sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ENEM - Representações da distribuição de freqüência (gráficos)

distribuição de freqüência fornece dados para a organização de três tipos de gráficos, são eles os histogramas, o polígono de frequências e a ogiva.

Histograma

O histograma é uma das modalidades de representação de uma distribuição de freqüência. É construído elevando-se retângulos sobre os intervalos de classe, de tal forma que as áreas dos retângulos sejam proporcionais às frequências das classes. Como as larguras dos retângulos são iguais, as suas alturas também são proporcionais as frequências. Os valores da variável são apresentados na abscissa.


Polígono de frequências 
Um segundo método de representar uma distribuição de frequências é o polígono de frequências  Obtém – se reunindo os pontos centrais das bases superiores dos retângulos de um histograma. As alturas dos pontos que estão ligados para formar o polígono representam as frequências das classes e não dos valores individuais.


Ogiva
Uma distribuição cumulativa de frequências pode ser representada graficamente por uma ogiva. Para construí-la representa-se os limites superiores das classes na abscissa e faz-se a altura dos pontos proporcionais à freqüência acumulada até esses limites. Estes pontos são então unidos por linhas retas. Ao contrário do polígono de frequências, a interpolação é permissível com ogivas.


Fontes
http://educ.matematica.googlepages.com/ histograma_para_recortar.gif
http://matematicas.no.sapo.pt/ graeds.gif
http://www.fao.org/DOCREP/ 006/W5448P/W5448P345.gif



Tipos de Gráficos


Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto. Os mais usuais são: gráfico de segmentos, gráfico de barras e gráfico de setores.


Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas 

Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.

Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos.
Gráfico de Barras horizontal e vertical

Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

O exemplo abaixo mostra o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de 2005 de uma família.



Gráfico de setores

Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.

O gráfico a seguir mostrará a preferência dos clientes de uma locadora quanto ao gênero dos filmes locados durante a semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/