quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Manifestantes derrubam árvore de Natal e Frei Serafim transforma-se em cenário de terror

Incêndio, prisões, brigas e pedradas no final da manifestação


PUBLICIDADE
Atualizada às 20h30
O estudante Vicente Gomes, um dos líderes do movimento #contraoaumento e integrante da Legião das Vanguardas de Juventude (LVJ), confirmou em entrevista para oPortalODIA.com saiu do controle. Segundo ele, a orientação das lideranças da manifestação era a organização de um protesto "pacífico e sem depredação". No entanto, considerou que os excessos cometidos "são atos isolados".
Vicente Gomes relatou que o protesto estava programado para ser encerrado às 18 horas. Contudo, outro grupo de manifestantes permaneceu na Avenida Frei Serafim e iniciou a onda de depredações. "Não sabemos que ateou fogo no ônibus. Foram atos pontuais, assim como a PM afirmou que as agressões cometidas também foram", disse.
Nesse momento, a coronel Júlia Beatriz negocia o encerramento da manifestação. A oficial garantiu que nenhum manifestante será perseguido pela PM. "Uma guarnição da polícia viu um menor depredando uma parada de ônibus e o abordou para detenção. Os manifestantes partiram ao ataque e o confronto iniciou", relatou. "A agressão não partiu da polícia", disse.
Segundo Júlia Beatriz, duas pessoas foram presas. Um menor, encaminhado a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA); e outro estudante, levado a Central de Flagrantes.  
A energia na Avenida Frei Serafim voltou à normalidade às 20h40. A superintendente da Strans, Alzenir Porto, em entrevista a uma emissora local lamentou o episódio. "Acho que a população de Teresina está se sentindo envergonhada pela falta de amor a Teresina. (...) Que tipo de gente é essa? Que espécie de manifesto é esse?", disse. Já o Fórum  em Defesa do Transporte Público afirmou que os protestos continuam devido a falta de diálogo entre estudantes e PMT.   
Os protestos dos estudantes contra o aumento da passagem e o modelo de integração iniciaram às 11 horas desta quinta-feira, dia 5.
Fotos: Sistema de monitoramento Strans
Atualizada às 19h30
Clima de terror e tensão. Manifestantes atearam fogo na decoração de Natal em frente ao supermercado Bom Preço. Em seguida, a estrutura foi derrubada e atingiu os fios da rede elétrica. A Avenida Frei Serafim está às escuras no trecho entre as ruas Coelho de Resende e Miguel Rosa. Com medo, diversas pessoas refugiaram-se dentro do supermercado Bom Preço. Mais cedo, o ponto de ônibus foi destruído pelos manifestantes. O trânsito do local está parado.
Pelo twitter, internautas relataram que o supermercado Bom Preço chegou a ter janelas quebradas. Devido a falta de energia, a direção do estabelecimento ordenou o fechamento da rede de supermercados.      
Wenner Tito/Facebook
Atualização às 19h
Clima tenso neste momento na Avenida Frei Serafim. Manifestantes jogaram pedras contra os policiais militares, que revidaram com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Várias pessoas ficaram feridas, entre elas o fotógrafo da Coordenadoria de Comunicaçao do Governo do Piauí, Régis Falcão. Ele foi atingido por uma pedra na cabeça, mas não sabe dizer de onde partiu o ataque. A avenida continua interditada. Algumas pessoas foram detidas pela Polícia Militar, que está com o Batalhão de Choque no local.
Atualização às 18h05
Um ônibus da empresa Dois Irmãos foi incendiado pelos manifestantes no final da tarde desta quinta-feira (05) na Rua Coelho de Resende, em frente à Fundação Desembargador Francisco Gomes. Por conta do ato, a PM decidu que não permitirá manifestação a partir desta sexta. "Não vamos permtir protesto amanhã (sexta)", disse a coronel Júlia Beatriz. Ela afirmou que vai utilizar imagens das câmeras de segurança da rua para identificar os autores do incêndio.
Antes do incêndio, manifestantes saquearam o ônibus, levando o dinheiro do caixa.
Fotos: Jailson Soares/PortalODIA.com
Manifestante mostra dinheiro que saqueou do ônibus incendiado
Foto: Facebook (Lucas Almeida)
Foto: Twitter @juaumfilho
Atualização às 16h30
Os manifestantes tentaram colocar fogo na árvore de Natal feita de pano que decora o canteiro central da Avenida Frei Serafim, no cruzamento com a Rua Coelho de Resende.
Muitos estão cortando o tecido utilizado para fazer a polêmica árvore.
É grande o número de pessoas que filmam e fotografam o ato em repúdio ao aumento do valor da tarifa para R$ 2,10 e contra o formato de integração implantado no sistema de transporte público da capital piauiense.
Alguns manifestantes afirmam que a PM só não está agindo com mais austeridade graças à presença da imprensa e de populares que não participam do movimento, mas acompanham atentamente tudo o que acontece. "É tanta gente fotografando e filmando que a PM tá pensando 50 vezes antes de fazer alguma coisa. #contraoaumento teresina", afirma o estudante Iuty Parente por meio de seu perfil no Twitter.
Atualização às 16h
Neste momento, os estudantes estão em frente ao Bom Preço, interrompendo o trânsito na Avenida Frei Serafim no sentido zona Leste - Centro. O sentido Centro - Leste está liberado, após permanecer fechado por quase toda a tarde.
A tropa de choque da PM não está próxima dos manifestantes.
Atualização às 15h
Um ônibus foi depredado por alguns dos manifestantes.
Atualizada às 14h30
Por volta das 14 horas, o movimento seguiu em passeata para as ruas do centro, mas um pequeno grupo permaneceu na Avenida Frei Serafim, no cruzamento com a Rua Desembargador Pires de Castro.
Neste momento a tenente-coronel Júlia Beatriz tentou um acordo com os estudantes remanescentes que insistiam em fechar o tráfego na principal via da cidade.
Uma das participantes do ato concordou em tentar convencer os companheiros a se retirar, porém, eles decidiram permanecer.
Diante da resistência dos poucos manifestantes, a tropa de choque da Polícia Militar foi chamada a agir.
Sob os olhares espantados de populares, os PMs dispararam spray de pimenta, gás lacrimejante e, por fim, usaram os cassetetes e balas de borracha contra os estudantes, que resistiram às investidas e continuaram sentados no cruzamento da Frei com a Desembargador Pires de Castro.
Alguns dos jovens chegaram a ser arrastados e contra-atacaram atirando pedras contra os policiais da tropa de choque.
Muitos populares consideraram violento o procedimento da tropa de choque. Outros, contudo, apoiaram a PM.
Fotos: Elias Fontinele e Jailson Soares/ O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/