segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Classificação dos Climas no Brasil

Classificação dos Climas no Brasil


Classificação dos Climas no Brasil 

Climas do Brasil

O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador, mas não deixa de sofrer influência de determinados fatores climáticos, como maritimidade e continentalidade, latitude e altitude que geram subclimas no território. 


Os climas brasileiros estão classificados basicamente em: 



-Tropical Continental (Área central do país), 
-Tropical de altitudes (terras altas do sudeste), 
-Tropical semi-árido (sertão nordestino), 
- Subtropical (região sul). 



- Clima equatorial úmido: Se apresenta em grande parte da Amazônia, massa equatorial continental, o clima é quente e úmido, acompanhado de chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. 



• Temperaturas médias anuais 25 a 28o C. 
• Amplitude térmica anuais menos de 3c C. 
• Índice pluviométrico anual 2000 mm. 



- Clima litorâneo úmido: Ocorre no litoral leste (regiões nordeste e sudeste), é influenciada pela massa de ar tropical atlântica. No litoral sudeste as chuvas são intensas, com índices pluviométricos de até 4.514mm ao ano. No litoral nordestino as chuvas concentram no outono e no inverno. 



- Clima tropical: È o clima mais comum no país e cobre as regiões centro-oeste, sudeste, parte da região nordeste e o meio norte. A característica desse clima é de duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso e inverno seco, com temperaturas mais amenas e frias. 



- Clima tropical semi-árido: Abrange o sertão nordestino e o norte de Minas Gerais, é caracterizado por temperaturas muito elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. 



- Clima sub-Tropical úmido: Clima que abrange a região sul do Brasil, as chuvas são bem distribuídas no decorrer do ano, as estações são definidas e o inverno relativamente rigoroso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/