Pular para o conteúdo principal

Manifestantes derrubam árvore de Natal e Frei Serafim transforma-se em cenário de terror

Incêndio, prisões, brigas e pedradas no final da manifestação


PUBLICIDADE
Atualizada às 20h30
O estudante Vicente Gomes, um dos líderes do movimento #contraoaumento e integrante da Legião das Vanguardas de Juventude (LVJ), confirmou em entrevista para oPortalODIA.com saiu do controle. Segundo ele, a orientação das lideranças da manifestação era a organização de um protesto "pacífico e sem depredação". No entanto, considerou que os excessos cometidos "são atos isolados".
Vicente Gomes relatou que o protesto estava programado para ser encerrado às 18 horas. Contudo, outro grupo de manifestantes permaneceu na Avenida Frei Serafim e iniciou a onda de depredações. "Não sabemos que ateou fogo no ônibus. Foram atos pontuais, assim como a PM afirmou que as agressões cometidas também foram", disse.
Nesse momento, a coronel Júlia Beatriz negocia o encerramento da manifestação. A oficial garantiu que nenhum manifestante será perseguido pela PM. "Uma guarnição da polícia viu um menor depredando uma parada de ônibus e o abordou para detenção. Os manifestantes partiram ao ataque e o confronto iniciou", relatou. "A agressão não partiu da polícia", disse.
Segundo Júlia Beatriz, duas pessoas foram presas. Um menor, encaminhado a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA); e outro estudante, levado a Central de Flagrantes.  
A energia na Avenida Frei Serafim voltou à normalidade às 20h40. A superintendente da Strans, Alzenir Porto, em entrevista a uma emissora local lamentou o episódio. "Acho que a população de Teresina está se sentindo envergonhada pela falta de amor a Teresina. (...) Que tipo de gente é essa? Que espécie de manifesto é esse?", disse. Já o Fórum  em Defesa do Transporte Público afirmou que os protestos continuam devido a falta de diálogo entre estudantes e PMT.   
Os protestos dos estudantes contra o aumento da passagem e o modelo de integração iniciaram às 11 horas desta quinta-feira, dia 5.
Fotos: Sistema de monitoramento Strans
Atualizada às 19h30
Clima de terror e tensão. Manifestantes atearam fogo na decoração de Natal em frente ao supermercado Bom Preço. Em seguida, a estrutura foi derrubada e atingiu os fios da rede elétrica. A Avenida Frei Serafim está às escuras no trecho entre as ruas Coelho de Resende e Miguel Rosa. Com medo, diversas pessoas refugiaram-se dentro do supermercado Bom Preço. Mais cedo, o ponto de ônibus foi destruído pelos manifestantes. O trânsito do local está parado.
Pelo twitter, internautas relataram que o supermercado Bom Preço chegou a ter janelas quebradas. Devido a falta de energia, a direção do estabelecimento ordenou o fechamento da rede de supermercados.      
Wenner Tito/Facebook
Atualização às 19h
Clima tenso neste momento na Avenida Frei Serafim. Manifestantes jogaram pedras contra os policiais militares, que revidaram com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Várias pessoas ficaram feridas, entre elas o fotógrafo da Coordenadoria de Comunicaçao do Governo do Piauí, Régis Falcão. Ele foi atingido por uma pedra na cabeça, mas não sabe dizer de onde partiu o ataque. A avenida continua interditada. Algumas pessoas foram detidas pela Polícia Militar, que está com o Batalhão de Choque no local.
Atualização às 18h05
Um ônibus da empresa Dois Irmãos foi incendiado pelos manifestantes no final da tarde desta quinta-feira (05) na Rua Coelho de Resende, em frente à Fundação Desembargador Francisco Gomes. Por conta do ato, a PM decidu que não permitirá manifestação a partir desta sexta. "Não vamos permtir protesto amanhã (sexta)", disse a coronel Júlia Beatriz. Ela afirmou que vai utilizar imagens das câmeras de segurança da rua para identificar os autores do incêndio.
Antes do incêndio, manifestantes saquearam o ônibus, levando o dinheiro do caixa.
Fotos: Jailson Soares/PortalODIA.com
Manifestante mostra dinheiro que saqueou do ônibus incendiado
Foto: Facebook (Lucas Almeida)
Foto: Twitter @juaumfilho
Atualização às 16h30
Os manifestantes tentaram colocar fogo na árvore de Natal feita de pano que decora o canteiro central da Avenida Frei Serafim, no cruzamento com a Rua Coelho de Resende.
Muitos estão cortando o tecido utilizado para fazer a polêmica árvore.
É grande o número de pessoas que filmam e fotografam o ato em repúdio ao aumento do valor da tarifa para R$ 2,10 e contra o formato de integração implantado no sistema de transporte público da capital piauiense.
Alguns manifestantes afirmam que a PM só não está agindo com mais austeridade graças à presença da imprensa e de populares que não participam do movimento, mas acompanham atentamente tudo o que acontece. "É tanta gente fotografando e filmando que a PM tá pensando 50 vezes antes de fazer alguma coisa. #contraoaumento teresina", afirma o estudante Iuty Parente por meio de seu perfil no Twitter.
Atualização às 16h
Neste momento, os estudantes estão em frente ao Bom Preço, interrompendo o trânsito na Avenida Frei Serafim no sentido zona Leste - Centro. O sentido Centro - Leste está liberado, após permanecer fechado por quase toda a tarde.
A tropa de choque da PM não está próxima dos manifestantes.
Atualização às 15h
Um ônibus foi depredado por alguns dos manifestantes.
Atualizada às 14h30
Por volta das 14 horas, o movimento seguiu em passeata para as ruas do centro, mas um pequeno grupo permaneceu na Avenida Frei Serafim, no cruzamento com a Rua Desembargador Pires de Castro.
Neste momento a tenente-coronel Júlia Beatriz tentou um acordo com os estudantes remanescentes que insistiam em fechar o tráfego na principal via da cidade.
Uma das participantes do ato concordou em tentar convencer os companheiros a se retirar, porém, eles decidiram permanecer.
Diante da resistência dos poucos manifestantes, a tropa de choque da Polícia Militar foi chamada a agir.
Sob os olhares espantados de populares, os PMs dispararam spray de pimenta, gás lacrimejante e, por fim, usaram os cassetetes e balas de borracha contra os estudantes, que resistiram às investidas e continuaram sentados no cruzamento da Frei com a Desembargador Pires de Castro.
Alguns dos jovens chegaram a ser arrastados e contra-atacaram atirando pedras contra os policiais da tropa de choque.
Muitos populares consideraram violento o procedimento da tropa de choque. Outros, contudo, apoiaram a PM.
Fotos: Elias Fontinele e Jailson Soares/ O DIA

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica