Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é um café gourmet?


E ai povo, frio é bom, mas só para dormir viu, porque para digitar esse Post aqui ta difícil, meus dedos estão congelando haha, tive que aderir a ideia do PC Siqueira (quem vê Vlogs sabe do que eu to falando) e fiz a luva de mendigo para conseguir digitar, porque se eu digito de luvas, ficaria assim: ohu hsgag ucbeuhs, você já tentou digitar de luvas? Não da mesmo ! Então cortei as pontas dos dedos da luva e fiz a tradicional luva de mendigo, assim posso digitar haha 0/
Bom chega de falar de moda haha, e vamos falar de outra coisa, que aliás está bem na moda hoje em dia, que é o Café, mas não o Café simples de todo dia, oCafé Gourmet.
Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à idéia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando este é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas. Por conseqüência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes não gourmet.
Assim chegamos a incrível conclusão que um Café Gourmet é um Café de maior qualidade.
Para que um café seja considerado um gourmet, não basta ele ser originário das regiões onde melhor se adapta a espécie denominada arábica, tampouco a utilização de suas variedades bourbon, vermelho ou amarelo.
Bourbon Amarelo, o grão considerado o de maior qualidade
No Brasil, as regiões de maior potencial para o cultivo da espécie arábica são: a Mogiana – no Estado de São Paulo -, o sul e a mesorregião de Minas Gerais. Todavia, não bastam o solo, o clima e a varieade arábica para se produzir um café que possa ser comercializado como um gourmet.
Outros fatores são essenciais para que um café possa jogar na cara do outro “eu sou gourmet”.
A começar pelo manejo do cultivo, passando pela colheita, pelos processos de lavagem e secagem, ainda no ambiente agrícola. Os grãos obtidos – sejam despolpados ou descascados – posteriormente passam por critérios rigorosos de seleção. Passo seguinte é a torra, que deve ser feita sob controles criteriosos de tempo e temperatura, depois vem a moagem e, por fim a embalagem do produto, cujos critérios também contribuem para eleger ou desqualificar um café que almeja o status de gourmet.
* Café gourmet é o nome que recebe a bebida e grãos do café de qualidade superior (especial). Sua apreciação e qualificação é feita por profissionais treinados, denominados baristas, que são os provadores que usam o mesmo jargão dos enólogos.1
As safras gourmet são vendidas, no mês de janeiro de cada ano num leilão denominado Cup of Excellence, realizado pela entidade estadunidense The Alliance for Coffee Excellence, onde a saca de sessenta quilos pode atingir o equivalente a 15.000 Reais.1

* Os cafés especiais exigem cuidados e processos específicos, a fim de produzirem uma bebida "premium" - como é chamada, por oferecer condições especiais de cultivo e preparo. Para sua produção é necessário adequação climática, solo e técnicas de manejo (como a colheita apenas de grãos devidamente maturados), moagem e torragem controladas e, finalmente, embalagem com nitrogênio a fim de evitar a oxidação.2

Quais são os defeitos que podem desqualificar um lote de café?
Os defeitos característicos que, normalmente, desqualificam um lote de café estão fora do controle daqueles que apreciam a bebida, já na xícara, pronta para ser tomada, vez que a seleção é feita muito antes do café chegar às nossas mãos, ainda que o compremos em grãos.
Os cafés são classificados em tipos, cuja escala vai de 2 a 8. Quanto maior esse número que denomina o tipo, mais defeitos o café apresenta. Ao tipo 2 estão associados 4 defeitos e ao tipo 8, 360 defeitos. Estes números sempre se referem a uma amostra de 300g de café em grãos
Importante observar que os defeitos ocorrem aleatoriamente, claro. Se em uma amostra de 300g de grãos descascados, forem encontrados 6 conchas e 2 pedras grandes, essa amostra totaliza 12 defeitos, portanto o café seria classificado como tipo 3.
IMPORTANTE OBSERVAR que os defeitos aqui referidos não estão relacionados à variedade do café. Um café arábica cultivado e processado sem cuidados apresentará mais defeitos do que um café robusta processado com os cuidados recomendados. Assim, em tais condições, o primeiro poderá ser um café tipo 8, e o segundo um tipo 2.
Os defeitos podem ocorrer tanto em um lote de café arábica – de grande potencial – como no de um café robusta, tido como de bebida inferior, pois os defeitos decorrem do processo que se inicia na colheita, passando pela secagem, pela seleção dos grãos e por fim as condições de armazenamento dos grãos, antes da torra. No entanto, quando se almeja que um café chegue ao mercado com o status de gourmet, por maiores razões, seus defeitos deverão se limitar aos padrões mínimos aceitáveis, antes de ir parra a torrefação.
O mercado de cafés especiais e gourmet no Brasil cresce com “muita rapidez” e bem acima do mercado de café como um todo, segundo o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz.
Segundo Herszkowicz, “o segmento de cafés de alta qualidade representa algo em torno de 4% a 5% do consumo brasileiro, tendo saído quase do zero nos anos 90”. “Nossa expectativa é de que esse mercado possa crescer até 10% de todo o mercado brasileiro nos próximos sete a dez anos”.
O executivo da Abic destaca ainda que os cafés especiais e gourmet “têm um valor agregado muito superior”, sendo algo vantajoso para o produtor e para
quem comercializa o produto final. “No café, assim como no vinho ou outras culturas, raridades e exclusividade são sinais de valor.”
Eu acho muito importante o crescimento de todos os produtos que são ligados a esse grupos de gourmet, pois isso mostra que o consumidor brasileiro esta começando a optar por produtos de uma qualidade superior, e aquela máxima do “é tudo a mesma coisa” vai saindo da cabeça das pessoas.
O preço é maior ? SIM com certeza, mas é necessário levarmos em conta a qualidade do produto e acima de tudo o trabalho e a dedicação de quem trabalha com produtos tão especiais.
Espero que tenham gostado do Post, e entendido um pouco mais sobre o Café Gourmet, até a próxima e um abraço 0/
Ah, ia me esquecendo POR FAVOR COMENTEM, e outra coisa, se quiserem deixar nos comentários sugestões para futuros Post, por favor, a colaboração de vocês será muito bem vinda, obrigado !

Fonte: ABIC e http://g1.globo.com/

Texto de: Luis Paulo Carminatti (com ligeiras modificações).







Referências

  1. ↑ a b c (9 de dezembro 2009) "O diamante negro da Bahia". Revista Veja 2142 (49, ano 42): pp 168-170.
  2. ↑ a b Café gourmet traz sofisticação à mesa e prazer ao paladarRevista Cafeicultura (18/05/2009). Página visitada em 30 de novembro de 2009 (versão em cache do google).

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica