sábado, 10 de julho de 2010

Obrigado

Este Blog tem sua primeira postagem datada em 20 de julho de 2009 e nestes  quase 12 meses  conseguimos atingir a marca de 30.000 visitas. Sei que é pouco mais ao longo do tempo sei que o melhorarei e postarei notícias mais importantes no âmbito Policial Militar e quiçá até notícias no âmbitos acadêmico e internacional (atualidades )para aqueles que querem galgar graduações e postos dentro da nossa briosa e gloriosa PM RN. 

Janildo da Silva Arante - Cabo da PM RN - 2000.0248.

Klose não iguala recorde, Ronaldo o elogia e nega 'secada' sobre alemão

Atacante germânico fica no banco contra o Uruguai e não consegue atingir marca do Fenômeno, que faz elogios ao 'rival' em sua página no Twitter

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Montagem - Klose Alemanha e Ronaldo Brasil 
Ronaldo: um gol a mais que Klose (Foto: AFP/EFE)
 
Não deu para Miroslav Klose. Por conta de dores nas costas, o artilheiro alemão ficou no banco de reservas na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo, contra o Uruguai, neste sábado, em Porto Elizabeth, e não conseguiu pelo menos igualar o recorde de Ronaldo como o maior goleador da história do torneio. No Twitter, o Fenômeno, ainda absoluto na disputa, parabenizou o concorrente e negou que estivesse torcendo contra ele.

- Parabéns também ao Klose. Fazer 14 gols em Copa do Mundo é fantástico. Pena ele não ter jogado hoje - postou o camisa 9 do Corinthians.
Ronaldo, aliás, garante que não "secou" o alemão nos últimos jogos da competição para não perder seu posto de goleador máximo e destacou o surgimento de outros jogadores.
- Ao contrário do que pensam, não torci contra ele, não. Já fiz minha história e agora é tempo de outros escreverem suas trajetórias - escreveu.

Convocado para quatro Mundiais (1994, 1998, 2002 e 2006), Ronaldo segue na primeira colocação na artilharia da história do torneio, com 15 gols. A segunda posição pertence a dois alemães: Gerd Muller (1970 e 1974) e Klose (2002, 2006 e 2010), ambos com 14. O francês Just Fontaine (1958) aparece logo abaixo, com 13, seguido por ninguém menos que o Rei Pelé (1958, 1962, 1966 e 1970), com 12.
E o Maradona onde está nesta lista? 

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/klose-nao-iguala-recorde-ronaldo-o-elogia-e-nega-secada-sobre-alemao.html

Tio de menor do caso Bruno teme pela vida do adolescente

Segundo ele, jovem não recebeu visitas desde que foi detido.
“Ele falou em se matar”, afirma tio que o motivou a falar à polícia.

Carolina Lauriano Do G1 RJ
Menor entrou na casa usando uma blusa com capuz Menor  usou capuz quando voltou, com a polícia, à
casa em que Eliza teria morrido
(Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)
Responsável pela reviravolta nas investigações do desaparecimento de Eliza Samudio, o menor de 17 anos que denunciou o envolvimento do goleiro Bruno à polícia ainda não recebeu visitas, depois de quatro dias apreendido. Sem conseguir contato com ele, o tio do adolescente, que contou da participação do menino à imprensa, teme pela vida do jovem.
“Estou com medo porque ele pode estar pensando que os parentes não ligam para ele, que eu abandonei ele. Ele falou em se matar. Meu medo é esse. Estou desesperado”, afirmou o tio, que, após sofrer ameaças, pediu para não ser identificado.
Nesta sexta-feira (9), o Ministério Público do Rio pediu proteção policial ao motorista de ônibus, que continua dormindo fora de casa com medo de possíveis represálias. Ele contou que tenta visitar o sobrinho desde quinta-feira (8), quando o jovem foi levado para o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), na Ilha do Governador.
Pais não têm dinheiro para ir de BH ao Rio
De acordo com o motorista, os pais do menor estão em Belo Horizonte, junto com o restante da família, na expectativa de que o adolescente seja transferido. “A mãe dele não tem dinheiro para ficar vindo ao Rio”, disse.
Neste sábado, ele disse que tentou mais uma vez ver o sobrinho. “Fui levar a bíblia para ele, mas não consegui”, contou o tio, que tem receio até de voltar em casa para pegar mudas de roupa.
O adolescente foi detido na terça-feira (6) e levado para Minas Gerais para ajudar a polícia a localizar o local onde o corpo de Eliza teria sido enterrado. Ele voltou para o Rio na quarta-feira (7). 
Juiz diz não pretender autorizar a transferência
Neste sábado, o juiz Marcius Ferreira, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, declarou que não pretende autorizar a transferência para Minas Gerais do menor. No entanto, segundo ele, o pedido oficial da Justiça mineira para transferi-lo não havia chegado.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o menor de idade deve "permanecer internado na mesma localidade ou naquela mais próxima ao domicílio de seus pais ou responsável” e também “receber visitas, ao menos semanalmente”.
Adolescente tentou proteger Bruno em depoimento à polícia
O motorista de ônibus contou ainda que o adolescente, para proteger Bruno, não disse à polícia que sabia que o goleiro estava no sítio dele, em Minas Gerais, quando Eliza foi levada para o local.
“Ela achava que ia perder toda a regalia que o Bruno ofereceu a ele, por isso que ele aliviou ele no depoimento”, explicou o tio, afirmando que o atleta sustentava o jovem.
 

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/tio-de-menor-do-caso-bruno-teme-pela-vida-do-adolescente.html

Presos esperam que goleiro Bruno reforce time de futebol em presídio

Presença do jogador na Penitenciária Nelson Hungria foi o assunto do dia.
Familiares de presos queriam autógrafo, mas ele segue em isolamento.

Glauco Araújo Do G1, em Contagem (MG)
A presença do goleiro Bruno na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), foi o assunto principal entre familiares e os próprios detentos durante o horário de visita, neste sábado (10). Alguns revelaram que estão ansiosos por poder escalar o jogador em seu time de futebol, nas partidas realizadas todos os sábados e domingos, depois das 18h. Apesar de haver expectativa pelo convívio com o jogador, ele seguirá em isolamento por 30 dias, período previsto para a triagem de novos presos no sistema prisional.
Na unidade penitenciária estão outros cinco suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Elizaex-namorada do goleiro e considerada morta pela Polícia Civil de Minas Gerais. São eles: Luiz Henrique Romão (Macarrão), Marcos Aparecido dos Santos (Neném, Bola ou Paulista), Wemerson Marques (Coxinha), Flávio Caetano e Elenilson Vitor da Silva. Samudio. Ela é
Agentes penitenciários evitar falar sobre rotina dos presos 
envolvidos no desaparecimento de Eliza SamudioAgentes penitenciários evitam falar sobre rotina dos presos envolvidos no desaparecimento de Eliza Samudio (Foto: Glauco Araújo/G1)
A mãe de um dos presos do pavilhão 6, cujo filho cumpre pena por envolvimento com tráfico de drogas, disse que muitas pessoas que foram visitar parentes detidos esperavam poder ver o goleiro em um dos pavilhões. Bruno ainda é considerado ídolo do futebol, seja por jogar no Flamengo ou pela passagem pelo Atlético-MG. "Meu filho falou que ele vai ser bem recebido quando puder ir ao convívio com os demais presos. Por enquanto, ele está na triagem e vai demorar um pouquinho para ele aparecer", disse a mulher, na saída da penitenciária.
O pai de um outro detento -também por tráfico- que está no pavilhão 5, disse que os presos estão "num forró só por causa do Bruno". Segundo ele, todos querem saber notícias do jogador. "Até parece piada, mas acho que vai ter briga para saber em qual time de futebol ele vai querer jogar lá dentro."
O irmão de um outro preso, que cumpre pena pelo mesmo motivo dos dois anteriores, está mais pessimista sobre a possibilidade de ver o goleiro Bruno no presídio. "Meu irmão está de saída. Acredito que, se tudo der certo, ele esteja em liberdade até setembro. Não sei se meu irmão vai jogar bola com o Bruno. E olha que meu irmão joga muito bem."
Ele disse ainda, que muitas mulheres e namoradas de presos até pareciam ter caprichado mais no visual para a visita deste sábado. "Olha, as meninas estavam todas agitadas para tentar conseguir falar com o Bruno, apenas vê-lo ou conseguir algum autógrafo."
Isolamento
De acordo com a polícia, os dias de visitas são sábado e domingo, das 8h às 14h, mas nenhum dos seis presos por suspeita no desaparecimento de Eliza vão poder receber parentes ou amigos, pois as visitas têm de ser agendadas com dez dias de antecedência. Além disso, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, eles não podem receber visitas nos primeiros 30 dias. Durante este tempo, eles também não têm direito ao banho de sol.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/presos-esperam-que-goleiro-bruno-reforce-time-de-futebol-em-presidio.html

Copa do Mundo FIFA de 2006 - Alemanha


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2006

Copa do Mundo FIFA de 2006 FIFA Fussball Weltmeisterschaft Deustchland 2006
FIFA World Cup
Germany 2006
FIFA World Cup 2006 Opening Ceremony.jpg
De-Bundesrepublik Deutschland.ogg
Dados
Participantes 32 (196 nas Eliminatórias)


Anfitrião  Alemanha
Período 9 de Junho9 de Julho
Gol(o)s 147 (média de 2.3 por partida)
Jogos
Média gols por partida
Campeão Flag of Italy.svg Itália (4º Título)
Vice-campeão Bandeira da França França


Melhor marcador Alemanha Miroslav Klose (5 gols)


Público 3.359.439 (média de 52.491 por partida)









Premiações
Melhor jogador
França Zinedine Zidane




◄◄ Coreia do Sul/Japão COR/JAP 2002   Soccerball.svg   África do Sul 2010 África do Sul ►►
A Copa do Mundo FIFA de 2006 (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 (português europeu) realizou-se na Alemanha[1] e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram da Copa de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho.[2]
A decisão de confiar à Alemanha a organização do torneio foi controversa,[3] já que se esperava que o campeonato ocorresse na África do Sul. Os outros países candidatos à organização eram Inglaterra, Marrocos e Brasil. Desde que a escolha foi feita, o órgão que controla mundialmente o esporte, a FIFA, afirmou publicamente sua intenção de rotacionar o país-sede entre suas confederações integrantes. A sede para a Copa seguinte foi escolhida logo em seguida: a África do Sul abrigará os jogos da Copa do Mundo de 2010.[4] Como preparação para a competição, a FIFA organizou a Copa das Confederações 2005 na Alemanha, torneio ganho pelo Brasil. A Copa do Mundo de 2014 será realizada na América do Sul e o Brasil foi o país escolhido para sediar esta Copa.[5]
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, três países lusófonos estiveram presentes (Portugal, Angola e Brasil). E foi a primeira vez, também, que a Concacaf teve quatro representantes (EUA, México, Costa Rica e Trinidad e Tobago), o mesmo número de América do Sul e Ásia.[7]

Teamgeist ("espírito de equipe"), a bola oficial do campeonato.

Torcida italiana comemora título da Copa do Mundo 2006.

Expectativas antes do torneio


Mapa segundo os resultados da Copa do Mundo de 2006.
A Seleção Brasileira de Futebol era a grande favorita do torneio, em parte por ter ganho a última Copa do Mundo e a Copa das Confederações um ano antes.[8][9] Equipes como a Seleção Argentina, Seleção Inglesa e a Seleção Italiana também eram consideradas grandes favoritas. Apesar de ter sido a vice-campeã na última Copa e jogar em casa, a Seleção Alemã não era favorita. Uma pesquisa publicada em 16 de Março de 2006 [carece de fontes?] apontava que somente 3% do povo alemão acreditava na vitória. Para essas baixas expectativas germânicas, contou a derrota contra a seleção da Itália por 4x1 no dia 1 de Março num amistoso preparatório para o torneio.[10]
O ceticismo da população refletia-se nos próprios jogadores alemães. O capitão e principal jogador da seleção, Michael Ballack, deu uma entrevista ao seminário esportivo alemão "Sport-Bild" no dia 9 de Maio afirmando que a equipe era jovem e inexperiente, e que não seria uma surpresa se fosse eliminada logo na primeira fase.[11]
Diego Maradona declarou, em 4 de abril de 2006, que considerava o Brasil como principal favorito, lugar que não atribuía à Argentina. Nas suas palavras: "Se não for Brasil, depois vêm Inglaterra, Itália e Alemanha".[12]
Pelé, quando interrogado sobre qual seria o favorito na sua opinião, preferiu não dizer, por ter errado de todas as vezes em que se pronunciou sobre a seleção favorita: em 1994, disse que seria a Colômbia; em 1998, disse que a Espanha era melhor equipe, e o Brasil tinha problemas na defesa; e em 2002, devido a má campanha do Brasil nas eliminatórias, seleções como Inglaterra, Portugal, Suécia e Argentina eram as preferidas. A menos de um mês do torneio, contudo, Pelé acabou admitindo que não acreditava na vitória da Seleção Brasileira. Para Pelé, os favoritos sempre perdem.[13] O ex-jogador foi muito criticado em seu país por tal declaração. Contudo, o "Rei do Futebol" acabaria acertando suas previsões, já que o Brasil seria eliminado pela França nas quartas-de-final.[14]
Por sua vez, a revista semanal alemã Stern indicou, em uma sondagem realizada pelo instituto Forsa, que entrevistou 1000 alemães, que 17% dos entrevistados não acreditam que a sua seleção passe da primeira fase, sendo que o grupo da seleção anfitriã é considerado um grupo "leve". Apesar de tudo, o povo alemão apoiavam o técnico Jürgen Klinsmann, pois, de acordo com a mesma sondagem, 66% acham que ele deve permanecer no cargo mesmo que a equipe perdesse o jogo de preparação contra a seleção dos EUA, em 22 de Março, na cidade de Dortmund, uma das sedes da Copa.[15]
Em um inquérito de dezembro de 2004, a revista "Sport Bild" indicou que apenas 10,4% dos alemães acreditavam no título. A mesma sondagem foi feita em Abril tendo a percentagem diminuído para somente 5%, acreditando 29,1% que a seleção será eliminada nas oitavas-de-final e 10,8% não acreditando que passe da primeira fase do torneio. O técnico Klinsmann é bem aceito, com 60% dos entrevistados com uma opinião favorável sobre o seu trabalho.[16]
Já entre os brasileiros, a expectativa era de que a seleção trouxesse o título novamente. Pesquisa divulgada no dia 25 de maio pelo Instituto CNT/Sensus apontou que 79,8% dos brasileiros acreditam no hexacampeonato mundial.[17]
Na Itália, a menos de um mês do torneio explodiu um escândalo de compra de árbitros no futebol italiano.[18] As denúncias acabaram sendo dirigidas ao também técnico da seleção italiana, Marcello Lippi, que teria sido influenciado nas escalações por Luciano Moggi, ex-cartola da Juventus.[19] Moggi estaria obtendo com a escalação de seus jogadores a valorização dos mesmos. Após uma semana de intensas pressões da mídia por sua saída, Lippi foi confirmado na Copa pela Federação Italiana.[20]

Sedes

Cidade Estádio Clube Capacidade
Berlim Olympiastadion Hertha Berlin 76.176
Dortmund Signal Iduna Park Borussia Dortmund 66.981
Frankfurt am Main Waldstadion Eintracht Frankfurt 48.132
Gelsenkirchen Veltins-Arena Schalke 04 53.804
Hamburgo AOL Arena Hamburger SV 51.055
Hannover AWD-Arena Hannover 96 44.652
Kaiserslautern Fritz-Walter-Stadion FC Kaiserslautern 41.170
Köln (Colônia) RheinEnergieStadion FC Köln 46.120
Leipzig Zentralstadion FC Sachsen Leipzig 44.199
München (Munique) Allianz-Arena Bayern München / TSV 1860 München 66.016
Nürnberg (Nuremberg) Frankenstadion FC Nürnberg 41.926
Stuttgart Gottlieb-Daimler-Stadion VfB Stuttgart 54.267
Um total de 12 cidades alemãs foram selecionadas para receber a fase final da Copa do Mundo de 2006 dentre um total de 20 candidaturas, tendo sido descartadas, designadamente, as postulações de Bremen, Düsseldorf, Mönchengladbach, Bochum e Duisburg.[carece de fontes?]
Os estádios começaram a ser preparados pouco tempo depois de selecionadas as cidades que os abrigam. Enquanto alguns foram apenas submetidos a pequenas adaptações, muitos tiveram que ser completamente reformados e outros foram construídos especialmente para o torneio. Cada estádio modernizado necessitou de um investimento entre 48 e 280 milhões de euros; além disso, mais de 1,38 bilhões de euros foram gastos para os novos estádios. Como comparação, para o torneio de 1974, foram gastos 242 milhões de marcos (aproximadamente 121 milhões de euros) para a habilitação de todos os centros esportivos.
A capacidade efetiva de alguns dos estádios na Copa do Mundo, em particular no Westfalenstadion, foi mais baixa que os números citados, já que o regulamento da Bundesliga permite que se mantenham partes onde o público não tem a necessidade de se sentar, enquanto que as regras da FIFA não permitem isso, pelo que foram instalados assentos nas áreas com essas características para a Copa do Mundo, reduzindo, assim, um pouco a sua capacidade.
Também, durante a Copa do Mundo, muitos dos estádios foram oficialmente conhecidos por nomes diferentes, já que a FIFA proíbe patrocínio no nome dos estádios. Por exemplo, o Allianz Arena foi conhecido durante a competição como "FIFA WM-Stadion München" (Estádio da Copa do Mundo da FIFA Munique), enquanto o Veltins-Arena foi revertido para seu nome original de "Arena AufSchalke".[23]
Das doze cidades-sede, apenas duas não pertenciam completamente à Alemanha Ocidental, Leipzig e Berlim.[24]

Países classificados


Mapa dos países classificados para o torneio.
Após as partidas da rodada de classificação de 16 de Novembro de 2005, os seguintes países asseguraram a classificação (mostrados aqui separados por associação regional):

Europa (UEFA)

País Participações Classificação[25]
Bandeira da 
Alemanha Alemanha 15 sede
Bandeira da Croácia Croácia 3* 8 de Outubro de 2005
Bandeira da França França 11 12 de Outubro de 2005
Países Baixos Países Baixos 7 8 de Outubro de 2005
Flag of England.svg Inglaterra 11 8 de Outubro de 2005
Flag of Italy.svg Itália 15 8 de Outubro de 2005
Flag of Poland.svg Polónia 6 8 de Outubro de 2005
Flag of Portugal.svg Portugal 3 8 de Outubro de 2005
Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro 1* 12 de Outubro de 2005
Flag of Sweden.svg Suécia 10 12 de Outubro de 2005
Flag of Ukraine.svg Ucrânia Estreante** 3 de Setembro de 2005
Flag of Switzerland.svg Suíça 7 16 de Novembro de 2005
Flag of Spain.svg Espanha 11 16 de Novembro de 2005
Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca Estreante*** 16 de Novembro de 2005

.
*O Reino da Iugoslávia (1930) e a República Socialista Federal da Iugoslávia (1950-1990) se classificaram oito vezes para a Copa do Mundo antes da separação das repúblicas iugoslavas a partir de 1992: Sérvia e Montenegro, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e República da Macedônia. Em 1998, a Iugoslávia (que se já limitava a um território bastante menor que o inicial) participou também na copa.
** A Ucrânia foi república integrante da União Soviética, que participou de 7 Copas. 2006 foi a primeira participação da Ucrânia após o desligamento da URSS.
***A Tchecoslováquia foi divida em Eslováquia e República Checa em 1993. As duas seleções formadas a partir de então são consideradas distintas da Tchecoslováquia.

[editar] América do Sul (CONMEBOL)

País Participações Classificação[26]
Flag of Argentina.svg Argentina 13 8 de Junho de 2005
Brasil Brasil Participou de todas as copas 4 de Setembro de 2005
Flag of Ecuador.svg Equador 2 8 de Outubro de 2005
Flag of Paraguay.svg Paraguai 6 8 de Outubro de 2005

.

[editar] América Central, do Norte e Caribe (CONCACAF)

País Participações Classificação[27]
Flag of the United States.svg Estados Unidos 7
Flag of Mexico.svg México 12
Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago Estreante
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 2

.

Ásia (AFC)

País Participações Classificação[28]
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 3 8 de Junho de 2005
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 6 8 de Junho de 2005
Flag of Japan.svg Japão 2 8 de Junho de 2005
Flag of Iran.svg Irã 2 8 de Junho de 2005

.

África (CAF)

País Participações Classificação[29]
Flag of Angola.svg Angola Estreante 8 de Outubro de 2005
Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim Estreante 8 de Outubro de 2005
Flag of Ghana.svg Gana Estreante 8 de Outubro de 2005
Flag of Togo.svg Togo Estreante 8 de Outubro de 2005
Flag of Tunisia.svg Tunísia 3 8 de Outubro de 2005

.

Oceania (OFC)

País Participações Classificação[30]
Flag of Australia.svg Austrália 1 16 de Novembro de 2005

.

Sorteio

Foi realizado em 9 de Dezembro de 2005, em Leipzig, Alemanha. As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo foram divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada. As seleções do Brasil, Inglaterra, Espanha, México, França, Argentina, Itália e Alemanha foram escolhidas como cabeças de chave de cada um deles.[31]
  • A Alemanha, país-sede, como tradicionalmente acontece, estará no Grupo A e o Brasil, como último campeão, fica no Grupo F, para evitar um possível confronto com a Alemanha antes da final.[31]
  • Times do mesmo continente foram distribuídos de modo a não ficarem no mesmo grupo, com exceção feita à Europa, que em alguns grupos possuem duas seleções, já que tiveram mais classificados (14) que qualquer outro continente.
  • São 8 os cabeças-de-chave, cada um colocado em grupos separados no sorteio em virtude de todos estarem no Pote A. Os cabeças-de-chave foram escolhidos em 6 de Dezembro. À exceção de Espanha e México, escolhidos por critérios técnicos como desempenho nas duas últimas edições, todos os outros já foram campeões mundiais.[31]
  • Potes B, C e D são alocados "de tal forma que alcance a melhor distribuição geográfica possível entre os grupos."
  • Sérvia e Montenegro, como a seleção europeia de pior colocação no ranking da FIFA, foi colocada em um "pote especial" para prevenir que três países da Zona Europeia ficassem no mesmo grupo.
  • Primeiro era sorteada a seleção, logo em seguida seu lugar no grupo.
Pote A[31] Pote B[31] Pote C[31] Pote D[31]
Flag of Argentina.svg Argentina
Brasil Brasil
Flag of England.svg Inglaterra
Bandeira da França França
Bandeira da 
Alemanha Alemanha
Flag of Italy.svg Itália
Flag of Mexico.svg México
Flag of Spain.svg Espanha
Flag of Angola.svg Angola
Flag of Australia.svg Austrália
Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim
Flag of Ecuador.svg Equador
Flag of Ghana.svg Gana
Flag of Paraguay.svg Paraguai
Flag of Togo.svg Togo
Flag of Tunisia.svg Tunísia
Bandeira da Croácia Croácia
Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca
Países Baixos Países Baixos
Flag of Poland.svg Polónia
Flag of Portugal.svg Portugal
Flag of Switzerland.svg Suíça
Flag of Sweden.svg Suécia
Flag of Ukraine.svg Ucrânia
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica
Flag of Iran.svg Irã
Flag of Japan.svg Japão
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita
Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago
Flag of the United States.svg Estados Unidos
Pote Especial[31]
Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro
Após os sorteios muitos comentaristas afirmaram que os grupos C e E são os chamados grupos da morte, por terem fortes seleções disputando entre si uma vaga.[33][34]

Convocações

Cada seleção nacional convocou 23 jogadores. Cada jogador mantém o mesmo número de camisa durante todos os jogos da Copa. No caso de lesão, a seleção tem o direito da substituição até 24 horas antes do primeiro jogo no torneio.[35]

Árbitros

Foram definidos vinte e um grupos de árbitros para a Copa de 2006.[36]
Grupo Árbitro Primeiro Assistente Segundo Assistente
1 Egito Essam Abd El Fatah Mali Dramane Dante Senegal Mamadou Ndoye
2 Paraguai Carlos Amarilla Paraguai Amelio Andino Paraguai Manuel Bernal
3 México Benito Archundia México José Ramirez Canadá Hector Vergara
4 Suíça Massimo Busacca Suíça Francesco Buragina Suíça Matthias Arnet
5 Benim Coffi Codjia Ruanda Celestin Ntagungira Benim Aboudou Aderodjou
6 Bélgica Frank De Bleeckere Bélgica Peter Hermans Bélgica Walter Vromans
7 Argentina Horacio Elizondo Argentina Dario Garcia Argentina Rodolfo Otero
8 Rússia Valentin Ivanov Rússia Nikolay Golubey Rússia Evgueni Volnin
9 Japão Toru Kamikawa Japão Yoshikazu Hiroshima Coreia do Sul Kim Dae Young
10 Uruguai Jorge Larrionda Uruguai Walter Rial Uruguai Pablo Fandino
11 Singapura Shamsul Maidin Tailândia Prachya Permpanich =Emirados Árabes Unidos Eisa Ghuloum
12 Espanha Luis Medina Cantalejo Espanha Victoriano Giraldez Carrasco Espanha Pedro Medina Hernandez
13 Alemanha Markus Merk Alemanha Christian Schraer Alemanha Jan-Hendrik Salver
14 Eslováquia Ľuboš Micheľ Eslováquia Roman Slysko Eslováquia Martin Balko
15 Inglaterra Graham Poll Inglaterra Philip Sharp Inglaterra Glenn Turner
16 França Eric Poulat França Lionel Dagorne França Vincent Texier
17 México Marco Rodríguez México Jose Luis Camargo Costa Rica Leonel Leal
18 Itália Roberto Rosetti Itália Christiano Copelli Itália Alessandro Stagnoli
19 Colômbia Oscar Ruiz Equador Fernando Tamayo Colômbia José Navia
20 Austrália Mark Shield Austrália Nathan Gibson Austrália Ben Wilson
21 Brasil Carlos Simon Brasil Aristeu Tavares Brasil Ednilson Corona

Árbitros de apoio

Grupo Árbitro Primeiro Assistente Segundo Assistente
1 Arábia Saudita Khalil Al Ghamdi Síria Hamdi Al Kadri Jordânia Fathi Rabati
2 Chile Carlos Chandia Chile Christian Julio Chile Rodrigo Gonzalez
3 África do Sul Jerome Damon África do Sul Enock Molefe Gana Justice Yeboah
4 Marrocos Mohamed Guezzaz Argélia Brahim Djezzar Camarões Jean Marie Endeng Zogo
5 Estados Unidos Kevin Stott Estados Unidos Chris Strickland Estados Unidos Gregory Barkey

Resultados

O sistema de disputa na fase de grupos é de todos contra todos dentro de seus grupos em turno único. As duas seleções de melhor desempenho passam para as oitavas-de-final, realocadas segundo chaveamento previamente determinado. A partir dessa fase, as partidas acontecem em eliminatória simples até à final. Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar no dia anterior ao da final.[37]

Fase de grupos

Data Local Seleções Grupo Resultado²
Sexta-feira, 9 de Junho de 2006 Munique Bandeira da 
Alemanha Alemanha - Flag of Costa Rica.svg Costa Rica A 4-2 (2-1)
Sexta-feira, 9 de Junho de 2006 Gelsenkirchen Flag of Poland.svg Polónia - Flag of Ecuador.svg Equador A 0-2 (0-1)
Sábado, 10 de Junho de 2006 Frankfurt Flag of England.svg Inglaterra - Flag of Paraguay.svg Paraguai B 1-0 (1-0)
Sábado, 10 de Junho de 2006 Dortmund Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago - Flag of Sweden.svg Suécia B 0-0 (0-0)
Sábado, 10 de Junho de 2006 Hamburgo Flag of Argentina.svg Argentina - Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim C 2-1 (2-0)
Domingo, 11 de Junho de 2006 Leipzig Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro - Países Baixos Países Baixos C 0-1 (0-1)
Domingo, 11 de Junho de 2006 Nuremberg Flag of Mexico.svg México - Flag of Iran.svg Irã D 3-1 (1-1)
Domingo, 11 de Junho de 2006 Colônia Flag of Angola.svg Angola - Flag of Portugal.svg Portugal D 0-1 (0-1)
Segunda-feira, 12 de Junho de 2006 Kaiserslautern Flag of Australia.svg Austrália - Flag of Japan.svg Japão F 3-1 (0-1)
Segunda-feira, 12 de Junho de 2006 Gelsenkirchen Flag of the United States.svg Estados Unidos - Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca E 0-3 (0-2)
Segunda-feira, 12 de Junho de 2006 Hannover Flag of Italy.svg Itália - Flag of Ghana.svg Gana E 2-0 (1-0)
Terça-feira, 13 de Junho de 2006 Frankfurt Flag of South Korea.svg Coreia do Sul - Flag of Togo.svg Togo G 2-1 (0-1)
Terça-feira, 13 de Junho de 2006 Stuttgart Bandeira da França França - Flag of Switzerland.svg Suíça G 0-0 (0-0)
Terça-feira, 13 de Junho de 2006 Berlim Brasil Brasil - Bandeira da Croácia Croácia F 1-0 (1-0)
Quarta-feira, 14 de Junho de 2006 Leipzig Flag of Spain.svg Espanha - Flag of Ukraine.svg Ucrânia H 4-0 (2-0)
Quarta-feira, 14 de Junho de 2006 Munique Flag of Tunisia.svg Tunísia - Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita H 2-2 (1-0)
Quarta-feira, 14 de Junho de 2006 Dortmund Bandeira da 
Alemanha Alemanha - Flag of Poland.svg Polónia A 1-0 (0-0)
Quinta-feira, 15 de Junho de 2006 Hamburgo Flag of Ecuador.svg Equador - Flag of Costa Rica.svg Costa Rica A 3-0 (1-0)
Quinta-feira, 15 de Junho de 2006 Berlim Flag of Sweden.svg Suécia - Flag of Paraguay.svg Paraguai B 1-0 (0-0)
Quinta-feira, 15 de Junho de 2006 Nuremberg Flag of England.svg Inglaterra - Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago B 2-0 (0-0)
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006 Gelsenkirchen Flag of Argentina.svg Argentina - Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro C 6-0 (3-0)
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006 Hannover Flag of Mexico.svg México - Flag of Angola.svg Angola D 0-0 (0-0)
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006 Stuttgart Países Baixos Países Baixos - Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim C 2-1 (2-1)
Sábado, 17 de Junho de 2006 Frankfurt Flag of Portugal.svg Portugal - Flag of Iran.svg Irã D 2-0 (0-0)
Sábado, 17 de Junho de 2006 Kaiserslautern Flag of Italy.svg Itália - Flag of the United States.svg Estados Unidos E 1-1 (1-1)
Sábado, 17 de Junho de 2006 Colônia Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca - Flag of Ghana.svg Gana E 0-2 (0-1)
Domingo, 18 de Junho de 2006 Leipzig Bandeira da França França - Flag of South Korea.svg Coreia do Sul G 1-1 (1-0)
Domingo, 18 de Junho de 2006 Munique Brasil Brasil - Flag of Australia.svg Austrália F 2-0 (0-0)
Domingo, 18 de Junho de 2006 Nuremberg Flag of Japan.svg Japão - Bandeira da Croácia Croácia F 0-0 (0-0)
Segunda-feira, 19 de Junho de 2006 Dortmund Flag of Togo.svg Togo - Flag of Switzerland.svg Suíça G 0-2 (0-1)
Segunda-feira, 19 de Junho de 2006 Hamburgo Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita - Flag of Ukraine.svg Ucrânia H 0-4 (0-2)
Segunda-feira, 19 de Junho de 2006 Stuttgart Flag of Spain.svg Espanha - Flag of Tunisia.svg Tunísia H 3-1 (0-1)
Terça-feira, 20 de Junho de 2006 Berlim Flag of Ecuador.svg Equador - Bandeira da 
Alemanha Alemanha A 0-3 (0-2)
Terça-feira, 20 de Junho de 2006 Hannover Flag of Costa Rica.svg Costa Rica - Flag of Poland.svg Polónia A 1-2 (1-1)
Terça-feira, 20 de Junho de 2006 Kaiserslautern Flag of Paraguay.svg Paraguai - Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago B 2-0 (1-0)
Terça-feira, 20 de Junho de 2006 Colônia Flag of Sweden.svg Suécia - Flag of England.svg Inglaterra B 2-2 (0-1)
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006 Frankfurt Países Baixos Países Baixos - Flag of Argentina.svg Argentina C 0-0 (0-0)
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006 Gelsenkirchen Flag of Portugal.svg Portugal - Flag of Mexico.svg México D 2-1 (2-1)
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006 Leipzig Flag of Iran.svg Irã - Flag of Angola.svg Angola D 1-1 (0-0)
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006 Munique Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim - Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro C 3-2 (1-2)
Quinta-feira, 22 de Junho de 2006 Dortmund Flag of Japan.svg Japão - Brasil Brasil F 1-4 (1-1)
Quinta-feira, 22 de Junho de 2006 Hamburgo Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca - Flag of Italy.svg Itália E 0-2 (0-1)
Quinta-feira, 22 de Junho de 2006 Nuremberg Flag of Ghana.svg Gana - Flag of the United States.svg Estados Unidos E 2-1 (2-1)
Quinta-feira, 22 de Junho de 2006 Stuttgart Bandeira da Croácia Croácia - Flag of Australia.svg Austrália F 2-2 (1-1)
Sexta-feira, 23 de Junho de 2006 Berlim Flag of Ukraine.svg Ucrânia - Flag of Tunisia.svg Tunísia H 1-0 (0-0)
Sexta-feira, 23 de Junho de 2006 Hannover Flag of Switzerland.svg Suíça - Flag of South Korea.svg Coreia do Sul G 2-0 (1-0)
Sexta-feira, 23 de Junho de 2006 Kaiserslautern Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita - Flag of Spain.svg Espanha H 0-1 (0-1)
Sexta-feira, 23 de Junho de 2006 Colônia Flag of Togo.svg Togo - Bandeira da França França G 0-2 (0-0)
Nota¹: Para ver as informações completas sobre os jogos, tais como autores dos gols, escalações, cartões, etc., vide os artigos dos grupos.
Nota²: Entre parênteses, o resultado do jogo no final do primeiro tempo.;
Regras de classificação na fase de grupos
1. maior número de pontos obtidos em todos os jogos do grupo;
2. diferença de gols em todos os jogos do grupo;
3. maior número de gols marcados em todos os jogos do grupo;
Se duas ou mais equipas ficarem iguais no que respeita aos critérios anteriores, a sua classificação será determinada da seguinte forma:
4. maior número de pontos obtidos nos confrontos directos entre as equipas nos jogos do grupo;
5. diferença de gols resultante dos confrontos directos entre as equipas nos jogos do grupo;
6. maior número de gols marcados nos confrontos directos entre as equipas nos jogos do grupo;
7. sorteio realizado por parte do Comité Organizador do Campeonato do Mundo.

Regras do campeonato

[editar] Grupo A

Seleção Pt J V E D GP GC SG
Bandeira da 
Alemanha Alemanha 9 3 3 0 0 8 2 6
Flag of Ecuador.svg Equador 6 3 2 0 1 5 3 2
Flag of Poland.svg Polónia 3 3 1 0 2 2 4 -2
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 0 3 0 0 3 3 9 -6
A Alemanha e o Equador garantiram vaga na próxima fase. Os jogos da terceira rodada definiram as posições das mesmas no grupo. A Polônia e a Costa Rica já não tinham mais chances de classificação.

Grupo B

Seleção Pt J V E D GP GC SG
Flag of England.svg Inglaterra 7 3 2 1 0 5 2 3
Flag of Sweden.svg Suécia 5 3 1 2 0 3 2 1
Flag of Paraguay.svg Paraguai 3 3 1 0 2 2 2 0
Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago 1 3 0 1 2 0 4 -4
A Inglaterra já tinha garantido vaga na próxima fase com antecipação. O Paraguai não tinha mais chances de classificação. A outra vaga do grupo foi definida na terceira rodada entre Suécia e Trinidad e Tobago, quando a Suécia venceu.

Grupo C

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Flag of Argentina.svg Argentina 7 3 2 1 0 8 1 7
Países Baixos Países Baixos 7 3 2 1 0 3 1 2
Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim 3 3 1 0 2 5 6 -1
Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro 0 3 0 0 3 2 10 -8
Com o fim dos jogos da segunda rodada do grupo C, a Argentina e os Países Baixos garantiram vaga na próxima fase. Restou saber quem ficou com o primeiro lugar, o que se definiu na terceira rodada num empate sem gols entre as duas seleções, dando a primeira colocação para a Argentina.

Grupo D

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Flag of Portugal.svg Portugal 9 3 3 0 0 5 1 4
Flag of Mexico.svg México 4 3 1 1 1 4 3 1
Flag of Angola.svg Angola 2 3 0 2 1 1 2 -1
Flag of Iran.svg Irã 1 3 0 1 2 2 6 -4
A seleção portuguesa garantiu-se como sexta classificada para as oitavas-de-final, ao vencer o Irã, já sem chances de classificação, por 2 a 0. O México se classificou com segundo colocado no grupo, mesmo perdendo para a seleção portuguesa, já que Angola e a Irã empataram.

Grupo E

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Flag of Italy.svg Itália 7 3 2 1 0 5 1 4
Flag of Ghana.svg Gana 6 3 2 0 1 4 3 1
Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca 3 3 1 0 2 3 4 -1
Flag of the United States.svg Estados Unidos 1 3 0 1 2 2 6 -4
Com os jogos da segunda rodada nada se definiu no grupo mas na terceira rodada com a vitória da Itália e de Gana as seleções ficaram com o primeiro e segundo lugar respectivamente

Grupo F

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Brasil Brasil 9 3 3 0 0 7 1 6
Flag of Australia.svg Austrália 4 3 1 1 1 5 5 0
Bandeira da Croácia Croácia 2 3 0 2 1 2 3 -1
Flag of Japan.svg Japão 1 3 0 1 2 2 7 -5
O Brasil garantiu sua classificação para a segunda fase com a vitória sobre a Austrália por 2 a 0, e a seleção australiana conseguiu a segunda vaga empatando com a Croácia.

Grupo G

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Flag of Switzerland.svg Suíça 7 3 2 1 0 4 0 4
Bandeira da França França 5 3 1 2 0 3 1 1
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 4 3 1 1 1 3 4 -1
Flag of Togo.svg Togo 0 3 0 0 3 1 6 -5
A Suíça surpreendeu a todos e se classificou na primeira colocação. A França, favorita do grupo, se classificou apenas na última rodada, vencendo Togo, por 2 a 0.

Grupo H

Seleção Pt P V E D GP GC SG
Flag of Spain.svg Espanha 9 3 3 0 0 8 1 7
Flag of Ukraine.svg Ucrânia 6 3 2 0 1 5 4 1
Flag of Tunisia.svg Tunísia 1 3 0 1 2 3 6 -3
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 1 3 0 1 2 2 7 -5
A Espanha garantiu sua classificação para a segunda fase com a vitória sobre a Tunísia por 3 a 1, e a Ucrânia conseguiu o segundo lugar vencendo a Tunísia.

Geral

  • Passaram para a segunda fase:

    • Alemanha
    • Argentina
    • Austrália
    • Brasil
    • Equador
    • Espanha
    • França
    • Gana
    • Países Baixos
    • Inglaterra
    • Itália
    • México
    • Portugal
    • Suécia
    • Suíça
    • Ucrânia
  • Foram eliminados na primeira fase:

    • Angola
    • Arábia Saudita
    • Coreia do Sul
    • Costa do Marfim
    • Costa Rica
    • Croácia
    • Estados Unidos
    • Irã
    • Japão
    • Paraguai
    • Polônia
    • República Tcheca
    • Sérvia e Montenegro
    • Togo
    • Trinidad e Tobago
    • Tunísia
  • Ganharam todos os jogos da primera fase:

    • Alemanha
    • Brasil
    • Espanha
    • Portugal
  • Perderam todos os jogos da primeira fase:

    • Costa Rica
    • Sérvia e Montenegro
    • Togo
  • Não levou gol em toda a Copa:

    • Suíça (Levou 3 nos pênaltis contra a Ucrânia)
  • Não Fez gol na copa:

    • Trinidad e Tobago

Segunda fase



oitavas-de-final
quartas-de-final
semifinais
final












24 junho, Munique




A Alemanha Costa Rica Polónia Equador  Bandeira da 
Alemanha Alemanha  2

30 junho, Berlim

B Inglaterra Paraguai Trinidad e Tobago Suécia  Flag of Sweden.svg Suécia  0

 Bandeira da 
Alemanha Alemanha (d.p.)  1(4)


24 junho, Leipzig

 Flag of Argentina.svg Argentina  1(2)

C Argentina Costa do Marfim Sérvia e Montenegro Países Baixos  Flag of Argentina.svg Argentina (pro)  2


4 julho, Dortmund

D México Irão Angola Portugal  Flag of Mexico.svg México  1

 Bandeira da 
Alemanha Alemanha  0


26 junho, Kaiserslautern

 Flag of Italy.svg Itália (pro)  2

E Itália Gana Estados Unidos República Checa  Flag of Italy.svg Itália  1

30 junho, Hamburgo

F Brasil Croácia Austrália Japão  Flag of Australia.svg Austrália  0

 Flag of Italy.svg Itália  3


26 junho, Colônia

 Flag of Ukraine.svg Ucrânia  0

G França Suíça Coreia do Sul Togo  Flag of Switzerland.svg Suíça  0(0)


9 julho, Berlim

H Espanha Ucrânia Tunísia Arábia Saudita  Flag of Ukraine.svg Ucrânia (d.p.)  0(3)

 Flag of Italy.svg Itália (d.p.)  1(5)


25 junho, Stuttgart

 Bandeira da França França  1(3)

B Inglaterra Paraguai Trinidad e Tobago Suécia  Flag of England.svg Inglaterra  1

1º julho, Gelsenkirchen

A Alemanha Costa Rica Polónia Equador  Flag of Ecuador.svg Equador  0

 Flag of England.svg Inglaterra  0(1)


25 junho, Nuremberg

 Flag of Portugal.svg Portugal (d.p.)  0(3)

D México Irão Angola Portugal  Flag of Portugal.svg Portugal  1


5 julho, Munique

C Argentina Costa do Marfim Sérvia e Montenegro Países Baixos  Países Baixos Países Baixos  0

 Flag of Portugal.svg Portugal  0


27 junho, Dortmund

 Bandeira da França França  1 disputa de 3º lugar

F Brasil Croácia Austrália Japão  Brasil Brasil  3

1º julho, Frankfurt
8 julho, Stuttgart

E Itália Gana Estados Unidos República Checa  Flag of Ghana.svg Gana  0

 Brasil Brasil  0  Bandeira da 
Alemanha Alemanha  3


27 junho, Hannover

 Bandeira da França França  1  Flag of Portugal.svg Portugal  1

H Espanha Ucrânia Tunísia Arábia Saudita  Flag of Spain.svg Espanha  1




G França Suíça Coreia do Sul Togo  Bandeira da França França  3

Entre parênteses está destacado o resultado da disputa de pênaltis.

Oitavas-de-final

Horários da Alemanha (UTC+2).
24 de Junho de 2006 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 2 – 0 Flag of Sweden.svg Suécia FIFA WM Stadion München, Munique
17:00 Podolski Gol 
marcado aos 4 minutos de jogo 4' Gol 
marcado aos 12 minutos de jogo 12' (Relatório)
Público: 66.000
Árbitro: Carlos Simon (Brasil)

24 de Junho de 2006 Flag of Argentina.svg Argentina 2 – 1 (pro.) Flag of Mexico.svg México Zentralstadion, Leipzig
21:00 Crespo Gol 
marcado aos 10 minutos de jogo 10'
Rodríguez Gol 
marcado aos 98 minutos de jogo 98'
(Relatório) Márquez Gol 
marcado aos 6 minutos de jogo 6' Público: 43.000
Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)

25 de Junho de 2006 Flag of England.svg Inglaterra 1 – 0 Flag of Ecuador.svg Equador Gottlieb-Daimler-Stadion, Stuttgart
17:00 Beckham Gol 
marcado aos 60 minutos de jogo 60' (Relatório)
Público: 52.000
Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

25 de Junho de 2006 Flag of Portugal.svg Portugal 1 – 0 Países Baixos Países Baixos Frankenstadion, Nuremberg
21:00 Maniche Gol 
marcado aos 23 minutos de jogo 23' (Relatório)
Público: 41.000
Árbitro: Valentin Ivanov (Rússia)

26 de Junho de 2006 Flag of Italy.svg Itália 1 – 0 Flag of Australia.svg Austrália Fritz Walter Stadion, Kaiserslautern
17:00 Totti Gol
 marcado aos 90+5 minutos de jogo 90+5' (pen.) (Relatório)
Público: 46.000
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)

26 de Junho de 2006 Flag of Switzerland.svg Suíça 0 – 0 (pro.) Flag of Ukraine.svg Ucrânia FIFA WM Stadion Köln, Colônia
21:00
(Relatório)
Público: 45.000
Árbitro: Benito Archundia (México)
Penalidades
Streller Erro (saved)
Barnetta Erro (hit crossbar)
Cabanas Erro (saved)
0 – 3 Erro (saved) Shevchenko
Convertido Milevskiy
Convertido Rebrov
Convertido Husyev

27 de Junho de 2006 Brasil Brasil 3 – 0 Flag of Ghana.svg Gana FIFA WM Stadion Dortmund, Dortmund
17:00 Ronaldo Gol 
marcado aos 5 minutos de jogo 5'
Adriano Gol
 marcado aos 45+1 minutos de jogo 45+1'
Zé Roberto Gol 
marcado aos 84 minutos de jogo 84'
(Relatório)
Público: 65.000
Árbitro: Ľuboš Micheľ (Eslováquia)

27 de Junho de 2006 Flag of Spain.svg Espanha 1 – 3 Bandeira da França França FIFA WM Stadion Hannover, Hanôver
21:00 Villa Gol 
marcado aos 28 minutos de jogo 28' (pen.) (Relatório) Ribéry Gol 
marcado aos 41 minutos de jogo 41'
Vieira Gol 
marcado aos 83 minutos de jogo 83'
Zidane Gol
 marcado aos 90+2 minutos de jogo 90+2'
Público: 43.000
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)

Quartas-de-final

Horários da Alemanha (UTC+2)
30 de Junho de 2006 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 1 – 1 (pro.) Flag of Argentina.svg Argentina Olympiastadion, Berlim
17:00 Klose Gol 
marcado aos 80 minutos de jogo 80' (Relatório) Ayala Gol 
marcado aos 49 minutos de jogo 49' Público: 72.000
Árbitro: Ľuboš Micheľ (Eslováquia)
Penalidades
Neuville Convertido
Ballack Convertido
Podolski Convertido
Borowski Convertido
4 – 2 Convertido Cruz
Erro (saved) Ayala
Convertido Rodríguez
Erro (saved) Cambiasso

30 de Junho de 2006 Flag of Italy.svg Itália 3 – 0 Flag of Ukraine.svg Ucrânia FIFA WM Stadion Hamburg, Hamburgo
21:00 Zambrotta Gol 
marcado aos 6 minutos de jogo 6'
Toni Gol 
marcado aos 59 minutos de jogo 59' Gol 
marcado aos 69 minutos de jogo 69'
(Relatório)
Público: 50.000
Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

1 de Julho de 2006 Flag of England.svg Inglaterra 0 – 0 (pro.) Flag of Portugal.svg Portugal FIFA WM Stadion Gelsenkirchen, Gelsenkirchen
17:00
(Relatório)
Público: 52.000
Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina)
Penalidades
Lampard Erro (saved)
Hargreaves Convertido
Gerrard Erro (saved)
Carragher Erro (saved)
1 – 3 Convertido Simão
Erro (hit post) Viana
Erro (saved) Petit
Convertido Postiga
Convertido Ronaldo

1 de Julho de 2006 Brasil Brasil 0 – 1 Bandeira da França França FIFA WM Stadion Frankfurt, Frankfurt
21:00
Crystal Clear app kworldclock.png Histórico

(Relatório) Henry Gol 
marcado aos 57 minutos de jogo 57' Público: 48.000
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)

Semi-finais

Horários da Alemanha (UTC+2)
4 de Julho de 2006 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 0 – 2 (pro.) Flag of Italy.svg Itália FIFA WM Stadion Dortmund, Dortmund
21:00
(Relatório) Grosso Gol 
marcado aos 119 minutos de jogo 119'
Del Piero Gol marcado aos 120+1 minutos de jogo 120+1'
Público: 65.000
Árbitro: Benito Archundia (México)

5 de Julho de 2006 Flag of Portugal.svg Portugal 0 – 1 Bandeira da França França FIFA WM Stadion München, Munique
21:00
Crystal Clear app kworldclock.png Histórico

(Relatório) Zidane Gol 
marcado aos 33 minutos de jogo 33' (pen.) Público: 66.000
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)

Disputa pelo 3º lugar

Horários da Alemanha (UTC+2)
8 de Julho de 2006 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 3 – 1 Flag of Portugal.svg Portugal Gottlieb-Daimler-Stadion, Stuttgart
21:00 Schweinsteiger Gol 
marcado aos 56 minutos de jogo 56' Gol 
marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Petit Gol 
marcado aos 60 minutos de jogo 60' (g.c.)
(Relatório) Nuno Gomes Gol 
marcado aos 88 minutos de jogo 88' Público: 52.000
Árbitro: Toru Kamikawa (Japão)

Final

Horários da Alemanha (UTC+2)
9 de Julho de 2006 Flag of Italy.svg Itália 1 – 1 (pro.) Bandeira da França França Olympiastadion, Berlim
20:00 Materazzi Gol 
marcado aos 19 minutos de jogo 19' (Relatório) Zidane Gol 
marcado aos 7 minutos de jogo 7' (pen.) Público: 69.000
Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina)
Penalidades
Pirlo Convertido
Materazzi Convertido
De Rossi Convertido
Del Piero Convertido
Grosso Convertido
5 – 3 Convertido Wiltord
Erro (hit crossbar) Trezeguet
Convertido Abidal
Convertido Sagnol
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Itália
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

França

Artilharia

No final da copa, o artilheiro Miroslav Klose recebeu a "Chuteira de Ouro" Adidas (Golden Shoe Award).[41] O jogador brasileiro Ronaldo foi o último vencedor do prêmio na Copa de 2002, com 8 gols marcados. Ronaldo é o maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols. Já Just Fontaine é o maior artilheiro de uma única edição do torneio com 13 gols marcados na Copa de 1958.




5 gols
3 gols
2 gols

1 gol
Gols contra

Classificação final

A Classificação final das seleções levou em conta a fase em que a seleção chegou e depois a sua pontuação assim como os outros critérios de desempate. Por exemplo: a Ucrânia com um total de 7 pontos ficou à frente da Espanha que obteve um total de 9 pontos. Isso devido a Espanha ter sido eliminada nas oitavas de final, enquanto que a Ucrânia saiu na fase de quartas de final.

Finalistas

Campeão Itália Itália
Vice-Campeão França França
3° lugar Alemanha Alemanha
4° lugar Portugal Portugal

Eliminados nas quartas-de-final

5°. Brasil Brasil 12 pontos
6°. Flag of Argentina.svg Argentina 11 pontos
7°. Flag of England.svg Inglaterra 11 pontos
8°. Flag of Ukraine.svg Ucrânia 7 pontos

[editar] Eliminados nas oitavas-de-final

9°. Flag of Spain.svg Espanha 9 pontos
10°. Flag of Switzerland.svg Suíça 8 pontos
11°. Países Baixos Países Baixos 7 pontos
12°. Flag of Ecuador.svg Equador 6 pontos
13°. Flag of Ghana.svg Gana 6 pontos
14°. Flag of Sweden.svg Suécia 5 pontos
15°. Flag of Mexico.svg México 4 pontos
16°. Flag of Australia.svg Austrália 4 pontos

Eliminados na fase de grupos

17°. Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 4 pontos
18°. Flag of Paraguay.svg Paraguai 3 pontos
19°. Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim 3 pontos
20°. Bandeira 
da República Tcheca República Tcheca 3 pontos
21°. Flag of Poland.svg Polónia 3 pontos
22°. Bandeira da Croácia Croácia 2 pontos
23°. Flag of Angola.svg Angola 2 pontos
24°. Flag of Tunisia.svg Tunísia 1 ponto
25°. Flag of the United States.svg Estados Unidos 1 ponto
26°. Flag of Iran.svg Irã 1 ponto
27°. Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago 1 ponto
28°. Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 1 ponto
29°. Flag of Japan.svg Japão 1 ponto
30°. Flag of Togo.svg Togo 0 ponto
31°. Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 0 ponto
32°. Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro 0 ponto

Premiações


Campeão da Copa do Mundo FIFA de 2006
Itália.
Itália
Quarto Título

Individuais

Prêmio FIFA Chuteira/Bota de Ouro (artilheiro/marcador): Prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador): Prêmio FIFA Yashin (melhor goleiro/guarda-redes) Prêmio FIFA Melhor Jogador Jovem: Troféu FIFA Fair Play (time/equipe menos faltoso/a): Time/Equipe mais empolgante:
Alemanha
Miroslav Klose
França
Zinedine Zidane
Itália
Gianluigi Buffon
Alemanha
Lukas Podolski
Brasil Brasil
Flag of Spain.svg Espanha
Flag of Portugal.svg Portugal
Seleção da Copa
Ao final da competição uma equipe da FIFA selecionou a seleção da copa, que é composta pelos 23 melhores jogadores do torneio.
Goleiros/Guarda-Redes Defensores/Defesas Meias/Médios Atacantes/Avançados
Itália Gianluigi Buffon
Alemanha Jens Lehmann
Portugal Ricardo Pereira
Argentina Roberto Ayala
Inglaterra John Terry
França Lilian Thuram
Alemanha Philipp Lahm
Itália Fabio Cannavaro
Itália Gianluca Zambrotta
Portugal Ricardo Carvalho
Brasil Zé Roberto
França Patrick Vieira
França Zinedine Zidane
Alemanha Michael Ballack
Itália Andrea Pirlo
Itália Gennaro Gattuso
Itália Francesco Totti
Portugal Luís Figo
Portugal Maniche
Argentina Hernan Crespo
França Thierry Henry
Alemanha Miroslav Klose
Itália Luca Toni
Portugal Nuno Gomes

Crimes e racismo

Alguns grupos internacionais de direitos humanos (como a Anistia Internacional) expressaram preocupação com o aumento do tráfico de mulheres durante a Copa. De acordo com a Anistia Internacional, 30.000 mulheres e garotas aproximadamente foram levadas à Alemanha com o próposito de prostituição forçada durante o torneio. Tais organizações agiram em conjunto com o comitê organizador para monitorar a prostituição no país e dar apoio as vítimas do tráfico.[42]
Há também uma grande preocupação no país quanto à segurança devido aos fatos da grande existência de terroristas atualmente e do crescimento de grupos neo-nazistas na Alemanha. Relatório divulgado pelo Ministério do Interior alemão no dia 22 de Maio apontava crescimento de 27% da violência da extrema-direita no país em comparação ao ano passado. Para tentar minimizar os possíveis acidentes, o governo já antes da Copa divulgou para os estrangeiros lugares não aconselháveis a se andar sozinho (a maioria nas cidades do leste da Alemanha, onde a influência nazista é grande). Algumas confederações, como a Africana, divulgaram um mapa de áreas onde os visitantes não devem ir. Uma campanha entre a FIFA e o comitê organizador exibiram uma faixa nos doze estádios do torneio antes das 64 partidas com a frase "Say no to racism" (diga não ao racismo).[43]

Desempenho dos países Lusófonos

Flag of Angola.svg Angola


Apoiantes angolanos em Colónia.
Angola participou pela primeira vez do Campeonato do Mundo de Futebol.[44] Durante as eliminatórias, Angola eliminou o Chade, Ruanda, Nigéria, Zimbábue e Gabão.[29] Na fase final na Alemanha, Angola perdeu para Portugal e empatou com o México e o Irã. Na classificação final, Angola ficou com o 23° lugar.[45]

Brasil Brasil

A edição de 2006 do torneio marcou a 18ª vez que o Brasil participou da Copa do Mundo[46] e a quinta vez em que defendia o título de campeão.
Vale lembrar que, apesar de não representarem seu país de origem, havia jogadores de origem brasileira em diversas outras seleções classificadas para a fase final. Os técnicos das seleções da Arábia Saudita, Costa Rica, Portugal e Japão na época eram brasileiros, bem como integrantes dos elencos técnicos de Portugal, Tunísia, Japão, Espanha e México.
A seleção brasileira chegou até as quartas-de-final, quando foi derrotada pela seleção francesa. Na classificação final, o Brasil ficou na quinta posição.

[editar] Flag of Portugal.svg Portugal


Apoiantes portugueses.
Portugal participou pela quarta vez, a segunda consecutiva, numa fase final do Campeonato do Mundo de Futebol. Durante as eliminatórias, Portugal defrontou a Rússia, Eslováquia, Estónia, Letónia, Luxemburgo e Liechtenstein. Treinado pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, terminou as eliminatórias de forma invicta, com 9 vitórias e três empates. No torneio final, Portugal ganhou a Angola, Irão, México e Países Baixos. Empatou com a Inglaterra (Portugal ganhou no desempate por grandes penalidades) e perdeu depois com a França e Alemanha. Pela primeira vez desde 1966, a seleção portuguesa foi uma das semi-finalistas, tendo encerrado a competição na quarta colocação.

Curiosidades

Broom icon.svg


Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando ao texto itens relevantes e removendo os inapropriados.

  • Com 64 partidas disputadas, a Copa do Mundo de 2006 superou o número de 0 a 0 da última edição, em 2002, na Coreia do Sul e do Japão. Sete partidas terminaram sem gols, são elas: Suécia vs. Trinidad e Tobago, França vs. Suíça, México vs. Angola, Japão vs. Croácia, Argentina vs. Países Baixos, Suíça vs. Ucrânia e Inglaterra vs. Portugal.
  • A média de 2,3 gols por partida foi a segunda menor na história da competição, só ficando atrás da Copa do Mundo de 1990.[47]
  • Depois de dois torneios onde houve o sistema de "Morte Súbita" ou "Gol de Ouro" na prorrogação (onde quem marcasse primeiro na prorrogação seria o vencedor), a FIFA abandonou o sistema em 2004, voltando ao sistema anterior em que o tempo extra seria disputado até o final dos 30 minutos. A volta do antigo sistema de disputa já começou a valer para o Torneio Olímpico de Futebol de 2004, disputado em Atenas, na Grécia.
  • Zinédine Zidane, sugerido pela bancada da FIFA para ser o melhor jogador da copa, não só pela habilidade como pelo pequeno número de faltas até então, desferiu uma cabeçada com força no peito de Marco Materazzi. Segundo o jogador francês, o defesa italiano teria dito um palavrão a respeito da irmã do primeiro, depois de uma falta cobrada pela França. Isto implicou em sua expulsão e deu um motivo a mais para a derrota francesa.[2]
  • Lionel Messi, jogador argentino, tornou-se o quinto jogador mais jovem a marcar gol num Campeonato do Mundo com 18 anos e 357 dias. Chegou à marca ao fazer o último gol da goleada argentina de 6 a 0 sobre a seleção da Sérvia e Montenegro, no dia 16 de Junho de 2006 em Gelsenkirchen.[48]
  • Gamarra, jogador paraguaio, marcou o gol contra mais rápido de toda a história das Copas do Mundo, ao fazer um gol aos 3 minutos do primeiro tempo, contra a Inglaterra.[49]
  • Luiz Felipe Scolari atingiu o recorde de maior número de vitórias consecutivas como técnico no torneio. Ao vencer os Países Baixos (25 de Junho), atingiu onze vitórias, ampliando o seu já recorde com dez vitórias.[50] A sequência foi interrompida no empate sem gols na partida entre Inglaterra e Portugal (1 de julho) nos quartas-de-final (quartas-de-final) da competição onde Portugal se classificou para as semifinais (Meias-finais) nas cobranças de penalidades (pênaltis).[51] Esta invencibilidade terminou na derrota pela França por 1 a 0, nas semifinais.[52]
  • A Seleção Brasileira de Futebol atingiu o recorde de maior número de vitórias consecutivas no torneio. Ao vencer Gana (27 de Junho), atingiu onze vitórias (somadas as sete vitórias da Copa do Mundo de 2002), ampliando o seu já recorde de 10 vitórias. A sequência foi interrompida na derrota por 1 a 0 contra a França (1 de julho) nos quartas-de-final do torneio. Curiosamente a última partida em que o Brasil não havia vencido, foi justamente contra a França na final da Copa do Mundo de 1998.[53]
  • A Seleção da Sérvia e Montenegro representou durante a copa um país que não existia. No dia 3 de junho, aproximadamente uma semana antes do início do torneio, o parlamento servo-montenegrino proclamou oficialmente após um referendo realizado no dia 21 de maio a divisão do país em dois: Sérvia e Montenegro.[54]
  • O jogador Ronaldo, do Brasil, com os 2 gols marcados contra o Japão na vitória por 4 a 1, completou 14 gols em Campeonatos do Mundo (1998-2002-2006), ultrapassando assim Pelé, que marcou doze gols (1958-1962-1966-1970), e igualando o recorde do alemão Gerd Müller com os mesmos 14 gols, marcados nas Copas de 1970 e 1974. No jogo seguinte, contra Gana marcou mais um, tornando-se assim o maior artilheiro da história das Copas, com quinze gols marcados na história da competição.[55]
  • Na partida Croácia vs. Austrália, por um erro do juiz, o jogador Josip Šimunić só foi expulso após levar o terceiro cartão amarelo.[56]
  • A Copa do Mundo de 2006 superou o recorde de cartões vermelhos de todas as outras copas. Foram 28 expulsões, superando o recorde de 22 cartões na Copa do Mundo de 1998.[57]
  • Na disputa dos oitavas-de-final, contra a Ucrânia, que foi às grandes penalidades, a seleção da Suíça tornou-se a primeira a encerrar sua participar numa edição de Copa do Mundo sem ter sofrido gols.[58]
  • Na mesma partida, a seleção da Suíça tornou-se a primeira em copas do mundo a não marcar nenhum gol em disputas de penâlti, em que a seleção da Ucrânia ganhou por 3 a 0.[59]
  • Portugal vs. Países Baixos foi a partida em Campeonatos do Mundo com mais cartões: 16 amarelos (nove para Portugal e sete para os Países Baixos) e quatro vermelhos (dois para cada).[57]
  • Na partida entre Brasil e França (1 de julho) válida para os quartas-de-final do torneio, o zagueiro Lúcio, do Brasil, bateu o recorde de maior tempo em que um zagueiro ficou sem cometer faltas num campeonato do mundo. Ele ficou 386 minutos sem cometer infrações neste Campeonato. O recorde pertencia ao defesa paraguaio Gamarra, que em 1998 havia ficado 383 minutos sem cometer faltas.[60]
  • O treinador brasileiro Carlos Alberto Parreira ficou extremamente nervoso com a Rede Globo por causa do programa Leitura Labial do Fantástico, segundo a qual foi revelado que o técnico falava palavrões na maioria das vezes que se referia aos seus jogadores. Apesar de os surdos-mudos contratados pela Globo afirmarem que ele falava palavrões constantemente com o time, e que inclusive insistiu com Zagallo para tirar o Ronaldo, ele emitiu uma nota expressando que nunca faria ambas as coisas. Na partida contra a França, ele chegou a se previnir tapando a boca com a mão constantemente.[61]
  • As seleções brasileira e espanhola foram as ganhadoras do Prêmio Fair Play, dado aos times que menos cometeram faltas na competição. Foi a terceira vez que o Brasil conquistou o prêmio.[62][63]
  • A Seleção Brasileira ganhou o tricampeonato em 1970 e o tetra em 1994, 24 anos de diferença. A Seleção Italiana ganhou o tricampeonato em 1982 e o tetra em 2006, também 24 anos de diferença. Mais uma curiosidade é que ambas conquistaram o 4º título (únicas que já conseguiram esse feito) vencendo a partida final na disputa por pênaltis.[64]
  • É a primeira vez que a Itália ganha em uma disputa por pênaltis em uma Copa do Mundo. Antes disso a Itália só conheceu derrotas nas disputas por pênaltis: fora derrotada nas semifinais diante da Argentina em 1990; perdeu a final de 1994 para o Brasil; e fora derrotada para a França nas quartas-de-final em 1998.[65]
  • Com o gol marcado no começo da partida final, Zidane se tornou o quarto jogador a marcar gol em final de duas copas (em 1998-2006). Os outros três foram o brasileiro Vavá, o também brasileiro Pelé e o alemão Paul Breitner.[66]
  • Nas Quartas de Final, realizou-se uma disputa por pênaltis entre duas seleções que nunca perderam nos pênaltis em Copas do mundo: a Argentina e a Alemanha. Esta última saiu vitoriosa, mantendo-se invicta nesse tipo de decisão.
  • Na maioria das Copas, ou Brasil e/ou Alemanha chegam na final da Copa do Mundo, nesse ano isso não ocorreu, a Alemanha perdeu nas Semi-Finais para a Itália e o Brasil nas Quartas para a França. Foi a quinta vez isso ocorre. As outras quatro vezes foram em 1978 (Argentina x Países Baixos), 1938 (Itália x Hungria), 1934 (Itália x Tchecoslováquia) e 1930 (Uruguai x Argentina).
  • Em 1990, a copa do mundo realizou-se na Itália e teve a vitória da Alemanha.[67] Agora em 2006, a Itália obteve a revanche, conquistando o título na Alemanha.
  • O atacante sueco Marcus Allbäck marcou o gol de número 2000 na história dos Mundiais. Ele conseguiu a façanha no jogo da primeira fase em que a sua seleção empatou com a da Inglaterra por 2x2, no grupo B.
  • A participação de Togo na Copa do Mundo FIFA de 2006 foi conturbada. A Federação local prometeu uma premiação em dinheiro pela classificação para o Mundial. Ao chegarem na Alemanha, os atletas acusaram os dirigentes da federação local de reter os prêmios em dinheiro, prometendo o pagamento em caso de classificação da seleção para as oitavas-de-final. Como a equipe perdeu os dois primeiros jogos contra Coreia do Sul e Suíça, e não tinham mais chances de classificação, os jogadores ameaçaram não entrar em campo no último jogo contra a França pelo não pagamento do prêmio. A FIFA foi obrigada a intervir na questão, para forçar a Federação local a pagar a premiação aos atletas. Mais tarde, os dirigentes da Federação Togolesa acusaram publicamente a FIFA de pagar um valor insignificante para a participação da Seleção no Mundial. A FIFA se defendeu da acusação dizendo que o valor pago pela entidade para cada equipe pela participação no Mundial é igual para todas as seleções participantes. Como prova, exibiu os balanços da entidade, com o pagamento oficial de premiações pela participação no torneio, juntamente com um documento onde, em reunião com os dirigentes das Associações Nacionais de Futebol foram discutidos os prêmios em caso de classificação, com todos os presidentes das associações nacionais de futebol assinando o documento. Diante disso, a FIFA multou a Federação Togolesa em 100 mil francos suiços, e exigiu desta um pedido oficial de desculpas, sob pena de exclusão de Togo das futuras competições da FIFA, o que foi imediatamente feito, bem como a multa paga.
  • 2 Seleções retornam a um mundial após um longo tempo. A Austrália após 32 anos e, coincidentemente fora na Alemanha, e a Seleção da Suíça, depois de 12 anos. Ambas as seleções foram eliminadas nas oitavas de final.

Seleções

Grupo A


Grupo B


Grupo C

Grupo D


Grupo E


Grupo F

[editar] Grupo G

Grupo H


Ver também

Referências

  1. XVIII Copa do Mundo de futebol - Alemanha 2006 (htm) (em português). Página visitada em 14/07/2009.
  2. a b Folha On-Line (09/07/2006). Itália supera tabu, vence França nos pênaltis e é tetracampeã do mundo (shtml) (em português). Página visitada em 20/06/2009.
  3. Como se escolhe um país para ser sede da Copa do Mundo? (html) (em português) (30.10.2007). Página visitada em 20/06/2009.
  4. A Notícia. Alemanha sediará a Copa pela 2ª vez (em português). Página visitada em 13/06/2009.
  5. FIFA oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014 (em português). Folha Online (30/10/2007). Página visitada em 2 de dezembro de 2007.
  6. Copa do Mundo de 2006 (em português brasileiro). Página visitada em 13/06/2009.
  7. Copa do mundo de 2006 (em português). Página visitada em 13/06/2009.
  8. Dw-World. Brasil é favorito para 24 técnicos do mundial (em português). Página visitada em 13/06/09.
  9. Völler: "Brasil é o grande favorito" (em português). Página visitada em 13/06/2009.
  10. Alemanha leva 4 a 1 da Itália e mergulha na crise (php) (em português brasileiro) (01/03/2006). Página visitada em 19/06/2009.
  11. GloboEsporte.com: Ballack: Alemanha pode ser eliminada rapidamente. Página visitada em 27 de julho de 2008.
  12. Para Maradona, Brasil é o favorito para vencer a Copa (jhtml) (em português) (04/05/2006). Página visitada em 19/06/2009.
  13. GloboEsporte.com: Pelé: O favorito sempre perde. Página visitada em 28 de julho de 2008.
  14. UOL (01/07/2006). Brasil é eliminado com sua segunda melhor defesa em Copas (em português). Especial Copa de 2006. Página visitada em 19/06/2009.
  15. Dw-world.de (08.07.2006). Pesquisa mostra que 92% dos alemães aprovam a Copa (html) (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  16. Alemães não acreditam em título na Copa de 2006 (html) (em português) (17.08.2004). Página visitada em 19/06/2009.
  17. GloboEsporte.com: Pesquisa mostra que povo brasileiro acredita no hexa. Página visitada em 28 de julho de 2008.
  18. GloboEsporte.com: Escândalo de armação envolve nove clubes. Página visitada em 28 de junho de 2008.
  19. GloboEsporte.com: Imprensa italiana denuncia atitude de dirigente. Página visitada em 28 de julho de 2008.
  20. GloboEsporte.com: Dirigente confirma Lippi no cargo. Página visitada em 28 de julho de 2008.
  21. Sedes da Copa de 2006 (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  22. Duplipensar.net. Cidades-sede e estádios da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha (html). português. Página visitada em 19/06/2009.
  23. Dw-world.de (26.05.2005). Reforma dos estádios da Copa custa 1,5 bilhão de euros (html) (em português brasileiro). Página visitada em 19/06/2009.
  24. The New York Times. "Após 20 anos, declínio da antiga Alemanha Oriental continua" (html) (em português). 19/06/2009. (página da notícia visitada em 19/06/2009)
  25. Os classificados para a Alemanha (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  26. Eliminatórias da América do Sul (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  27. Eliminatórias da Américas do Norte, Central e Caribe (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  28. Eliminatórias da Ásia (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  29. a b Eliminatórias da África (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  30. Eliminatórias da Oceania (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  31. a b c d e f g h Jornal Pequeno (7 de dezembro de 2005). Sorteio da Copa 2006 - Fifa define os 8 cabeças-de-chave (em português). Página visitada em 19/06/2009.
  32. para maiores detalhes: Explicação da FIFA sobre o sorteio e reportagens da BBC sobre a distribuição dos cabeças-de-chave e dos potes.
  33. (em inglês) Artigo do jornal The Guardian sobre o 'Grupo da Morte'
  34. (em inglês) Artigo da FOX Sports sobre o 'Grupo da Morte'
  35. (em inglês) http://eur.i1.yimg.com/eur.yimg.com/i/eu/fifa/regen.pdf Regras oficiais FIFA (PDF)
  36. www.fifa.com.
  37. Bola n@ área. Copa do mundo de 2006 (htm) (em português). Página visitada em 22/06/2009.
  38. a b Confira os oito grupos da Copa do Mundo de 2006 (html) (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  39. Tabela da Copa de 2006 (html) (em português). Página visitada em 22/06/2009.
  40. Copa do mundo de 2006 (em português). Copa de 2006. Página visitada em 22/06/2009.
  41. Título não preenchido, favor adicionar.
  42. Red card to trafficking during World Cup (php) (em inglês) (26/04/2006). Página visitada em 21/06/2009.
  43. Pesquisador defende campanha mundial mais forte contra racismo nos estádios (aspx) (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  44. Futebol/Mundial: Adeptos benguelenses decepcionados com a eliminação do Brasil (html). Agência AngolaPress. Página visitada em 23/07/2009.
  45. Angola na Copa de 2006 (html) (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  46. A GEOGRAFIA DA 18ª COPA DO MUNDO (pdf) (em português). O Globo. Página visitada em 23/07/2009.
  47. http://www.fcunha.com.br/artigo/A33.htm.
  48. Lionel Messi - Atacante da Argentina (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  49. Gol contra de Gamarra é o mais rápido das Copas (html) (em português e espanhol) (10/06/2006). Página visitada em 21/06/2009.
  50. Notícias e curiosidades da Copa (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  51. Iunes, Ivan; Correio Web (01/07/2006). Nau portuguesa afunda os ingleses (htm) (em português). Copa 2006. hotsites. Página visitada em 21/06/2009.
  52. a b Seleção portuguesa (em português). Página visitada em 21/06/2009.
  53. História da Seleção Brasileira:1991 - 2006 (asp) (em português). Estádio 97. UOL. Página visitada em 06/07/2009.
  54. De olho na UE, Montenegro inicia separação da Sérvia (html) (em português). Terra Networks. Página visitada em 06/07/2009.
  55. "Ronaldo se tornou maior artilheiro das copas em 2006" (jhtml) (em português). UOL. . (página da notícia visitada em 06/07/2009)
  56. Amarelo para os juízes (html) (em português). Amarelo para os juízes. Veja. Página visitada em 06/07/2009.
  57. a b Expulsões em Copa do Mundo (php) (em português). Página visitada em 06/07/2009.
  58. Suíça é eliminada nos pênaltis e deixa a Copa sem levar um único gol (em português). Página visitada em 06/07/2009.
  59. Goleiro ucraniano pega dois pênaltis e é eleito o melhor do jogo (jhtml) (em português). UOL (26/06/2006). Página visitada em 06/07/2009.
  60. Lúcio bate recorde de Gamarra de maior tempo sem faltas na Copa (html) (em português) (Sábado, 1 de Julho de 2006). Página visitada em 06/07/2009.
  61. COSTA, EDUARDO VIEIRA DA; Folha Online (26/06/2006). Leitura labial em jogos da seleção irrita Parreira (shtml) (em português). Página visitada em 06/07/2009.
  62. Brasil e Espanha dividem o prêmio "Fair Play" (html) (em português). Copa 2006 (10.07.2006). Página visitada em 06/07/2009.
  63. Brasil e Espanha dividem o prêmio "Fair Play" (jhtml) (em português). Copa de 2006. UOL (09/07/2006). Página visitada em 06/07/2009.
  64. Azuis x Azuis (em português). UOL (07/07/2006). Página visitada em 06/07/2009.
  65. Enfim, Itália vence disputa por pênaltis em Copas (shtml) (em português). Folha Online (09/07/2006). Página visitada em 06/07/2009.
  66. Zidane é o quarto jogador a marcar em duas finais de Copa (jhtml) (em português). Copa do Mundo de 2006. UOL (09/07/2006). Página visitada em 06/07/2009.
  67. Copa do Mundo de 1990 na Itália (htm) (em português brasileiro). Mochileiro. Página visitada em 02/11/2009.
  68. Equipes da Copa do Mundo de 2006 (html) (em português). Página visitada em 21/06/2009.

Ligações externas

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/