quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escolas Literárias

http://www.literaturabrasileira.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=17&Itemid=29

ENEM - Resumo do Arcadismo no Brasil e em Portugal


O Arcadismo surgiu na Europa, chegando em Portugal no ano de 1756 e no Brasil no ano de 1768. A corrente era o oposto do Barroco e queria acabar exagero que era o forte desse estilo



O Arcadismo foi uma das correntes artísticas que mais se difundiram aqui no Brasil. Oestilo originou-se na Europa em meados do século XVIII, e assim como as demais correntes, se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil,  como já comentado, e em Portugal.

ENEM - A função social das novas tecnologias

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO:
CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM


Ivany R. Pino

Está cada vez mais presente na consciência do homem atual que os fantásticos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo nas últimas décadas estão produzindo profundas transformações em quase todos os setores da vida social, econômica e política das sociedades, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento. Uma das características mais importantes das novas tecnologias da informática e

ENEM - Os recursos linguísticos e os gêneros digitais

http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp01/12.pdf

ENEM - A caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica

http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/Media/comunicacao_publica_08.pdf

ENEM - Gêneros Digitais

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/5628/material/hipertexto%20e%20generos%20digitais[1].%20novas%20formas%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20sentido.pdf

ENEM - A Literatura da Cultura de Massa

http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-literatura-cultura-massa.htm

Letramentos plurais e tecnologias da informação e comunicação: impactos da função social da leitura e da escrita nos meios digitais, além dos muros da escola

http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Ursula-Nascimento-Sousa.pdf

ENEM - Tecnologia da Informação e Comunicação

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor deinvestimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação à Distância).
desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.
Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.
Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.
A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

Para Recordar: Em marcha o desmonte das PM

Assunto: Em marcha o desmonte das PM Operação para desmontar as PMs está em marcha silenciosa Muita atenção! Na próxima semana, acon...