quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Calvinismo

Por Ana Paula de Araújo
Calvinismo foi a doutrina protestante criada por João Calvino no século XVI, fruto de suas observações e aprofundamento na doutrina criada por Martinho Lutero.

Calvino cria uma nova proposta religiosa e implemente primeiramente em Genebra, na França, e daí vão crescendo os adeptos. Na França, os seguidores são chamados de huguenotes, na Inglaterra, de presbiterianos, entre outras denominações.
O calvinismo desde meados do século XVII era a corrente protestante mais numerosa da Inglaterra, tendo como destaque os puritanos representados principalmente pela média burguesia, contrária religião anglicana, também protestante;
Os presbiterianos tinham um comportamento mais moderado, compostos pela alta burguesia e por latifundiários.
Os anabatistas constituíam o grupo mais radical. Eram formados por artesãos e camponeses pobres. Além de sofrerem perseguição pelos anglicanos, eram discriminados pelos puritanos que consideravam a pobreza como expressão da falta de graça divina, ou seja, da perdição.
O Calvinismo tem como principal temática a da predestinação, que segundo a teologia, o homem foi criado por Deus com um destino traçado, ou seja, a condenação ou a salvação.
No seio da sociedade moderna em que foi concebida a Reforma Prostestante, essa teologia criada por Calvino foi amplamente aceita por grupos insatisfeitos com a Igreja Católica, tal como a nobreza e a burguesia, já que a posse de terras da Igreja e a luta desta contra a cobrança exagerada de lucros por parte dos burgueses, vinha sendo duramente atacada.
Daí, o aumento dos seguidores do Calvinismo justamente nestes setores, já que os burgueses vão defender que quanto mais “privilegiada” uma pessoa fosse, daí entende-se os mais ricos, com mais posses, bons negociantes, etc. seriam então as pessoas escolhidas para a salvação. E, ao contrário disto, os pobres e desafortunados eram escolhidos para a perdição.
Ia-se contrário ao pensamento católico do livre-arbítrio, onde o indivíduo, por sua própria liberdade e autonomia sobre seus atos tecia sua condenação ou salvação.
Embora os burgueses se valessem dessa teoria calvinista, muitos não largaram de fato a religião por ainda temerem os castigos divinos.
A doutrina calvinista ainda era mais rígida do que a luterana, pois não admitia que seus adeptos ostentassem luxo ou riqueza, jogassem cartas, dançassem em bailes, deveriam se vestir com moderação e sobriedade.
Como no movimento luterano, os calvinistas aderiram apenas a dois dos sacramentos da Igreja Católica: o batismo e a Eucaristia.
Os Calvinistas tinha como livro sagrado a Bíblia.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/