sábado, 13 de agosto de 2011

Túnel de Vento


Túnel de vento

.
Túnel de vento na Alemanha em 1935.
Túnel de vento da NASA.
Tunel de vento - é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos.
Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões,automóveiscápsulas espaciaisedifíciospontesantenas e outras estruturas de construções civis.
A construção de modelos físicos, em escalas reduzidas, embora tentada anteriormente por ArquimedesLeonardo Da Vinci e outros estudiosos só foi possível após a descoberta da Teoria da Semelhança Mecânica por Isaac Newton e do Teorema de Bridgman.
Nos modelos aerodinâmicos a semelhança mecânica aplicada é a de Mach, nos modelos hidrodinâmicos de escoamentos em condutos forçados utiliza-se a chamada Semelhança de Reynolds e nos condutos livres ( canaisusinas hidrelétricasvertedores) utiliza-se a chamada Semelhança Mecânica de Froude.
No Brasil, túneis de vento subsônicos pequenos e médios podem ser encontrados em algumas instituições de ensino e pesquisa. EmSão paulo, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) existe o maior túnel de vento subsônico de toda a América Latina, que permite aos meteorologistas, por exemplo, simular catástrofes como o Furacão Catarina e, observar como uma construção reage no quesito daaerodinâmica.
Além destes, túneis de ventos supersônicos, para estudos aeroespaciais, podem ser encontrados no ITA[1], em São José dos Campos, e na UFABC, em Santo André[2].
Estes são modelos de tuneis horizontais. Outro modelo de túnel do vento são os Tuneis de vento vertical. Estes equipamentos podem utilizar o princípio de propulsão ou de sucção. o vento dentro dele pode atingir velocidades superiores a 250km/h fazendo com que qualquer pessoa possa flutuar dentro dele. São utilizados para simular a queda livre e servem para treinamento de paraquedistas em diversas situações ou posições.
Nos Túneis de Sucção o Ar que circula pelo seu interior pode ou não ser reaproveitado, os que reaproveitam o ar são conhecidos como recirculados e são mais econômicos. Já existem varios túneis verticais instalados pelo mundo. Onde um dos mais conhecidos fica emOrlando, sendo um dos primeiros. Na área de Paraquedismo do Arizona onde esta o Time de paraquedismo Arizona AirSpeed (Atuais Campeões do Mundo na modalidade FQL 4) [3] também esta instalado um Túnel do vento Com a disponibilidade deste equipamento, tornou-se mais produtivo fazer treinamentos combinados entre horas de túnel e saltos, pois no túnel se utiliza todo o tempo que se esta exposto ao vento e durante os saltos o tempo de queda livre utilizado é menor, pois os paraquedistas precisão se separar para poderem comandar seus paraquedas. [4]

[editar]

Referências
  1.  (em portuguêsITA - Inaugurado o Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa do ITA
  2.  (em portuguêsMEC - Jornal francês destaca investimento do Brasil
  3.  (em portuguêsInema - Conheca a modalidade de Paraquedismo FQL
  4.  (em inglêsSkyventure - SkyVenture Corporate Website

Commons
Commons possui multimídias sobreTúnel de vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/