sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Amapá: PF prende governador e outras 17 pessoas

O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), e o ex-governador do Estado Waldez Góes (PDT) foram presos na manhã desta sexta-feira (10) durante uma operação da Polícia Federal no Estado. A operação Mãos Limpas cumpre mandados de prisão de integrantes de uma suposta organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado e da União.

Segundo a PF, a operação Mãos Limpas tem por objetivo prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.

As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça - STJ. As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

Foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a dois milhões e meio de reais, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembléia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Além do Estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.

Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos

* Fonte: Atualizada às 11h05 com informações do DPF.


São Gonçalo é destaque em reportagem da Rede Globo





Olhares curiosos seguem o comboio de veículos pelas ruas estreitas de pedra. O local é Uruaçu, distrito do município de São Gonçalo do Amarante, e o comboio abrigava a equipe de reportagem da série JN no Ar, capitaneada pelo repórter Ernesto Paglia. A matéria sobre a cidade potiguar, a décima  segunda da série que irá mostrar 27 cidades brasileiras, uma de cada estado e do Distrito Federal, até o dia 30 de setembro, foi exibida ontem à noite. Na pauta, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, as atividades econômicas da cidade e a culinária local.

adriano abreuErnesto Paglia conversa com o historiador Luiz Eduardo Suassuna sobre os massacre de Uruaçu
Ernesto Paglia conversa com o historiador Luiz Eduardo Suassuna sobre os massacre de Uruaçu

















A primeira parada da equipe foi no Santuário dos Mártires de Uruaçu, onde o repórter Ernesto Paglia conversou com o professor Luís Eduardo Suassuna, conhecido como “Coquinho” sobre a história dos mártires. De lá, a equipe, acompanhada do secretário de Turismo de São Gonçalo, Raphael Correia, se dirigiu a uma cerâmica da região. O proprietário Cleudo Mendes conversou com Ernesto Paglia sobre o trabalho no local. Antes de continuar a peregrinação pelas principais atividades econômicas da cidade – uma fazenda de carcinicultura foi o destino seguinte – a equipe do JN no Ar visitou Maria Rosângela do Nascimento, proprietária do “Bar da Rosa”. O camarão servido fez sucesso.

De acordo com Ernesto Paglia, o objetivo da série de reportagens do Jornal Nacional é retratar cidades brasileiras que normalmente ficam de fora do noticiário nacional. “Tentamos mostrar tanto as dificuldades quanto as virtudes de cada lugar. Toda cidade tem um orgulho, como é o caso desse camarão servido no Bar da Rosa. Queremos mostrar esse Brasil normalmente distante do noticiário”, afirma. No caso de São Gonçalo do Amarante, chamou a atenção as atividades econômicas e o importante aeroporto em construção.

Por conta do ritmo de trabalho – uma cidade por dia – a rotina da equipe é corrida. São oito pessoas viajando diariamente em um avião próprio, com cerca de 700 quilos de equipamento à bordo. A matéria precisa ser produzida e editada em questão do horas, o que obrigou a produção a carregar uma ilha de edição portátil. Funciona da seguinte maneira: após captar as imagens e fazer as entrevistas, o repórter volta para o aeroporto, onde a produção já se encarrega de reservar uma sala para abrigar a ilha de edição. O texto é construído praticamente no carro e o off – a leitura do texto que acompanha as imagens – é gravado também no aeroporto.

Para dar tempo levar tudo ao ar, sem atropelos, uma outra equipe capta imagens pela cidade e prepara o local para o link ao vivo. Todos os dias Ernesto Paglia participa ao vivo do Jornal Nacional, sempre em um lugar importante na cidade retratada. Ontem à noite, foi a vez do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Com tantos detalhes, é preciso planejamento. Para se ter uma idéia, o trabalho de pesquisa para dar suporte à série foi iniciado em outubro do ano passado e ao chegar na cidade o repórter já tem boa parte das informações necessárias para compor a reportagem.

A correria faz com que os membros da equipe tenham poucas horas de descanso por dia. De acordo com a produção, depois de todo o trabalho, há seis horas para fazer check in no hotel, tomar banho, dormir, acordar, tomar café e cair na estrada novamente. 

Reportagem destaca taxa de analfabetismo no Estado

Além de mostrar as peculiaridades históricas e culturais de São Gonçalo do Amarante, 12ª cidade visitada pelo jornalista Ernesto Paglia, através do quadro “JN no Ar”, a reportagem da Rede  Globo revelou os principais indicadores sociais e econômicos do Rio Grande do Norte – entre eles o de ter a segunda maior renda média do Nordeste; a quinta economia da região; e também de ter 18% de analfabetos, o sexto índice do país (a taxa divulgada no dia anterior pelo IBGE é, na verdade, de 19,5%). O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi lembrando pelo esquecimento de 13 anos de projeto aprovado e até agora ter somente uma pista pronta. “A expectativa é de que até a Copa do Mundo de 2014 a estrutura tenha sido consolidada”, disse Páglia, na reportagem.

O repórter foi acompanhado pelo professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Brandão Suassuna, o Kokinho, que relatou detalhes do Massacre de Uruaçu, quando o povoado, localizado na região de São Gonçalo do Amarante, foi vitima dos holandeses que quiseram impor o seu domínio militar, além da sua cultura e sua religião. “Os nativos não aceitaram o domínio e os holandeses promoveram um verdadeiro massacre matando todas as famílias que viviam no  povoado”, explicou Kokinho. “A importância para a história é que a reação dessas pessoas ao domínio garantiu a Portugal manter o domínio face a investida holandesa”, completou o professor.

Ernesto Plagia mostrou também o problema ocasionado pelas inúmeras cerâmicas que atuam na região, cujos fornos são movidos a lenha e poluem o Meio Ambiente.  Ele mostrou também que as crateras provocadas pela retirada de argilas destinadas às cerâmicas são aproveitadas pelos criadores de Camarão para criatórios dos crustáceos. O criador de camarão Felizardo Moura, atestou a viabilidade do “negócio”. O repórter do Jornal Nacional finaliza a matéria comendo um bom prato de camarão e dizendo se sentir um legítimo potiguar.



Comitê Local da Fifa aprova última adequação para a construção do Estádio das Dunas




O Comitê Local da Federação Internacional de Futebol (Fifa) aprovou, nesta sexta-feira (10), a última adequação necessária à construção do Estádio das Dunas, em Natal. A "curva de visibilidade", dentro de especificações determinadas, foi o último ajuste solicitado pela Fifa ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Extraordiária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), para a continuidade do projeto.

A aprovação do último ajuste e também a aprovação do Fundo Garantidor da Copa, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no último dia 8, viabilizam, para a próxima semana, o lançamento do edital de licitação no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a contratação do projeto básico de construção do Estádio das Dunas.

A minuta do edital passa pela última revisão por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e também pelo Comitê Gestor da PPP, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Novo Machadão
Orçado em R$ 400 milhões, o Estádio das Dunas terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura. 

* Fonte: Assecom.


Bando faz arrastão em prédio de luxo em Sorocaba

Bando faz arrastão em prédio de luxo em Sorocaba

Moradores e funcionários foram feitos reféns e ficaram amarrados com lacres de plástico; pelo menos 6 apartamentos foram saqueados



SOROCABA - Um bando armado com fuzis e pistolas invadiu um prédio de alto padrão nesta quinta, 9, em Sorocaba, e saqueou pelo menos seis apartamentos. Moradores e funcionários foram feitos reféns e ficaram amarrados com lacres de plástico durante quase duas horas, tempo que durou o assalto. De acordo com testemunhas, eram cerca de 15 homens.
Um dos ladrões tinha visitado o prédio, no Jardim Paulistano, próximo do centro, no início da semana, com o argumento de ver um apartamento que estava à venda. Hoje, ele voltou e foi reconhecido pelo porteiro, que o deixou entrar.
O bandido rendeu o porteiro e abriu o portão eletrônico para a entrada do bando. Os ladrões estavam atrás de dinheiro, joias e equipamentos eletrônicos, mas levaram também os celulares das vítimas. Os funcionários foram levados para o saguão, onde ficaram sob vigilância, enquanto os moradores eram imobilizados nos próprios apartamentos. O bando, que havia chegado em dois veículos, usou também alguns carros dos moradores para a fuga. Antes de sair do prédio, eles levaram o computador onde estavam armazenadas as imagens do circuito de segurança.
O delegado José Urban Filho, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) acredita que os integrantes do bando são de outra cidade, provavelmente de São Paulo, pois não se preocuparam em cobrir os rostos. Até o final da tarde, não havia pistas dos assaltantes.












Idade, peso ou altura? Especialistas dizem o que considerar na cadeirinha


Para o Inmetro, conforto da criança vale mais na escolha do equipamento.



No caso de usar ou não assento de elevação, altura é determinante.

Luciana de Oliveira
Do G1, em São Paulr
assento de elevação cadeirinha

Crianças com menos de 1,45 m de altura devem


usar assento elevado (Foto: Reprodução/TV Globo)
O que vale mais na hora de escolher a cadeirinha certa: a idade da criança, o peso ou a altura? A dúvida é uma das mais enviadas por internautas ao G1 desde o início da obrigatoriedade do equipamento em carros de passeio, no último dia 1º. Segundo especialistas, o conforto da criança é o que deve contar mais, sobretudo para decidir se já é o momento de mudar ou não de equipamento.
Somento no caso do uso do assento de elevação é que a altura se torna determinante: crianças que ainda não tenham 1,45 m não devem dispensar o dispositivo.
A regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre cadeirinhas utiliza faixas etárias para indicar o equipamento mais adequado:


- bebê conforto deve ser usado por crianças de até 1 ano;


- cadeirinha deve ser usada de 1 a 4 anos;
- assento de elevação é para crianças de 4 a 7 anos e meio;
- banco de trás, só com cinto de segurança, é indicado às que têm de 7 anos e meio a 10 anos, com 1,45 m de altura, no mínimo.

O Inmetro, ao certificar os produtos, dividiu-os em grupos de acordo com o peso, altura e idade:


- grupo 0: crianças de até 10 kg, 0,72 m de altura, 9 meses


- grupo 0+: até 13kg, 0,80 m de altura, 12 meses
- grupo 1: de 9 kg a 18 kg, 1m de altura, 32 meses
- grupo 2: de 15 kg a 25 kg, 1,15 m de altura, 60 meses
- grupo 3: de 22kg a 36 kg, 1,30 m de altura, 90 meses

“Essa é uma classificação mundial. Mas os pais devem usar o bom senso”, explica Gustavo Kuster, gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro. Ele pondera que a indicação do peso máximo não significa que, ao usar um equipamento, pesando mais do que indica o fabricante, a criança terá menos segurança. “Se ela ainda cabe naquele dispositivo, está confortável, com o cinto bem preso, pode continuar nele”.

Segundo Kuster, na hora de escolher a cadeirinha, os pais devem considerar que há produtos que abrangem mais de um grupo. “Existem cadeirinhas certificadas que comportam de 0 kg a 25 kg, por exemplo. Outras duram praticamente todo o tempo em que a criança vai precisar usar  dispositivo de retenção”. O especialista em segurança veicular Celso Arruda, da Unicamp, diz que o ideal para escolher a cadeirinha é levar a criança e o carro à loja, testando o produto em ambos para ver qual é o mais adequado.
bebê conforto

No bebê conforto, criança deve ficar voltada para


a traseira do carro (Foto: Reprodução/TV Globo)



















Do bebê conforto para a cadeirinha


O mesmo critério deve ser considerado para decidir se é o momento de passar a criança para o equipamento indicado às maiores. A hora de trocar o bebê conforto pela cadeirinha preocupa especialmente os pais. Em mensagem enviada ao G1, Shirley Araújo conta que tem um filho de 4 meses que já está grande para o bebê conforto. Mas ela questiona se, ao colocá-lo na cadeirinha, ele não estará menos seguro, por passar a ser transportado de frente, e não de costas.

“A orientação de levar o bebê conforto voltado para a traseira do carro, diferente da cadeirinha, é devido à composição do corpo do recém-nascido”, explica Arruda, da Unicamp. “O bebê nasce com a cabeça maior que o corpo, como na forma de um martelo. Nessa posição, ele fica mais protegido. Com o tempo, o corpo adquire uma harmonia e não é mais necessário levá-lo de costas no carro. Se a criança está grande para o bebê conforto, já pode ir para a cadeirinha.”
Do assento para uso só do cinto


Já no momento de dispensar o assento de elevação, é fundamental considerar a altura: crianças com menos de 1,45 m, independente do peso, não devem usar apenas o cinto de segurança, mesmo que tenham mais do que os 7,5 anos previstos na resolução do Contran. Isso porque o assento serve para que a criança use com segurança o cinto de três pontos, que passa pelo peito. “Se ela ainda não tiver altura suficiente e quiser continuar usando inclusive a cadeirinha completa, sem dispensar o encosto, ainda que tenha mais de 4 anos ou mais de 36 kg, tudo bem. Desde que esteja confortável”, afirma Kuster, do Inmetro.

No caso de veículos antigos, que tenham apenas cintos de dois pontos (abdominal) no banco de trás, o Contran alterou a regra, permitindo que crianças a partir de 4 anos dispensem o uso do assento de elevação, já que o cinto não passa pelo peito.

Fonte: autoesporte

A PM-RN na Copa de 2014



Enquanto algumas instituições lamentam a situação administrativa e operacional na qual se encontram, a Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte parece ser um órgão estatal que está preparado para receber não somente uma Copa do Mundo como quaisquer eventos de grande porte que por ventura venham dá o ar de sua graça nos rincões potiguares.






Dizemos isso porque, como bem já frisamos neste mesmo vespertino, a PM-RN, autêntica instituição democrática potiguar, nascida em 1834, já presta seus serviços à sociedade norteriograndense e também à nação brasileira há cento e setenta e seis anos. E, mesmo não tendo, em dados momentos históricos, o mesmo reconhecimento e condições de trabalho que outras instituições bem mais recentes, possui maior poder de mobilização e ação, haja vista a sua situação fática na sociedade. Diante disso a PM-RN nunca se negou do seu mais moderno soldado ao seu mais antigo coronel, a socorrer a quem mais precisasse, seja rico ou pobre, doente ou são, letrado ou não.

Muitas das vezes a PM-RN foi utilizada como braço armado das elites dominantes. Exemplo disso frisou Homero Homem na sua inolvidável obra Cabra das Rocas. Este livro retratou ficticiamente o papel da policia em épocas remotas. Nestes idos parecia que o corpo policial estava a serviço das classes mais abastadas. Foi assim que narrou o fato de um cavalariano policial descer espadagão contra os canguleiros, moradores das Rocas da frente, em obediência e vingança ordenada dos xarias, gente da elite, moradores da Cidade Alta, que vez por outra, se diziam importunados pelos habitantes dos arredores do bairro das Rocas.

Todavia, este tempo já foi embora e o que restou fora uma literatura que nos enriquece e nos mostra como prosseguir na nossa lide policial diária. Respeito e zelo com o patrimônio e a segurança pessoal do próximo, não importa de que categoria social pertença, desde que agindo dentro das normas do ordenamento jurídico estaremos sempre a proteger.

É por isso que a moderna PM-RN, hoje com mais de dez mil pessoas, entre homens e mulheres, mesmo em meio a algumas dificuldades operativas como a escassez de verbas para custeio e investimentos, ainda não foi aos meios de comunicação para tentar comover a opinião pública dizendo que falta isso e falta aquilo; que tem gente demais presa; que isso atrapalha o trabalho; que vai fazer greve. Não, isso não, até porque a greve em nosso país é injustamente proibida na Constituição Federal para o militar. Essa proibição se dá tanto a nível federal quanto estadual, todavia, mesmo diante de problemas administrativos, salários menores na atualidade do que as demais categorias da segurança pública, a PM-RN, está sempre presente, em viaturas, a pé, nas escolas, nas rondas ostensivas, em palestras, atendendo à saúde do povo a PM-RN estando apta para defender a sociedade.

Erros, toda a instituição tem. Melhor, as pessoas que fazem a instituição é que tem. São algumas pessoas que cometem atitudes incompatíveis com o serviço policial e assim, toda corporação paga pelos atos errôneos de seus prepostos. Todavia, com a líquida e certa correção, coíbem-se as práticas que se desviam das condutas esperadas pelo policial e logo o mau PM vai restando preso e depois excluído do seio da corporação pois não há lugar na PM-RN para este tipo de profissional.

A história da PM-RN fala por si, basta vermos e compararmos os serviços que ela prestou ao longo dos seus 176 anos de existência. Retirem-se os erros e os acertos sobressairão de forma avassaladora em prol da sociedade.

Que venha a Copa de 2014; que venham também eventos grandiosos depois desta esperada competição que todos nós iremos sempre contar com mulheres e homens policiais militares prontos, aptos a sacrificarem sua própria vida benefício da coletividade. E não veremos, ao longo deste quatro anos restantes, ouvir dizer que a PM-RN lamenta, que não está preparada para defender o povo potiguar porque, nosso lema é ser “vigilantis semper” e ainda se ouvirmos, duvidemos, pois pode haver outras conotações por trás disto. Que venham as exigências da famigerada FIFA e sua ganância por dividendos. Faremos a melhor copa, em termos de segurança que o mundo já teve.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/