Pular para o conteúdo principal

O Que é Corante Caramelo?



O Que é Corante Caramelo?

Entenda a polêmica em torno dos refrigerantes
- See more at: http://www.medclick.com.br/alimentacao/corante-caramelo-o-que-e-4-metilimidazol-mei.html#sthash.FmzYUEv2.dpufCorantes são aditivos usados para compensar a perda de cor[?], para uniformizar a cor natural e para dar cor a bebidas e alimentos. São usados em diversos alimentos industrializados, como doces, salgadinhos, margarinas, queijos, refrigerantes, geleias, gelatinas, biscoitos e etc. Existem corantes em várias cores e, basicamente, eles são divididos em quatro tipos: corante orgânico natural (curcumina, caramelo, etc), corante orgânico sintético artificial (bordeaux, tartrazina, etc), corante orgânico sintético idêntico ao natural (caramelo amônia, clorofilina, etc) e corante inorgânico (carbonato de
cálcio, dióxido de titânio, etc).

Tipos de Corante Caramelo

Corante caramelo é um nome genérico para vários tipos de corante. O corante caramelo é uma complexa mistura de vários componentes obtida pelo aquecimento de carboidratos alimentícios, sob pressão e temperaturas controladas, na presença ou não de reagentes químicos. Dessa forma, a legislação classifica o corante caramelo em quatro tipos, conforme o processo em que foi produzido. São eles:
  • Caramelo I. Conhecido como caramelo simples. Para sua obtenção, podem ser usadas substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150a.
  • Caramelo II. Conhecido como caramelo sulfito cáustico. Para sua obtenção, são usados sulfitos, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150b.
  • Caramelo III. Conhecido como caramelo amônia. Para sua obtenção, são usados compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150c.
  • Caramelo IV. Conhecido como caramelo sulfito-amônia. Para sua obtenção, são usados sulfitos[?], compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos, pode ser descrito como INS 150d.
Os corantes caramelos conferem uma coloração de levemente amarelada até marrom bem escuro. Cada tipo de corante caramelo têm uma aplicação mais indicada. Os mais utilizados no Brasil são os corantes caramelos tipos III (em cervejas, molhos shoyu) e IV (em refrigerantes).

Polêmica

A polêmica que levou às marcas de refrigerante Coca Cola e Pepsi anunciarem mudanças em suas fórmulas surgiu quando a entidade de defesa do consumidor dos Estados Unidos, a CSPI, divulgou que, em análises laboratoriais dos refrigerantes citados, foram encontrados altos níveis de 4-metilimidazol (4-MEI), uma substância supostamente cancerígena que se forma a partir da utilização de amônia ou sulfitos na produção do corante caramelo tipos III e IV. No entanto, os estudos científicos ainda não comprovaram a relação entre 4-MEI e câncer em humanos. Apenas um estudo do governo Americano avaliou os efeitos do 4-MEI em animais. Nele, foram aplicadas grandes quantidades de 4-MEI em ratos e ratazanas por um longo período de dois anos. Verificou-se que apenas os ratos tiveram aumento na incidência de tumores, e as ratazanas não.
Agora, a vigilância sanitária dos Estados Unidos, FDA, está avaliando a questão levantada pela CSPI. No entanto, o porta-voz da entidade, Douglas Karas, ponderou: "É importante entender que uma pessoa precisaria consumir milhares de latas de refrigerante diariamente para atingir o número de doses equivalentes às administradas no estudo que mostrou relação com o câncer em ratos de laboratório."
- See more at: http://www.medclick.com.br/alimentacao/corante-caramelo-o-que-e-4-metilimidazol-mei.html#sthash.FmzYUEv2.dpuf

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica