domingo, 1 de agosto de 2010

Você sabe o que acontece ao seu corpo quando toma refrigerante?

A pergunta mobiliza pesquisas científicas em todo o mundo. A maioria delas vem atestando complicações que vão da hipertensão a problemas dentários.

Por Carla Cruz

Foto: Carla Cruz
Refrigerante é a bebida mais pedida em lanchonetes e restaurantes.
Todos os dias, é a mesma coisa. Vai se aproximando a hora do almoço e o trailler de Elaine Costa enche de jovens famintos, à procura de um lanche rápido, prático e barato. Com uma localização privilegiada no Centro de Natal, o lugar é geralmente frequentado por estudantes de escolas próximas.

No cardápio, salgados, sanduíches, sucos e refrigerantes, alimentos que, comprovadamente, fazem parte da dieta de um número cada vez maior de jovens no Brasil e no mundo.

Entre os sanduíches, ingredientes para todos os gostos. Dos tradicionais hambúrgueres, aos refinados beirutes com recheios dos mais variados. Entre as bebidas, sucos de fruta e os refrigerantes, campeões entre os pedidos.

De acordo com Elaine, dificilmente um jovem pede um suco em seu trailler. “O refrigerante tem uma saída maior, principalmente entre os estudantes”, destacou.
Foto: Carla Cruz


E essa não é uma particularidade dos jovens natalenses. Segundo pesquisa divulgada em abril pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros que consomem regularmente refrigerantes e sucos artificiais aumentou 13,4% em apenas um ano.

Em 2008, 24,6% da população fazia uso da bebida cinco ou mais vezes na semana. Ano passado, esse percentual subiu para 27,9%, o que, segundo a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do MS, Deborah Malta, representa um dado preocupante, sobretudo pela velocidade do crescimento.

Que refrigerante não faz bem à saúde, isso todo mundo sabe. Refrigerantes estão muito associados a obesidade. A bebida, além de alto teor de açúcar, apresenta altas taxas de sódio, o que aumenta o risco para hipertensão e de problemas renais. Mas, afinal, qual o efeito da substância no organismo humano?

Com a palavra, o especialista. O Professor Da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso, Dr. Carlos Alexandre Fett, estudou as respostas do organismo de um ser humano após a ingestão de refrigerante. Com base na pesquisa, ele elaborou um cronograma que mostra, passo-a-passo, o que acontece logo após uma pessoa tomar a bebida. Confira abaixo:



E os malefícios do consumo exagerado de refrigerantes não param por aí. A bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.

Pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago.

Controvérsia
Líder mundial em venda de refrigerante, a gigante Coca-Cola disponibiliza, em seu site, um espaço intitulado Boatos e Mitos, onde se propõe a esclarecer alguns pontos sobre o consumo da bebida mais famosa no mundo.

Em uma das abas, a empresa afirma que “o consumo de refrigerantes, inclusive refrigerantes de cola, não causa osteoporose”. Segundo ela, a Sociedade Nacional de Osteoporose dos E.U.A. esclarece que as medidas preventivas mais importantes para prevenção da osteoporose são o consumo de quantidades adequadas (no mínimo 1 g de cálcio por dia para um adulto) de alimentos ricos em cálcio (exemplos: leite e seus derivados), exercício físico regular, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

A empresa diz ainda que evidências científicas não confirmam que o fosfato, usado na forma de ácido fosfórico em alguns refrigerantes, possui efeito negativo na saúde óssea. De qualquer forma, segundo ela, refrigerantes de cola fornecem apenas 3% do total de fósforo consumido em média pelas pessoas, sendo as maiores fontes desta substância as carnes, os cereais, o leite e seus subprodutos.

“Os consumidores podem continuar a consumir refrigerantes, sem excesso, como parte de uma dieta balanceada, na qual todos devem incluir o consumo mínimo de dois litros de líquidos por dia para manterem-se adequadamente hidratados”, garante.

O fato é que, controvérsias à parte, nenhum alimento em excesso faz bem para saúde. Neste ponto, continua valendo a lei universal de uma dieta equilibrada e diversificada.
 
 
http://www.nominuto.com/noticias/cidades/voce-sabe-o-que-acontece-ao-seu-corpo-quando-toma-refrigerante/57678/

Sofrendo calado, Realidade de muitos milicianos. O que fazer?

Quem na PM nunca ocupou duas funções ao mesmo tempo? Quem nunca ultrapassou o expediente administrativo com a convicção de que estava cumprindo a sua nobre missão de servir a sociedade? Quem nunca prendeu alguém em flagrante delito na saída de serviço e teve que esperar horas a fio na delegacia?

Estamos fazendo este post para homenagear os bravos guerreiros da polícia militar que verdadeiramente se dedicam a nossa missão constitucional que é GARANTIR E PRESERVAR A ORDEM PÚBLICA e em resposta a várias denúncias de componentes da Companhia de Rádio Patrulha no que ao fato de que durante vários meses o comandante desta subunidade esteve ausente da rotina diária e atualmente foi classificado um 1º Tenente para Comandar a Companhia em caráter precário.



Esclarecemos aos caros leitores que a ausência do Comandante da Companhia, diga-se de passagem que é um excelente profissional e desempenha as suas obrigações de forma satisfatória, é justificada por conta deste estar cursando o Curso de Aperfeicoamento de Oficiais desde o mês de março.


Já o fato de não ter sido classificado outro oficial de posto equivalente para ocupar a função de Comando da RP, aí é culpa, (ir)responsabilidade Comandante do Policiamento Militar da Capital.


Agora tem uma pergunta que não quer calar: Por que ainda não colocaram outro oficial para comandar a RP?
Será que tá faltando Capitão na PM?
Claro que não. Esta sobrando, tanto o é que temos vários capitães e tenentes à disposição da prefeitura de Aracaju e de outros municípios. Será que isso é segredo? E mais, tal fato está ocorrendo com a finalidade de favorecer alguém de forma indevida.

Todo mundo na Polícia se conhece e sabe que o CPMC não da ponto sem nó.
Como o alto escalão da PM anda na moda da VUVUZELA, é possível que existam paixões reprimidas, entretanto é preciso discrição na demonstração de afeto para o milico não incorra no crime de pederastia, inclusive utilizando-se de serviços que deveriam ser direcionados para o bem coletivo e não para serem concedidos como uma dádiva individual.

Devemos confessar aos caros leitores que estamos tentando ser mais suaves em nossas expressões para não magoar nossos queridos colegas e, para demonstrar nossa absoluta boa fé, disponibilizaremos abaixo um vídeo escolhido a dedo.



video



Por sua inoperância, é devemos homenagear a Rainha da Inglaterra (que reina, mas não manda em nada) que é quem para quem vai sobrar no final das contas por vários motivos, principalmente pelo fato da sociedade sofrer por conta da ausência de um planejamento sério desta subunidade, acrescentando-se que todos já sabem que tem uma verdadeira armação que vem se articulando com plano de fundo desta situação, mas se alguém duvidar? AGUARDEM!!!

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

PS: Fazemos questão de agradecer os homens e mulheres que labutam e dão as suas vidas na RP mesmo sabendo que essa situação é mais uma maracutaia do CPMC e que mais tarde saberemos quais os verdadeiros motivos.

Piso de policiais e acordo de Itaipu podem entrar na pauta da Câmara




Além das três medidas provisórias que trancam a pauta do Plenário, a base aliada ao Executivo vai tentar votar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2600/10, que aumenta o valor pago ao Paraguai pela energia de Itaipu, e o segundo turno da proposta de piso salarial (PECs 300/08 e 446/09) para os policiais e bombeiros dos estados. A informação é do líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Outras prioridades do governo, segundo o parlamentar, são as MPs 487/10, sobre a capitalização do BNDES; e 488/10 e 489/10, que preparam o Brasil para receber as Olimpíadas de 2016. Essas matérias já estão na pauta.

Porém, o líder do PSDB, deputado João Almeida (BA), alerta que não haverá acordo sobre a revisão do Tratado de Itaipu. “Essa proposta ainda tem de ser discutida em uma comissão especial. É um absurdo levar isso ao Plenário e vamos obstruir a votação do pedido de urgência para inclusão da matéria na pauta”, disse Almeida. Segundo o projeto em análise na Câmara, o valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia excedente de Itaipu saltaria de cerca de R$ 222 milhões para cerca de R$ 666 milhões por ano.

Saúde
A oposição continuará cobrando a votação da proposta que regulamenta a Emenda 29 da Constituição para destinar mais recursos à Saúde (PLP 306/08). João Almeida afirmou que existe acordo sobre o piso dos policiais: “Já analisamos essa proposta em primeiro turno e não há objeção quanto ao segundo turno, mas queremos pautar também a regulamentação da Emenda 29”, disse.

Quanto aos policiais, o texto aprovado em primeiro turno determina que uma lei federal vai fixar o piso salarial. A lei também criará um fundo por prazo determinado para ajudar os estados a cumprirem o novo piso.

Vaccarezza e João Almeida informaram que ainda não foi convocada a reunião de líderes para definir a pauta das sessões extraordinárias. Outras matérias podem ser incluídas na Ordem do Dia (veja quadro).

MPs do Senado
O ritmo de votações do Senado também vai influenciar a pauta da Câmara. Caso os senadores mudem alguma das medidas provisórias enviadas pela Câmara ao Senado antes do recesso (MPs 483/10, 484/10, 485/10 e 486/10), as emendas a essas MPs voltarão à pauta da Câmara com urgência.
 

Curso de Intercâmbio PM será realizado no Hotel Esmeralda, com vagas limitadas.

O DIRETOR DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR no uso das atribuições que lhe confere o Parágrafo único do art. 17 da Lei Complementar Nr. 090, de 04 de janeiro de 1991 o art. 6º da Lei Complementar Nr. 331, de 28 de junho de 2006 o art. 1º, inciso V, do Decreto Nr. 12.514, de 15 de fevereiro de 1995, combinando com o artigo 4º, inciso V, da Portaria Nr. 003/95 - GCG, de 22 de outubro de 1995, resolve:

  • Informar ao público interno, acerca do Seminário Preparatório para a Copa do Mundo de 2014, que será realizado no Hotel Esmeralda, na cidade Natal/RN.
  • O aludido seminário será organizado pela Polícia Militar do Distrito Federal, tendo como objetivo o intercâmbio dos diferentes estudos científicos produzidos nos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, ocorridos nos últimos anos.
  • Público Alvo: Oficiais e Praças da PMRN.
  • Número de Vagas: 40 (quarenta).
  • Os Policiais Militares interessados deverão procurar a Diretoria de Ensino
    no período de 29 de julho a 05 de agosto de 2010, das 08h00min às 17h00min.
  • O referido evento seguirá o seguinte cronograma:


  • Evento: Chegada em NatalInício: 8/8/2010 13h15min - Término:8/8/2010
    Local:Aeroporto de Natal
    Descrição:Previsão de chegada ao aeroporto de Natal e translado ao Hotel Esmeralda (Decktour)
    Cap Batista (084)8894-4111 / 3232-6391/3232-6392
  • Evento: Visita ao Cmte Geral da PMRNInício:9/8/2010 08h00min
    Término:9/8/2010
    Local:Quartel do Comando Geral da PMRN
    Descrição:Comitiva de representação realizará visita ao Cmte Geral da PMRN, formalizando convite ao seminário.
    Contato Cap Batista (084) 8894-4111 e-mail:jbsbrown@yahoo.com.br
  • Evento: SeminárioInício:10/8/2010 - Término:10/8/2010
    Local:Salão de eventos alocado no hotel de hospedagem
    Descrição: Seminário integrado (PMDF e PMRN), coordenado pelo CAO 2010, com palestras ministradas por capitães do CAO e Oficiais da PMRN.
  • Evento: visitas às Unidades da PMRNInício:11/8/2010 - Término:11/8/2010
    Descrição:Visita às UPM"s da PMRN à critério da coirmã no período da manhã.
  • Evento: Tempo livreInício:12/8/2010 - Término:13/8/2010
    Descrição:Tempo livre reuniões diárias rápidas às 12h00
  • Evento: Saída de NatalInício:14/8/2010 16h - Término: 14/8/2010 18h 42min
    Local:Hotel Esmeralda ao aeroporto de natal
    Descrição:Saída de Natal com translado ao aeroporto (Decktour) de Natal com destino a Brasília. Com embarque previsto para as 16h00 no vôo JJ3371 - TAM
  • CICLO DE PALESTRAS ENTRE COIRMÃS CRONOGRAMA DO DIA Maiores informações: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Diretoria de Ensino da Polícia Militar Av. Rodrigues Alves, S/N - Tirol - Natal/RN - CEP: 59020-200 Telefones: (84) 3232.6391 E-mail: diretoriadeensino@rn.gov.br

Cientistas descobrem como funciona a cabeça dos 'caveiras'


Testes realizados ao longo de dois anos comprovam que treinamento torna policial do Bope mais preparado para lidar com situações-limite


POR VANIA CUNHA

Rio - O que se passa na cabeça de um ‘caveira’? O alto índice de aproveitamento dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) virou objeto de estudo de cientistas do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante dois anos, pesquisadores fizeram uma série de testes para avaliar a capacidade de ação de uma unidade de excelência e definir de que forma a neurociência contribuiria na formação dos PMs e até na prevenção de erros cometidos no desempenho de suas funções.
No trabalho desenvolvido de 2007 a 2009, com apoio do Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Faperj), sete tipos de treinamento foram realizados, usando equipamentos criados pelos próprios pesquisadores. “Com o estudo, podemos entender aspectos cerebrais de policiais e levá-los à melhor avaliação possível das situações, na tentativa de diminuir os índices de erros, como no caso do agente que confundiu a furadeira com uma arma”, explicou o professor Pedro Ribeiro, coordenador do projeto.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Os neurocientistas Bruna Velasco e Pedro Ribeiro projetaram aparelhos para os testes no Bope | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Na avaliação, os ‘caveiras’ mostraram que podem exercer diversas funções simultâneas, ativando várias áreas do cérebro, diferente de outras pessoas. Isso porque, com o treinamento, desenvolvem, entre outras coisas, percepção, raciocínio rápido e capacidade de tomar decisões em situações extremas. Tudo sem perder o controle emocional.

“Um policial de operações especiais tem de estar sempre pronto, não pode ser pego de surpresa. Raciocinar e antecipar uma situação em dois ou três segundos pode salvar sua vida. Não é paranoia, mas o ‘caveira’ formata seu cérebro para ficar atento 24 horas por dia”, define um major do batalhão, ressaltando que sua cabeça não descansa nem na folga. “Se estou tomando chope com amigos, por exemplo, fico pensando nas possibilidades de ocorrer um crime e como reagir. Ao volante, converso com a minha família, mas imagino o que pode dar errado e antecipo. Não posso arriscar discutir no trânsito e ser pego de surpresa”.


Os aparelhos empregados na pesquisa continuam em uso pelo Bope. Dois deles foram desenvolvidos especialmente para treinar os atiradores de elite: um pêndulo controlado por ondas de rádio testa a pontaria e a rapidez do sniper; no outro equipamento, o PM deve decidir rapidamente e atirar quando uma das quatro luzes acende ao lado do alvo. “Os sistemas são simples, mas muito eficazes. O estudo aprimorou o treinamento do Bope”, afirma o coronel Alberto Pinheiro Neto, comandante do batalhão na época da pesquisa.


A PM estuda estender a pesquisa neurocientífica a outras unidades. A ideia é introduzir os treinamentos nos cursos de formação para desenvolver a percepção dos policiais e diminuir os erros. Além disso, está em teste o estande virtual de tiro adquirido pela Secretaria de Segurança. Numa cabine de 360 graus, são reproduzidas situações reais para que os PMs testem suas reações diante do perigo.


Tecnologia e treino fazem a diferença


Numa semana em que vários tipos de deslizes cometidos por policiais militares vieram à tona e diante da necessidade de mudanças na conduta da tropa, o estudo conclui principalmente que a tecnologia aliada ao treinamento constante pode melhorar — e muito — o desempenho dos policiais.


“Boa parte das falhas que policiais cometem tem a ver com a questão do treinamento. Fizemos os testes com uma unidade que tem um grau de performance excelente, justamente para mostrar a diferença que essa capacitação exerce no desempenho do agente de segurança”, disse o professor Ribeiro, ressaltando que um treinamento rigoroso pode evitar os chamados desvios de conduta. “Um policial bem treinado também ganha mais consciência da importância do seu trabalho e das consequências de seus atos. Logo, ele tende a evitar os erros”, avalia o pesquisador.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/7/cientistas_descobrem_como_funciona_a_cabeca_dos_caveiras_100099.html

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/