quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Entrevista acaba em pancadaria entre jornalista e candidato em TV do Acre

João Correia (PMDB) trocou insultos com apresentador de emissora.
'Fui espancado', disse Correia. 'Ele estava desequilibrado', disse jornalista.

Robson Bonin Do G1, em Brasília
Um vídeo que registra a pancadaria entre Demóstenes Nascimento, apresentador da TV 5, afiliada da Rede Bandeirantes no Acre, e o candidato ao Senado João Correia (PMDB-AC), foi parar na internet nesta quarta-feira (11). O material foi gravado na tarde desta terça (10) para um programa de entrevistas que seria exibido pela emissora na noite do mesmo dia. O programa não foi ao ar.
O candidato ao Senado João Correia (à esquerda) e o apresentador Demóstenes Nascimento brigam durante gravação de programaO candidato ao Senado João Correia (à esq.)
e o apresentador Demóstenes Nascimento
brigam durante gravação de programa (Foto:
Reprodução)
Segundo Nascimento, a emissora realiza uma rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado pelo Acre. A certa altura da gravação com Correia, o candidato aparece no vídeo insultando o apresentador: “Você é um merda de nada, rapaz...” Demóstenes revida: “Merda é você, rapaz”.
A gravação foi postada no site YouTube na manhã desta quarta (11). São 45 segundos de bate-boca. O jornalista afirmou que o vídeo exibido pelo site é autêntico, sem edição.
O candidato acusa o apresentador de ter ligações com o governo do Acre. “Você é uma criatura... Ah, com educação, com educação, seu lacaio. Você é um lacaio, um empregado do governo e ponto final”, afirmou Correia.
O jornalista então resolve encerrar a entrevista e é quando a briga começa. “Nós vamos encerrar nossa entrevista aqui, porque não dá para conversar com este cidadão. Corta.”
Versão do jornalista
Por telefone, o jornalista Demóstenes Nascimento relatou sua versão ao G1. “A direção da televisão reuniu todos os representantes de coligações para a gente fazer uma rodada de entrevistas com candidatos ao Senado e depois ao governo. As mesmas perguntas foram separadas para todos os candidatos, tudo certinho.”
Ainda segundo o jornalista, foi no momento em que a entrevista foi encerrada que o candidato se irritou. “O cara estava completamente desequilibrado, fugiu das perguntas para denegrir a imagem de todo mundo. Ele começou a me xingar e tive de encerrar a entrevista porque não tinha como colocar aquilo no ar. Aí, cancelei a entrevista e ele veio pra cima de mim e tive que me defender”, afirmou.
Tanto o jornalista quanto a emissora de TV prometeram acionar judicialmente o candidato.
Versão do candidato
Ao G1, depois de prestar depoimento à polícia nesta quarta, João Correia disse que o episódio “não foi uma briga”, mas um “espancamento”.
“Não foi briga. Eu fui espancado. Não tive nem chance de me defender”, afirmou Correia.
O candidato disse ter sido agredido pelo apresentador por ter feito acusações sobre supostas irregularidades que envolveriam os proprietários da emissora de TV que organizou a entrevista. Correia disse que o partido irá acionar a Justiça Eleitoral para apreender a fita e adotar as medidas cabíveis.
“O partido vai ingressar na Justiça Eleitoral para fazer a apreensão da fita. Não sou grande coisa, mas também não sou o Escadinha, o Bandido da Luz Vermelha. O meu medo é que isso vire bala de fuzil. Mas eles não vão me parar. Só se me matarem”, avisou Correia.


http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/entrevista-acaba-em-pancadaria-entre-jornalista-e-candidato-em-tv-do-acre.html

Câmeras flagram tentativa de assalto a padaria de Ribeirão Preto, em SP


Plantão | Publicada em 11/08/2010 às 14h33m
Jornal Hoje
Imagens mostram bandido atirando em policial à paisana - Reprodução Globonews TV
SÃO PAULO - Câmeras de segurança registraram a tentativa de assalto a uma padaria na cidade de Ribeirão Preto, a 319 quilômetros da capital. As imagens mostram o cabo da Polícia Militar, Luiz Celestino Correia, que está à paisana, de camisa vermelha, dentro da padaria. Ele foi surpreendido por um assaltante armado. Os dois brigam e o bandido dá um tiro na cabeça do policial. O ladrão se afasta e atira mais uma vez. Mesmo ferido, o policial se levanta rapidamente e acerta o ladrão.
O cabo sai da padaria e continua atirando. O bandido levou três tiros e foi deixado no hospital por comparsas que esperavam por ele. O policial foi socorrido a uma hospital e está fora de perigo.
O assaltante foi identificado como John Cleyton Silvério, de 22 anos. Ele já recebeu alta da Santa Casa e será encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto. Ele deverá ser indiciado por tentativa de homicídio.
O policial militar permanece internado no hospital Ribeirânia. O seu estado de saúde é estável. 


http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/08/11/cameras-flagram-tentativa-de-assalto-padaria-de-ribeirao-preto-em-sp-917370077.asp

Imprensa internacional exalta a volta do 'jogo bonito' da Seleção


Jornais de Espanha, Itália, Estados Unidos e até da Argentina elogiam a atuação dos comandados de Mano Menezes diante dos americanos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Não foram só os brasileiros que gostaram do que viram na estreia de Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira. Na imprensa internacional, o tom foi elogioso em boa parte dos jornais especializados que falaram sobre os 2 a 0 diante dos Estados Unidos.
Capas jornais repercuissão Brasil x Estados Unidos - amistosoReproduções dos sites de jornais estrangeiros: elogios ao time de Mano (Foto: Reprodução)
Para o "Marca", da Espanha, o amistoso marcou a "volta do jogo bonito", agora sob o comando de Mano Menezes. O New York times foi criativo ao resumir o que foi o jogo em sua manchete: "Futuro do Brasil supera o presente dos Estados Unidos". O tradicional jornal americano destacou ainda a grande atuação de Neymar, lembrando que o santista tem apenas 18 anos de idade.
Na Itália, a "Gazzetta dello Sport" exaltou também Alexandre Pato, atacante do Milan: "Pato-Neymar show. O jovem Brasil entusiasma", diz o título da crônica, que não deixa de elogiar também a atuação do meia Ganso.
O irreverente "Olé", da Argentina, lançou de um jogo de palavras: "Que de la Mano...", algo como "Que dê a mão", numa brincadeira com o significado do nome do treinador da Seleção em espanhol. Na análise do jogo, o "Olé" lembra que o "garotinho que Dunga não quis levar para a Copa" correspondeu em campo, referindo-se a Neymar.


http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/08/imprensa-internacional-exalta-volta-do-jogo-bonito-da-selecao.html

Brasileira de 14 anos é condenada por 'sexo consensual' em Abu Dhabi

Itamaraty confirmou que haverá recurso em segunda instância.
Ela manteve relações com motorista de ônibus escolar paquistanês.

Do G1, em São Paulo
Uma adolescente brasileira de 14 anos foi condenada à prisão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, por ter feito "sexo consensual" com um motorista de ônibus escolar paquistanês, confirmou o Itamaraty nesta quarta-feira (11). A identidade da menina não foi revelada, e a assessoria do gabinete informou que "haverá recurso em segunda instância" do caso.
A jovem foi condenada a seis meses de prisão depois que os promotores a acusaram de ter feito "sexo consensual" e ter combinado o encontro com o paquistanês, por meio do que chamaram de mensagens de texto "eróticas".
"A garota de 14 anos, que inicialmente alegou ter sido estuprada (...) foi condenada na terça-feira a seis meses de prisão, seguido pela deportação", informa o "Gulf News". A adolescente se retratou da acusação de estupro durante uma audiência na corte no fim de julho, de acordo com o jornal "The National".
O Gulf News também destaca que o homem, de 25 anos, foi condenado a um ano de prisão e também será deportado. O "National" afirma que o homem tem 28 anos.
Os advogados da garota solicitaram que o paquistanês fosse acusado de "estupro estatutário". Estupro estatutário é similar ao "estupro presumido" previsto no Código Penal brasileiro: quando a mulher não é maior de 14 anos, a violência é presumida, mesmo que haja consentimento. Em muitos países, a adolescente seria considerada menor de idade para ter uma relação sexual, mesmo consensual.
Mas nos Emirados Árabes Unidos, pondera a reportagem do "National", crimes relacionados ao sexo são analisados de acordo com a sharia, lei islâmica, segundo a qual os acusados que já passaram pela puberdade são julgados como adultos.
* Com informações da France Presse

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/brasileira-de-14-anos-e-condenada-por-sexo-consensual-em-abu-dhabi.html

Prova do concurso dos Correios será no dia 28 de novembro

As provas serão realizadas simultaneamente em mais de 500 cidades.
Exame, previsto para setembro, foi adiado por questões de segurança.

Do G1, em São Paulo
carteiro correiosPara carteiro serão 5.344 vagas
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Os Correios definiram que prova do concurso para 6.565 vagas será no dia 28 de novembro. As provas serão realizadas simultaneamente em mais de 500 cidades para 1.064.209 de inscritos. São 5.344 vagas para carteiros, 521 para atendentes, 200 para operadores de triagem e transbordo e 500 para analistas de nível superior.  A Fundação Cesgranrio foi escolhida como a organizadora responsável pela aplicação das provas.
De acordo com o novo cronograma, a divulgação dos gabaritos será no dia 29 de novembro, o recebimento dos recursos será do dia 30 de novembro a 2 de dezembro, a resposta aos recursos será até 13 de dezembro e a publicação do resultado no "Diário Oficial da União" será até o dia 31 de dezembro.

O novo presidente dos Correios, David José de Matos, anunciou no dia 5 deste mês que a prova inicialmente marcada para o dia 19 de setembro foi adiada por problemas de segurança e logística.
“Conversei com o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, e fizemos uma análise sobre a questão da segurança. Afinal de contas, os jornais aqui estavam falando sobre o problema da quadrilha dos concursos. Vamos fazer um plano de segurança, não só para a hora da prova, mas para o transporte [das provas]. Vamos ter segurança para que seja um concurso exitoso”, disse Matos.
Matos explicou que, como as contratações só poderão ser feitas em 2011 por causa da eleição, é mais seguro “parar” e “ver os pontos onde pode dar problema”. Matos disse ainda que serão contratados 4 mil funcionários provisórios no final do ano. “Vamos ter mão de obra provisória para passar este fim de ano”, afirmou.
O concurso teve o edital publicado em dezembro de 2009. Os salários vão de R$ 706,48 a R$ 3.108,37 (veja ao fim da reportagem os cargos e salários).
Inscrições repetidas
Um dos problemas detectados pela nova direção dos Correios foi a duplicidade de inscrições no concurso. Segundo o presidente dos Correios, há candidatos que fizeram sete inscrições para diferentes cargos.
David Matos explicou que a concorrência diminuirá porque cada candidato pode concorrer somente a uma vaga. Segundo ele, no dia do concurso, o candidato comparecerá somente a um local de prova. Nos demais locais onde o candidato se inscreveu, a ausência anulará a inscrição.
Demora na escolha
A definição da organizadora demorou cinco meses, já que os Correios iniciaram o processo de seleção da empresa após o término das inscrições, em fevereiro. A data do dia 19 de setembro havia sido definida no dia 23 de julho.
No começo de julho, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) chegou a enviar carta aos Correios solicitando esclarecimentos sobre a data de aplicação das provas e qual seria a organizadora do concurso.
De acordo com o presidente da associação, Ernani Pimentel, a demora prejudicava o candidato, já que os estudos costumam ter como base provas anteriores da organizadora. A data da prova também é importante para os candidatos fazerem o cronograma de estudos, disse Pimentel.
O processo de escolha da organizadora começou em 20 de maio, após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar os Correios a realizar a contratação direta da empresa que realizará a seleção.
A autorização do pedido, feita pelo ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, foi publicada no dia 1º de junho no "Diário Oficial da União", na página 126 da seção 1. O documento registra a autorização "da contratação direta de entidade detentora de notória especialização e inquestionáveis capacidade e experiência na matéria".
De acordo com o então diretor de gestão de pessoas da empresa pública, Pedro Magalhães Bifano, a FGV venceu a escolha da primeira vez, entre outras seis organizadoras, porque apresentou o melhor preço. Entretanto, na hora de apresentação dos documentos, a fundação não tinha um dos requisitos (o atestado de realização de concurso em nível nacional).
O concurso estava parado desde o término das inscrições, por conta da demora na escolha da organizadora.
Foram os próprios Correios que realizaram as inscrições e optaram por contratar organizadora somente após terem o número fechado de inscritos. O motivo alegado foi a redução de custos. A empresa diz que, com o número total de candidatos, a organizadora não corre o risco de fixar para cima o preço cobrado para realizar a seleção.
Veja abaixo os cargos que serão contemplados no concurso por diretorias regionais e os respectivos salários:
Diretorias Regionais da Bahia, Alagoas e Sergipe (155 vagas)

Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Atendente comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Diretorias Regionais da Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte (837 vagas)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Diretorias Regionais de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (2.238 vagas)
Atendente comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Diretorias Regionais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (225 vagas)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Atendente comercial (R$ 706,48)
Diretorias Regionais de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (576 vagas)
Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Analista de Suporte de Banco de Dados (R$ 3.108,37)
Análise de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Contador (R$ 3.108,37)
Economista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Estatístico (R$ 3.108,37)
Revisor de Texto (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Técnico em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) (R$ 3.108,37)
Historiador (R$ 3.108,37)
Arquivologista (R$ 3.108,37)
Desenhista Industrial (R$ 3.108,37)
Internacionalista (Relações Internacionais) (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Diretorias Regionais de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (1.037 vagas)
Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Diretorias Regionais de São Paulo Metropolitana e São Paulo Interior (1.497 vagas)
Atendente comercial (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Estatístico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)


http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/prova-dos-correios-sera-no-dia-28-de-novembro.html

Conheça termos mais usados em concursos públicos


Especialista explica expressões que aparecem em editais.
Veja o glossário elaborado para o G1.

Lia Salgado* Especial para o G1
Sabe o que é ampla concorrência, lotação, sindicância de vida pregressa? E a diferença entre homologação e nomeação? Veja abaixo a 'tradução' e o que significam, na prática, esses e outros termos mais usados em concursos públicos.
A
Ampla concorrência São as vagas não reservadas às pessoas com deficiência.
Autorização Primeiro passo para a realização de um concurso público. É solicitada pelo órgão ou entidade interessada no preenchimento das vagas. Concedida, normalmente, pelo titular da pasta de planejamento na esfera correspondente (federal, estadual ou municipal) ou até pelo chefe do executivo. Na federal, conforme o decreto 6.499/09, cabe ao ministro do Planejamento, salvo exceções. O mesmo decreto fixa prazo de até seis meses para o órgão ou entidade publicar o edital. Após este prazo, sem a abertura de concurso, a autorização ficará sem efeito.
Avaliação médica É a inspeção médica oficial que comprova que o candidato tem aptidão física e mental para exercer o cargo. Pode ser exame clínico ou exigir também exames laboratoriais e complementares.
Avaliação psicológica É etapa comum, de caráter eliminatório, em concursos para a área policial, por exemplo, em virtude do uso e porte de armas de fogo. Por meio dela, o candidato será considerado recomendado ou não recomendado. O objetivo verificar se ele apresenta habilidades específicas e características de personalidade importantes para o bom desempenho no cargo.
B
Bibliografia Alguns editais indicam bibliografia de apoio: livros onde o candidato encontrará os assuntos que serão cobrados na prova. Quando isso não acontece, fica a critério de cada candidato escolher a bibliografia que considerar mais conveniente.
C
Cadastro de reserva Quando o edital informa que o concurso é para formação de cadastro reserva, não há como prever o número de aprovados que serão chamados. Esse cadastro é para provimento futuro, de acordo com a necessidade da administração. O aprovado fica aguardando o surgimento de vagas durante o prazo de validade do concurso. Vale a pena buscar informações para saber se, historicamente, o órgão costuma chamar muitos candidatos ou não.
CadÚnico Sigla para Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, é um cadastro para famílias de baixa renda. Muitos editais consideram o CadÚnico para conceder isenção da taxa de inscrição. O decreto 6.593/08 determina que os editais de concurso público dos órgãos do poder federal deverão prever a possibilidade de isenção para membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico.
Caráter classificatório Algumas etapas do concurso têm caráter classificatório, o que significa que as notas obtidas definirão a ordem de classificação do candidato. Em geral, as etapas classificatórias são também eliminatórias, caso o candidato não atinja a pontuação mínima em relação aos quesitos estabelecidos no edital para cada disciplina, grupo de disciplinas, prova ou grupo de provas.
Caráter eliminatório Há etapas do concurso que não alteram a ordem de classificação do candidato, ou seja, ele é apenas considerado apto ou não apto. Os testes de aptidão física costumam ser apenas eliminatórios. Também a etapa do curso de formação normalmente não altera a classificação do candidato; apenas o considera habilitado ou não para o exercício da função. O edital informa, em relação a cada etapa do concurso, se será classificatória e eliminatória ou somente eliminatória.
Cartão de confirmação de inscrição Fornecido alguns dias antes da data da prova, contém os dados do candidato, além do dia da prova, local e horário. Normalmente é disponibilizado no site da instituição organizadora do concurso. Em alguns casos, pode ser enviado pelo correio. É fundamental que o candidato acompanhe o prazo para a confirmação de sua inscrição e verifique a exatidão das informações.
Cartão-resposta As marcações da prova objetiva são transcritas pelo candidato para um cartão-resposta ou folha de respostas. Somente as informações no cartão são corrigidas pela banca examinadora - os cadernos de prova não são considerados. Não são computadas questões não assinaladas, que contenham mais de uma resposta ou apresentem emendas ou rasuras.
Certame No âmbito dos concursos públicos, a palavra certame é utilizada como sinônimo de concurso.
Conteúdo programático Todos os assuntos que poderão ser cobrados na prova, em relação a cada disciplina. Está sempre descrito no edital ou em seus anexos e deve servir de base para o estudo do candidato. Algumas vezes o nome da disciplina não consta da lista de matérias do edital, mas seu conteúdo está incluído sob o título de outra disciplina.
Curso de formação Etapa de alguns concursos, quando o candidato aprovado em etapas anteriores submete-se a um treinamento específico relacionado ao exercício da função. Há uma prova de verificação de aprendizagem ao final, em geral de caráter apenas eliminatório. O candidato pode receber um pagamento a título de ajuda de custo durante o período do curso. Tudo estará definido no edital.
E
Edital É a “lei do concurso”. Estabelece as regras, tais como requisitos necessários para o cargo, data prevista para a prova, conteúdo a ser cobrado, formato da prova, além de informar o número de vagas, remuneração e outros dados importantes. Normalmente, o prazo médio entre a publicação do edital e a realização da prova é de 45 a 60 dias. Deve ser publicado no “Diário Oficial da União”, estado ou município e, ainda, no site da instituição organizadora. No âmbito federal, o decreto 6.499/09 estabelece prazo mínimo de 60 dias entre o edital e a primeira prova (salvo exceção) e define, em seu artigo 19, as informações que deverão constar obrigatoriamente do edital.
Exercício Entrar em exercício é iniciar o efetivo desempenho das atribuições do cargo público. A lei determina o prazo de 15 dias para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados a partir da data da posse.
H
Homologação Definido o gabarito final das questões após os recursos, e não havendo outras pendências, o concurso será homologado, ou seja, aprovado pela autoridade competente do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público, e será publicada a relação dos aprovados em ordem de classificação. Esta é a data inicial para contagem do prazo de validade do concurso, período em que os candidatos serão chamados.
I
Inscrição Necessária para que o candidato possa participar do concurso. A forma e o prazo são estabelecidos no edital. Consiste no fornecimento de informações de dados referentes ao candidato e pagamento da taxa ou requerimento de isenção.
Investigação social Pesquisa relacionada à conduta e relacionamentos do candidato. Pode envolver consultas e entrevistas com familiares, amigos e vizinhos. O objetivo é verificar a existência de risco para o bom exercício da função pública. É utilizada principalmente em concursos para cargos da área policial.
Isenção de taxa O valor cobrado a título de inscrição no concurso público será fixado em edital, bem como as hipóteses de isenção e as orientações e condições para requerer isenção. Muitos editais consideram o CadÚnico para concessão de isenção da taxa de inscrição no concurso.
L
Lotação Distribuição nominal dos servidores para cada repartição, ou seja, a definição do local/repartição onde o servidor exercerá sua atividade.
N
Nivel de escolaridade
Exigido de acordo com o grau de complexidade do cargo a ser ocupado, deverá ser comprovado no ato da posse. No caso de nível fundamental ou médio (antigo 2º grau) deve ser comprovado por meio de certificado de conclusão; no caso do nível superior, por meio de diploma. Os documentos precisam ser fornecidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Quando é exigido o nível superior, é preciso cuidado com relação aos cursos de tecnólogo – modalidade de nível superior com duração menor (em torno de 3 anos) do que a dos cursos tradicionais. Se o edital mencionar somente graduação ou nível superior e não fizer restrição específica, essa formação é aceita. Caso o edital mencione bacharelado ou graduação com tempo mínimo de 4 anos, o diploma de tecnólogo não será aceito.
Nomeação Ato formal pelo qual o poder público atribui um cargo ao candidato aprovado. Deve ser publicada no "Diário Oficial da União”, estado ou município, conforme o concurso. Não há obrigatoriedade de que a nomeação seja comunicada por telegrama ou qualquer outro meio pessoal.
A lei determina prazo de 30 dias, a partir da nomeação, para que o candidato tome posse. Podem ser convocados mais aprovados do que o número de vagas inicialmente previsto. Mas não existe regulamentação clara quanto à obrigatoriedade de nomeação para os aprovados dentro das vagas. O Judiciário, mediante provocação, tem garantido o direito à nomeação para esses candidatos.
P
Posse É a ocupação efetiva do cargo. Acontecerá em prazo estabelecido pelo estatuto do servidor correspondente ao órgão. A Lei 8.112 – Estatuto do Servidor Público da União - determina prazo de 30 dias contados da publicação da nomeação. É também o momento da apresentação de toda a documentação comprobatória de que o candidato atende aos requisitos necessários ao preenchimento do cargo.
Prazo de validade Período durante o qual os candidatos aprovados poderão ser nomeados. Em geral, o prazo inicial pode ser prorrogado por igual período, caso seja interesse da administração. Esgotado o prazo, precisará ser realizado novo concurso.
Prova de títulos De caráter classificatório, tem pontuação definida em edital para cada tipo de certificado ou comprovante aceito. Normalmente são considerados títulos os diplomas de doutorado, mestrado e pós-graduação lato sensu. Em alguns casos, também obras e artigos científicos publicados, além de outros que possam ser definidos no edital.
Prova discursiva Desenvolvimento de um texto, no estilo especificado no edital. Pode ser uma redação sobre um tema ou resposta a uma ou mais questões formuladas. Deverá ser escrita em letra cursiva legível, a caneta e respeitar o número mínimo e máximo de linhas determinados. A avaliação das provas discursivas costuma abranger aspectos quanto ao conhecimento demonstrado em relação ao assunto/tema proposto e aspectos relacionados ao correto uso da língua portuguesa, tanto no desenvolvimento das ideias, quanto no que se refere à correção gramatical.
Prova objetiva É aquela em que as questões são de múltipla escolha ou do tipo “certo e errado”. Serão consideradas as respostas assinaladas no cartão de prova.
Prova oral Muito utilizada em concursos da área jurídica. O decreto 6.944 determina que seja realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação. Em geral, o candidato é questionado por uma banca de examinadores sobre um ponto sorteado dentro da disciplina em questão.
Prova prática No caso das provas de conhecimentos práticos específicos, deverá haver indicação dos instrumentos, aparelhos ou das técnicas a serem utilizadas, bem como da metodologia de aferição para avaliação dos candidatos.
Provimento Ato de preencher o cargo público. Acontece por meio da nomeação.
R
Recurso Etapa em que o candidato que não concorde com o gabarito oficial da prova pode apresentar sua posição. O prazo e a forma dos recursos são estabelecidos no edital. A argumentação deve ser clara e, preferencialmente, fundamentada em legislação ou em bibliografia de autores reconhecidos. A banca examinadora é responsável pela análise dos recursos apresentados. Caso reconheça a sua validade, poderá alterar o gabarito da questão ou anulá-la, se não houver resposta correta. Em caso de alteração do gabarito oficial, essa alteração será considerada para todos os candidatos presentes, independentemente de terem recorrido.
Requisitos São determinados no edital do concurso. Em geral, são exigidos, além da aprovação no concurso: nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações militares e eleitorais; nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; idade mínima de 18 anos; aptidão física e mental. Conforme as atribuições do cargo, pode haver outras exigências. A apresentação dos documentos solicitados no edital também é obrigatória para a posse.
S
Sindicância da vida pregressa É a apresentação, pelo candidato, de certidões dos ofícios de distribuição das cidades nas quais tenha residido nos últimos cinco anos, podendo abranger feitos cíveis e/ou criminais, além de fornecimento de declarações pelo próprio candidato. Os documentos e declarações que serão solicitados constam do edital do concurso.
T
Teste de aptidão física Tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências a que será submetido para desempenhar as tarefas típicas do cargo. É exigidas, em geral, para cargos na área policial e outros cuja atividade cotidiana requeira esforço físico, como é o caso dos carteiros. No edital deve constar o tipo de prova, as técnicas admitidas e o desempenho mínimo para classificação. As provas mais comuns são de corrida e teste em barra fixa, havendo também outras tais como flexão abdominal, natação, dinamometria (força muscular), etc.
* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”


http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/conheca-termos-mais-usados-em-concursos-publicos.html

Trailer da PM colabora com o triste cenário

Publicado em 2010
Trailer da PM decrépito na Praia do Meio - Fotos Eliana Lima
Trailer da PM decrépito na Praia do Meio - Fotos Eliana Lima
Não bastassem os problemas do descaso municipal com a orla da capital-potengi, o trailer da Polícia Militar instalado na feia Praça do Pescador completa o cenário decrépito. Como mostram as fotos, lamentável.
Corroídas pelo ferrugem, as janelas são mantidas abertas com o apoio de pedaços de pau. Ferrolhos caíram (ação da maresia).
Pior: não existe banheiro para as necessidades dos policiais de plantão, nem uma pia para lavar mãos. Sujeitam-se à boa vontade do Pâmpano Clube (que há anos está com parte do imóvel abandonado) ou do posto de gasolina próximo, para usar o banheiro.
Uma vergonha. Lamentável.
Janelas sustentadas por pedaços de pau
Janelas sustentadas por pedaços de pau
Lateral
Lateral
Outro ângulo
Outro ângulo
Acompanhe o blog e mais notícias no Twitter da Abelhinha


http://blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha/trailer-da-pm-colabora-com-o-triste-cenario/55725

Polícia Civil: Aprovados não recebem bolsa

Os aprovados no concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, escrivão e agente de polícia não receberam a bolsa auxílio, como prometido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesed). No curso há um mês, os aprovados reclamam da demora no pagamento, alguns estão fazendo empréstimos para cobrir despesas com alimentação e moradia.

O curso de formação com duração de quatro meses, necessita do comparecimento de no mínimo 90% da carga horária de cada disciplina. As aulas  compreendem disciplinas como teoria comportamental, ética, direitos humanos, direito penal, além de aulas de defesa pessoal e tiro. Os alunos estudam nos dois turnos de 7h30h às 17h.

De acordo com os alunos da turma de escrivão, as aulas serão estendidas também para o final de semana, quando eles vão ter noções de primeiros socorros no batalhão do Corpo de Bombeiros em Natal.

A falta de uma academia de Polícia Civil é apontada pelos alunos como outra falta de estrutura na realização do curso de formação, por isso as aulas estão acontecendo em faculdades particulares de Natal. O maior problema apontado pelos alunos atinge os aprovados que não possuem residência na capital, como no caso de Camila Albuquerque, natural da Paraíba que está dividindo um apartamento com outras duas alunas.

A candidata teve que fazer um empréstimo no banco para custear as despesas deste mês, compreendendo alimentação, transporte e moradia. “A promessa da Secretaria de Segurança era fazer o pagamento de 50% do salário, como bolsa auxílio. Alguns candidatos receberam uma ordem de pagamento em sua conta, mas foi cancelada pela secretaria, como aconteceu comigo”, lamenta Camila.

Os alunos pretendem formar uma comissão, com representantes dos três cargos, para entrar em contato, esta semana, com a Secretaria de Segurança para saber quando o auxílio será pago.

No caso dos escrivães e agentes da Polícia civil, o valor da bolsa seria 1.250 reais e no caso de delegado 5 mil reais, representando 50% do valor dos vencimentos, após nomeação. A turma de Camila tem 44 alunos, todos aprovados no cargo de escrivão. Ela disse que alguns moram em cidades do interior, como Canguaretama e precisam vir todos os dias assistir às aulas, tendo que retornar ao final do dia para suas cidades. Esses alunos reclamam dos custos com deslocamento. O curso de formação é realizado nos dois turnos, impossibilitando os alunos de trabalhar.

O concurso da polícia Civil está causando preocupações aos aprovados há algum tempo. Realizado em abril de 2009, para preencher 438 vagas no quadro da polícia civil, nos cargos de delegado, escrivão e agente substituto, o governo do estado só liberou o dinheiro para realizar o curso de formação em junho deste ano.  No dia 8 de junho, o governador Iberê Ferreira se comprometeu a liberar 5,5 milhões para o início do curso em 30 de junho. O atraso teria sido provocado por falta de orçamento.

Após a liberação do dinheiro  destinado à compra de material didático, pagamento de professores e bolsa de estudos aos formandos,  outro empecilho apontado pela Diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), na época, seria o local para realização dos cursos.

A reportagem da TN entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesed, mas não obteve resposta sobre o atraso. 
 
 
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/aprovados-nao-recebem-bolsa/156549

Nomeação de novos servidores do Ministério Público do RN é publicada


 
Saiu ontem(10) a nomeação de dezenove (19) novos servidores para o Quadro de Serviços Auxiliares de Apoio Administrativo do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Todos prestaram concurso público para para exercer o cargo de Técnico do Ministério Público Estadual - Área Administrativa.

O Chefe do Departamento de Pessoal da Procuradoria Geral de Justiça, Júlio César de Queiroz Costa, informa que o concurso foi feito para o preenchimento de catorze (14) vagas mas em razão de vacâncias ocorridas depois da realização do certame foi possível a nomeação de dezenove (19) candidatos. Dentre estes, encontra-se a nomeação de uma pessoa com deficiência.

Os novos servidores serão lotados em Promotorias de Justiça no RN. Júlio César destaca que “a PGJ está em processo de remoção dos servidores e algumas vagas já estão definidas, porém, não todas, visto que ainda não terminamos as "rodadas" de remoção’.

FONTE: DN ONLINE Via G TC MOSSORÓ
 
 
 

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/