sábado, 28 de setembro de 2013

Calores de reação

Calores de reação

Calor de reação corresponde à variação de entalpia (calor absorvido) observada em uma reação, e sua classificação depende do tipo de reação decorrente: 

Exemplos:



Reação de neutralização → calor de neutralização.



Reação de combustão → calor de combustão.



Calor de vaporização: corresponde à variação de entalpia na vaporização total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.



H2O (l) → H2O (v)



Δ H = + 10,5 Kcal / mol
(calor de vaporização da água líquida)



Calor de dissolução: é a variação de entalpia observada na dissolução de 1 mol da substância em solvente suficiente para se considerar a solução como diluída. Se for adicionado mais solvente não vai alterar o estado térmico do sistema.



Calor de fusão: corresponde à variação de entalpia na fusão total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.



H2O (s) → H2O (l)



Δ H = + 1,7 Kcal / mol
(calor de fusão da água sólida)



Calor de combustão: é o calor absorvido na combustão total de 1 mol da substância, em condições ambientes (25° C e 1 atm). A combustão libera calor, ela ocorre entre um combustível e um comburente, o combustível pode ser qualquer substância, o 
principal comburente é o oxigênio.



Calor de solidificação: corresponde à variação de entalpia na solidicação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.



H2O (l) → H2O (s)



Δ H = - 1,7 Kcal / mol
(calor de solidificação da água líquida)



Calor de condensação: corresponde à variação de entalpia na condensação total de 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.



H2O (v) → H2O (l)



Δ H = - 10,5 Kcal / mol
(calor de condensação do vapor de água)



Calor de formação: é a variação de entalpia constatada na formação de 1 mol de moléculas de um determinado composto, cujos elementos estão em seu estado padrão, obedecendo às seguintes condições: um mol de uma substância simples, estando em condições ambientes (25° C e 1 atm) e no estado alotrópico mais estável, ou seja, sem reagir.



Calor de neutralização: é o calor absorvido na neutralização de 1 mol de H+ (aq) com 1 mol de OH-, estando ambos em soluções diluídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/