segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Armas de Fogo - Calibres e projetéis (ou projetis)


 

Mensagem por Herman em Sab Jan 10, 2009 3:12 am
O objetivo desse tópico é apenas informativo, os membros poderão postar informações e comentar, mas é proibido informações de como manusear uma arma e como construir algum tipo de arma de fogo.

Fonte: Comunidade no Orkut CIPC CRAZ / Wikipédia

O que é Calibre?

Em pistolas, revólveres, garruchas, carabinas, rifles e fuzis, calibre nada mais é que o diâmetro do projétil ou do cano da arma. No sistema americano e inglês, ele é medido em polegadas. Ou seja: no revolver calibre .38, o diâmetro do projétil mede 0,38 polegada. Já no sistema europeu, essa medição é feita em milímetros (o calibre do três-oitão seria 9,65 mm).

A exceção fica por conta da espingarda. Nesse caso, o calibre é calculado pelo número de esferas de chumbo do diâmetro do cano da arma necessário para atingir o peso de 1 libra (ou 454 gramas). Isso não quer dizer muita coisa: O importante mesmo é saber que, na espingarda, quanto menor o número do calibre, mais grosso é o diâmetro do cano.

Diferentemente do que parece, o calibre não determina sozinho a potência de uma arma. É claro que, quanto maior o diâmetro do cano, mais grosso e projétil. Mas o tiro de um fuzil de assalto calibre 5,56 mm, por exemplo, pode causar mais estrago que o de um revolver calibre 9,65 mm. É que a ponta do seu projétil foi feita para percorrer um longo caminho e atravessar barreiras poderosas, como portões e barras de metal. Ou seja, a escolha da arma, do calibre e da ponta do projétil depende do objetivo a ser alcançado.

A ponta de bala

A ponta dos projéteis determina sua velocidade e seu estrago.

-Boat Tail: pontiagudo, este tipo de ponta é usado em projeteis de fuzis. Tem longo alcance e perfura alvos com facilidade.


-Ogival Plana: Como não é pontiaguda, é mais lenta e pode não atravessar seus alvos. Se perfura um corpo por exemplo, fica alojada lá. Por isso é mais letal.


-Ponta Oca: Quando acerta um alvo se expande, destruindo tecidos e causando muita dor. Pela Convenção de Genebra, não pode ser usada como arma militar.


-Ogival: É um dos tipos mais usados por policiais e militares. Não corta o ar com tanta eficiência quanto a Boat Tail nem é tão letal quanto a Ponta Oca.

-Encamisada: O projétil tem um revestimento de cobre, náilon ou outro material que deslize pelo cano da arma melhor que o chumbo. Resultado: o tiro sai com mais velocidade, o que melhora a precisão e o alcance do disparo.


-Traçante: Tem uma substância na base do projétil que solta um pó luminoso quando acontece a combustão da pólvora, deixando um rastro visível na escuridão.


Para sabermos o que é um calibre devemos primeiro saber o que é um projétil.


O que é um Projétil?

Projétil balístico é qualquer sólido pesado que se move no espaço, abandonado a si mesmo depois de haver recebido impulso. A bala tem quatro partes essenciais: O estojo, a espoleta, a pólvora e o projétil. Quando a queima da pólvora produz gases, o projétil, geralmente de chumbo em forma de ogiva, é impulsionado a grande velocidade para fora da arma. É constituido de um núcleo de chumbo endurecido com antimônio e envolvido por uma camisa de tombac, que é uma liga de cobre e zinco.

Esquema de uma pistola desmontada:

Como uma Glock funciona:

Como uma Colt 45 funciona:




Fogo! Cartuchos de revolver e espingarda funcionam de forma parecida.

O gatilho da arma aciona o dispositivo que amassa a espoleta, provocando a queima de uma mistura detonante. O calor passa para a pólvora, que esta dentro de um estojo – de plástico na espingarda e de latão no revolver. A pólvora explode e arremessa a bucha ou o projétil à frente. Na espingarda, a bucha ainda empurra os bagos de chumbo, que serão disparados juntos para depois se dispersarem.

Esquema de uma bala de revolver

Propulsor = PólvoraInvólucro da bala = EstojoEscorvador = Espoleta


Esquema de uma bala de espingarda (cartucho)

O nº 1 representa a Base Metálica; o nº 2 o Estojo Plástico; o nº 3 a Pólvora; o nº 4 a Bucha Plástica; o nº 5 o Chumbo; o nº 6 o Fechamento Estrela e o nº 7 a Espoleta.


Tamanho do furo: o diâmetro de alguns projeteis que fizeram historia.

Fuzil de Assalto: Usa a bala 5,56 x 45 mm NATO, um dos projeteis que mais matam no mundo – Não é pela sua potencia, mas sim por ser usado na AR-15, popular entre os traficantes do Rio. (5,56 mm)

Três-Oitão: Foram balas desse diâmetro que mataram John Lennon. Ainda muito usado por policiais brasileiros, é um dos calibres mais conhecidos do mundo. (9,65 mm)

Espingarda Calibre 12: É uma das mais potentes que existem. As balas dessa arma costumam ser compostas de bolinhas de chumbo, mas também podem carregar projeteis com diâmetro de 18, 5 mm (18,5 mm)

Anti Tanque 45: Projeteis com esse diâmetro acabavam com os tanques alemães na 2ª Guerra. (45 mm)

Míssil M-20: O calibre dos mísseis também é medido em milímetros. Esse foi muito usado na Guerra da Coréia. (89,9 mm)
Sem imagem disponível.


Última edição por Abragabri em Sab Fev 07, 2009 8:37 pm, editado 2 vez(es)

_________________http://zumbis.lifeme.net/Comunidade Brasileira sobre Zumbis

"Não tenho nada a declarar, apenas o meu gênio." Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/