sexta-feira, 16 de julho de 2010

Primo de Bruno volta atrás e diz que goleiro não acompanhou execução

Nova versão de “Camelo” contradiz depoimento dado à polícia sobre a presença do jogador na cena do crime.

Por Artur Dantas

Em novo depoimento prestado à polícia de Minas Gerais na quinta-feira (16), Sérgio Rosa Sales “Camelo” afirmou que o primo e atleta afastado do Flamengo, Bruno, não seguiu com a ex-namorada Eliza Samudio para o local da execução.

Na versão anterior, Sales disse que Bruno estava acompanhado do amigo do jogador, Macarrão, do motorista Flávio Caetano de Araújo e do adolescente que detalhou o suposto assassinato da modelo.

"Antes (no depoimento do dia 8), eu menti. Ele ficou comigo no sítio. Ele estava impaciente, temeroso, toda hora ele ia na máquina e colocava uma música diferente. Eu nunca tinha visto ele assim", afirmou Camelo.

Sales relatou ainda que depois de retornar ao sítio, o grupo carregou a mala vermelha de Eliza e chamou o goleiro para uma outra parte da propriedade. "Eu cheguei a ir atrás, mas o Bruno mandou voltar e vi eles colocando fogo na mala” conpleotu.

Ainda de acordo com o depoimento do primo do goleiro, a suposta amante do jogador, Fernanda Gomes, esteve no sítio com o Bruno no dia sete de junho e presenciaram a chegada de Eliza, trazida por Macarrão e pelo menor.

Camelo relatou aos policiais que durante a noite Fernanda teria questionado ao goleiro o que faria com “a menina” o Bruno teria respondido que daria um apartamento para ela.

* Com informações do portal G1



http://www.nominuto.com/noticias/policia/primo-de-bruno-volta-atras-e-diz-que-goleiro-nao-acompanhou-execucao/56730/

Natal tem média de 12 agressões por dia contra mulher

De janeiro até hoje, foram registrados 2.532 casos, o que reforça estimativa nacional de que a cada 15 segundos uma mulher é atacada no Brasil.

Por Thyago Macedo
Foto: Vlademir Alexandre

Somente na Delegacia da Mulher da Zona Norte da capital, foram feitos 760 BOs.
Os casos de agressões contra mulheres aumentaram em Natal. De acordo com dados da Polícia Civil, a capital do Rio Grande do Norte tem uma média de 12,8 registros por dia. De janeiro até esta sexta-feira (16), foram contabilizados 2.532 casos, o que reforça a estimativa nacional de que a cada 15 segundos uma mulher é atacada no Brasil.


A conclusão é da organização não governamental Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos (Cohre), que divulgou estudo hoje apontando que uma em cada quatro brasileiras sofre com violência doméstica.


O relatório destaca também que as vítimas de violência doméstica se submetem aos maus-tratos porque não dispõem de condições financeiras para sobreviver sem a ajuda dos companheiros. Durante a pesquisa, 24% das entrevistadas no Brasil disseram que, apesar das agressões, não se separam.




Tal situação é observada em Natal devido à desproporcionalidade entre a quantidade de boletins registrados para os inquéritos instaurados. Somente na Delegacia da Mulher da Zona Norte da capital, foram feitos 760 BOs, destes apenas 168 casos se transformaram em processos.


Na Delegacia da Mulher da zona Sul, por exemplo, os dados do ano de 2009 revelam que somente 15% dos registros passaram a ser inquéritos policiais. De acordo com as duas delegacias, a maioria dos casos registrados, cerca de 90%, é de lesão corporal de natureza leve ou ameaças.


A explicação para o aumento na quantidade de agressões, de acordo com a polícia, é a difusão da Lei Maria da Penha, que trouxe mais segurança para as vítimas. Com isso, elas têm perdido o medo de procurar uma delegacia e relatar os maus-tratos. Mesmo assim, muitas das vítimas não querem que seus maridos, companheiros ou filhos sejam presos.

De acordo com a Ong Cohre, no Brasil, 70% das vítimas de violência foram agredidas dentro de casa e, em 40% dos casos, houve lesões graves. O estudo indica também que a maior parte das vítimas não exerce atividades profissionais fora de casa. A Ong informa ainda que esses problemas são mais comuns entre as mulheres pobres.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/natal-tem-media-de-12-agressoes-por-dia-contra-mulher/56724/

Militar recebe 448 novos homens para reforçar o efetivo

O efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte recebeu, a partir de ontem, um incremento de 448 homens, quando foi realizada a solenidade de formatura dos novos soldados da corporação.
Os novos militares, segundo informou o Governo do Estado através de sua assessoria de imprensa, serão distribuídos na área da Grande Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Até ontem ainda não havia uma definição exata da quantidade de policiais que seria enviada a cada cidade.
Durante o curso de formação, realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAPM), em Natal, e também nos municípios de Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, os alunos tiveram aulas em 30 disciplinas de oito áreas temáticas com ênfase no policiamento comunitário, relações humanas, técnicas policiais e direitos humanos.
Além das aulas teóricas, os alunos também tiveram vários tipos de aulas práticas, tendo destaque para o curso "Jornada de local de crime", realizado em parceria com os delegados titulares da Delegacia de Homicídios (DEHOM).
Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar 120 horas de cursos à distância, importantes para fundamentar ações policiais no cotidiano desses novos profissionais, além de estágios supervisionados em mercados públicos e jogos de futebol para terem contato com grandes públicos.

NOVAS VIATURAS
O incremento de novos policiais vem junto com 10 viaturas tipo GM Blazer, que foram enviadas ontem para Mossoró e região. Uma parte dos carros, segundo o coronel Wellington Alves, responsável pelo Comando de Policiamento Regional (CPR), ficará à disposição da PM de Mossoró e outra vai atuar na região das divisas.
Ainda neste mês, serão formados mais 120 policiais militares que serão distribuídos entre Mossoró e cidades vizinhas. A informação foi confirmada ontem pelo tenente-coronel Eliezer Rodrigues, comandante do II Batalhão de Polícia Militar de Mossoró.


http://www.defato.com/popular.php

Presos suspeitos de integrar quadrilha ==> Afastados policiais feitos reféns

Presos suspeitos de integrar quadrilha
Andrey Ricardo
Da Redação

A polícia vai investigar a ligação de quatro assaltantes que foram presos no fim da tarde de ontem, em Macaíba, com a quadrilha que invadiu o Destacamento da Polícia Militar de Serra do Mel, distante cerca de 40km de Mossoró. Os bandidos fugiram levando todo o armamento dos policiais e ainda tentaram roubar um caixa eletrônico do banco Bradesco, mas não conseguiram executar essa última ação. O quarteto foi preso após uma troca de tiros com PMs após praticarem dois assaltos.
De acordo com o coronel Welinton Alves, que é responsável pelo Comando de Polícia Regional (CPR), que atende Mossoró e região, e está acompanhando de perto o trabalho de investigação, foi levantada a suspeita de que os quatro bandidos presos em Macaíba façam parte da quadrilha que invadiu a DP de Serra do Mel. Com eles, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm, semelhante ao armamento que foi utilizado pelos assaltantes em Serra do Mel (havia ainda escopetas e fuzis), além de um veículo roubado, tipo Fiat Pálio Weekend com placas clonadas NNV - 0205.
Porém, o coronel Alves frisa que até ontem à tarde ainda não havia uma prova concreta da ligação dos quatro bandidos presos em Macaíba com a quadrilha, formada por mais de 10 assaltantes que aterrorizaram a cidade de Serra do Mel. "Foi levantada essa hipótese pelo nosso setor de inteligência, mas até agora ainda não há nada confirmado. Todas as informações que nossas equipes conseguiram colher serão encaminhadas para a Polícia Civil, responsável pelas investigações", explica o oficial militar, que até as 18h30 de ontem ainda não tinha a qualificação dos quatro presos.
Os suspeitos foram presos pela Polícia Militar de Parnamirim, logo após realizarem dois assaltos em Macaíba. No fim da tarde de ontem, um deles, identificado como Paulo Manoel Gomes, 34, havia sido baleado no confronto com policiais militares. Um segundo suspeito foi identificado inicialmente como Gustavo Gomes de Lima, 24. Os outros dois envolvidos não tinham sido identificados. O quarteto foi levado para ser autuado em flagrante pelos dois assaltos na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Até às 19h de ontem, outros suspeitos eram procurados.

EM MACAÍBA
O primeiro alvo dos quatro assaltantes presos foi uma indústria de água mineral. De lá, fugiram levando um cofre ainda lacrado, além de um revólver calibre 38 e uma escopeta calibre 12, pertencentes aos seguranças do estabelecimento. Porém, no caminho, depararam-se com uma viatura do Grupo Tático Operacional (GTO) de Parnamirim, quando ocorreu a troca de tiros. Os bandidos ainda roubaram uma caminhonete tipo Hilux e invadiram um mercadinho, onde fizeram reféns, mas acabaram sendo presos pela PM.
Afastados policiais feitos reféns
Os dois policiais militares que foram espancados e humilhados quando foram mantidos reféns pela quadrilha que tentou roubar o terminal de autoatendimento do banco Bradesco de Serra do Mel foram afastados de suas funções temporariamente. A previsão é que os dois militares sejam afastados pela Junta Médica da Polícia Militar por 30 dias.
Depois que foram liberados pelos assaltantes, os dois policiais foram obrigados a sair correndo em direção a um matagal, com as mãos amarradas. Para amedrontá-los ainda mais, os bandidos ainda chegaram a efetuar vários tiros no momento que os dois corriam.
Fora isso, os PMs já haviam sido agredidos e humilhados no Destacamento de Serra do Mel, onde bandidos quebraram portas e atiraram contra a tela de um computador.
De acordo com o tenente-coronel Eliezer Rodrigues, comandante do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM) de Mossoró, responsável também pela área de Serra do Mel, independente do trauma sofrido, é comum afastar policiais que se envolvem em ações violentas como essa de Serra do Mel.
"Quando acontecem fatos dessa natureza, independente de terem sofrido grandes traumas físicos, eles (os policiais) têm que ser submetidos a uma Junta Médica (da PM), que fará exames psicológicos. Depois que passa por uma situação dessa, é praxe afastar da atividade operacional para que o sistema emocional dele se restabeleça", explica Eliezer.
Pela experiência profissional, o comandante da PM de Mossoró diz acreditar que os dois militares deverão ficar afastados das atividades militares por cerca de 30 dias. Ele lembra que, ao adotar esse tipo de procedimento, a PM está se prevenindo contra a possibilidade de haver incidentes.
"Isso que aconteceu... Ele (refere-se aos PMs) pode sofrer vários tipos de síndromes, a da perseguição, da violência... É uma caixinha de surpresa a cabeça de um ser humano nesse estado. Ele pode até entrar numa depressão profunda ou torna-se altamente agressivo. Policiais que se envolvem em situações como essas devem ser afastados por uma questão cautelar ao funcionário público. Eles saem e vão outros para substituí-los", avalia o PM.
Enquanto estiverem afastados de suas funções, explica Eliezer, outros dois policiais serão mandados para o Destacamento da PM de Serra do Mel para estabilizar o efetivo.


http://www.defato.com/popular.php

Homem de 62 e Anos de Idade é Detido com 50 pedras de Crack.

O senhor Edvaldo Gomes de Souza de 62 anos de idade, velho conhecido no meio policial por "DEDO DURO", que é preso de justiça, mas estava em liberdade condicional.

Dedo duro estava em sua residência na rua Pedro velho no bairro Santo António, quando os policiais do setor de inteligência da Policia Militar chegaram e passaram a vasculhar a residência do do supracitado, que já vinha sendo monitorada há cerca de 30 dias.

No interior da casa do suspeito foram encontradas 50 pedras de crack prontas para o consumo, dinheiro fracionado, perfumes e 5 capacetes, que a policia acredita serem roubados dos seus donos e trocados por pedra.

Edvaldo Gomes, O Dedo Duro, conversou com a nossa equipe e garante que todo produto encontrado, deve ter sido deixado pelo filho, que se encontra preso.

Não houve resistência por parte do mesmo, que foi levado para delegacia de plantão e feito todos os procedimentos. O mesmo deverá voltar para Penitenciaria agrícola Mário Negocio, já que o mesmo ainda deve a justiça e agora terá a companhia de seu filho que também cumpre pena por tráfico de droga, ele também é conhecido como Vovô do trafico.

fotos - O Camera. 


http://francilenogois.blogspot.com/2010/07/homem-de-62-e-anos-de-idade-e-detido.html

ASSESSORIA JURÍDICA DA SARGENTO REGINA ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO



Após o pedido de impugnação da candidata ao cargo de deputado estadual, Sargento Mary Regina, ter sido impetrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a assesoria jurídica da referida candidata enviou nota à mídia e aos blogs policiais do RN, esclarecendo alguns fatos acerca da possível impugnação da ex-policial.

O pedido de impugnação foi feito junto ao TRE com base na recente Lei do Ficha Limpa. Segundo a lei em questão a Sargento Regina não poderá disputar uma vaga na cadeira da Assembléia Legisltiva por ter sido excluída do serviço público, por processo administrativo.

A assessoria jurídica da candidata, entretanto, entende que a lei do Ficha Limpa não se aplica à mesma por esta ainda estar recorrendo da decisão que acarretou sua exclusão da Instituição policial, a qual servia há mais de 15 anos de efetivo serviço. O recurso contra a expulsão da ex-policial se encontra no Superior Tribunal de Justiça, podendo ainda, caso seja negado provimento, recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Decisão no STF

Já existe, contudo, uma decisão do Supremo Tribunal Federal, já noticiada anteriormente neste blog, acerca da inadimplência em dívida contraída na vida privada do policial. Segundo o STF, a inadimplência do policial em dívidas contraídas em sua vida privada não constitui causa legítima para fundamentar a sua punição disciplinar, não podendo de igual forma gerar processo administrativo.

Dessa forma, caso o recurso contra a exclusão da Sargento Regina dos quadros da PMRN chegue ao Supremo Tribunal Federal, a mesma possui 99% de chance de reinclusão ao quadro organizacional da corporação, por já haver uma decisão no STF acerca de caso parecido.

Confira a Nota de Esclarecimento emitida pela Assessoria Jurídica da Sargento Regina

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No último sábado, 10 de julho, o Sr. Carlos Henrique de Oliveira protocolou, perante o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o Pedido de Impugnação de Candidatura em desfavor da Vereadora Sargento Mary Regina dos Santos Costa, candidata a Deputada Estadual deste Estado.

A esse respeito, a Assessoria Jurídica da Sargento Mary Regina esclarece que:

1. É imperativo informar que o referido Pedido de Impugnação de Candidatura está fincado sobre a premissa falsa de que o Mandado de Segurança nº 2007.006072-2 transitou em julgado. Está-se diante de uma mentira, pois o mesmo se encontra atualmente em grau de recurso perante o Colendo Superior Tribunal de Justiça.

2. A Lei “Ficha Limpa”, como ficou conhecida a Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, que alterou a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 2010 (Lei das Inelegibilidades), foi criada com a finalidade de afastar dos cargos políticos os cidadãos com desvio de índole moral, condenados pela prática de crimes ou por improbidade administrativa. Como é de conhecimento de todos os camaradas, a Vereadora Sargento Regina foi excluída injustamente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte – instituição pela qual dedica a sua vida, sendo a voz dos companheiros oprimidos contra esta conjuntura atual, absolutamente incompatível com a dignidade dos valorosos homens e mulheres que integram a corporação –, por supostamente haver contraído uma dívida da qual se tornou insolvente. Sem pretender adentrar no mérito da existência de tal dívida, é patente que o motivo que ensejou a sua exclusão não se enquadra nos fins a que se propõe a nova lei eleitoral.

3. O direito pleiteado pela Sargento Mary Regina via Mandado de Segurança com certeza será alcançado, principalmente se levarmos em conta o recente posicionamento do Excelso Supremo Tribunal Federal ao entender que a inadimplência em dívidas contraídas na vida privada do policial não constitui causa legítima para fundamentar punições disciplinares, não podendo, assim, gerar processo administrativo ou sindicâncias.

A Assessoria Jurídica da Sargento Mary Regina tem plena convicção de que o mencionado pedido de impugnação, ou outro porventura que vier a ser apresentado, constitui-se em mais uma tentativa despropositada de desestabilizar a candidatura de a Sargento Mary Regina, dando continuidade à perseguição que ela vem sofrendo desde o dia em que, aberta e publicamente, passou a defender os interesses dos Policiais Militares e da sociedade em geral.

Diante dos fatos, e agora mais do que nunca, conclamamos pela união de todos na busca incansável de eleger Sargento Mary Regina Deputada Estadual, para que, juntos, de mãos dadas, adentremos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde, certamente, construiremos o melhor e maior mandato que a categoria já vivenciou em toda a nossa história.


Matéria criada pela Sd Glaucia 

ATENÇÃO: PROCURADO

Características: Moreno, cabelo baixo (raspado), altura: 1.65m, dentadura completa, possui várias tatuagens pelo corpo: Na perna direita: uma borboleta de cor azul, no braço direito uma tatuagem preta de um índio e nas costas o desenho de um lobo. O mesmo pode estar ou não usando bigode.

Atenção - Encontra-se foragido da Justiça "Cosme Wendel Rodrigues Gomes", o mesmo entrou no semi-aberto no dia 15 de Abril de 2010 e não retornou, responde por vários crimes, entre eles assalto a mão armada e homicídio. Um de seus crimes ocorreu na cidade de Mossoró/RN quando na oportunidade esse criminoso matou um cidadão na loja UTI do Celular. Esse malévolo já foi visto em Mossoró e Areia Branca, sem falar que segundo denúncias anônimas e fontes seguras esse meliante esteve em Apodi-RN. Quem souber de alguma informação que leve a captura desse elemento entre em contato imediatamente com a polícia, ele é perigoso e é acusado de praticar vários assaltos na região.

Nota: O serviço de inteligência da PMRN informou que o Cosme Wendell participou de um assalto em Natal e provavelmente tenha descido para região Oeste com o seu grupo para praticar assaltos e homicídios.

Atenção a todos os policiais !

Nota 2: Esse fugitivo ao sair do presídio provisório comentou que iria procurar alguns policias da região oeste para vingar a morte de seu irmão, um assaltante que foi morto em confronto com a polícia na cidade de Areia Branca-RN.


Qualquer informação é so entrar em contato pelos telefones: GTO de Apodi - 9634.6039 ou Direção do presídio 084 - 3232.7805, OU O 190 DE SUA CIDADE.

Nota: Pedimos a todos os blogs e jornais que divulguem essa matéria, este fugitivo é de alta periculosidade.

Polícia Militar: Governo investe, mas classe permanece insatisfeita

Extraído de: Nominuto.com   
  

Enquanto o Estado revela que em 2010 houve a maior promoção da história da PM, associação diz que não há investimento em carreiras.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte vai formar 425 soldados da corporação nesta sexta-feira (16). Mas, de acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Jeoás Santos , apesar de o Governo contratar em média mil novos policiais a cada ano, não investe em suas carreiras.Para começar, esses alunos não estariam recebendo nem a bolsa, nem o auxílio transporte referentes aos cinco meses de formação. Este último benefício, garantido pela Lei complementar 416/2010, a mais recente conquista da classe.
Sobre o caso, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, disse que dos 425 que vão se formar, 252 não receberam seus salários por problemas na documentação exigida, mas os processos estão na Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e a situação deve ser regularizada até o final do mês.
Jeoás cita ainda que em 2009 foram criadas 300 vagas para cabos e outras 300 para sargentos, mas não foram preenchidas. Outro fato a ser lembrado, frisou, é que ainda no ano passado foi realizado um concurso para o provimento de 1.000 vagas e convocaram 700 além do previsto.
O comandante geral da Polícia Militar desmente. Segundo ele, existem cerca de 700 vagas para cabo e 700 para sargento e será realizada uma seleção interna, ainda sem data prevista.
A Associação sabe que a seleção sempre era feita de forma que não beneficiava os policiais da corporação. Agora o soldado terá oportunidade de seguir a carreira policial. Foi editado um decreto no mês passado que normatizou a carreira do soldado, explicou coronel Araújo.
Ele também fala que nos últimos três meses foram realizadas 1.200 promoções em vários níveis e ainda haverá mais 200 em agosto, o maior número da história da PM do Estado.
Ativamos batalhões, companhias. A política de valorização para com os policiais está dando possibilidade de ascensão profissional, enumera, citando melhorias, como a convocação de mais 490 candidatos aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar com formatura e a aquisição de 233 motos e 125 carros para complementar o policiamento comunitário, reforçando o programa de polícia de bairro.
Enquanto isso, as negativas continuam a se contrapor. Pegaram os alunos de Natal e mandaram para Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros. E os das outras cidades vieram para o curso em Natal, trazendo transtornos aos novos soldados e às suas famílias, gerando até ações jurídicas, disse Jeoás Santos , ao ressaltar que os PMs já entram desgastados na corporação, que exige dedicação exclusiva.
A ausência de plano de carreira, assistência psicológica e carga horária definida, remuneração injusta e falta de organização do efetivo também são pontos criticados por ele.
Algumas cidades no interior do estado têm até dois policiais, apenas. É o caso da Serra do Mel. Criminosos renderam os dois policiais e fizeram assaltos a bancos. Em Parazinho, Bom Jesus e outras faltam comunicação e transporte, criticou.

Autor:
Por Isabela Santos 


http://www.espbr.com/noticias/policia-militar-governo-investe-classe-permanece-insatisfeita

policial do PR é covardemente assassinado


FONTE: PARANA ON LINE
16/07/2010 às 01:10:45

Giselle Ulbrich

Edgar trabalhou no Batalhão de Polícia de Trânsito e tinha entrado pra reserva há pouco tempo.
Nem a vasta experiência como policial militar, livrou o soldado da reserva Edgar Patruni, 59 anos, de cair na lábia de marginais e ser assassinado dentro de sua casa, por volta das 22h30 de quarta-feira. O crime foi na Rua Itaguajé, Vila Osternack, no Sítio Cercado. Os bandidos mataram o policial para roubar a arma que ele tinha em casa.

O delegado Dirceu Schactae, da Delegacia de Homicídios (DH), apurou que dois ou três marginais chamaram Edgar no portão. Quando ele atendeu, foi dominado à força pelos bandidos, que chegaram perguntando pela arma que o policial tinha em casa. Edgar não reagiu e, logo que entregou seu revólver 38, foi assassinado. A perícia do Instituto de Criminalística deverá verificar se o soldado foi morto com sua própria arma.

Família
A polícia acredita que os bandidos escolheram Edgar, por saber que ele era policial e que tinha uma arma. No entanto, investigações apontarão porque os bandidos mataram o soldado, pois eles já tinham dominado a vítima e tomado o revólver. Acredita-se que, como se tratava de um policial, os bandidos o mataram para não serem reconhecidos.

Na casa estavam a filha do policial e mais uma criança, que foram obrigadas pelos assaltantes a irem para um quarto. Como o caso tratou-se, a princípio, de latrocínio (roubo com morte), a DH passou as investigações à Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Edgar trabalhou por anos no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e tinha se aposentado há pouco tempo.

A IMPORTANCIA DO USO DO GIROFLEX EM VIATURAS POLÍCIAIS




O policiamento ostensivo tem caráter preventivo, e quando falamos em prevenção policial estamos falando em evitar a incidência de crimes – que são lesões a bens jurídicos estabelecidos, principalmente a vida. Através da intimidação que a farda e outros tantos elementos visuais ocasionam naquele que pretende cometer um crime, o policiamento ostensivo foi uma das medidas abraçadas em todo o mundo para manter a ordem pública nas cidades.

Desses elementos, o uso do que se denomina “giroflex” – equipamento que emite sinais luminosos intermitentes nas viaturas – é digno de estudo e reflexão. O Código de Trânsito Brasileiro traz a seguinte normatização:

Art. 29

VIII – os veículos [...] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente [...]

Assim, é lei que os condutores de veículos e pedestres que avistarem os ditos sinais luminosos intermitentes, devem dar passagem às viaturas, o que as torna ostensivamente muito eficientes.
Apesar da existência do dispositivo – salvo nos casos de defasagem do equipamento, onde acontece das viaturas não o possuírem em pleno funcionamento – muitos policiais ignoram seu uso, principalmente por um motivo crucial: a vontade de aplicar a lei, de flagrar o suspeito no cometimento do delito. Por vontade da maioria da tropa, trabalhariam em viaturas descaracterizadas, para não serem percebidos pelos suspeitos.

O ideal, ao receber a informação de que, por exemplo, ocorreu um roubo em determinado local, é que a viatura desloque-se o mais ostensivamente possível. O infrator da lei deve perceber que a polícia se aproxima, e desistir do seu intento criminoso, saindo do local imediatamente, deixando incólume a vítima e, se possível, seu patrimônio.

Sem exageros, a atitude de ignorar o uso do giroflex é uma boa representação da confusão de papéis que permeia as instituições de segurança pública no Brasil. O policial é premiado e enaltecido sempre por apreensões e prisões que realiza, um critério insuficiente para definir a “quantidade de prevenção” que ele produziu durante seu serviço, sendo justamente a prevenção a principal atividade das polícias ostensivas.


Fonte: Blog do Gezi Gomes

BANDO ARMADO ROUBA E ESTUPRA SENHORA NA ZONA RURAL DE UMARIZAL


on quinta-feira, 15 de julho de 2010






Segundo uma senhora de iniciais MLG, 50 anos de idade, residente no sítio Peba, zona rural do município de Umarizal, por volta das 20:10 h, desta quarta-feira, 14/07, a mesma se encontrava no interior de sua residência, quando quatro elementos encapuzados e armados de facas e facões, arrombaram uma janela da casa e entraram, passando os mesmos a lhe espancar e estuprá-la e ainda roubaram 02 pares de tênis, 01 aparelho MP4, 02 celulares, 01 aparelho DVD, 03 perfumes, 01 espingarda bate-bucha e a carne que se encontrava na geladeira.
Após o fato delituoso os elementos se evadiram do local e a vítima não reconheceu ou não quis dizer que havia reconhecido nenhum deles, certamente com medo de represárias, pois se esses monstros foram capazes de cometer tamanha barbaridade, certamente cometerão fatos de maior gravidade.
O sargento FLÁVIO, comandante do Pelotão de Umarizal está cuidando das investigações, já que não exieste Delegado de Polícia Civil naquele município para apurar fatos dessa natureza e com isso vão ficando impunes.
Fonte: PATUNEWS

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/