segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Correntes oceânicas que atuam sobre o território brasileiro: Características e dinâmicas

22 de fevereiro de 2011 

Blog a favor do meio ambiente !
Corrente das Guianas: A corrente das Guianas surge a partir da divisão dacorrente Sul Equatorial, quando esta encontra a costa brasileira, deslocando-se no sentido leste-oeste. Dessa divisão, surgem dois ramos: a corrente do Brasil (sentido sul), e a corrente das Guianas (sentido noroeste), dirigindo-se ao Caribe. A corrente das Guianas é uma corrente de águas não profundas. É uma corrente quente, pois se origina de áreas equatoriais, e possui águas com temperaturas mais elevadas. É formada pelos ventos que sopram do Oceano Atlântico Sul, deslocando-se perto da costa brasileira. Durante sua formação inicial é chamada de "corrente Norte do Brasil", pois suas características e conseqüências de seu deslocamento são muito semelhantes às da corrente do Brasil, como por exemplo, a característica de transportar nutrientes e calor em todo o seu trajeto, e a conseqüência de regular o habitat marinho, levando comida aos peixes.



Corrente do Brasil: A Corrente do Brasil é uma corrente oceânica quente do Oceano Atlântico Sul cujo movimento é paralelo à costa leste da América do Sul. Após cruzar a altura do Rio da Prata encontra-se com a Corrente das Malvinas, uma corrente fria, ao sul do paralelo 45.

Corrente de Falklands: A Corrente das Malvinas ou Corrente das Falklands é uma corrente oceânica do tipo fria, proveniente das Malvinas, banha toda costa  Argentina, Uruguai, Sul e Sudeste (durante uma parte do ano) do Brasil, sua influência na precipitação pluviométrica e clima vão até 18° s de latitude. Favorece a pesca no Estado de Santa Catarina, e nesta corrente também ocorre as rotas dos pinguins  que durante o verão passeiam por essa corrente e só voltam para o seu lugar de origem no inverno.

http://olhar-ecologico.blogspot.com.br/2011/02/correntes-oceanicas-que-atuam-sobre-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/