sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mulher oferece sexo oral como propina a PM

Nada de cervejinha! Suborno, agora, é mais íntimo.
 
Edição Gterra


Rio - Uma vendedora ambulante de 32 anos foi presa em flagrante ontem, no Centro do Rio, ao tentar subornar um cabo do 13º BPM (Praça Tiradentes) para ajudá-la a incriminar o ex-namorado dela, a quem a mulher acusou de furtar seus pertences. O mais inusitado foi a ‘propina' oferecida: ela sugeriu fazer sexo oral - o popular ‘bola gato' - no PM.
O casal estava na Praça Virgílio de Melo Franco, no Castelo, quando foi encontrado pelos PMs. "A mulher, que havia acionado o serviço 190, acusou o rapaz de roubo, por isso levamos os dois à delegacia para resolver o caso", explicou o sargento que esteve no local com o cabo.
Na 5ª DP (Gomes Freire), a mulher fez a proposta indecente ao cabo. "Por alguns segundos, fiquei sem ação, porque achei que não tivesse ouvido direito. Mas ela é tão feia, tão feia, que não tive dúvida em dizer: você está presa. Até perguntei se ela estava me confundindo com alguém", contou o PM, que ouviu piadas do colega de plantão: "Se fosse a Gisele Bündchen, meu amigo teria aceitado o ‘serviço' proposto e seria enquadrado por corrupção passiva", riu o sargento, que testemunhou a oferta.

Autuada por corrupção
A ambulante foi autuada na 5ª DP por corrupção ativa, que pode lhe render de 1 a 8 anos de prisão. Numa tentativa de sensibilizar os PMs a não registrar o caso, a mulher, grávida de 7 meses, ainda afirmou ser portadora do vírus HIV.

RN tem 100% das praias próprias para banho, diz pesquisa

Relatório divulgado pelo programa Água Azul, uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), traz uma boa notícia para turistas, banhistas, comerciantes e ambientalistas: todas as 30 praias monitoradas no litoral leste do Estado estão próprias para banho.
As boas condições de balneabilidade contrastam com a situação observada há cerca de um mês, quando nove pontos foram considerados críticos, e destes, oito na capital. Para que uma praia tenha boas condições de balneabilidade é necessário que, além de esforços empreendidos pelo poder público, haja participação da comunidade através de ações coletivas, tais como campanhas e atos públicos. Estes são fatores fundamentais na busca de soluções para os problemas ambientais dos municípios litorâneos, como Natal e Região Metropolitana.
Semanalmente o IFRN coleta de amostras nas praias e também a análise laboratorial. Em seguida, o Idema sinaliza as praias de acordo com a classificação. Para que um local possa ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados deve ter menos do que 800 bactérias termotolerantes (coliformes fecais) a cada 100 mililitros de água. Foi o que aconteceu essa semana. O órgão que coordena os porcentuais é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução 274, de 2000.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

http://200.188.178.144/ver_noticia/48160/

Congresso Nacional Concede Poder de Polícia às Forças Armadas nas Regiões de Fronteira.


SD Oliveira, Natal/RN - Sócio da ABM
Após a aprovação do Projeto de Lei que concede poder de polícia às Forças Armadas, em 09 de março de 2010, pela Câmera dos Deputados Federais, agora foi a vez de o Senado Federal aprovar, no último dia 04, o projeto de lei PLC 10/2010, faltando apenas a sanção do Presidente da República para a nova legislação entrar em vigor. Uma vez sancionada, as Forças Armadas poderão atuar como polícia nas regiões de fronteiras, podendo realizar patrulhamentos, revistas de pessoas, carros, embarcações, aeronaves, bem como realizar prisões em flagrante.
Tal mudança das funções institucionais das Forças Armadas deverá ser acompanhada de um esforço considerável no sentido de capacitar os militares federais dentro da nova realidade, já que os mesmos são treinados para combater o inimigo externo, forças estrangeiras que visam atentar contra a soberania nacional, enquanto que as polícias dos Estados e as polícias federais visam combater o transgressor da lei, o agente criminoso.
Se tais mudanças forem acompanhadas dos investimentos financeiros e operacionais necessários, têm tudo para ser um marco na história da segurança púbica deste país, tendo em vista que agora o Exército poderá patrulhar a Floresta Amazônica e as regiões de fronteira que são os verdadeiros corredores do tráfico de armas e drogas. Já a Marinha do Brasil poderá patrulhar o Pantanal, a bacia amazônica, combatendo dentre outros crimes, os de natureza ambiental. Finalmente, temos que a Força Aérea Brasileira ganhou um incremento à famosa Lei do Abate, que permite à FAB dar tiros de advertência e, inclusive, derrubar aeronaves sem plano de vôo e com fortes evidências de transporte de drogas, armas ou que estejam agindo em atividades criminosas, desde que haja autorização pessoal do Ministro da Defesa.
Antes as Forças Armadas ficavam impedidas de realizar, por exemplo, prisões em flagrantes, as quais só poderiam ser realizadas pela autoridade policial competente, causando sérios transtornos, a exemplo do vídeo divulgado em junho do ano passado (http://www.youtube.com/watch?v=XgicKNMFkfk), quando um Super Tucano da FAB realizou tiros de advertência a um monomotor, de matrícula boliviana, que sobrevoava o território do Estado de Rondônia e se recusava a retornar e pousar em solo brasileiro. No caso, a Força Aérea Brasileira teve que ficar monitorando o piloto, que era traficante, para que o mesmo não fugisse, até a chegada dos policiais.
Desta forma, temos que o Congresso Nacional andou bem em promover estas inovações no ordenamento jurídico interno, essencialmente na seara da segurança pública do Brasil. Espera-se que tais medidas capacitem o Estado Federal a responder à altura o crime organizado que tanto assola o país, destrói nossas famílias e leva nossos jovens a um caminho quase que sem volta: o caminho das drogas. 


http://abm-rn.blogspot.com/2010/08/sexta-feira-06-de-agosto-de-2010.html

COMISSÃO ANALISA PROJETO QUE LIMITA CARGA HORÁRIA DE POLICIAIS E BOMBEIROS


Comissão de Segurança Pública analisa proposta (PL 5799/09) que fixa carga horária semanal máxima para operadores de segurança. Pela proposta original, policiais civis e militares; bombeiros; guardas municipais; guardas portuários; policiais federais, rodoviários federais e ferroviários federais trabalhariam no máximo 30 horas por semana.

O relator, deputado Francisco Tenório, do PMN de Alagoas, propôs duas alterações no texto original. A primeira garante pagamento de horas extras e a segunda fixa em 40 horas semanais a jornada de agentes públicos de segurança.

Para o autor da proposta, deputado Capitão Assumção, do PSB do Espírito Santo, como esses agentes estão expostos a grande estresse é necessário estabelecer um tempo máximo de trabalho para esses profissionais.

"No meu estado, por exemplo, os policias militares e os bombeiros militares especificamente - e não deve ser diferente com os policiais civis também - trabalham acima da carga horária, que é fictícia. Hoje, nós utilizamos um padrão que é do trabalhador normal. Então, não tem algo definido em termos de legislação federal."

Capitão Assumção disse ainda que a carga de trabalho elevada impede os agentes de segurança de cumprirem seu trabalho de maneira adequada.

A proposta também será analisada pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça. Com parecer favorável em todas as comissões, a proposta não precisa ser apreciada em Plenário.

FONTE: Rádio Câmara

CURSO DE INGLÊS OFERECIDO PELA DIRETORIA DE ENSINO AINDA DISPONIBILIZA 400 VAGAS PARA POLICIAIS



Segundo informações do Soldado Edinildo, ainda existem cerca de 400 vagas para os policiais interessados em realizar o curso de inglês on line oferecido pela Diretoria de Ensino em parceria com o Olá Turista. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 10, devido ainda haver vagas.

Os interessados devem entrar em contato com o Sd Edinildo, pelo telefone (84) 8892-6205 ou (84) 3232-6391, ou ainda enviar um e-mail para heddsanttos@yahoo.com.br.

É uma oportunidade dos policiais se qualificarem para a Copa de 2014, onde Natal será uma das cidades-sedes. Especula-se que o curso possa ser um dos que serão cobrados para a participação do policial para o Bolsa Copa.

Sobre o curso

O curso é dividido em três módulos e tem prazo máximo de conclusão de até 12 meses. Entretanto, o policial inscrito não poderá deixar de participar do curso por um período superior a trinta dias, o que acarreta a sua substituição do curso. Ao final do curso, o aluno deverá ter rendimento mínimo de 70% nas atividades para poder emitir o certificado.

Fonte: Sd Glaucia

CHOQUE: NOVA FORMA DE POLICIAMENTO GANHA AS RUAS DA GRANDE NATAL

Batalhão de Choque da Polícia Miltiar estabeleceu quatro modalidades de operações, distribuindo policiais pelos principais corredores da região.

Quem trafega pelas principais avenidas de Natal e até mesmo em trechos que ligam a capital a cidades da região metropolitana tem observado a presença de várias viaturas da Polícia Militar em pontos estratégicos. O policiamento, de acordo com o comando da PM, não é por acaso e não será pontual. Trata-se, na verdade, de uma nova forma de distribuição do efetivo, visando otimizar o trabalho de ostensividade.


No dia seis de abril deste ano, o Batalhão de Policiamento de Choque foi criado e, desde a semana passada passou a desenvolver diariamente quatro tipos de operações: Paz ao Cidadão, Patrimônio Seguro e Natal Seguro I e II.


A finalidade dessas ações é atuar em bairros e municípios da região metropolitana, que apresentam altos índices de criminalidade.


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, explicou que ao longo dos anos a instituição tem feito levantamento e criado estatísticas que permitem a polícia estabelecer pontos de atuação, através de bloqueios e patrulhamento.


O comandante afirma que as ações atendem a um pedido do Governo do Estado, mas, principalmente, aos interesses da sociedade. “Quando o governador [Iberê Ferreira] me convidou para ser comandante geral ele disse que queria resultados. No entanto, todo esse trabalho é fruto de planejamento. A polícia de hoje não trabalha de forma empírica. Estamos trabalhando em cima de estatísticas”, revela.

Mapeamento da criminalidade permitiu que a PM estabelecesse pontos (em vermelho)
onde deveria se aplicar a maior presença de policiais.


Coronel Araújo Silva ressalta, contudo, que alguns investimentos tiveram que ser feito para viabilizar o novo projeto. “o Batalhão de Choque recebeu 18 viaturas do tipo Blazer e ganhou o Complexo Tático Operacional [avenida Miguel Castro], que é uma sede estrategicamente localizada, permitindo mobilidade no atendimento as ocorrências bem como um maior conforto para os policiais”.


Forma de policiamento


A reportagem do Nominuto.com conversou com o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, major Túlio César. Ele explico a nova forma de policiamento e a distribuição dos policiais nas ruas da Grande Natal.


“No mínimo, oito viaturas estão fazendo esse trabalho de ostensividade, com um total de 87 policiais. Cada viatura dessa conta com quatro homens, variando de três para cinco, dependendo do local e da situação de risco”, conta.


De acordo com major Túlio, a Operação Paz ao Cidadão tem sido realizada sextas, sábados ou domingo. Nesta, os policiais promovem abordagens e barreiras em horários e locais pré-estabelecidos conforme as estatísticas de geoprocessamento criminal.


Já a Operação Patrimônio Seguro é aplicada de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 14h. “Essa ação é baseada no horário de funcionamento do comércio e dos bancos, que abrem às 10h e fecham às 16h. Então, o policiamento é reforçado em todos os setores de grande movimentação financeira”, destaca o oficial.


O outro tipo de operação é a Natal Segura. Divida em duas versões, ela visa dar mais segurança a população nos horários de entrada e saída de escolas e trabalho. “A Natal Segura I é empregada de segunda a sexta-feira das 17h às 16h30, quando as pessoas estão voltando pra casa. Com as viaturas em vários pontos da cidade, fica mais difícil, por exemplo, um criminoso assaltar um ônibus, sabendo que ele não terá como fugir”.


Major Túlio César comenta ainda que a polícia também se preocupou com um horário mais estendido. “Na Operação Natal Seguro II, nosso foco principal são aquelas pessoas que trabalham de dia e ainda estudam a noite. Então, o patrulhamento tem sido feito das 22h às 23h, também nos principais corredores da região metropolitana”.


De acordo com o oficial, o Batalhão de Choque da Polícia Militar é hoje um dos mais preparados da corporação. Atualmente, a companhia conta com quase 100% de policiais pertencentes à Força Nacional de Segurança.


“Não adianta só ter todo esse esforço se não tivermos policiais preparados. Por isso, existe a preocupação de todos os dias aplicamos treinamentos tanto de abordagem, como de cidadania, onde se aprende direitos humanos. Isso faz com que nosso índice de acidente seja zero”, ressalta major Túlio.


Fonte: nominuto.com

AUTO OESTE

E a caminhada da candidata á Deputada Estadual Sargento Regina continua na zona oeste do estado, esta manha estivemos na cidade de Areia Branca, caminhando no centro e visitando alguns bairros da cidade.


Visita as casas


conversa com os moto taxi

Visitou os seus familiares paterno, ao qual seu pai era pescador na cidade e reencontrou amigos de sua época que demonstraram uma grande aceitação com o nome da vereadora Sargento Regina para deputada estadual.




Familiares

 

http://sargentoregina.blogspot.com/2010/08/auto-oeste.html

Nota

Nota

Caros Colegas,

a ASSPMBM-RN convoca imprensa para falar da resposta do STJ e do TRE sobre a candidatura de Sgt Regina.

As entidades que representam os policiais querem esclarecer o motivo pelo qual estão juntos na luta para eleger um parlamentar estadual.
A luta por uma segurança pública de qualidade não é de hoje, e a necessidade de se ter uma voz nas assembléias e câmaras de parlamentares é real e concreta.
A entidade se coloca em total disposição para informações na pessoa do Sgt Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN e coordenador da campanha de Sgt Regina. 


http://sargentoregina.blogspot.com/2010/08/nota.html

A PM/RN quer um representante na Assembléia Legislativa

As entidades que representam os policiais e bombeiros militares do RN estão unidas em prol da campanha eleitoral da Sgt Regina a deputada estadual. O intuito das entidades é ter um representante na Assembléia legislativa do Estado, dando voz e força aos profissionais de segurança pública, para buscar melhorias na segurança pública do RN.



Mais informação:


Assessoria de Imprensa da ASSPMBM-RN

Dênia Cruz Sckaff

imprensa@asspmbmrn.orb.br

84.8881-8828 

http://sargentoregina.blogspot.com/2010/08/pmrn-quer-um-representante-na.html

STJ suspende demissão e inelegibilidade de vereadora do Rio Grande do Norte

Por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), está suspensa a demissão administrativa da vereadora de Natal (RN) Mary Regina dos Santos Costa, mais conhecida como Sargento Regina. No exercício da Presidência, o ministro Hamilton Carvalhido aceitou o pedido de liminar suspendendo também a inelegibilidade da vereadora.

Mary Regina é candidata à deputada estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e teve o registro de candidatura rejeitado por não atender às exigências da Lei Complementar n. 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). Com a impugnação da candidatura, a vereadora estava impedida de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Em 2007, Mary Regina foi excluída da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por não pagar a dívida originária de um empréstimo pessoal. De acordo com o comandante geral à época, a sargento foi expulsa da corporação por ter “maculado a ética policial militar e a dignidade da classe”, explicou.

Conforme a Lei da Ficha Limpa, o candidato que for demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial não poderá se eleger. Com a candidatura impugnada, a defesa de Sargento Regina pediu que fosse suspensa a sua demissão da corporação e também a sua inelegibilidade, alegando que a exclusão da corporação havia sido feita de forma abusiva, ilegal e sem a observância dos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade.

O ministro Hamilton Carvalhido concedeu a liminar por entender que a decisão de demitir a sargento não observou os princípios da razoabilidade, proporcionalidade, impessoalidade e da dignidade da pessoa humana. Ressaltou, ainda, que a decisão administrativa de demissão da requerente afastou, expressamente, a acusação de estelionato, motivo por que julgou ser procedente apenas o fato de não ter honrado o pagamento do empréstimo pessoal. O relator do recurso é o desembargador convocado ministro Celso Limongi.

Fonte:

Site do Superior Tribunal de Justiça

www.stj.gov.br

FORMATURA - Promoção.


PM/RN
 
Em solenidade realizada na manhã desta sexta dia 06, a Polícia Militar encerra o Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo, formando 194 policiais que tinham mais de 15 anos de serviço na Instituição. O curso teve duração de um mês e aproximadamente 140 horas/aula com ênfase em Disciplinas pertinentes a nova função, como Relações Humanas, Legislação Penal e Militar, dentre outras. A solenidade contou com a participação do Exmº Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Desembargador Cristovam Praxedes além do Sr. Comandante Geral da Polícia Militar e diversas autoridades civis e militares.


http://www.pm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_pm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=21351

Quem trabalha provendo a segurança, precisa de segurança para trabalhar

Quem trabalha provendo a segurança, precisa de segurança para trabalhar

fantasmasDurante os cursos de formação e também, no treinamento policial, os policiais militares são preparados para a execução de procedimentos operacionais, que posteriormente, deverão empregar na execução do trabalho policial. No entanto, em face de reclamações registradas nas instâncias de controle do trabalho policial – Ouvidorias de Polícia, Corregedorias, Órgãos de Defesa dos Direitos Humanos – diversas apurações são instauradas em decorrência do emprego destas técnicas de abordagem, gerando comparecimentos do militar em seus horários de folga para prestar declarações, empenho para elaborar defesa ou constituir advogado, enfim, uma série de transtornos, que resulta em compreensível desmotivação para o trabalho policial e também no seguinte questionamento:
Antecedendo a instauração de uma apuração, a reclamação não deveria ser submetida a uma avaliação prévia dos responsáveis pelo treinamento, para uma análise quanto a eventuais excessos, ou, de adequação aos procedimentos policiais padronizados ?
Outra situação que tem causado indignação reside no fato da Administração Militar, diante do envolvimento de seus policiais em Inquéritos e autuações em flagrante, por atos praticados na execução do serviço, diga-se de passagem, homologados como ações legítimas, posteriormente, os abandonarem por completo.
A Polícia Militar, na maioria das vezes, simplesmente publica em Boletim Interno que a Ação foi considerada legítima, mas sequer tem a coragem de anexar este entendimento aos autos do processo. No curso da instrução criminal e nas sessões de julgamento, é rara a presença dos Comandantes destes militares. Mas como, se estão processados em razão do cumprimento de uma missão institucional? Onde está o apoio ao trabalho policial?
Não deveria a Corporação se empenhar, de fato, na defesa daqueles que estão sendo processados em ações que foram consideradas legítimas? Esta é uma pergunta que não quer calar. É uma vergonha, para não dizer covardia, a omissão institucional, diante de decisões proferidas por Tribunais do Juri, demitindo policiais, em decorrência de troca de tiros com marginais, cuja ação foi considerada legítima pela Administração Militar.
Se a ação foi considerada legítima, não há que se admitir a demissão. No passado, um Comandante-Geral, diante de uma situação desta natureza, determinou a Junta Central de Saúde, a reforma dos policiais por incapacidade física, por entender que não poderia ficar omisso, vendo seus comandados, com mais de vinte anos de serviço, serem demitidos, em decorrência de uma ação legítima.
Outra situação de extrema gravidade está relacionada com as determinações para apurações de denúncias anônimas. Não deveriam estas denuncias, antes de distribuídas paras as guarnições, serem instruídas com os competentes mandados de busca e apreensão, fornecidos por Juízes de plantão, previamente designados para prestar apoio do trabalho policial?
Quantas policiais militares estão atualmente processados, ou foram punidos, em face de atuações de apurações oriundas do Disque- Denúncia?
Domingos Sávio de Mendonça

Assessor Jurídico da Ascobom

OAB/MG 111515


http://www.ascobom.org.br/?p=19617

EXIJO SER TRATADO COMO BANDIDO

Exijo ser tratado como bandido - por Gilberto de Oliveira Kloeckner, Professor da UFRGS - Artigo em Zero Hora, 06/08/2010

Nos últimos meses, a minha família tem se dedicado a cumprir a profecia do Paulo Sant’Ana: aquela de que você ainda será assaltado. Entre um boletim de ocorrência e outro, corridas a bancos para cancelar os cartões de crédito, esperas em antessalas de delegacias e seguradoras, tenho tido algumas ideias como, por exemplo, distribuir senhas para os meus assaltantes ou instalar uma porta giratória lá em casa para facilitar a entrada e saída dos meliantes. Talvez estes procedimentos tragam um pouco de ordem e conseguirei algum progresso para sair deste caos. Ordem e progresso... já li isso em algum lugar? Bem, mas não vem ao caso. Vamos ao que interessa.

O que eu realmente quero é ser tratado como bandido neste país. Exijo os mesmos direitos constitucionais. Não deixo por menos. Quero isonomia de tratamento. Explico. Primeiramente, quero ter o direito de ir e vir livremente, a qualquer hora do dia ou da noite, caminhar pelas ruas e parques, sem preocupações, e não viver mais com medo, atrás de grades e barras de ferro. Igualzinho aos bandidos.

Exijo, também, ter o direito de defender a minha família e o meu patrimônio com armas apropriadas. Atualmente a legislação só permite que eu utilize em minha defesa uma faca de pão (com lâmina inferior a 10 centímetros) e um cabo de vassoura. Usados com muita moderação. Ai de mim se eu machucar o meliante! Aí sim eu vou sentir na pele o que é o rigor da lei brasileira. Quero ter uma arma de verdade, adquirida livremente no comércio local, sem necessidade de porte, exame de tiro, psicotécnico e pagamento de taxas. Quero também poder usá-la e não precisar estar ferido pelo arrombador, dentro da minha própria residência, para começar a defesa da minha vida. Enfim, tudo aquilo que não se aplica aos bandidos não deve ser aplicado a mim.

Tem mais. Não quero mais pagar imposto sobre o produto do meu trabalho (aquilo que os meus ex-alunos, hoje na Receita Federal, teimam em chamar de “renda”). Bandido não é tributado, não paga imposto sindical nem conselho regional. Exijo o mesmo tratamento fiscal. E, se por acaso eu ficar impedido de trabalhar, gostaria que meus filhos e esposa recebessem uma pensão do Estado, todo o santo mês, igualzinho aos filhos e esposas dos bandidos. Afinal, minha família também merece um tratamento assim, justo e diferenciado. E digo mais: cairia muito bem um acompanhamento de alguma ONG de direitos humanos para fiscalizar o processo e cuidar do nosso bem-estar.

E, se um dia eu vier a dar entrada no Pronto Socorro com algum ferimento grave, gostaria de ter a mesma prioridade no atendimento que os criminosos. Afinal, eu ainda pago imposto (o que eu espero seja extinto em breve) e faço, como professor, a minha contribuição para o desenvolvimento desta florescente economia. Mas, se algum dia, por um infortúnio eu vier a cometer algum ato ilícito e for preso, espero ter um apoio jurídico gratuito imediato e que a área judiciária tenha a mesma consideração comigo, liberando-me rapidamente. Afinal, eu tenho coisas mais importantes a fazer na vida como esta, a de buscar igualdade de tratamento perante a lei com os meus compatriotas contraventores. Afinal, é meu direito constitucional.

http://blogdainseguranca.blogspot.com/2010/08/exijo-ser-tratado-como-bandido.html

Polícia Militar e Polícia Civil ocupam áreas da Zona Norte em Natal


As polícias Civil e Militar estão fazendo, a partir de hoje (6), uma operação de ocupação em vários pontos considerados de maior criminalidade na zona Norte de Natal. Além do cumprimento de oito mandados de prisão, os policiais ficarão realizando blitz no trânsito para coibir os crimes considerados mais comuns na região: tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de arma de fogo.
Adriano Abreu
Viatura durante operação no bairro Nossa Senhora da Apresentação


Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela zona Norte e que também está na operação, o tenente-coronel Raimundo Aribaldo, a ação vai ser realizada com o apoio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocan), do Batalhão Policial de Choque (BPChoque) e da cavalaria, além de ter a parceria com os policiais civis. "Ficaremos em atividade durante todo o final de semana combatendo esses crimes", afirmou o comandante.


Nas blitz, os PMs terão o apoio dos policiais civis e, no cumprimento dos mandados de prisão, os agentes terão o reforço da PM. "Estamos trabalhando com mais de 60 policiais civis nessa operação. Nossa intenção é combater os crimes mais populares aqui nessa região, que são o tráfico de drogas, o porte ilegal de arma e o homicídio", afirmou o delegado Marcos Geris, da Delegacia de Narcóticos (Denarc).


Além da Denarc, a 6ª Delegacia de Polícia de Pajuçara, a Delegacia de Capturas e a Delegacia de Parnamirim, entre outras, estão participando da operação. "Estamos cumprindo mandados de prisão recentes e alguns mais antigos, mas são todos deste ano. Devemos ficar cumprindo mandados durante todo o final de semana e também no início da próxima semana", afirmou o delegado Everaldo Fonseca, da 6ª DP.


A operação foi e estimulada por um levantamento feito pela Polícia Militar e a Polícia Civil, avaliando quais áreas tinha mais incidência de criminalidade. “Fizemos um mapeamento baseado nos boletins de ocorrência registrados e a Polícia Militar fez também baseado nas ocorrências que atendeu. Por isso, estamos em ação nesses lugares específicos na zona Norte", explicou o delegado Geris. 
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/