sábado, 19 de junho de 2010

Site tem 80 mil vagas gratuitas para cursos on-line de inglês e espanhol

Objetivo é qualificar profissionais na área de turismo para a Copa de 2014.
O Olá, Turista! está disponível para os 12 estados das cidades-sede.

Do G1, em São Paulo
O site Olá, Turista!, parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, oferece 80 mil vagas em cursos on-line de inglês e espanhol para profissionais e estudantes da área de turismo, gastronomia e hotelaria. O objetivo é qualificar profissionais para atender aos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014.
O conteúdo e o vocabulário das aulas abordam situações típicas do atendimento ao turista estrangeiro. Por isso, o curso é destinado a profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, como taxistas, garçons, recepcionistas, balconistas, policiais, comerciantes, telefonistas, funcionários de hotéis e guias turísticos.
O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos têm até um ano para concluí-los e, ao final, recebem certificado.
O Olá, Turista! está disponível para os 12 estados das cidades-sede da Copa. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho pelo site www.olaturista.org.br.
Para quem não tem acesso à internet, o Olá, Turista! disponibiliza telecentros locais, chamados de salas de conexão, onde os alunos podem acessar a escola virtual com o apoio de monitores. Os endereços estão disponíveis no site do programa.

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/06/site-tem-80-mil-vagas-gratuitas-para-cursos-line-de-ingles-e-espanhol.html

G1 resgata brinquedos esquecidos no fundo do baú dos anos 80


Animação 'Toy story 3' chega aos cinemas e reacende nostalgia da infância.
Falcon, Lu Patinadora, Pogobol e Lango-Lango; lembre favoritos da época.

Do G1, em São Paulo
A chegada da animação "Toy story 3" nos cinemas de todo o mundo neste final de semana traz com ela um clima de nostalgia pela infância perdida. Ambientada 15 anos depois do primeiro filme do estúdio Pixar, a história é contada do ponto de vista dos brinquedos de Andy, que no começo da série era um menino e agora virou gente grande e está prestes a deixar para trás seus velhos companheirinhos de quarto para ir fazer faculdade em outra cidade.
Sr. Cabeça de Batata, Mola Maluca, Tela Mágica, aquele telefone de plástico com rodinhas e olhinhos que você era muito pequeno para lembrar o nome... o baú de divertimentos que a mãe de Andy ameaça mandar para a creche inclui muitos brinquedos que certamente fizeram parte da infância de muitas gerações. Pensando nisso, os jornalistas do G1 elaboraram uma lista com os seus próprios brinquedos inesquecíveis da infância, em especial, os dos anos 80.
Falcon, Lu Patinadora, Ursinho Carinhoso, Playmobil e LegoFalcon, Lu Patinadora, Ursinho Carinhoso, Playmobil e Lego (Foto: Reprodução)
- FalconEspécie de Barbie de farda e barbada, os Falcon foram os precursores da onda de bonecos para meninos. No Brasil, também deram origem à série de bonecos Comandos em Ação - que eram menores e mais básicos que os originais. Lançado no final da década de 1970, um exemplar bem conservado de um Falcon pode chegar a custar R$ 500.
- Lu Patinadora"Lá, lé, li, ló, Lu Patinadora! Lá, lé, li, ló, Lu..." Quem foi criança nos anos 1980 pode não ter tido uma, mas não se esquece do jingle do comercial da boneca que virou objeto de desejo das meninas na época. De capacetinho amarelo e roupinha esportiva pink, ela saía patinando no corredor de casa enquanto durassem as pilhas.
- Ursinhos Carinhosos, Meu Querido Pônei, He-Man, Moranguinho...Você podia não fazer ideia na época, mas alguns de seus desenhos animados favoritos eram só um artifício das fabricantes de brinquedo para vender mais bonecos, ou vice-versa. Mas quem precisava de televisão quando podia ter seu próprio Castelo de Grayskull em casa?
- Playmobil e LegoEram os Beatles e os Rolling Stones de quem brincava de "hominhos": ou você era Playmobil, ou era Lego. O primeiro deixava menos margem para montar peças e cenários - mas tinha pacotes temáticos com incríveis navios piratas, ônibus espaciais, circos e fortes do Velho Oeste. O Lego também tinha tudo isso, mas vinha com módulos menores e mais versáteis que permitiam voos ainda mais altos com a imaginação.
Genius, Pense Bem, Aquaplay, Pogobol e Mão BiônicaGenius, Pense Bem, Aquaplay, Pogobol e Mão Biônica (Foto: Reprodução)
- GeniusEsse foi um clássico para quem tem hoje 30 e poucos ou mais. Versão brasileira de um brinquedo idêntico lançado nos EUA como Simon, o Genius foi provavelmente o primeiro brinquedo eletrônico antes da chegada dos videogames portáteis. A "máquina" acendia uma série específica de quatro luzes coloridas, e o jogador tinha de repetir a sequência com níveis de dificuldade cada vez maiores.
- Pense BemA geração seguinte do Genius continuava à espera de um GameBoy. Enquanto ele não chegava, dois anos antes - em 1987 -, uma fabricante brasileira lançou Pense Bem. Vendido nos comerciais da TV como um computador pessoal para a molecada, estava mais para um cérebro eletrônico. Com uma série de livrinhos temáticos de perguntas e repostas na máo, o desafiante pressionava o botão relativo à alternativa correta e, no final da brincadeira, seus acertos e erros eram calculados pelo "sistema".
- AquaplayMas o que fazer quando acabavam as pilhas dos antigos gadgets "high-tech" da década de 80? Era só abrir a torneira. Inspirados em esportes ou brincadeiras de parques de diversão, os Aquaplay eram uma espécie de fliperama movido a água. Ao pressionar um botão, a força da água movia as argolas ou bolinhas em direção aos alvos.
- PogobolImagine duas bolas de futebol emendadas uma na outra e separadas ao meio por uma base plana, mais ou menos como o planeta Saturno dividido em dois por seu anel. Agora coloque os dois pés sobre essa base, prendendo a bola de cima só com os ossinhos dos tornozelos. Agora pule, pule, pule, pule... conte até 389 e pare, exausto, e cheio de bolhas nos pés. Parece divertido? Acredite: muita gente achava.
- Mão BiônicaEm uma época em que robôs eram apenas coisa de ficção científica, ter uma dessas em casa era o máximo da vanguarda. Uma espécie de vareta com um gatilho em uma ponta e uma mão verde e articulada na outra, parecia ideal para beliscar o irmãozinho mais novo, provocar o cachorro sem levar mordida ou tentar alcançar - sem sucesso, é claro - a garrafinha de Crush sem se levantar do sofá. Não é à toa que tinha, quase sempre, um ou mais dedos quebrados
Lango-Lango, Dancin' Flor, Boca Rica, Cara Maluca e GelecaLango-Lango, Dancin' Flor, Boca Rica, Cara Maluca e Geleca (Foto: Reprodução)
- Lango-LangoOutra arma sob medida para irritar o irmão caçula, os Lango-Langos eram marionetes com cabeças de monstrengos cuja principal atividade era socar o que vissem pela frente. A propaganda no intervalo dos desenhos falava em uma colorida ilha de Lango-Lango de onde viriam essas simpáticas criaturas e sugeria que cada uma tinh diferentes características e personalidades. O pior - para o bolso dos pais - é que a gente acreditava e queria colecionar todas elas.
- Dancin' FlorMais uma maluquice do final da década de 80, esse brinquedo era o que o próprio nome diz: uma flor dançarina. Bastava ligar uma música qualquer próxima dela, e a planta de óculos escuros e guitarra começava a chacoalhar o "esqueleto" supostamente no mesmo ritmo. Mas a piada perdia a graça em questão de horas, e daí em diante tudo o que restava era só uma flor de plástico brega do tipo que a mamãe jamais iria querer enfeitando a mesa da sala.
- Boca RicaFaminto por dinheiro, ele revirava os olhinhos toda vez que uma nova moeda de mentira era inserida. No melhor estilo coma-o-quanto-couber, o desafio era encher a pança de plástico transparente do Boca Rica antes que o enjoo batesse e ele regurgitasse todo o investimento aplicado.
- Cara Maluca e Cara-a-CaraOs nomes, a princípio, podem confundir, mas tratam-se de caras completamente diferentes. Em Cara Maluca, você tirava uma carta que indicava que partes do rosto de uma pessoa específica (nariz, boca, óculos, sobrancelha) deveria montar antes que o tempo se esgotasse e bagunçasse tudo outra vez. Já em Cara-a-Cara, dois jogadores tinham cada um seu tabuleiro cheio de carinhas diferentes e deviam adivinhar, por eliminação baseada em características físicas, qual era a identidade do adversário. "Tem olhos azuis?"
- GelecaAzul, verde, amarela, roxa... A cor podia variar, mas, na essência, tudo se resumia a uma mesma coisa: geleca. Literalmente. Espécie de gosma emborrachada e fedorenta vendida em um potinho de plástico, a geleca não tinha outra função a não ser escorrer pelos vãos dos dedos quando apertada, acumular poeira quando caía ao chão e, mais divertido, deixar os adultos morrendo de nojo sempre que possível.
- NebQuando a criançada já achava que nada poderia ser melhor que geleca, eis que surge um novo brinquedo na praça: um alienígena de olhos de plástico, barriga rasgada e entranhas cheias de... geleca?! Não exatamente, mas as "tripas" que podiam ser retiradas e depois recosturadas no estômago de Neb eram tão pegajosas e nojentinhas quanto.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/g1-resgata-brinquedos-esquecidos-no-fundo-do-bau-dos-anos-80.html

Inscrições começam segunda-feira

Seis cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terão seu ingresso possível exclusivamente através do Exame Nacional do Ensino Médio/ Sistema Nacional de Seleção Unificada (ENEM/SISU). As inscrições, que deverão ser efetuadas pelo site www.enem.inep.gov.br, começam na segunda-feira, 21, e se estendem até o dia nove de julho. De acordo com a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), aprovada no último dia 15 de junho, a UFRN oferecerá 245 vagas através desse sistema para os cursos de Bacharelado em Engenharia de Software (40 vagas); Geofísica (45 vagas); Formação Profissional em Engenharia Agronômica (40 vagas), Engenharia Florestal (40 vagas); Zootecnia (40 vagas) e Tecnológico em Gestão Hospitalar (40 vagas).

 Mais 6.139 vagas serão oferecidas pela UFRN através do Vestibular 2011, que será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 26 de julho a 29 de agosto.

O Vestibular e o ENEM são abertos a portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou aos que estiverem cursando, no ano letivo de 2010, o último ano do ensino médio ou curso equivalente.

Os alunos oriundos da Rede Pública de Ensino poderão ser beneficiados com o Argumento de Inclusão, cuja inscrição ocorrerá no período de 24 de setembro a 15 de outubro. Os interessados deverão apresentar comprovante de inscrição no Vestibular e os documentos que certifiquem os requisitos estabelecidos na resolução, especialmente ter cursado, com aprovação, os últimos três anos do Ensino Fundamenta e todo o Ensino Médio na Rede Pública.
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/inscricoes-comecam-segunda-feira/151593

Famílias da Via Sul serão retiradas no mês de julho

Primeira quinzena de julho. Esta é a data na qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) pretende ter retirado as nove famílias remanescentes da favela Via Sul, em Neópolis, que estão ocupando uma área abandonada na rua Eletricista Elias Ferreira.


Emanuel AmaralFlávio Ferreira da Silva, 
morador de Mãe Luíza, diz que não quer se mudar para o PlanaltoFlávio Ferreira da Silva, morador de Mãe Luíza, diz que não quer se mudar para o Planalto
Essa demora acontece porque a Semurb está aguardando resposta judicial para autorizar a retirada dessas famílias. “A Procuradoria do Município pediu à justiça um acompanhamento policial para a nossa equipe poder ir até o local e retirar as famílias. É um trabalho difícil por se tratar de uma situação delicada, por isso se faz necessária a presença da polícia.  Acredito que essa resposta deve sair até o final deste mês e aí começaremos as visitas ao local”, disse o secretário adjunto de fiscalização e licenciamento da Semurb, Raquelson Lins.

De acordo com a  Secretária Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Ana Elisabeth Thé Bonifácio Freire, ficou comprovado que as nove famílias receberam casas doadas pela prefeitura no bairro do Planalto, mas venderam o imóvel ou foram expulsas pelos cônjuges.

A comercialização dos imóveis é uma prática ilegal. As famílias que receberam as casas ainda não possuem o título de posse dos imóveis, que será dado aos que permaneceram no local, após uma nova fiscalização da Seharpe.

“Sabemos que é uma prática comum, mas não podemos dar novas casas àqueles que venderam as antigas. Temos uma demanda muito grande e as pessoas não podem entrar no cadastro mais de uma vez porque vai prejudicar aqueles que ainda não receberam o imóvel”, disse a titular da Seharp.

Na próxima semana será iniciado uma levantamento para averiguar quem são os reais moradores das casas doadas pela prefeitura. Caso o imóvel não esteja sendo utilizado para fins de moradia do seu proprietário, a Seharpe vai fazer retomada dos imóveis, que serão repassados para outras famílias, devidamente cadastradas.

O representante da Semurb reconhece a dificuldade de agir nesses casos porque o número de moradias irregulares aumenta todos os dias. “Fazemos fiscalizações preventivas para evitar a ocupação e reocupação de áreas indevidas, principalmente nos bairros Planalto e Guarapes, mas enquanto não acabarmos o déficit de moradia em Natal, esse problema não vai acabar”, disse Raquelson Lins.

Casas no bairro de Mãe Luíza permanecem ocupadas

Há três meses a TRIBUNA DO NORTE publicou uma reportagem  mostrando a situação das famílias das mais de 40 famílias que se instalaram de maneira irregular na área do Parque das Dunas, no bairro de Mãe Luiza.

De lá para cá pouca coisa mudou e as casas continuam ocupadas. E com a chegada do período chuvoso, aumenta a preocupação dos moradores. “Eu tenho medo de ficar na minha casa porque ela está no ‘pé do morro’ e se chover muito forte pode acontecer o pior”, disse  Flávio Ferreira da Silva, que mora com a mulher e mais duas filhas.

Ainda segundo ele, houve uma vistoria nos imóveis – que estão identificados com um selo – as famílias já procuraram outras casas, mas não no valor de até R$20 mil como solicitou o poder público.

“Quem tem sua casa aqui não quer ir morar longe de tudo porque com R$20 mil só dá para comprar uma casa afastada do Centro. Eu não vou para o Planalto, prefiro ficar na minha casa que é perto de tudo”, disse  Flávio Ferreira da Silva

A ocupação nesta área é antiga. É comum encontrar moradores instalados há mais de 20 anos no local, que, apesar do difícil acesso, possui água encanada, luz, coleta de lixo e saneamento básico.

Segundo a assessoria de imprensa do Parque das Dunas, diariamente a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAM) realiza fiscalizações na área e desde 1997 não há novas invasões.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/familias-da-via-sul-serao-retiradas-no-mes-de-julho/151565

Policial militar volta a ser preso acusado de assassinato

Soldado Wendell Fagner é acusado do assassinato de uma aposentada, no dia 12 de dezembro de 2009, em Monte Alegre.

Por Redação, Com informações da Degepol.

Divulgação / Degepol
Dando continuidade à investigação sobre crimes de execução ocorridos na Grande Natal, a Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) cumpriu nesta sexta-feira (18), o mandado de prisão do soldado Wendell Fagner Cortez de Almeida, de 33 anos. Ele é acusado do assassinato de uma aposentada, no dia 12 de dezembro de 2009, em Monte Alegre.

O PM, que já tinha sido preso por outro crime de morte e estava solto há apenas dois dias, voltou à cadeia depois de ser reconhecido por duas testemunhas da execução através da fotografia publicada em um jornal local. Somado aos outros indícios, a Justiça tomou a decisão de decretar a prisão do militar.

O soldado foi preso quando chegou ao trabalho no 4º Batalhão da Polícia Militar, na zona Norte de Natal. Ele estava solto há menos de 48 horas, depois de ter permanecido preso por 30 dias acusado de outro crime. Agora, ele foi preso acusado de matar Maria do Carmo Bay dos Santos, de 62 anos, assassinada na porta de casa, na Travessa Quimanbú, em Monte Alegre.

A vítima foi surpreendida por três homens que chegaram ao local em um carro azul e em um Gol preto. O trio usava roupas militares, coturnos e cinturão tático com coldre para a arma. A aposentada, que era dona de um bar, foi abordada e indagada sobre o paradeiro de um sobrinho que tinha passagem por tráfico na Zona Norte de Natal.

A mulher negou ser a tia do rapaz e, apenas por esse motivo, acabou alvejada com três tiros na cabeça e ombro. Ao cair, ainda agonizando, a vítima foi alvejada por mais três disparos deflagrados, segundo as testemunhas, pelo PM Wendell Cortez. Em seguida, os matadores fugiram em alta velocidade.

O diretor da Deicor, delegado Ronaldo Gomes, disse que a vítima morreu apenas por não ter dado a informação do paradeiro do sobrinho. “Eles estavam procurando o rapaz. Como ela disse que nem o conhecia, acabou morta”, falou. Segundo o delegado, a prisão do militar faz parte de um trabalho iniciado com o objetivo de elucidar crimes com características de execução.

O caso foi registrado pela polícia e a investigação transcorria com poucas informações sobre o crime. Até que no mês passado, uma testemunha viu a foto do soldado num jornal local e acionou o Deicor.

A polícia intensificou as diligências e acabou localizando duas testemunhas que reconheceram o PM Wendell Cortez. Uma das testemunhas ficou a pouquíssimos metros do acusado e presenciou a execução. O detalhe é que da primeira vez que o policial foi preso a polícia apreendeu um Gol preto que pode ser o mesmo carro usado na fuga da morte da aposentada.

Diante dos depoimentos, os delegados da Deicor solicitaram a expedição do mandado de prisão do acusado. A prisão foi decretada pelo juiz da Comarca de Nísia Floresta, José Ricardo Dahbar Arbex, pelo período de 30 dias. O acusado foi preso e encaminhado a carceragem instalada no Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Zona Norte de Natal.

O soldado é da turma de 1999 e também responderá a Procedimento Administrativo na Corregedoria da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social. A Deicor disponibiliza o telefone 3232-2862 para receber denúncias sobre crimes de execução. A polícia continua a investigação com o objetivo de identificar e prender os outros dois participantes do homicídio da aposentada.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/policial-militar-volta-a-ser-preso-acusado-de-assassinato/55148/

Assassino de Policial Militar é preso

 


Um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte foi preso na madrugada desta sexta-feira na cidade de Assú. O latrocida Eristênio Gonzaga de Souza, de 26 anos, era foragido de Alcaçuz e tinha sido preso assaltando na capital paraibana há dois anos. Tendo fugido no dia 24 de março do presídio de João Pessoa-PB.

Eristênio estava em uma festa no centro de Assú-RN quando foi preso por policiais da 2ª Seção do 10º BPM.

“Papel”, como Eristênio é conhecido no Rio Grande do Norte, é acusado de dois latrocínios.

Em 2001, ele teria matado o corretor de imóveis Paolo Bruno Maia Moura, após um assalto. Já em 2005, teria matado o policial militar Emerson Silva de Macedo.

O assaltante fugiu da penitenciária de Alcaçuz no dia 27 de abril de 2005. Além desses latrocínios, Eristênio Gonzaga é acusado de um assalto também na Paraíba, no dia 26 de janeiro de 2008.

Na ocasião, cerca de seis homens fortemente armados, entre eles Eristênio, assaltaram o Posto 10 da Operação Manzuá. Durante a ação dos criminosos, três policiais militares foram espancados.

http://sgtpmglenio.blogspot.com/

 

Acusado de dois latrocínios no RN foge de presídio na Paraíba

De: Tárcio Araujo

Clique para ampliar
Acusado de dois latrocínios no RN foge de presídio na Paraíba "papel" já fugiu de duas penitenciárias
Um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte conseguiu fugir de um presídio em João Pessoa (PB). O latrocida Eristênio Gonzaga de Souza, de 26 anos, era foragido de Alcaçuz e tinha sido preso assaltando na capital paraibana há dois anos. No início da manhã desta quarta-feira (24), Eristênio conseguiu escapar mais uma vez.



Além dele, outro criminoso identificado como Felipe Edvaldo Meneses Iglesias, também escapou do presídio de segurança máxima de João Pessoa, o PB-I. “Papel”, como é Eristênio é conhecido no Rio Grande do Norte, é acusado de dois latrocínios.



Em 2001, ele teria matado o corretor de imóveis Paolo Bruno Maia Moura, após um assalto. Já em 2005, teria matado o policial militar Emerson Silva de Macedo.



O assaltante fugiu da penitenciária de Alcaçuz no dia 27 de abril de 2005. Além desses latrocínios, Eristênio Gonzaga é acusado de um assalto também na Paraíba, no dia 26 de janeiro de 2008.



Na ocasião, cerca de seis homens fortemente armados, entre eles Eristênio, assaltaram o Posto 10 da Operação Manzuá. Durante a ação dos criminosos, três policiais militares foram espancados.



Eristênio tinha sido preso na Paraíba no dia 20 de março de 2008, fugiu da Central da Polícia, foi recapturado no dia 16 de abril daquele ano e, agora, conseguiu escapar novamente, desta vez, do presídio de segurança máxima.

Do portal nominuto.com

http://www.programalinhadefogo.com/?pg=noticia&id=101

Assaltante baleado ao tentar roubar policial


Foto da matéria

Clique para Ampliar
O assaltante baleado foi amparado pela namorada no meio da rua
MIGUEL PORTELA
18/6/2010
Uma tentativa de assalto contra um policial militar à paisana, no começo da noite de ontem, no cruzamento das ruas Padre Ibiapina e Júlio Pinto, na Jacarecanga, terminou com um dos assaltantes baleado nas costas.

De acordo com o major PM Frederico Gadelha, supervisor do Policiamento da Capital, o militar (identidade preservada) aguardava a esposa sair da faculdade, dentro de um veículo, quando foi abordado por dois homens em uma moto.

Conforme o oficial, um dos acusados, armado com um revólver, mesmo após roubar celular e carteira do subtenente, ainda efetuou um disparo contra o militar, mas não o atingiu. "Os dois tentaram fugir em uma moto, mas uma pessoa que não foi identificada atirou e um deles foi atingido nas costas", revelou o major Frederico Gadelha.

Hospital

O assaltante afirmou ter 17 anos, mas a Polícia ainda iria realizar levantamentos para confirmar a informação. Ele foi atendido no local pela Moto 01, Carro Médico 2, e AR-52, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e levado para o IJF-Centro.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=801673

Criador das vuvuzelas pede desculpas pelas horas de sono perdidas

Das agências internacionais com UOL Esporte
Na Cidade do Cabo (África do Sul)
  • As vuvuzelas são uma febre nos 
estádios da Copa do Mundo. É raro encontrar um torcedor que não tenha 
uma nas mãos pronto para fazer barulho As vuvuzelas são uma febre nos estádios da Copa do Mundo. É raro encontrar um torcedor que não tenha uma nas mãos pronto para fazer barulho
Se você está na África do Sul e não consegue dormir por causa do insuportável e contínuo barulho das vuvuzelas, saiba que o principal culpado pela praga sonora é solidário à sua causa. Neil Van Schalkwyk se identifica como sendo o criador do instrumento que não para de tocar em todas as sedes do Mundial, não importando a hora do dia ou da noite.
“Eu já perdi muitas horas de sono, então peço sinceras desculpas a vocês que estão nos visitando e também não conseguem dormir”, disse Van Schalkwyk, na Cidade do Cabo, onde o som das vuvuzelas não cessa jamais.
Van Schalkwyk conta que a ideia para criar o instrumento nasceu por acaso. Ele era zagueiro do time Santos Cape Town quando, há 15 anos, marcou o gol de empate contra o Battswood. Durante a comemoração, ele viu na arquibancada um fino trompete sendo soprado e soando como uma leve buzina. Esse foi o momento.
“Foi ali que aconteceu”, lembra o inventor do artefato amado pelos torcedores sul-africanos e “odiado” pelas emissoras de televisão e telespectadores ao redor do mundo.
Hoje, milhares das vuvuzelas criadas por Van Schalkwyk são vendidas acompanhadas por protetores auriculares. O inventor começou a comercializá-las em 2001, com apenas 500 instrumentos. Um ano depois, uma empresa comprou 20 mil vuvuzelas para uma promoção. Era só o começo.
Van Schalkwyk não pôde registrar o produto como sua ideia, porque “um trompete é um trompete e assim tem sido há centenas de anos”, explicou. Então, a sua empresa, a Masincedane Sport, registrou o nome “vuvuzela”. O significado do termo é, segundo o próprio, “borrifar e lavar você com barulho”.
O fenômeno é global. Na Alemanha, os torcedores sofrem para explicar quando estão falando da vuvuzela ou a respeito do grande ídolo da seleção, o ex-jogador Uwe Seeler, cuja pronúncia do nome é quase idêntica. Os trompetes já soaram durante um jogo de beisebol nos Estados Unidos, e na França uma empresa de TV a cabo prometeu transmitir as partidas sem o zumbido que vem das arquibancadas.
Os jogadores também têm reclamado da barulheira nos estádios. Dizem ser impossível ouvir as instruções vindas do banco de reservas, e os torcedores que viajaram para a África não conseguem cantar suas músicas de incentivo, pois são logo abafados pelas buzinas.
Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, as vuvuzelas devem continuar por serem “a essência da África”. Até mesmo o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o Arcebispo Desmond Tutu, falou em defesa das vuvuzelas, o que só fez aumentar a alegria de Van Schalkwyk pelo sucesso de sua criação.
“É incrível como essa discussão transcendeu todos os níveis da sociedade. Se até o Arcebispo Tutu defendeu o barulho e a forma que comemoramos o futebol, as pessoas deveriam levar isso em consideração”, declarou o inventor, que ainda apontou a sua criação como a única forma de criar um “canto” reconhecido por todos nos estádios.
“Temos 11 tipos de línguas diferentes e nem todos conseguem entender cada uma. Essa é a única linguagem que todos compreendem e sabem que significa uma celebração”.
Sobre os jogadores que reclamam das vuvuzelas, Van Schalkwyk lembra que no ano passado, após a Copa das Confederações, vários atletas levaram dezenas de instrumentos para casa em suas bagagens. Foi durante essa competição que o mundo tomou conhecimento do barulho através das televisões.
“Acho que Messi não reclamou das vuvuzelas após a sua atuação no último jogo da Argentina”, concluiu Van Schalkwyk, lembrando a grande partida que o camisa 10 da seleção de Maradona fez contra a Coreia do Sul.
A verdadeira origem das vuvuzelas pode ser contestada. Van Schalkwyk registrou o nome, mas o UOL Esporte já realizou uma entrevista com outro suposto criador do instrumento.
Em dezembro do ano passado, o repórter Alexandre Sinato encontrou-se com Freddie Maake, que alegou ter inventado a vuvuzela e que sua ideia foi copiada.
Outras pessoas podem reivindicar o crédito por ter criado essas buzinas que ensurdecem os estádios na África do Sul. É uma glória no mínimo irônica ser a pessoa mais “odiada” do planeta durante essa Copa do Mundo.

http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/18/criador-das-vuvuzelas-pede-desculpas-pelas-horas-de-sono-perdidas.jhtm

Escola de Governo abre inscrições para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Por Agência RN
A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, por intermédio da Escola de Governo, está ofertando novas vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública em Natal e em Mossoró.

O curso destina-se a servidores públicos estaduais efetivos, que ainda não possuam uma graduação, e que desenvolvam atividades nas áreas de gestão administrativa e financeira. As aulas acontecerão na UnP de ambas as cidades no segundo semestre de 2010.

As inscrições para o Processo Seletivo estarão disponíveis no período de 16 de junho a 2 de julho, e serão feitas exclusivamente pelo site da Escola de Governo. Não serão aceitas, em hipótese nenhuma, inscrições em formulário escrito.

Para se inscrever e/ou conferir o edital e cronograma de atividades clique aqui.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/