sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Maiúsculas alegorizantes

Eu não coloco cada palavra dos meus títulos em maiúscula, já reparou? Bom, é que até onde eu aprendi maiúsculas são utilizadas no início de frases e no início de substantivos próprios. É, só se aperta oshift na hora de começar a frase ou de falar do Carlão, de contar que ele mora em Salvador e que tem um cachorrinho chamado Bibo... No mais, minúsculas!

Poooorém, a literatura tem essa coisa linda, esse encantamento. Na literatura, você pode fugir da regra e ainda achar motivo pra estar correto! Na literatura simbolista, por exemplo, as Maiúsculas Alegorizantes estavam em [caixa?] alta... Falar de Amor, Paixão, Dor, e Lástima colocava [e coloca!] um força muito maior na ideia que se pretende expressar. E eu mesma sei que já usei aqui no blog as tais maiúsculas alegorizantes, os mais espertos perceberam.

Aí entra uma nova questão, vi isso no facebook:

Vi na página da "Irmã Zuleide" (link no fim do texto)
E me sinto obrigada a concordar. Os ateus e, inclusive, a página da ATEA (associação brasileira de ateus e agnósticos) no facebook sempre fazem questão de escrever "deus", assim, com minúscula; e tudo bem! Tudo bem, quando se diz que "não acredito em deus algum" ou em "nenhum deus", pois aí se trata de deus como substantivo comum. Pooorém, quando se fala do deus dos cristãos ("eu não acho que Deus existe!") creio que as maiúsculas sejam obrigatórias. Assim como são em Zeus, Alá, Maomé, Vishnu, etc; porque esses são NOMES PRÓPRIOS. 

No final das contas, eu também não acredito em Deus, nem em deus algum (em fadas, bruxas, gnomos e duendes, sim!) mas, por favor, em nome da "etiqueta normativa" do nosso lindo escrever; escreve Deus com maiúscula... Por maior que seja o D, ele não e suficiente pra ferir seu orgulho ateu. É um D maiúsculo, mas não é dois! ;P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/