ter autorização expedida pelo município. Se não tiver, delegacia. Sem falar que muitos deles nem portam identidade.O que diz a lei:Artigo 1º da Lei Federal nº 6.242, de 1975, estabelece que "o exercício da profissão de guardador e lavador autônomo de veículos automotores, em todo o território nacional, depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho competente." Para tanto, o interessado deve apresentar prova de identidade, atestado de bons antecedentes, certidão negativa dos cartórios criminais de seu domicílio, prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e de quitação com o serviço militar. Em seu art. 4º, a lei diz ainda que a autoridade municipal deve designar "os logradouros públicos em que será permitida a lavagem de veículos automotores pelos profissionais registrados."Portanto é só procurar que achamos muita coisa.O texto acima foi adaptado. Mas seu autor é Sport Recife (comunidade Polícia Militar do RN)Nossa força é simples, notória e gigante. Só não aprendemos a usá-la.Se o Brasil aderir a este movimento, iremos acabar com o "jeitinho Brasileiro". E lembrando a todos, a Polícia Federal só conseguiu atingir o teto salarial de hoje, realizando as famosas Operações Padrões.

Minas Gerais não pode ficar de fora, tem que participar, nossa participação é fundamental para o exito da Pec 300, com apenas um fechamento das 6 pistas do trânsito em Brasilia, conseguimos a aprovação da Pec 300 em primeiro turno. Agora somente com uma TOLERÂNCIA ZERO, a aprovaremos em segundo turno. VAMOS ADERIR A TOLERÂNCIA ZERO POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES MINEIROS.

Pombalenses são presos no estado de São Paulo acusados de tentar roubar uma joalheria


(Ary Muniz da Silva)
O Paraibano da cidade de Pombal-PB Ari Muniz da Silva, 30 anos (foto acima) que já havia fugido de uma Cadeia Mineira de Pirapora-MG e após ser preso no estado do Rio Grande do Norte, também fugiu da cadeia de Mossoró-RN, juntamente com outros 13 detentos através de um túnel cavado em uma das celas daquela casa penal por volta das 01h00min na madrugada de domingo do dia 07 de Março do corrente ano, voltou a ser preso hoje (15), pela manhã no estado de São Paulo juntamente com outros dois Pombalenses sendo eles: Francisco Luciano da Silva e Diego Armando Almeida.
Ary, juntamente com seus dois conterrâneos foram presos acusados de tentar assaltar uma joalheria naquele estado quando foram surpreendidos por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC), através de informações do comandante do 12º BPM de Catolé do Rocha-PB, Major PM Cunha, juntamente com os policiais da 2ª seção (P2) e o delegado da Polícia Civil da Paraíba o senhor Dr. André Rabelo que vinham juntos investigando a quadrilha há alguns meses.
Segundo informações, a quadrilha antes de praticar o assalto, passou em um bar e mandou preparar a carne para comemoração após o assalto, sendo que os bandidos não sabiam que estava sendo vigiado a todo instante por um informante da PM da Paraíba e que de imediato o fato foi informado Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC) que surpreendeu a quadrilha e efetuou a prisão do trio Paraibano.
A quadrilha após a prisão foi encaminhado para a sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC), onde posteriormente vai ser transferida para a Paraíba, pois há suspeitas de esse trio ter participado de um assalto a um ônibus pertencente à Empresa Guanabara na noite do dia 05 do corrente mês e ano, por volta das 23h00min na PB 325 próximo ao trevo da BR 230, quando quatro elementos encapuzados em duas motos e armados com revolveres e escopeta abordaram e tomaram de assalto o ônibus da Guanabara, onde na ação os bandidos obrigaram os trinta e sete passageiros a descerem do ônibus e subtraíram os bens dos mesmos, tomando destino ignorado em seguida.

CANETA ESPIÃ - A NOVA ARMA DOS POLICIAIS

TOXINA - Quantas vezes um policial militar não foi chamado por seu chefe para tomar uma bronca ou mais gravemente, responder por uma sindicância (a sindicância é legal e é um instrumento apurador de denúncias utilizado pelos comandantes), por ter sido caluniosamente denunciado por abuso de autoridade, entre outras coisas? Isso ocorre com uma frequência bem comum.
.
Para se livrarem de denúncias infundadas e até mesmo acionarem judicialmente o acusador por falso testemunho, os policiais militares estão passando a usar aparatos tecnológicos que possam ajudar a esclarecer possíveis dúvidas.
.
O equipamento mais usado atualmente é a caneta espiã. Capaz de gravar áudio e vídeo em boa qualidade, mesmo em ambientes de pouca luz, elas estão se tornando as novas armas utilizadas por policiais no atendimento as ocorrências. Geralmente ficam guardadas em locais estratégicos, para que possam captar as imagens praticamente no mesmo angulo de visão do policial.
.
O objetivo maior é combater os casos de corrupção, desacatos, agressões físicas ou verbais, ameaças, entre outras tipificações criminais direcionada a policiais militares, que agora poderão ganhar um novo rumo, evitando que fiquem apenas na esfera da dúvida entre a palavra do acusado e do acusador.
.
Nos Estados Unidos, a maioria das viaturas que fazem o policiamento ostensivo, usam equipamentos para gravação de áudio e vídeo acoplados aos veículos, tornando-se mais um instrumento fiscalizador das ações policiais.
.
NOTA TOXINA - essa matéria foi motivado por casos contados por policiais em uma rede social em que a maioria dos participantes são policiais militares do RN.

Fonte: Toxina

PM de SP: Aparelho D

PM de SP terá aparelho para enxergar pessoas em 3D através de parede

Durante caso Eloá, Gate só tinha copo de vidro para ouvir Lindemberg.
Equipamentos vão custar R$ 800 mil e devem chegar até fim deste ano.

Kleber Tomaz Do G1, em São Paulo
O grupo de elite da Polícia Militar de São Paulo que usou um copo numa parede para tentar ouvir e saber da movimentação do sequestrador da estudante Eloá Pimentel em 2008 deverá receber dois modernos equipamentos israelenses que permitem enxergar pessoas em 3D através de muros de concreto com meio metro de espessura.
Cada aparelho custa entre US$ 30 mil e US$ 200 mil (algo entre mais de R$ 50 mil e quase R$ 400 mil) e o pedido de compra já foi feito ao governo. A estimativa é que o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) receba os equipamentos com visão tridimensional até o fim deste ano, de acordo com o coronel Álvaro Camilo, comandante da PM paulista.
O nome do aparelho é Xaver. O modelo Xaver 800 pesa 15 kg e pode ser transportado em mochilas. Ele mostra imagem tridimensional (3D) de pessoas e objetos a 20 metros de distância. O Xaver 400 pesa 3 kg e exibe imagens planas (2D) de pessoas e objetos a 8 metros do equipamento. A PM pretende adquirir o modelo 3D.
O oficial da PM conversou com o G1 na quarta-feira (14) após um evento na capital, onde foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Policias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. “Não é um equipamento muito barato, mas é um equipamento que vale o investimento”, afirmou o coronel Camilo.
Em outubro de 2008, a maior dificuldade do Gate era saber em quais cômodos do apartamento no ABC estavam o sequestrador e as vítimas. O grupo especializado da PM alegou que não dispunha de aparelhos que permitissem saber como as pessoas estavam no imóvel. Dentro dele, Lindemberg Alves mantinha a ex-namorada Eloá e a amiga dela, Nayara Rodrigues, reféns. Ele pretendia reatar o romance com a vítima, mas a polícia não conseguia monitorar seus passos no interior da residência.
A polícia mais preparada do estado em sequestros afirmou naquela ocasião que o único recurso que dispunha para saber da movimentação de Lindemberg e tentar ouvi-lo era de um copo americano de vidro.
Após mais de cem horas de negociação com o sequestrador, policiais do Gate invadiram o imóvel sob a alegação de que Lindemberg havia atirado nas duas jovens. Mas ao tentar entrar pela porta, havia uma barreira, que dificultou o acesso dos policiais. Eloá foi atingida na cabeça e morreu horas depois. Nayara levou um tiro no rosto e sobreviveu. Ela negou que o criminoso disparou após a invasão da PM.
Um inquérito militar foi aberto para apurar a conduta do Gate. Lindemberg está preso em Tremembé, a 147 quilômetros de e irá a júri popular pela morte da ex-namorada.
Mesmo não tendo sido o comandante da PM naquela oportunidade, Camilo defendeu a ação do Gate durante o seqüestro de Eloá. “Uma ocorrência com refém é uma ocorrência que a gente costuma dizer que é: ‘50% ela pode dar certo e 50% ela pode dar errado’. Deu errado ali não foi a ação tática especificamente, né? O que aconteceu ali naquele momento foi o Lindemberg atirar na menina. Ou seja, não tem...a atitude dele é que levou a tudo a isso”, afirmou o coronel.
A PM aguarda agora os tramites burocráticos para a aquisição do aparelho, que funciona como uma espécie de raio-x. “Esse equipamento, agora voltando ao equipamento, vai ajudar muito nessas situações. É como se eu conseguisse ir para cima do compartimento onde eles estão e olhar por cima. Ou seja, eu consigo inclusive...ele, ele dá o volume das pessoas. Se são pessoas magras, gordas, ele consegue identificar em três dimensões”, explicou o comandante.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/pm-de-sp-tera-aparelho-para-enxergar-pessoas-em-3d-atraves-de-parede.html

 

 

 

Motorola mostra aparelho capaz de ver através da parede

A Motorola apresentou na Argentina o Xaver 800, um aparelho que possibilita “enxergar” através da parede. É uma nova ferramenta ao estilo CSI para ser usada em fins militares/policiais em situações emergenciais ou táticas.
O Xaver permite fazer uma leitura completa do ambiente, pois é capaz de detectar os móveis, animais e todas as pessoas (inclusive crianças) que estão numa sala, mesmo que estejam em pé, sentadas, deitadas ou inconscientes. Sim, eu também pensei em usá-lo para conferir o movimento no banheiro feminino.
Qual o segredo da “visão além do alcance”? O velho esquema de radar (emissão de ondas e leitura de seus reflexos), que foi aprimorado. Agora, ele consegue ver através de paredes compostas de vários tipos de materiais com até meio metro de espessura, e ainda identificar com maior precisão o que há por trás do muro.
Este aparelho está disponível em dois modelos, um que gera imagens 2D e outro em 3D. Apesar de pequeno, o Xaver é pesado: 15kg a mais na mochila dos soldados.

http://www.fayerwayer.com.br/2009/10/motorola-mostra-aparelho-capaz-de-vez-atraves-da-parede/

PRF realiza primeiro comando de saúde nas rodovias em 2010

Quarenta e um motoristas foram submetidos a vários exames e vacinas.

Por Redação, PRF/RN
 
Divulgação/ PRF
A Polícia Rodoviária Federal realizou nesta quinta-feira (14), no Km 034 da BR 304, em Mossoró, o primeiro Comando de Saúde nas Rodovias do ano de 2010. O objetivo da ação consistiu em verificar as condições de saúde dos motoristas profissionais que trafegam nas rodovias federais do Rio Grande do Norte e, dessa forma, contribuir para prevenir os acidentes de trânsito.

O evento contou com a participação de algumas entidades, como SEST/SENAT e Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

No decorrer dos trabalhos, foram oferecidos os serviços de verificação de pressão arterial, exame antropométrico, exame para medição da taxa de glicemia, exame de audiometria, exame oftalmológico e avaliação médico-odontológica.

Foram oferecidas ainda várias vacinas, além da distribuição de preservativos, panfletos educativos sobre segurança no trânsito e brindes.

Após o encerramento dos trabalhos, foram contabilizados quarenta e um atendimentos. O evento é bem recebido pelos motoristas, que veem nessa atividade a oportunidade de avaliar as suas condições de saúde. Os Comandos de Saúde vêm sendo realizados há mais de sete anos.

Fonte: nominuto

Polícia Civil do RN desarticula quadrilha que agia em SP

Agentes potiguares realizaram um trabalho de inteligência e, com apoio do Departamento Estadual de Investigações (DEIC-SP), prendeu o bando.

Por Thyago Macedo


Segundo informações preliminares, entre os presos estão vários norte-rio-grandenses. no entanto, até o momento, as identidades deles ainda não foram reveladas.

A Central de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Norte vinha investigando a quadrilha há alguns meses. Na manhã desta quinta-feira (15), eles estavam reunidos em uma casa e se preparavam para roubar a joalheria.

*Mais informações em instantes

Fonte: nominuto

Após 42 dias sem mortes, morador de rua é executado em Macaíba

Erinaldo Félix vivia pedindo esmola e, de acordo com a polícia, era viciado em drogas, o que teria motivado o crime.

Por Thyago Macedo


O morador de rua Erinaldo Felix de Araújo, de 35 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (15). Ele vivia pedindo esmola nas ruas de Macaíba e, de acordo com a polícia, era viciado em drogas, o que teria motivado o crime.

O coronel Wellington Alves, do Comando do Policiamento Metropolitano, informou ao Nominuto.com que Erinaldo foi morto durante a madrugada, mas, a polícia só foi acionada para a ocorrência por volta das 5h30.

Segundo informações repassadas por moradores aos policiais, Erinaldo Felix foi assassinado com vários tiros. Os acusados do crime, no entanto, conseguiram fugir sem serem identificados.

O crime aconteceu na rua Joaquim de Almeida, no Centro de Macaíba. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia se dirigiram até o local para fazer a remoção do corpo.

Desde o dia 4 de março, a Delegacia de Macaíba, liderada pelo Delegado Frank Albuquerque, vinha se apresentando na região da Grande Natal como um exemplo de bons resultados. Isso porque nos últimos 42 dias, não havia sido registrado nenhum tipo de homicídio na cidade.

Acusados de cometerem três assaltos em sequência são presos em Assu

Criminosos fizeram arrastão em duas farmácias e em uma mercearia, onde efetuaram disparos para amedrontar os populares.

Por Redação
Divulgação/ Degepol
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira dois homens acusados de cometerem três assaltos seguidos, no município de Assu. Os criminosos fizeram arrastão na Drogaria Lorena, na Farmácia Comunitária e em uma mercearia, onde efetuaram disparos para amedrontar os populares.

O delgado Normando Feitosa, ao tomar conhecimento dos assaltos, empreendeu diligencias junto com os policiais e, de posse de algumas informações, conseguiram prender os acusados ainda com o produto dos assaltos. Além de Clilson Vieira Dantas, o Cricim, de 18 anos, e José Xavier de Oliveira Júnior, de 23 anos, o Júnior Oião, a polícia apreendeu um adolescente de 17 anos.

Com os assaltantes, a polícia encontrou dois capuzes, um revólver calibre 38, com duas munições deflagradas, uma quantia em dinheiro, remédios da tarja preta que foram levados das farmácias, preservativos, um relógio e uma espingarda do tipo bate-bucha.



Para prender Clilson, os policiais civis contaram com apoio de policias militares que se deslocaram até uma comunidade de nome Lagoa do Ferreiro de Dentro e lá prenderam o acusado que estava na casa de José Xavier de Oliviera Júnior, que negou ter participação nos assaltos, mas todo o material apreendido foi encontrado em sua casa.

O delegado Normando Feitosa acrescentou que os meliantes estão sendo acusados da prática de outros assaltos a outros comércios em Assu.
 
Fonte: nominuto

Droga apreendida pela PF em São Gonçalo do Amarante veio da Bolívia

Carregamento chegou ao RN escondido no tanque de combustível de uma caminhonete e seria distribuído em toda a região da grande Natal.

Por Thyago Macedo

Fotos: Divulgação/PF
Polícia encontrou a droga depois de desmontar parte de uma caminhonete.
Vídeos
Saiba mais
Os 30,9 kg de crack apreendidos pela Polícia Federal em São Gonçalo do Amarante vieram da Bolívia. O carregamento chegou ao Rio Grande do Norte escondido no tanque de combustível de uma caminhonete S10 e seria distribuído em toda a região da grande Natal.

Na manhã desta quarta-feira (14), a Superintendência da Polícia Federal realizou uma entrevista coletiva em que explicou os detalhes da ação. Apesar de não revelar identidade dos criminosos, o Nominuto.com descobriu que o crack foi trazido para o RN por Abimael de Oliveira Lopes, de 27 anos.

Ele é natural do Mato Grosso e fez o transporte em uma caminhonete S10. O veículo, inclusive, foi seguido por policiais federais na tarde desta terça-feira (13), até a comunidade de Santo Antônio.

Durante a abordagem, também foram presos Romeu César da Silva Melo. Natural do município de Itaú, ele se apresentou como corretor de imóveis, mas, é apontado pela polícia como sendo o chefe da quadrilha desbaratada.



Além de Romeu e Abimael, também foram presos o natalense Thiago Jonas Barros do Nascimento, de 25 anos, e o paulista Wendel Nascimento da Silva, também de 27 anos.

Thiago estava em um veículo Pólo, quando foi detido. Já o líder Romeu foi preso de posse de uma Land Rover. Os veículos de luxo eram utilizados pela quadrilha para fazer a distribuição das drogas.



De acordo com a Polícia Federal, o crack que chegou até o Rio Grande do Norte saiu da Bolívia e passou pelo Mato Grosso. Os acusados estão recolhidos à carceragem da Polícia Federal onde deverão permanecer à disposição da Justiça e vão responder por infração à Lei 11.343/06.

Uma mulher também foi detida por ter apresentado documentos falsos durante a abordagem da PF. Esta foi a maior apreensão de crack feita pela Polícia Federal este ano no Rio Grande do Norte. O total apreendido já ultrapassa os 54 kg.

Fonte: nominuto

Governo aumenta efetivo policial recuperando PMs cedidos

Primeiros PMs a serem devolvidos ao trabalho ostensivo foram os que atuavam na Governadoria; intenção é que todos os órgãos administrativos adotem medida.

Por Redação, com informações do Governo do Estado


O cumprimento da medida começou hoje: policiais que estavam cumprindo expediente administrativo na Governadoria, sede do Executivo Estadual, já estão retornando à corporação.

Dos 130 policiais que estavam à disposição na Governadoria, 40 já foram devolvidos ao Comando Geral da Polícia Militar e irão reforçar o policiamento das ruas. “Nossa intenção é devolver 50% do efetivo de policiais que estão na Governadoria”, afirmou o coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, coordenador de segurança da Governadoria.

“O governador Iberê está dando o exemplo, iniciando o processo de devolução de policiais pela governadoria. Os outros órgãos compreenderão a importância da decisão e seguirão o exemplo”, analisa Praxedes, que completa: “A sociedade está clamando, está exigindo, e precisamos fazer com que o índice de criminalidade seja reduzido”.

Para o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvão Praxedes, a decisão do Governo do Estado é muito salutar, porque a sociedade precisa que os policiais que estão em atividades diferentes das suas de origem, se juntem aos outros para a garantia da segurança pública.

Para coronel Marcondes, o específico da função policial na Governadoria é a segurança da autoridade jurídica do governador do Estado e a segurança do gabinete civil e da residência oficial.

CAPACITAÇÃO -
Segundo o secretário, não vale se questionar a medida alegando que os policiais que atuam em serviços burocráticos há muito tempo estão despreparados para o policiamento das ruas.

“O militar que voltar à corporação receberá capacitação profissional e aulas de instrução para ter, de novo, total condição para o desempenho do policiamento das ruas”, afirmou Praxedes.
 
Fonte: nominuto 

CIENTEC: Estado vai repassar R$ 600 mil

Publicação: 15 de Abril de 2010 às 00:00

Em matéria publicada na edição de 13 de abril sobre a Cientec da UFRN, onde lê-se Zulmira Carvalho leia-se Zulmara Carvalho, que na verdade é representante da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN durante a Cientec. A coordenação da ECT tem à frente o professor Rex Medeiros e esta não será a primeira vez que a ECT participa do evento. O apoio à Cientec a ser repassado pelo Governo do Estado esse ano ficou acertado em R$600 mil.

Copa e plano estratégico serão debatidos na UnP

Tribuna do Norte: Publicação: 15 de Abril de 2010 às 00:00
OA Copa do Mundo 2014 e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana de Natal (RMN)  serão debatidos em audiência pública promovida pelo Parlamento Comum da RMN hoje e amanhã, das 8h às 13h, no auditório da UnP – Floriano Peixoto.

O objetivo do Seminário, que pretende reunir prefeitos e representantes das dez Câmaras Municipais que integram a Região Metropolitana de Natal, movimentos sociais, entidades comunitárias e pessoas interessadas no assunto, é propor maior integração entre os municípios capaz de proporcionar um desenvolvimento equilibrado na região.

A partir da previsão de grandes investimentos na região até a Copa 2014, onde Natal figura como uma das subsedes do campeonato mundial de futebol, faz-se necessário um debate em torno de assuntos comuns aos dez municípios metropolitanos como os setores de infraestrutura e mobilidade urbana, saneamento básico, turismo, segurança pública e projetos sociais, para se buscar uma aplicação equilibrada dos recursos afim de beneficiar cerca de 1,32 milhão de habitantes.

“Como dotar a cidade e seu entorno de infra-estrutura adequada para tamanho desafio de sediar a Copa do Mundo 2014? Queremos o aumento das desigualdades entre Natal e os demais municípios da Região Metropolitana, ou um maior equilíbrio entre eles? As relações entre esses municípios deve ser de subordinação ou de interação?”, questiona George Câmara (PCdoB), vereador  e presidente do Parlamento Comum da RMN.

Independente da localização do complexo esportivo já denominado ‘Arena das Dunas’, é evidente que toda a Região Metropolitana sofrerá impactos. Diante disso, considerando as dimensões físico-territoriais de Natal, não devemos contrariar a própria realidade nem ‘brigar’ com os fatos: em qualquer cenário desses, em Natal, a Copa de 2014 será, inevitavelmente, metropolitana”, afirma o parlamentar.

Policiais federais ameaçam fazer novas paralisações


Tribuna do Norte: Publicação: 15 de Abril de 2010 às 00:00
Os policiais federais e servidores da PF do Rio Grande do Norte voltam ao trabalho hoje, após uma greve de 24 horas. A paralisação seguiu uma manifestação nacional que pretendia atrair a atenção do Governo Federal, mais precisamente do Ministério do Planejamento, para a necessidade de reestruturação da carreira das pessoas que compõem a PF.

Emanuel AmaralPoliciais federais cobram 
principalmente a reestruturação do plano de carreiras, feito em 2009Policiais federais cobram principalmente a reestruturação do plano de carreiras, feito em 2009










 
 
 
 
 
 
 
Com a paralisação, ficaram disponíveis apenas o serviço de custódia dos presos e o plantão policial na PF. “Passaportes, por exemplo, só seriam produzidos nos casos de urgência, onde a pessoa doente precisa dele para viajar”, explicou o presidente do sindicato dos policiais federais do RN, José Arnor da Silva.

A categoria cobra, principalmente, a reestruturação do plano de carreiras, que foi desenvolvido em março de 2009, mas que até o momento não foi implantado. “Está engavetado no Ministério do Planejamento e não há nenhuma ideia de quando será aprovado. Essa manifestação é justamente para isso, para cobrar mais atenção com nosso pedido. Amanhã (hoje), vai haver uma reunião com a cúpula do sindicato e o Governo, caso não haja evolução, novas paralisações, maiores, devem acontecer”, afirmou José Arnor.

A reestruturação do plano de carreira é necessária para que haja uma evolução salarial igual a conseguida por outros servidores federais. Segundo José Arnor, de 2002 para 2010, os policiais tiveram aumento de 83% - o salário inicial está em torno dos R$ 7 mil - mas isso ainda é pouco, principalmente, se comparado aos servidores de outros órgãos. “O que teve menos, ganhou um reajuste de 150%”, contou o presidente.

Além dessa reivindicação, o sindicato nacional pede também o aumento do efetivo trabalhando na Polícia Federal, através da realização de um concurso público. “Hoje percebemos que há muita terceirização na Polícia Federal e isso é uma forma de burlar a realização de um concurso público. O resultado é a precarização do serviço, contratando pessoas por um valor bem abaixo e que não exercem um trabalho de qualidade igual ao feito por um concursado”, contou o presidente José Arnor, citando o exemplo do Aeroporto Augusto Severo atualmente, que conta com o trabalho de apenas dois policiais federais, mas tem 18 funcionários terceirizados. 

Outra reivindicação da PF é o fim do projeto de Lei Complementar número 554, que muda os termos da aposentadoria para o servidor e o policial federal. Atualmente, a aposentadoria é regida pela Lei 51/85, que permite o servidor se aposentar após 30 anos de serviço, com o mesmo salário que recebia quando na ativa e também com direito aos reajustes dados aos que ainda estão trabalhando. “É a chamada regra da paridade e regularidade”, diz José Arnor. Com a Lei 554, é estipulada a idade mínima de 55 anos para aposentadoria e o salário recebido pelo aposentado passa a ser referente à média de contribuição feita nos últimos anos da carreira. O reajuste passa a ser o da aposentadoria e não o do policial federal. “Queremos apenas um tratamento mais respeitoso por parte do Governo Federal”, completou.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/