terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uso de armas por policiais sofre restrições


Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.
Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.


A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras. 

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1639318-10041,00-USO+DE+ARMAS+POR+POLICIAIS+SOFRE+RESTRICOES.html

BLOG RECEBE DENÚNCIA DE PERSEGUIÇÃO CONTRA POLICIAIS DA CIDADE DE OURO BRANCO



 “Sargento Galdino Filho vem sendo elogiado pelo trabalho em Ouro Branco

O blog recebe informação da cidade de Ouro Branco que policiais militares daquela cidade estão sendo vítimas de perseguição por estarem fazendo um bom trabalho.

Parece brincadeira, mas é verdade policiais militares estão sendo perseguidos por um pequeno grupo político da cidade que já ameaçaram pedir a saída dos militares da cidade.

A informação é que esses militares realizaram recentemente uma grande operação com o objetivo de coibir abusos, como menores conduzindo motos, veículos com documentação adulterada e até motos circulando sem nenhuma documentação.

Essa operação desagradou um grupo político da cidade. A informação é que um vereador de nome Eduilson e ainda um assessor do deputado Dickson Nasser que trabalhou para o deputado em Ouro Branco vem ameaçando pedir a cabeça desses policiais, o que é um verdadeiro absurdo, pois grande parte da população vem apoiando a ação dos militares comandados pelo competente sargento Galdino, até a promotora pública da cidade elogiou o trabalho dos policiais.

A Associação dos militares do Seridó através do seu presidente Cabo João Batista disse ao nosso blog que estará tomando todas as medidas cabíveis para evitar que esses policiais sejam transferidos da cidade.

O blog espera que o comandante Tenente Cel. Antônio Cipriano não possa ceder a pressões e faça o possível para que interferência política não atrapalhe o bom trabalho de segurança pública.

A única prejudicada será a população de Ouro Branco, caso esse policiais sejam transferidos.

Fonte: Cardoso Silva via blog do Cabo Heronides

POLICIAIS MILITARES DE EXTREMOZ NÃO TEM DIREITO A ALIMENTAÇÃO



Os policiais militares de Extremoz/RN estão indo trabalhar, mas não estão tendo direito a alimentação. Brincadeira!


Veja um comentário feito no blog:


É uma lástima passar o dia se humilhando nas fábricas da BR-101 atrás de comida para se aguentar em pé no serviço.


ACORDA Estado!!! A PM de Extremoz está sem vale alimentação! Cortaram o vale dos praças e todos estão sendo humilhados e barrados nas portas das fábricas!


Os PM já saem de casa estressados, pois não sabem se vão comer!

Policiais posam como bandidas em calendário e causam polêmica na Espanha.


As oito policiais catalãs posaram para as fotos em poses sensuais
Um grupo de policiais femininas espanholas causou polêmica ao posar para as fotos sensuais de um calendário vestidas como bandidas.
Nas fotos de cada mês as agentes simulam cenas de roubos mascaradas, com roupas eróticas e fetichistas. O projeto já provoca polêmica entre a própria polícia.
Nas fotografías elas usam lingerie, botas de couro, máscaras e vários itens que remetem a fetiches sexuais.
As cenas, que mostram roubo de carros, de jóias e de obras de arte, foram descritas por outros agentes como apologia ao delito e tentativa de ridicularizar a todos os policiais.
O Setor Policial de Ponent, na Catalunha, de onde são as mulheres, destacou que, apesar de as modelos serem policiais em exercício, a polícia não tem envolvimento algum com as fotos controversas.
“São fotos que elas fizeram de forma particular. Em nenhuma imagem foi usado o uniforme ou algum distintivo oficial porque sabem que isto é terminantemente proibido pelo regulamento”, disse à BBC Brasil um porta-voz da polícia de Ponent.
`Irresponsabilidade´
Segundo o porta-voz, as fotos foram propostas pelas oito agentes que posaram para uma fotógrafa amiga do grupo com a intenção de “criar um presente original para companheiros de delegacias da região, amigos e parentes”.
No entanto, representantes do Sindicato Unificado da Polícia (SUP) e do Fórum Polícia afirmam que o presente é, na verdade, um ato de irresponsabilidade.
Representantes da polícia dizem que o projeto faz apologia ao delito
O porta-voz do SUP, José Maria Benito, lembrou que as agentes “têm todo o direito de criar um calendário e de posar como modelos, mas talvez tenham se equivocado na fantasia”.
“Deveriam lembrar que esse calendário só é notícia porque elas são policiais. Quando alguém faz parte de uma instituição que não está precisamente para brincadeiras, precisa saber que há direitos civis incompatíveis com a nossa condição”.
O sindicato Fórum Policial também criticou o calendário, dizendo que a brincadeira com cenas de roubos desrespeita policiais que se arriscam na profissão.
“Quando temos todos os dias companheiros arriscando a vida em situações extremas, fica difícil entender que outros encarem delitos como se fossem simples brincadeiras”, disse à BBC Brasil um representante sindical.
As oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento interno. Mas, segundo o porta-voz da polícia de Ponent, elas tem "recebido bem as críticas e os elogios, que também têm chegado”.
Ele disse ainda que elas esperam que a situação “serene” o mais cedo possível.
Até agora não houve denúncias formais sobre o comportamento das agentes por causa do calendário, mas o regulamento da polícia prevê sanções em caso de que um policial seja acusado de prejudicar o nome e a imagem pública da instituição.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110103_policiais_calendario_ai.shtml

PM SOFRE ACIDENTE DE SERVIÇO E NÃO RECEBE ASSISTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO


postado por qthdanoticia.blogspot.com
No ultimo mês, um policial da ROCAM, sofreu um acidente estando de serviço no bairro de Felipe Camarão. Com o punho fraturado, o soldado foi conduzido pela SAMU até o Hospital Walfredo Gurgel, onde foi informado que precisaria realizar uma cirurgia.

 
Segundo o policial, o mesmo recebera informações de alguns oficiais ligados ao Hospital da Polícia Militar de que o referido hospital não realizava a cirurgia em questão por não haver condições.

 
Hoje, após vinte dias do acidente, o policial ainda não realizou a cirurgia por não haver condições de arcar com as despesas, já que os gastos com a mesma pode custar até R$ 4.000,00.

 
O policial ficou surpreso por não ser conduzido e atendido pelo HPM e classificou como "descaso para com os policiais que trabalham no serviço ostensivo da Polícia Militar".

 
Cadê o investimento efetuado no Hospital da Polícia Militar do RN, assim como os oficiais médicos desta instituição?
 
 
Fonte: Cabo heronides via QTH  da notícia

Concursos previstos


O ano de 2011 promete ser movimentado para quem tenta uma vaga no funcionalismo público. Não serão poucos os concursos a serem lançados. Na esfera federal, há expectativa de que diversos órgãos realizem novos processos seletivos este ano. Estão previstas mais de 18,7 mil novas vagas no INSS, Correios, Polícia Federal, Senado, entre outros órgãos.


Correios

Motivo de grande polêmica durante todo o ano de 2010, a  Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou, em dezembro, que fará novo concurso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o edital definitivo será publicado já no início de janeiro. A previsão é que, desta vez, sejam ofertadas aproximadamente dez mil vagas para todo o país. Até agora, estão confirmadas oportunidades para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Todas as atividades pedirão ensino médio completo dos candidatos e contarão com taxa de inscrição de R$ 30. Segundo a assessoria, também poderão ser disponibilizadas chances para carreiras de nível superior. Os Correios esperam aplicar as provas do novo concurso até abril do próximo ano e as contratações poderão acontecer ainda no primeiro semestre.

A empresa devolverá, a partir de janeiro, os valores referentes às taxas de inscrição da seleção de 2010, que oferecia 6.565 vagas. Mais de um milhão de pessoas se inscreveram neste concurso, que foi cancelado.

Polícia Federal

Já estão no Ministério do Planejamento (MPOG) três solicitações da Polícia Federal (PF) para abrir um total de 1.352 oportunidades. As autorizações deverão ocorrer em breve.

Os futuros concursos serão para as atividades de papiloscopista (116 vagas), agente de polícia (396), delegado (150), escrivão (362) e agente administrativo (328). Para concorrer às ofertas de agente administrativo, será preciso ter nível médio, enquanto as outras quatro carreiras pedirão ensino superior. Para delegado, será exigida a graduação em direito, mas os cargos de papiloscopista, agente de política e escrivão pedirão apenas curso superior em qualquer área.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, como o processo para abertura das vagas de agente administrativo já tramita há algum tempo no Planejamento, a meta é lançar o edital para esta carreira assim que o aval do ministério sair. A ideia é promover, em seguida, os outros quatro concursos, mas terão prioridade as seleções de agente de polícia e papiloscopista. Os processos seletivos para delegado e escrivão deverão ser lançados posteriormente.

A expectativa é que os policiais recém-aprovados sejam enviados para atuação na região Norte do país e nos locais de fronteira. Normalmente, a Polícia Federal divulga, somente no final do curso de formação, os locais para os quais haverá vagas.

INSS

Vinculado ao Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é outro órgão que aguarda o aval do Planejamento para realizar novo processo seletivo.

Estão previstas 2.500 oportunidades, sendo duas mil para técnico e 500 para analista do Seguro Social. Além destas vagas, também poderá haver novo processo seletivo para perito médico previdenciário, pois tramita no Senado um projeto de lei que cria 500 cargos de médico no INSS, os quais deverão ser preenchidos através de concurso.

A função de técnico exige apenas nível médio. Já para concorrer às chances de analista, o candidato precisa ter graduação superior completa. É comum o instituto oferecer vagas para formados em qualquer curso e também para profissionais de áreas específicas, como psicólogos, engenheiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. Para perito, exige-se a conclusão do curso de medicina e o registro no respectivo órgão de classe, no caso o Conselho Regional de Medicina (CRM). As remunerações iniciais, segundo a  assessoria de imprensa do órgão, giram em torno de R$ 4.600 para analista, R$ 2.600 para técnico e R$ 4.100 para perito.

VALEC

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias Ltda, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, já se movimenta para lançar o seu primeiro concurso em 2011. Com previsão inicial de abertura de 180 vagas, o órgão reavaliou tal projeção e, agora, a expectativa é que sejam abertas cerca de 1.200 oportunidades, entre efetivas e de cadastro reserva (CR). O pedido para realização do processo seletivo será encaminhado ao Planejamento nos próximos dias, segundo a assessoria de imprensa da Valec, e a expectativa é que o edital possa ser divulgado até o fim do primeiro semestre de 2011.

A seleção deverá disponibilizar vagas de assistente técnico administrativo (50 + 90CR) para quem possui ensino médio e ofertas de analista (250 + 800CR) para candidatos com nível superior. As chances de analista deverão ser para concurseiros com formação em qualquer curso superior e também para áreas específicas: arquitetura, administração, comunicação, engenharia, direito, análise de sistemas e ciências da computação, assistência social, enfermagem do trabalho, psicologia, ciências contábeis, economia e medicina do trabalho. Com salários iniciais previstos de R$ 2.250 (assistente) e R$ 4.500 (analista), as oportunidades serão para a capital federal, Brasília (DF).

Senado

A mesa diretora do Senado Federal aprovou, recentemente, a proposta para realização de concurso em 2011. A seleção deverá abrir 180 vagas de níveis médio e superior e ainda formar cadastro reserva (CR). A definição dos cargos e a contratação da empresa organizadora ainda serão discutidas pela mesa diretora, mas já há a expectativa de que as provas do processo seletivo aconteçam no segundo semestre.

De acordo com o portal da transparência do Senado, o salário inicial para as carreiras de nível médio é de R$ 3.168,04 e para as carreiras de nível superior é de R$ 4.873,90. Entretanto, esses valores aumentam consideravelmente se o profissional atuar junto aos gabinetes dos senadores, graças a diversos adicionais. Para técnico legislativo (nível médio), o vencimento sobe para R$ 13.200 e, para analista legislativo, chega a R$ 17.465,68.

IBAMA

O Instituto de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), é outro órgão que também espera o sinal verde do Ministério do Planejamento para promover seleção. O Ibama solicitou a abertura de 362 oportunidades, das quais 324 serão para técnico administrativo (nível médio) e R$ 38 para analista administrativo (nível superior).

As ofertas para analista serão distribuídas entre as áreas de contabilidade, orçamento, recursos humanos, compras, engenharia e patrimônio. O vencimento inicial para técnico será de R$ 2.580,72 e, para analista, corresponderá a R$ 5.441,24. Vale ressaltar que estes valores já incluem a gratificação e o vale-alimentação de R$ 304.

DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que solicitou ao Planejamento o aval para abrir 1.500 postos de trabalho para o quadro administrativo do órgão em todo o Brasil. Deste número, mil vagas serão reservadas à carreira de analista de assistência jurídica (nível superior) e 500 à atividade de técnico de assistência jurídica (nível médio). Só após o aval do Planejamento é que o órgão deverá estipular os Estados que terão ofertas e divulgará os valores das remunerações para as duas funções.

Além destas 1.500 chances para o setor administrativo, a DPU também encaminhou pedido ao Governo Federal para criar 600 novas vagas de defensor público federal, cargo que exige bacharelado em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência jurídica mínima de dois anos. Se a solicitação for atendida, o Governo Federal deverá transformar o pedido em projeto de lei, que, então, será analisado e aprovado pelo Congresso Nacional. Só após a sanção da futura lei pela Presidência da República, é que o órgão poderá realizar concurso para preencher tais oportunidades.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/concursos-previstos/169239

Aluguel de viaturas da PM está atrasado


A empresa pernambucana  Locação de Veículos e Serviços Ltda (Locavel) não quis se pronunciar oficialmente, mas o coordenador da área jurídica da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Wellington Azevedo, admitiu que o pagamento pelo aluguel das 300 viaturas utilizadas pelo aparelho de segurança do Estado está atrasado há dois meses.  O valor do contrato anual de locação dos veículos é de  R$ 6.945.876,00, e os dois meses em atraso equivalem a R$ 1.157.646,00.


Por essa razão, admitiu Azevedo, a Locavel não está fazendo a substituição dos veículos que estão indo para a revisão mecânica  nas concessionária de automóveis, quando alcançam o limite de quilometragem para esse fim.

Como não é sua área de atuação, o coordenador jurídico da Sesed disse que não tinha condições de quantificar quantos veículos estão nessa situação, mas informou que os recursos para o pagamento à Locavel é fruto de um convênio feito com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Azevedo explicou que os recursos já estavam disponíveis desde o ano passado, os processos de pagamentos foram aprovados pela Controladoria Geral do Estado (CGE), mas para os recursos chegarem à Sesed “tinham de passar pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan)”, onde aguarda-se a liberação do dinheiro.

A TRIBUNA DO NORTE tentou ouvir a direção da Locavel em Recife (PE), mas o diretor comercial Nildo da Silva Machado mandou informar que só se pronunciaria a respeito, depois de conversar oficialmente com o novo secretário estadual de Defesa Social, Aldair da Rocha.

O primeiro contrato de locação das 300 viaturas usadas pelas Polícia Civil e Militar e outros órgãos do aparelho de segurança do Rio Grande do Norte foi aprovado em 19 de maio de 2009 pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), no valor de 6.584.400,00.

Já em 28 de maio do ano passado, o mesmo CDE aprovou o aditivo ao contrato original, renovando-o por mais um ano, no valor de R$ 6.945.876,00, dos quais R$ 2.894.115,00 deveriam vir de fontes de recursos do Orçamento Estadual para 2011.

O comandante do Policiamento Metropolitano, tenente coronel Alarico Azevedo Júnior, disse que essa questão do aluguel das viaturas é da alçada da Sesed, mas ele afirmou que não é de seu conhecimento que esse problema esteja prejudicando o trabalho da Policia na Grande Natal: “Não temos nenhum problema de falta de viaturas nas ruas”.

Comida

A Sejuc vai abrir, em breve, uma licitação pública para a contratação de serviços de marmitaria  para alimentação da população carcerária do Rio Grande do Norte, que está em torno de 5.500 apenados. O novo secretário, Thiago Cortez de Medeiros, reuniu-se com representantes das noves empresas que atualmente fornecem alimentação para os presídios, incluindo as “quentinhas” dos agentes penitenciários e o pessoal da Polícia Civil, que se comprometeram a não interromper o serviço, apesar de uma dívida de R$ 8 milhões.

“Todos os processos que estão com o pagamento atrasados serão analisados e pagos de acordo com a sua legalidade”, disse Thiago Cortez. 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/aluguel-de-viaturas-da-pm-esta-atrasado/169236

Rixa entre vizinhos termina em assassinato no Pajuçara


Adeildo Manuel foi morto com disparo de espingarda e a facadas.

Por Thyago Macedo


Uma rivalidade entre vizinhos acabou levando a morte de um homem, na noite desta segunda-feira (3), no Pajuçara, Zona Norte de Natal. Adeildo Manuel Filho, de 44 anos, foi morto com disparo de espingarda e a facadas.

O crime aconteceu por volta das 19h e os principais suspeitos são dois irmãos que moravam vizinhos a vítima. De acordo com a Polícia Militar, Adeildo e os dois acusados, um de 18 e outro de 17 anos, brigavam constantemente.

Adeildo chegou inclusive a agredir um dos irmãos com uma tapa no rosto. Diante da rixa, os três tiveram nova discussão ontem. Com isso, os dois irmãos pegaram uma espingarda e uma faca e mataram o inimigo.

A vítima foi atingida por um disparo e várias cutiladas na região do tórax. Ainda segundo a polícia, Adeildo foi assassino na rua Missão de Cristo, onde morava. A comunidade também é conhecida como Cavaco Chinês.

Logo após o assassinato, os dois irmãos desapareceram. A polícia já tem a identificação deles e está à procura da dupla. 


http://www.nominuto.com/noticias/policia/rixa-entre-vizinhos-termina-em-assassinato-no-pajucara/66529/



Homem é morto com tiros de revólver e facadas na zona Norte



Marco CarvalhoCasa da vítima na rua Missão de CristoCasa da vítima na rua Missão de Cristo
 
O pedreiro Adeildo Manoel Filho foi assassinado por volta das 17h de ontem (3) com tiros de revólver calibre 38 e facadas. O crime aconteceu na rua Missão de Cristo, pertencente ao conjunto Cavaco Chinês, em Pajuçara, na zona Norte de Natal.

De acordo com informações da Polícia Militar, existe a suspeita de que os vizinhos da vítima tenham sido os autores do crime. Segundo a companheira de Adeildo, semana passada eles teriam se desentendido.

Nesse momento, o corpo está no Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde aguarda identificação para ser liberado.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/homem-e-morto-com-tiros-de-revolver-e-facadas-na-zona-norte/169273 

PM prende dois assaltantes em Currais Novos


Acusados renderam o vigia de uma casa e ao serem percebidos se evadiram do local, porém foram presos instantes depois pela Polícia.

Por com informações do Blog PM Currais Novos


A Policia Militar prendeu ontem, em Currais Novos, três bandidos que tentaram assaltar uma casa pertencente a um médico da cidade, que se localiza na Rua Cipriano Pinheiro Galvão. De acordo com informações da Polícia os três acusados renderam o vigia e invadiram a casa do médico que percebeu a ação e começou a gritar.

Após ouvirem os gritos os três acusados fugiram, porém o médico entrou em contato com a PM que imediatamente começou a busca pelos invasores. Com a ajuda do vigia, que foi amarrado, um dos suspeitos, um menor, foi reconhecido e detido.

Assim que foi detido o rapaz confessou ter participado da tentativa de assalto, além de repassar o nome dos outros dois envolvidos. Um dos envolvidos é o Thiago Ferreira Alves dos Santos, irmão do menor que se entregou na Delegacia.

O segundo acusado era José Arimatéia Alexandre de Lira, residente na Rua Ceará, que de acordo com informação dos policiais acompanhava o trabalho da PM há poucos metros da Delegacia. Ao identificar o acusado os policiais enviaram uma guarnição que efetuou a prisão do outro envolvido.

Os dois maiores de idade negaram a participação no crime, porém o vigia da casa reconheceu o trio. Thiago Ferreira juntamente com o irmão já responde por assalto e o Arimatéia Alexandre é suspeito de tentar matar Franciélio Fídelis Vital, conhecido como “Ciélio”, na noite de Natal com dois tiros, pois estava com a mesma arma que desferiu os disparos contra a vítima. Os dois acusados estão detidos no Centro de Detenção Provisória da cidade.
 
http://www.nominuto.com/noticias/policia/pm-prende-dois-assaltantes-em-currais-novos/66491/

PRF divulga balanço positivo da operação Ano Novo


Foram registrados 30 acidentes, 15 feridos e nenhuma morte. Já na operação Natal foram registrados 37 acidentes, 15 feridos e três mortes.

Por Marília Rocha


Foto: Reprodução
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um balanço positivo na Operação “Ano Novo  2010/2011” entre a sexta-feira (31) e o domingo (2). Foram registradosa apenas 30 acidentes, 15 feridos e nenhuma morte.

Para a PRF, os bons números são resultado do trabalho de fiscalização nas as rodovias federais do estado, dando ênfase as rodovias próximas à Natal, Currais Novos e Mossoró.

Os números do uso de bebidas alcoólicas e volante resultaram em 428 testes de bafômetro e autuação de 24 motoristas, dos quais cinco foram presos. Além das detenções por embriaguez ao volante, outros três condutores foram detidos por entregarem a direção de veículos automotores a pessoas não habilitadas.

Comparando-se os números com o feriado do Natal, verifica-se uma redução significativa no número de acidentes e de mortos. Na operação Natal foram registrados 37 acidentes, 15 feridos e três mortes.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/prf-divulga-balanco-positivo-da-operacao-ano-novo/66481/

A polícia que a constituição esqueceu

A Constituição Federal de 1988 em seu Art. 144 estabeleceu competências aos diversos órgãos policiais criados, dentro do princípio do Estado Democrático de Direito, onde cada um, dentro da sua especialidade, atenda aos anseios da sociedade Brasileira "verbis".

Art. 144 - A segurança pública dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:


I. Polícia Federal;

II. Polícia Rodoviária Federal;

III. Polícia Ferroviária Federal;

IV. Policiais Civis;

V. Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Através de seus parágrafos, além de definir as atribuições, dá poderes aos municípios para constituírem suas guardas municipais.

Logicamente os, constituintes ao elaborarem tal artigo, tinham plena convicção de que, para aquele momento de nossa história, o capitulo da Segurança Publica estaria alcançando seus objetivos. Só que se formos analisar dentro do contexto atual, veremos que cada uma dessas polícias estão voltadas para investigar, para prender, para reprimir tráfico ilícito de entorpecentes, para patrulhar. Inclusive, nos casos das Polícias Ferroviárias e Rodoviárias, deixou bem claro “patrulhamento ostensivo” e da Polícia Militar “polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”, criando no conceito popular, que a finalidade é prender.

Com isto surgiu um sério problema criado onde a Sociedade sem entender essa pseudodicotomia entre as Polícias Civis e Militares, no exercício de suas atividades que levam até alguns governos a não saberem realmente quais são as atribuições das mesmas em determinados casos, como, por exemplo, quando estão trabalhando em presídios.

Primeiro que é um absurdo, o mesmo policial que prende, fazer a guarda do preso; o policial que investiga que se infiltra nas quadrilhas, depois ficar vigiando esse mesmo preso e o pior é que não está claramente definido a competência para tal.

Até a bem pouco tempo era normal se verificar nos presídios onde os diretores eram Militares que a Polícia Militar podia fazer tudo(guarda interna,externa,levar preso ao medico,a Delegacia, ao Juiz,etc,etc. Quando esses são substituídos pôr Civis, passa a Policia Militar a afirmar que só podem fazer a guarda externa, e olhe lá (em alguns presídios). (Vide caso recente de Linhares ES que os policiais Militares foram mortos na Kombi pelos bandidos que transportavam ao FORUM). Fica aí a Polícia Civil trabalhando na guarda interna.

Pergunta-se, mas isto é competência dela? .

Com isso o que se verifica é o conflito de competência e com essa confusão deixam os presos fazerem o que quiserem,como se eles tivessem em um hotel ou melhor, numa “espelunca” qualquer.

Enfim a história, muito recente tem demonstrado que tudo isto, mais a falta de uma POLICIA PENITENCIARIA, têm levado aos “carandirus da vida” e a “grandes rebeliões”.
É lógico que, tudo deve ser analisado mais detalhadamente, partindo do absurdo da mistura de presos, isto é, 121, 155, 157, 12 etc. etc; pela construção de grandes presídios que por essa indefinição têm trazido transtornos para os governantes e para a sociedade, em detrimento da construção de pequenos presídios municipalizados de forma que, o preso, possa ficar próximo de sua família e de sua comarca, presídios esses com todos os mecanismos possíveis para o controle da autoridade penitenciária, e lembrar ainda que, os Constituintes não tiveram a visão, na época, quando fizeram o Capítulo da Segurança Pública, de criar no artigo 144 a "POLÍCIA PENITENCIÁRIA", órgão subordinado, assim como os outros com Secretarias próprias, aos Governos dos Estados, uniformizada, dentro dos princípios básicos da hierarquia e disciplina especializada no trato com detento, com o recluso; preparada para preservar a vida dos mesmos, recambia-los aos Fóruns; especializada e treinada para conter motins e rebeliões; preparada para desenvolver os serviços de guarda interna e externa, como também, toda a parte burocrática dos presídios e, ainda, gerenciamento de crises em casos de negociações quando houverem reféns.

Com a criação dessa nova Polícia, ganharia o Estado, com pessoas especializadas desenvolvendo suas atividades, ganhariam os presos por serem tratados por profissionais preparados, especificamente para o trato com eles, ganhariam as Policias Militares e Civis, por terem de volta parte de seus efetivos que estão em desvio de função, enfim, ganharia toda a sociedade brasileira, e acabaria também com aquele jogo de empurra, quando acontecem fugas onde os responsáveis pela guarda interna acusam os responsáveis pela guarda externa e vice-versa, onde, no final, o culpado é sempre do “Governo”.

http://noticiadacaserna.blogspot.com/2011/01/policia-que-constituicao-esqueceu.html

Piada de português ou de baiano?

Autor: Carlos Henrique Ferreira Melo
Nasci na beira da praia, uma praia maravilhosa e pouco conhecida, a praia de Roma na Cidade Baixa, Salvador. Tive a oportunidade e o prazer de desfrutar diariamente do mar. Meus pais também nos levavam a aventuras à época, ir à praia da Penha na Ribeira, o melhor banho de mar do mundo, Inema em Paripe, de carro e de trem, um passeio que jamais esqueci, a praia de Amaralina, uma verdadeira viagem, com seis filhos e um fusca, sempre nos proporcionavam lazer. As poucas barracas existentes eram de vendedores de côco, não havia infraestrutura, tínhamos de levar tudo. O tempo foi passando e aquelas praias outrora desertas, foram sendo povoadas.
A orla marítima de Salvador é abençoada, linda por natureza, e inclui desde o subúrbio até praia do Flamengo, apesar do desconhecimento de muitos, inclusive dos governantes, que até hoje não consideram a cidade baixa e o subúrbio como orla, basta olhar os investimentos realizados e fazer uma simples comparação. A cidade cresceu, a frequência aumentou e as barraquinhas de côco não supriam mais as necessidades. Aqueles mesmos barraqueiros, sem nenhum treinamento, montaram barracas maiores e passaram a atender de forma artesanal os frequentadores. Pela distância e a dificuldade de levar e conservar mantimentos, se tornaram moradores das mesmas, outras foram surgindo e mais outras e, apesar do desenvolvimento e o crescimento da cidade, os costumes se mantiveram. Contudo, um plano de reestruturação é iniciado e concede novas barracas com financiamento praticamente simbólico, porém esquecem de que, como todo comércio, é necessário e imprescindível conhecimento, a vocação turística deve ser acompanhada de treinamento e qualidade, simplesmente entregaram as barracas aos comerciantes sem nenhum curso, nenhum preparo. A padronização existiu, todas iguais, de madeira e piaçava no telhado, já na origem o número pré-estabelecido por questões eleitoreiras, aumentando em mais de 50%, o espaçamento entre elas quase que desapareceu.
Observando a necessidade de estrutura e vislumbrando lucro, empresários e alguns barraqueiros mais empreendedores investiram no setor, substituindo as barracas de madeira e piaçava por outras bem mais estruturadas, com qualidade, sanitários, proibição de som, banho de água doce, conforto, estrutura para crianças, enfim, uma maravilha, constituindo-se como mais um atrativo turístico de Salvador, um novo filão de negócios.
Durante todo este tempo, as reformas que foram realizadas pelo poder público parecem não ter tido nenhum critério, exceto atender a maior quantidade do que consideravam eleitores. Na Ribeira, outro exemplo, além de super povoar uma orla com menos de um quilômetro, dividiu as barracas em quatro, tal qual foi feito agora no Imbuí, ou seja, uma barraca com quatro frentes e quatro donos, ao invés de calcular um espaço mínimo para cada barraca, que possibilite lucro, conforto, lazer, preservação ambiental e segurança, construiu novamente sem critérios, sem estacionamento, repetindo os mesmos erros praticados no passado, nos levando a crer que ainda existirão muitas “derrubadas”.
Nenhum turista vem à capital baiana apenas à procura de praias desertas e sem infraestrutura, pelo contrário, procura conforto e lazer. Os próprios soteropolitanos, como eu, buscam um local tranquilo, limpo, com um atendimento de qualidade, não buscam praias bucólicas, desertas com vendedores ambulantes e seus isopores, isto fica reservado para o litoral do estado, outro tipo de turismo.
Evidente que as praias desertas e sem infraestrutura são também excelentes locais para descanso, o que tenciono é estabelecer uma diferença de quem procura tais locais e quem procura praias com infraestrutura e suporte, de outra forma o Caribe, Fortaleza, Miami, Búzios, Itacaré, Barcelona e Barra Grande não existiriam. O grande mal do baiano é a idéia constante de que para construir é necessário destruir, em tudo somos assim, tivemos ônibus elétrico, diferentemente do Rio, Curitiba e São Paulo onde existem até hoje, foi desativado para dar lugar aos veículos movidos a diesel, tivemos via exclusiva de ônibus na Avenida Mario Leal Ferreira, Bonocô, destruímos para implantar o metrô, tivemos o estádio Otavio Mangabeira, a Fonte Nova, foi destruído para dar lugar a outro que até o nome o governador quer mudar. É sempre assim, com as barracas não foi diferente, derrubamos as existentes sem saber o que fazer. Porque não aproveitamos o que ainda existia e adequamos à legalidade e, principalmente, a vontade do povo baiano, que em nenhum momento foi consultado? Destruir as barracas conhecidas internacionalmente pela estrutura e qualidade como as de Patamares, Stella Mares e Flamengo, algumas delas incluídas no roteiro turístico da cidade é uma estupidez sem retorno.
Ouço e leio uma grande quantidade de piadas com português, todas levando a crer que são ingênuos e burros, na verdade nós é que somos, destruímos as barracas quase no início do verão, para onde os turistas vão? Quem vai mudar todos os guias turísticos e impressos do gênero pelo mundo afora? Porque antes de destruir não foi aprovado um projeto e à proporção que fossem construídas as novas, as antigas seriam demolidas? Apresentar somente agora planos paliativos indica pura incompetência, antes do “Deus” ter dado a ordem, certo que provocada pelo Prefeito de Salvador, deveria ao menos encomendar estudo sobre o impacto que causaria tal medida ou exigir que a Prefeitura o fizesse, quantos empregos diretos e indiretos? Como estas famílias garantirão seu sustento? Como ficará a segurança na orla totalmente deserta? Questões simples que sequer foram cogitadas e que certamente nenhum Português deixaria de indagar. A ordem era para “derrubar” e como Juiz neste país, e mais ainda na Bahia é Deus, ninguém questionou, exceto na hora da demolição a Prefeita de Lauro de Freitas, e tudo foi ao chão.
Agora, surge o Presidente, o Governador e o Prefeito como salvadores da pátria, vamos aprovar projetos e a verba esta garantida, vamos propor uso de barracas, toldos e cadeiras tudo em alumínio, vamos propor trailer, e por aí vai, como baiano tem memória curta, não vai lembrar que outrora foi assim, barracas provisórias e trailers, a imundície foi tão grande que foram proibidos e deu lugar as barracas, agora as barracas dão lugar a estes, afinal quem é o Português?
Imaginar que como num passe de mágica a população soteropolitana vai adaptar-se ao desconforto de frequentar praias cuja única opção é o atendimento por ambulantes com seus isopores ou trailer é surreal. Por outro lado, as alegações de que as fossas sépticas prejudicavam o meio ambiente, o que dirão da ausência de sanitários, onde os banhistas vão satisfazer suas necessidades fisiológicas?
Chegamos ao absurdo de determinada autoridade judiciária comentar em noticiário televisivo que o ideal seria apenas isopores, sem toldos, cadeiras, infraestrutura nenhuma, ora bolas, ideal para quem? Para mim não é e certamente para grande maioria dos baianos frequentadores de barracas de praia também não, tomar o Rio de Janeiro como referência é algo impensável, pois além da cultura ser diferente não funcionou, tanto que recentemente o prefeito deu um choque de ordem nas praias. Em Salvador, o que era loteado pelos barraqueiros agora é loteado pelos ambulantes com aluguel de cadeiras, isopor e muita falta de higiene. Um casal de turistas no jardim de Alah pagou R$36,00 (trinta e seis reais) por duas garrafas de água mineral e o aluguel de duas cadeiras por meia hora! Como previsto no lugar das barracas surgiram armengues montados com toldos e sombreiros com mesas e cadeiras, a venda de alimentos continua em churrasqueiras imundas e enferrujadas, os copos são de vidro e lavados com água de balde, quem duvidar basta um passeio pela “orla do futuro”.
Evidente que era necessário uma mudança, mas antes deveria existir um projeto aprovado e iniciado para paulatinamente serem substituídas sem prejuízo para os proprietários e a população, seis meses se passaram o réveillon chegou e a cinco dias da festa a orla esta abandonada. Resta-nos o consolo, pois agora além do menor metrô do mundo, de uma área verde com parques e diversos equipamentos de lazer cercados e sem acesso aos pedestres, teremos a maior orla sem qualquer infraestrutura do mundo, piada de português ou de baiano?
*Carlos Henrique Ferreira Melo é Major da Polícia Militar da Bahia, comandante da 39ª CIPM, especializado lato sensu em Gestão Estratégica em Segurança Pública (CEGESP- UFBA) em Defesa Social e Cidadania – UFPA em Direitos Humanos (PROCEDH – UNEB) e professor da Academia de Polícia Militar do Estado e da UNEB.

http://abordagempolicial.com/2011/01/piada-de-portugues-ou-de-baiano/

PMES - Estamos de luto. Mais um herói tomba covardemente

Registro o assassinato de mais um herói capixaba: Cabo Carlos Luiz VENTURA da Silva, do 9° BPM (Cachoeiro de Itapemirim - ES) que em seu pequeno espaço de folga estava lanchando com a sua família em um bar no balneário de Guarapari - ES, às 20:00 desta segunda feira quando foi abordado por cinco assaltantes.

Foi vítima de um latrocínio. Mesmo entregando todos os seus pertences, o companheiro Ventura, tentando preservar a esposa e filhos que a tudo assistiam, em momento algum reagiu, entretanto, os ladrões agiram com extrema brutalidade disparando contra o nosso policial, acertando um tiro em sua cabeça. Nosso amigo Ventura faleceu a caminho do hospital.


Nossos amigos do 10° BPM (Guarapari - ES) estão no encalço dessa quadrilha e garantiram que não medirão esforços para prenderem os assassinos.


A esposa do Cabo Ventura, Senhora Ana Cristina, nos informou que o enterro será realizado no Cemitério do Caju que fica em Campos (Rio de Janeiro) com horário a confirmar. 
http://www.capitaoassumcao.com/2011/01/estamos-de-luto-mais-um-heroi-tomba.html

DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA


Em linguagem futebolística, posso afirmar que o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República resolveram "virar o jogo", frente à pouca produtividade dos últimos anos nos temas relacionados à segurança pública, e "marcaram dois golaços aos 45 minutos do segundo tempo". O primeiro foi a instituição das Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública (comentado aqui no Sobrevivência Policial em 28/12/2010); e o segundo "gol" foi através de outra Portaria Interministerial, datada de 31/12/2010 e publicada no Diário Oficial da União nº 01 (03/01/2011), estabelecendo as Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública.

Art. 1º - Ficam estabelecidas Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública na forma do Anexo I desta Portaria.

(...)

Art. 2º - A observância das diretrizes mencionadas no artigo anterior passa a ser obrigatória pelo Departamento de Polícia Federal, pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal, pelo Departamento Penitenciário Nacional e pela Força Nacional de Segurança Pública.

Em relação às polícias estaduais, a Portaria indica que haverá "estímulos" para a implementação das diretrizes, além do devido monitoramento. Deixei o "estímulo" com as aspas pois o artigo 4º deixa uma aviso bem incisivo.
Art. 3º - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Justiça estabelecerão mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que visem à implementação de ações para efetivação das diretrizes tratadas nesta portaria pelos entes federados, respeitada a repartição de competências prevista no art. 144 da Constituição Federal.

Art. 4º -  A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça levará em consideração a observância das diretrizes tratadas nesta portaria no repasse de recursos aos entes federados.

Muitas destas diretrizes já são ensinadas na grande maioria dos cursos de formação e aperfeiçoamento policiais, entretanto ainda não havia um doutrinamento mais específico sobre o tema.
 
Tomarei a liberdade, em artigos posteriores, de comentar cada diretriz individualmente. 
 
http://sobrevivenciapolicial.blogspot.com/2011/01/diretrizes-sobre-o-uso-da-forca-pelos.html

Insatisfação com comandante resulta em "avalanche de atestados médicos" na PM de Alagoas


Ter a saúde afetada por causa de um escala de serviço desumana não seria um assunto para os "Direitos Humanos"?

Os policiais lotados na 2ª Companhia Independente da PM de Alagoas, com sede na cidade de Novo Lino, estão irados com o comandante daquela unidade, major Márcio. Por causa da escala de serviço, fixada em 12/24h, das 9 às 21h, os militares não encontram transporte para chegar e sair do batalhão. Assim, eles encontraram uma saída fácil: alguns procuraram um psiquiatra e garantiram uma espécie de licença de 90 dias.

A denúncia chegou ao conhecimento da ACS por meio do site da entidade. O militar não quis se identificar, mas mostrou indignação ao se referir ao comandante.

“Só aqui na 2ª cia ind Novo Lino está havendo uma avalanche de atestados médicos”, informou o policial, explicando que o motivo é a escala de trabalho. “Estamos no interior e não tem transporte nem para chegar às 21 horas nem muito menos para ir pra casa”, complementa.

Ele ainda diz que alguns mais revoltados procuraram um psiquiatra para narrar a situação e dizer que estão estressados com o trabalho. “Estamos indo no psiquiatra contar o que estamos sentindo e saímos com um atestado de 90 dias na mão. É o que podemos fazer diante de tanta covardia”, diz PM indignado da 2ª Cia Independente.

O militar termina o seu comentário revelando que a ira é tanta que nem na confraternização da unidade tinha a maioria dos policiais presentes. “A revolta é tanta que esse (…) organizou uma confraternização de fim de ano e foram apenas quinze policiais”, informou.

Grifo nosso

Já que é inquestionável a desumanidade de obrigar alguém a trabalhar numa escala de 12h x 24h, sem as condições de transportes para entrada e saída do batalhão dentro desse horário, não seria oportuna a intervenção dos “Direitos Humanos” nesse problema? Um profissional submetido a essas condições de trabalho não tem sua saúde física e psíquica afetada? Que tipo de serviço um trabalhador pode prestar à sociedade nessas condições?...

Fica a reflexão.

Fonte: Blog do Sargento Ricardo
 
http://direitodospoliciaismilitares.blogspot.com/2011/01/insatisfacao-com-comandante-resulta-em.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DireitoDosPoliciaisMilitares+%28Direito+dos+policiais+militares%29

Sd PM do 9a RPM que cometeu suicidio dentro da cela do 17° BPM no dia 01/01/2011


Tanto o comando da policia como a justiça sabiam que ele estava em crise, que ja havia tentado suicídio e encontrava-se em síndrome de abstinência...Segue anexo copia do BO e do Habeas Corpus que tentaram pedir para que ele ficasse em tratamento.
clique para ampliar





http://noticiadacaserna.blogspot.com/2011/01/sd-pm-do-9a-rpm-que-suicidou-se-dentro.html

Cinegrafista flagra policial sendo baleado em tiroteio


Momento em que o policial é atingido pelo disparo

Um suspeito de roubo foi morto após trocar tiros com policiais no estado norte-americano de Ohio, nesse sábado. Uma equipe de TV dos Estados Unidos flagrou o exato momento em que o policial Jeremy Blum foi baleado e caiu no chão.

O suspeito foi morto após ser atingido por quatro tiros. O policial foi socorrido e se recupera em um hospital dos Estados Unidos.



Fonte
: Blog Boca de Sapo 

http://direitodospoliciaismilitares.blogspot.com/2011/01/cinegrafista-flagra-policial-sendo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DireitoDosPoliciaisMilitares+%28Direito+dos+policiais+militares%29

DUAS PESSOAS SÃO PRESAS UTILIZANDO UNIFORME DA POLICIA MILITAR E DANDO SERVIÇO


postado por qthdanoticia.blogspot.com

O fato ocorreu na noite de sábado, 01 de janeiro, quando um Policial Militar que estava de serviço na posse da governadora Rosalba reconheceu uma pessoa que usava uniforme de tenente e prestava continência a todos que passavam, como funcionário de um hospital de Santa Cruz.

O policial informou a Capitã de serviço, que ao indagar ao suposto tenente aonde houve a sua formação, o mesmo respondeu que foi formado em Caicó. Neste exato momento a Capitã deu ordem de prisão ao falso tenente, que foi conduzido a Delegacia de Plantão pelo oficial da ROCAM.

Logo depois, chega ao Quartel do Comando Geral a esposa do falso tenente e entrega a chave do carro a um soldado que estava de serviço na Guarda.

O sargento comandante da Guarda desconfiou do soldado e indagou se o mesmo era militar. Ao ser levado a sala do Oficial de Dia do Quartel, o falso soldado contou a verdade dizendo não ser Policial.

Confrontando os dois falsos policiais ficou comprovada a ligação do caso.

Os acusados responderão por falsidade ideológica. E só!

Os mesmos estavam indo ao Quartel a cerda de um mês, onde estavam se apresentando como um Oficial da Corregedoria e outro como um soldado transferido do interior.

Restando uma série de perguntas:

Como este falso soldado entrou na escala de serviço?

A quem foi apresentado?

Como conseguiram o uniforme?

Qual a finalidade de se infiltrarem na corporação?

Entre tantas outras.

Que o setor de inteligência da PMRN investigue o fato, que este assunto é bastante sério, pois se o soldado estava de serviço, logo portava uma arma.

Escrito por Cabo Heronides.
Fonte: Comunidade da PMRN no Orkut.

* O Curso de Oficial da PMRN é oferecido somente em Natal/RN.

http://qthdanoticia.blogspot.com/2011/01/duas-pessoas-sao-presas-utilizando.html

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/