sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fotoperiodismo

Fotoperiodismo


A floração está diretamente relacionada ao fotoperíodo.


Fotoperíodo é a duração do dia em relação à noite em um tempo de 24 horas. Fotoperiodismo é a reação da planta à esse tempo.

O fotoperíodo exerce influência sobre a floração, pois este aponta as estações do ano. As plantas neutras ou indiferentes são aquelas que não dependem do fotoperíodo e sim da disponibilidade de água e temperatura. 

As plantas de dia longo e as de dia curto são as plantas que florescem apenas em determinada época do ano.

Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico. 

As plantas de dia curto florescem quando o tempo que elas passam no escuro é maior que o fotoperíodo crítico. 

A duração sem suspensão de um tempo no escuro é essencial para a floração da planta. 

Através de experimentos com fotoperíodo, deduz-se que o estímulo para a floração resulta de um determinado tempo ininterrupto no escuro e não da duração do dia. Algumas experiências provam que a reação ao fotoperíodo é provocada pela folha. 

Os fitocromos são pigmentos proteicos das células vegetais, que respondem pela absorção da luz, exercem influência na floração, na germinação de alguns tipos de semente. O fitocromo R, inativo, absorve luz de comprimento de onda de 660 nm; é a forma mais estável do pigmento. O fitocromo F absorve a luz vermelha de comprimento de onda mais longo:730 nm e é o pigmento ativo.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/