segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa: Primeiras vezes em solo africano


Direto de Joanesburgo
Quando o inglês Howard Webb soar o apito final para Holanda x Espanha vários fatos inéditos da História das Copas do Mundo terão sido concretizados aqui na África do Sul. É verdade que desde 1930 tabus são rompidos e fortalecidos a cada Mundial e as tradições vão se renovando, mas esta edição, em especial, tem variadas e simbólicas 'primeiras vezes'. A começar pelo mais óbvio: é a primeira Copa realizada no continente africano, o mais marginalizado do planeta.

Já com a bola rolando, tivemos algumas 'primeiras vezes' que não estavam no script, que a história do futebol não confirmaria. Veja abaixo uma lista com cinco importantes 'primeiras vezes' da Copa do Mundo 2010.

1) Copa na África
11 de junho de 2010


A despeito dos temores iniciais com relação a segurança e infraestrutura, assistimos a um Mundial bem sucedido. Não foi tão perfeito como pintam autoridades globais e os caciques da FIFA, mas pode sim ser chamado de 'sucesso'. Os aeroportos são exemplares, mas o transporte público foi uma tragédia. Não houve nenhum grande incidente violento, mas a segurança durante os jogos foi frouxa. Os estádios Soccer City, Moses Mabhida (Durban) e Green Point (Cidade do Cabo) são um esplendor, mas fazer jogos em Rustemburg e Pretoria foram 'forçação de barra', como se diz.

2) Seleção anfitriã eliminada na primeira fase
22 de junho de 2010


Foi uma pena, mas não foi injusto. Nunca o país que recebeu o Mundial montou um time tão fraco. Os números (4 pontos em 3 jogos) levam a crer que a campanha não foi tão ruim assim, mas se analisarmos o que foi feito em campo, com exceção do jogo contra a agonizante França, o time de Carlos Alberto Parreira não mostrou merecer uma vaga nas oitavas. Os sul-africanos, mais especificamente os negros, são apaixonados por futebol e mereciam uma representação de melhor qualidade.

3) Campeão e vice eliminados na primeira fase
24 de junho de 2010


A queda de Itália e França ainda na primeira fase propiciou mais este fato inédito. Pode ter sido apenas uma coincidência, mas também pode ser interpretado como confirmação de que ciclos de predomínio no futebol mundial são cada vez mais curtos. O que não se pode negar é que os selecionadores estão com dificuldades para mesclar jogadores consagrados com novos nomes. O que será que tem piorado? As novas gerações de jogadores ou de técnicos?

4) Mais americanos classificados do que europeus
25 de junho de 2010


Nesta Copa, a fase de oitavas-de-final foi composta por uma equipe africana, duas asiáticas, seis europeias e sete das Américas. Embora os europeus tenham sido mais efetivos, preenchendo os três primeiros postos no final, esta representatividade dos países do nosso continente na fase de mata-mata é um novo sinal de força. E em 2014, a tendência é que isso se repita.

Ressalva: em 1930, Uruguai, Argentina e EUA foram à semifinal, que era a segunda fase, mas levemos em conta que 70% das 13 seleções participantes eram das Américas.

5) Europeus campeões fora do Velho Continente
11 de julho de 2010


O time que vencer hoje será a primeiro e único (pelo menos nos próximos quatro anos) europeu a ganhar uma Copa noutro continente. Este tabu de 80 anos espanta um mito de que europeus têm mais dificuldades do que sul-americanos para se adaptarem à disputa de uma competição muito longe de casa. Na verdade, isso não é nada fácil, já que só o Brasil foi (duas vezes) campeão fora de seu próprio continente.
Há outros fatos inéditos como a classficação de dois times da Oceania e a participação das duas Coreias. Você se atentou a alguma outra 'primeira vez' na História das Copas que tenha ocorrido na África? Então enriqueça este post deixando seu comentário abaixo. 

 http://g.br.esportes.yahoo.com/futebol/copa/blog/daredacao

Galvão Bueno vai só até 2014

A trajetória de Galvão Bueno à frente das transmissões esportivas na Rede Globo está chegando ao fim. O narrador anunciou neste domingo (11/07), após a transmissão da final da Copa do Mundo, que o mundial do Brasil será o último que ele vai narrar. O contrato dele com a Globo vai exatamente até o ano de 2014.
"A próxima Copa é no Brasil e depois, a outra, só se pudesse falar como o nosso ex-presidente Jânio Quadros, eu diria o seguinte: pode ser até que lá estarei, mas não trabalharei, apenas assistirei".
O narrador disse também que pretende passar mais tempo com a família depois da Copa de 2014. “Vamos pensar um pouco na família, que é coisa mais importante que eu tenho na minha vida”.
A Copa da África do Sul foi a décima narrada por Galvão. Desde 1990 ele é o narrador número 1 da Globo. Em entrevista publicada esta semana na revista Isto É, Galvão disse que não ficou tão abalado com a derrota para a Holanda porque já temia pela desclassificação. Ele afirmou que, em vários momentos, se controlou para não criticar Dunga de forma mais veemente.

http://g.br.esportes.yahoo.com/futebol/copa/blog/daredacao

Comissão aprova compra de recarga de munição por mais instituições

Comissão aprova compra de recarga de munição por mais instituições

Arquivo - Luiz Alves
Campos: arma com munição recarregada só poderá ser usada em treinamentos.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (7) proposta que amplia o número de instituições autorizadas a adquirir insumos e máquinas para recarga de munição. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Guilherme Campos (DEM-SP) ao Projeto de Lei 6674/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP).
Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03, regulamentada pelo Decreto 5.123/04) concede essa permissão apenas às instituições de ensino policial e às guardas municipais.
Pela proposta, também poderão comprar esses materiais as seguintes instituições:
- Forças Armadas;
- órgãos de segurança pública (polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civil, militar e corpos de bombeiros militares);
- Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
- polícias legislativas;
- órgãos que empregam agentes e guardas prisionais e integrantes das escoltas de presos, além das guardas portuárias;
- empresas de segurança privada e de transporte de valores;
- entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades demandem o uso de armas de fogo;
- e Receita Federal e Ministério do Trabalho e Emprego (para os integrantes das carreiras de auditoria).
Guilherme Campos afirma ser "absolutamente incompreensível" o critério adotado na legislação para não conceder às instituições mencionadas o direito de adquirir insumos e equipamentos para recarga de munição.
O relator incluiu no texto a proibição do comércio do armamento recarregado, assim como sua utilização em operações. Esse tipo de munição, conforme o substitutivo, deverá ser utilizado apenas em treinamentos, para "não comprometer a segurança das pessoas envolvidas, pois existe o risco de ocorrência de problemas técnicos, como falhas na execução do tiro".
O texto aprovado também determina que caberá ao Comando do Exército regulamentar os limites quantitativos e qualitativos da recarga. As Forças Armadas, no entanto, não ficarão submetidas a essa regra.
Falta de controle
Contrário à aprovação do projeto, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) sustentou, por meio de voto em separado, que a proposta vai dificultar ainda mais o controle sobre as munições que circulam no País. "Cartuchos destinados ao Exército, por exemplo, poderiam ser reutilizados por outras pessoas até para a prática de crimes, e a perícia apontaria a autoria para um militar. O prejuízo é certo", disse.
Para Dutra, a medida não se justifica porque as instituições beneficiadas não realizam o treinamento periódico de seus funcionários. "Qual a necessidade, então, da aquisição de equipamentos de recarga de munição?", questionou.
Tramitação
A proposta segue para análise conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.  da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves

O que gostaríamos de ver na Copa-2014?

Com o fim da Copa-2010, a saudade já toma conta dos fãs do Mundial. Seja de ser dispensado mais cedo do trabalho em dia de jogo da Seleção e/ou de ver os maiores craques do mundo em campo, o dia seguinte da Copa do Mundo deixa na maioria uma sensação de vazio. E agora, o que vem pela frente?
Pensando nisso, elaboramos uma lista com dez coisas que gostaríamos de ver na próxima Copa, no Brasil, em 2014. Leia logo abaixo e deixe seu comentário!
1- Melhor desempenho dos grandes craques
A maioria dos grandes astros do futebol, aqueles tão falados que geraram tanta expectativa antes do início do Mundial da África do Sul, simplesmente não apareceram. Seja o melhor do mundo Lionel Messi, que não balançou a rede; o novo papai Cristiano Ronaldo, que fez apenas um gol engraçado contra a Coreia do Norte; ou Kaká, que voltou para casa eliminado nas quartas e com um cartão vermelho no currículo.
A falta de brilho das feras permitiu que outros jogadores não tão badalados se projetassem, como os alemães Müller e Ozil e os espanhóis Villa e Iniesta. Mas da próxima não custa nada termos um melhor desempenho dos craques já consagrados, não?
2- Uma febre menos irritante das torcidas
Toda Copa tem sua febre, mas a do Mundial-2010 foi talvez a que mais aborreceu os fãs de futebol que acompanharam a Copa pela TV (e ensurdeceu os que assistiram à Copa no estádio): a vuvuzela. Tomara que a novidade introduzida na Copa do Brasil seja menos aborrecida.
3- Menos lugares vazios
Tudo bem que a África do Sul era bem longe de qualquer um dos grandes centros futebolísticos do mundo, mas lugares vazios até em semifinal da Copa não dá. Talvez a Fifa deva concentrar melhor os US$ 3.3 bilhões que lucrou com o Mundial em atrair mais público aos estádios.
4- Mais Maradona
Com as suas superstições bizarras, treinamentos divertidos e incapacidade de ficar cinco minutos sem um disparate, Maradona foi uma fonte constante de diversão para a imprensa e o público antes da fragilidade tática de sua seleção ser mostrada pela Alemanha. Atualmente o comandante dos hermanos está recluso, pensando se seguirá ou não à frente da equipe. Fica a torcida para que ele permaneça até a Copa-2014. Imagina o que ele não vai aprontar no Brasil?
5- Introdução da tecnologia no futebol
Depois de anos de uma resistência espartana em utilizar auxílio tecnológico para lances duvidosos, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já admitiu rever esta posição. Argentina x México e Alemanha x Inglaterra foram apenas dois dos embates prejudicados por erros de arbitragem.
Mais dois árbitros, um atrás de cada gol? Chip dentro da bola? Uso de replay? Seja o que for, passou da hora do futebol sofrer mudanças em sua estrutura.
6- Menos animais 'videntes'
O polvo "vidente" Paul, que acertou oito palpites em oito tentativas durante a Copa-2010, foi a grande sensação do Mundial. No entanto, o seu sucesso causou um surto de animais videntes, como "Mani, o periquito", "Pino, o macaco" e "Lin Ping, o panda". E sempre é bom deixar claro que nenhum dele chegou aos pés (melhor, tentáculos) de Paul. Lembrando que o passe de Paul está avaliado em mais de € 30 milhões após proposta de grupo de empresários espanhóis.
7- Mais marketing de guerrilha
Você se lembra daquela polêmica no início da Copa, em que um grupo de torcedoras holandesas de minissaia foi detido por fazer propaganda ilegal de cerveja? Relembre a foto logo abaixo e entenda a razão pela qual defendemos mais ações como essas em 2014.
Da Larissa Riquelme nem precisa falar, certo? Que muitas musas invadam o Brasil em 2014!
8- Menos ferrolhos
Muitos devem se lembrar de que, na primeira rodada da Copa, a Suíça venceu a campeã mundial Espanha por 1 a 0. Como o time da terra do chocolate, do canivete e da limonada fez isso? Claro, fechando-se em um esquema extremamente defensivo e aproveitando-se das escassas oportunidades de contra-ataque. Isso não é futebol! Queremos a arte, a graça e a ginga do esporte bretão. Chega do estilo Nova Zelândia, que foi a única a sair invicta da Copa valendo-se de um esquema covarde e que nada acrescenta ao esporte.
9- Melhor segurança nos estádios
Para recapitular: um torcedor inglês invadiu o vestiário inglês após o empate do "English Team" com a Argélia; outro italiano entrou no gramado na semifinal entre Espanha e Alemanha para mostrar sua mensagem de paz na camiseta; e na final, Jimmy Jump, o mais ousado, foi para o campo e por muito pouco não conseguiu colocar uma touca na taça. Isso sem falar das inúmeras pessoas que entraram no estádio sem ingresso e/ou credencial. Melhor segurança para o próximo Mundial é extremamente necessário.
10- Uma final melhor
Claro que já assistimos muitas decisões de Copa ruins, mas a de 2010 é uma forte candidata a pior da história. Oito cartões amarelos e um vermelho, além da falta de lances de gol, deixou uma sensação de "poderia ter sido melhor" nos torcedores. Fica a torcida para que em 2014 os fãs possam assistir uma final cheia de gols, comos nos bons tempos.
Crédito: blog Dirty Tackle 

TEMER FECHA ACORDO E CÂMARA APROVA PEC 300


A criação do piso nacional para policiais e bombeiros militares ainda precisa ser analisada em segundo turno antes de seguir para o Senado. O texto aprovado por todos os 349 deputados presentes é o de uma emenda que resultou de um acordo entre o governo e as lideranças da categoria, intermediado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP).
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta terça-feira (6/7), em primeiro turno, a proposta de criação de um piso salarial para os policiais dos estados (PECs 446/09 e 300/08). O texto aprovado por todos os 349 deputados presentes é o de uma emenda que resultou de um acordo entre o governo e as lideranças da categoria, intermediado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP).
Ao longo de toda a tarde de terça, o presidente se reuniu com líderes de partidos da base do governo e da oposição na tentativa de chegar a um acordo sobre a proposta. A idéia inicial dos líderes era colocar em votação quatro das oito medidas provisórias que trancam a pauta do plenário, mas, diante das divergências em plenário, Temer decidiu votar apenas duas MPs para então abrir caminho para a votação da PEC 300 em votação. "Não é nada demais que os nossos parlamentares, todos eles, sem exceção, permaneçam aqui, em homenagem àqueles que estão nas galerias, até meia-noite, 1 hora da manhã", disse o presidente da Câmara, em referência aos policiais militares e bombeiros que acompanhavam a sessão extraordinária.
A criação do piso nacional ainda precisa ser analisada em segundo turno antes de seguir para o Senado. De acordo com a emenda, uma lei federal definirá o piso salarial dos policiais civis e militares e dos bombeiros dos estados, que passarão a receber na forma de subsídio. A mesma lei criará um fundo para ajudar os estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados. A lei também definirá o prazo de duração desse fundo.
A partir da promulgação da futura emenda constitucional, o Executivo terá 180 dias para enviar o projeto dessa lei ao Congresso.
Antes da aprovação da matéria, o presidente da Câmara, Michel Temer, cumprimentou todas as lideranças e os deputados mais atuantes na negociação do texto aprovado. "Do envolvimento desses deputados, resultou o envolvimento de toda a Casa, que conseguiu chegar a um termo final, mostrando como a democracia é um diálogo do qual nasce o equilíbrio", afirmou.
Com informações da Agência Câmara.

NOVO BLOG POLICIAL FOI LANÇADO NO SERIDÓ


Já está no ar um novo blog com conteúdo policial no Rio Grande do Norte, trata-se do Blog do Eduardo Dantas, radialista da cidade de Caicó que também entrou no mundo da blogosfera, lançando o seu blog cujo endereço é: www.eduardoserido.blogspot.com.

O link está do lado esquerdo deste blog.

Retirado de:patunews.blogspot.com

In Memorian - Corpo de sargento Fernandes será sepultado amanhã



O tenente-coronel Antônio Cipriano de Almeida disse que somente com a chegada do corpo em Caicó haverá definição do horário do sepultamento, mas provavelmente será pela manhã.

Após ser liberado no ITEP em Natal e conduzido para Caicó, será velado na residência de familiares no Bairro Barra Nova.

Antes do sepultamento será celebrada missa de corpo presente na capela de Nossa Senhora da Conceição no 6º Batalhão de Polícia Militar.

Sargento Fernandes que iria completar 45 anos no dia 10 de novembro dirigia uma viatura da PM quando colidiu com um Voyage na saída de Bom Jesus.


O Sargento se deslocava de Natal para onde tinha viajado com o objetivo de fazer revisão na viatura e conduzir alguns documentos do destacamento de São João do Sabugi.

No Voyage estavam três pessoas,Uma sofreu lesões graves e duas sofreram lesões leves. 
 
http://rosivanamaral.blogspot.com/

Menino de 11 anos mata adolescente no Maranhão

Eles teriam discutido durante jogo de futebol, segundo a polícia.
Garoto está sob responsabilidade da Promotoria Pública.

Do G1, em São Paulo
Um menino de 11 anos matou um adolescente em Matinha, no Maranhão, na manhã de desta segunda-feira (12). Segundo a polícia, os dois discutiram quando participavam de um jogo de futebol realizado na quadra de uma praça da cidade. A vítima tinha 15 anos e morreu no local.
“Não houve motivo. Foi uma briga por causa do jogo. Ele deu um golpe com o canivete no peito do outro garoto na região do coração”, afirmou ao G1 João Silveira, assistente da delegacia.
Segundo a polícia, outras pessoas que também estavam na praça tentaram socorrer o adolescente, mas ele morreu pouco depois de receber o golpe.
O menino foi detido e encaminhado para a Promotoria Pública. Ele está sob responsabilidade do órgão, que vai definir quais providências serão tomadas. Os promotores devem se reunir na terça-feira (13) com a família do menino e da vítima.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/menino-de-11-anos-mata-adolescente-no-maranhao.html

Cruyff critica atuação da Holanda: "feia, vulgar, dura"


Barcelona, 8 jul (EFE).- O ex-craque holandês Johan Cruyff fez contundentes críticas à atuação da Holanda na derrota de ontem para a Espanha na final da Copa do Mundo, classificando-a como "feia, vulgar, dura, pouco vistosa e carente de futebol".
Em sua coluna publicada na edição desta segunda-feira do "Periódico de Catalunya", Cruyff afirmou que a final da Copa foi vencida "por quem mais mereceu".
Segundo ele, o meia Andrés Iniesta, autor do gol que deu o título à Espanha, representa "o melhor Barcelona, o jogador habilidoso e o que mais sofre com a truculência dos adversários".
Cruyff admitiu ainda que, independentemente de quem ficasse com o título, se sentiria feliz.
"E qualquer que fosse o perdedor, sofreria uma decepção. E das grandes. Portanto, ao terminar 0 a 0 no tempo regulamentar, sabia que o resto do jogo seria uma loteria. E quando vi Iniesta colocar sua equipe nas costas, sabia que a Espanha ganharia", disse.
Cruyff explicou que o estilo nada vistoso da Holanda serviu "para desordenar a Espanha", uma seleção que jogou "20 minutos estupendos (...), mas que aceitou a troca de agressões e caiu nas provocações".
"Alguns praticavam o anti-futebol ao considerar que era a única maneira de sobreviver, e os outros, os favoritos, se viram em uma situação que lhes soava detestável", comentou.
O holandês também aproveitou para criticar a arbitragem do inglês Howard Webb.
"É permitido arbitral mal, cometer equívocos, mas o que não se pode é criar a própria justiça e, pior ainda, inventar uma aplicação pessoal do regulamento", criticou.
Cruyff disse que o árbitro "não só deixou de expulsar dois holandeses", como "olhou para o outro lado nos momentos em que deveria se impôr".
"Uma final de Copa do Mundo merece uma grande arbitragem e, sobretudo, um árbitro que se atreva a fazer tudo o que representa ser juiz", insistiu. EFE

http://g.br.esportes.yahoo.com/futebol/copa/blog/daredacao/post/O-invasor?urn=fbintl,255186

Vejam a Previsão do NOPS: Holanda vai em busca do Tri-Vice


Seleção holandesa está ansiosa pelo título inédito de tri-vice-campeã.

Após ser vice-campeã nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, a seleção holandesa parte em busca do tri-vice-campeonato na África do Sul. Há 25 jogos sem perder, o técnico da Holanda Bert van Marwijk afirmou que espera que seu time entre em campo contra o vencedor de Alemanha X Espanha relaxado e pronto para a não conquista do título.

“O jogo contra o Brasil foi o mais difícil, pois foi um esforço muito grande não perder para uma seleção tão fraca e sem estrelas. Ainda bem que o Felipe Melo nos ajudou…” provocou o lateral-esquerdo holandes Giovanni van Bronckhorst.

Marwijk está planejando uma desconcentração da seleção holandesa para os próximos dias, prevendo treinos puxados para que os jogadores estejam exaustos e abram as pernas contra seu adversário no próximo domingo.


Link: http://nops.com.br/2010/07/06/holanda-vai-em-busca-do-tri-vice/

Espanha, seja bem-vinda ao clube dos oito.

Copa do Mundo
Ano Campeão Vice Final Sede
2014 -- -- -- Brasil
2010 Espanha Holanda(tri-vice) 1x0 África do Sul
2006 Itália França 1x1 (5x3 pen) Alemanha
2002 Brasil Alemanha 2x0 Coreia do Sul e Japão
1998 França Brasil 3x0 França
1994 Brasil Italia 0x0 (3x2 pen) Estados Unidos
1990 Alemanha Ocidental Argentina 1x0 Italia
1986 Argentina Alemanha Ocidental 3x2 Mexico
1982 Italia Alemanha Ocidental 3x1 Espanha
1978 Argentina Holanda 3x1 Argentina
1974 Alemanha Ocidental Holanda 2x1 Alemanha Oc.
1970 Brasil Italia 4x1 Mexico
1966 Inglaterra Alemanha Ocidental 4x2 Inglaterra
1962 Brasil Tchecoslovaquia 3x1 Chile
1958 Brasil Suecia 5x2 Suécia
1954 Alemanha Ocidental Hungria 3x2 Suiça
1950 Uruguai Brasil 2x1 Brasil
1938 Italia Hungria 4x2 França
1934 Italia Tchecoslovaquia 2x1 Italia
1930 Uruguai Argentina 4x2 Uruguai
Observações:

» Resultados de jogo decididos após prorrogação: 1934, 1 a 1 no tempo normal e 2 a 1 resultado final após prorrogação; 1966, 2 a 2 no tempo normal e 4 a 2 após prorrogação; 1978, 1 a 1 e 3 a 1 após prorrogação; 1994, 0 a 0 no tempo normal e após prorrogação, sendo decidido nos penais; e 2010, 0 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação.

» A Alemanha é a reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental.
» A Russia herdou todas as estatisticas da antiga União Sovietica.
» A Tchecoslováquia não mais existe pois se dissolveu em duas Nações: Republica Checa e Eslováquia.
» Em 1942 e 1946 não houve competição devido a segunda guerra mundial.

Fonte: FIFA.com

Secretário afirma que na segurança pública não tem “politicagem”

Cristovam Praxedes foi entrevistado no Jornal 96 e disse que fez exigência antes de assumir. Ele também faz análise dos três meses na segurança.

Por Thyago Macedo

Passados três meses a frente de uma das pastas mais problemáticas do Governo do Estado, o atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social, desembargador Cristovam Praxedes, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido pela polícia do Rio Grande do Norte e declarou que na sua secretaria não existe “politicagem”.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta segunda-feira (12), Cristovam Praxedes, falou da importância em se manter a independência para concretizar ações de sucesso.

“Quando me aposentei e deixei o Tribunal me procuraram para falar da possibilidade de assumir a Segurança. Estive reunido com a então governadora Wilma de Faria e com vice e, hoje governador, Iberê Ferreira. Na ocasião, disse para os dois que iria aceitar, mas fiz uma exigência”.

O desembargador revelou ao jornalista Diógenes Dantas o pedido que fez antes de ser empossado secretário. “Só aceitarei assumir a Segurança Publica se não houver política dentro da secretaria. Falei que esse já é um cargo difícil e o fato de não ter politicagem faz com que o trabalho se torne mais útil”, destaca.

Cristovam Praxedes citou que a exigência foi acatada tanto por Wilma como por Iberê. “Até hoje, nesses três meses, graças a Deus o governador nunca me pediu nada relacionado à política”.

Ainda de acordo com o secretário, o trabalho que vem sendo desenvolvido na segurança pública é visando não só o presente, mas, principalmente o futuro. Ele frisou que os efeitos no combate a criminalidade não são imediato.

“Segurança melhorada não significa dizer que não se mate mais ninguém. A violência existe no mundo todo, principalmente, no tocante a droga. Entretanto, estamos fazendo um trabalho sério e precisamos contar com apoio da sociedade. Nossa missão é de se buscar elementos para que com o nosso trabalho façamos com que a confiança retorne a comunidade".

Praxedes citou como exemplo as várias operações realizadas nos últimos três meses, que retiraram de circulação criminosos acusados de homicídios, tráfico de drogas, roubo de cargas, furtos de combustíveis e assaltos.

“Essas ações vão continuar porque a polícia está trabalhando bem em conjunto. Existe uma força muito grande na Polícia Militar com o comando do coronel Araújo e na Polícia Civil com o delegado Elias Nobre, o delegado Ben-Hur”, disse.

O secretário de segurança pública comentou ainda a situação do policiamento no interior do Rio Grande do Norte. Ele lembrou que novos batalhões e companhias foram criados recentemente. Além disso, Cristovam Praxedes informou que a inteligência da polícia realiza um mapeamento em vários pontos. “Nós estamos fazendo esse levantamento em cidades que fazem fronteiras com os estados do Ceará e Paraíba para melhorar ainda mais a ação policial”.


Questionado pelo jornalista Diógenes Dantas sobre qual o maior problema da segurança pública, Cristovam Praxedes afirmou: “o grande desafio é exatamente a droga, causadora de talvez 90% de todos os delitos, de todos os males da segurança pública. Por isso, o nosso combate à droga tem sido maior do que nos outros setores”.

Durante o Jornal 96, o desembargador comentou que solicitou uma estatística das prisões e apreensões realizadas nos últimos três meses e prometeu revelar os dados ainda nesta semana.

Entrevista

Confira abaixo a entrevista completa concedida ao Jornal 96 desta segunda-feira (12). http://www.nominuto.com/noticias/policia/secretario-afirma-que-na-seguranca-publica-nao-tem-politicagem/56425/


COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/