Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2013

ENEM - Tropas e monções

Os tropeiros


Nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil.

ENEM - História do Brasil Colônia - O Período Colonial

História do Brasil Colônia - O Período Colonial  Tratado de Tordesilhas, Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias, Exploração do pau-brasil,  escravidão indígena e africana, ciclo da cana-de-açúcar, domínio holandês no Brasil,  bandeirantes, ciclo do ouro,  Guerra dos Emboabas, Revolta de Filipe dos Santos,  Inconfidência Mineira e Pacto Colonial.

Exercícios resolvidos de Geometria Analítica

Exercícios Resolvidos "Estudo Analítico do Ponto"Plano Cartesiano
1) Represente no plano cartesiano, os seguintes pontos:   a) A(1,3)      c) C(0,4)   b) B(-1,-2)    d) D(2,0)

Estudo da Circunferência

Estudo da CircunferênciaEquação reduzida da Circunferência
Circunferência é o conjunto de todos os pontos de um plano equidistantes de um ponto fixo, desse mesmo plano, denominado centro da circunferência:

ENEM - Estudo da Reta

Uma reta pode ser representada por uma equação.

Esta equação pode ser escrita de várias formas:
a) reduzida
b) equação geral

ENEM - Estudo Analítico do Ponto

Plano Cartesiano

O Eixo Y (linha vertical) é chamado de eixo das ordenadas, enquanto que o Eixo X (linha horizontal), é chamado de eixo das abscissas.

ENEM - Geometria Analítica

Geometria Analítica
Hipérboles são uma das frentes de estudo da Geometria Analítica.

ENEM - Medidas de tendência central: média, moda e mediana.

Romirys
Quando alguém afirma que a temperatura média, ontem, de sua cidade, foi de 20°C, todo o conjunto de temperaturas de ontem foi representado por um único valor que, nesse caso, foi a média aritmética dessas temperaturas. A média aritmética é uma das medidas de tendência central que abordaremos nessa publicação.

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, que você viu no título dessa postagem, se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, iremos aprender, nessa publicação, também sobre a mediana e a moda.

ENEM - Representações da distribuição de freqüência (gráficos)

Por Marcos Duartedistribuição de freqüência fornece dados para a organização de três tipos de gráficos, são eles os histogramas, o polígono de frequências e a ogiva.
Histograma

ENEM - Distribuição de Freqüências

Por Marcos DuarteQuando o conjunto de dados consiste de um grande número de dados, indica-se alocá-los numa tabela dedistribuição de freqüênciaou tabela de freqüência. Os dados nessa tabela são divididos em classes pré-estabelecidas, anotando-se a freqüência de cada classe. Então uma tabela de freqüência é um arranjo tabular dos dados com a freqüência correspondente. As tabelas de freqüência servem de base para as representações gráficas.

ENEM - Relações Métricas Referentes à Circunferência

A circunferência possui algumas importantes relações métricas envolvendo segmentos internos, secantes e tangentes. Através dessas relações obtemos as medidas procuradas.

Cruzamento entre duas cordas

ENEM - Potência de ponto

Potência de um ponto em relação a uma circunferência  Considerando um ponto P e uma circunferência λ, dizemos que uma reta r passa por P e interrompe λ tanto no ponto A, como no ponto B.  O produto das medidas dos segmentos PA e PB nada mais são do que a potência do ponto P em ralação a λ.

Ângulos no círculo

A relação entre ângulos e círculo é muito importante no estudo da geometria. Diversos assuntos ligados à astronomia possuem relações estreitas com ângulos no círculo ou na circunferência. Podemos ter ângulos com vértice no centro, no interior ou no exterior de um círculo, cada um apresentando características e propriedades diferentes. Vejamos cada um desses casos: 

1. Ângulo com vértice no centro da circunferência – Ângulo central.

Circunferência

Circunferência Conheça o conceito de circunferência e o de círculo.
Conceito de Circunferência e Círculo


Dado um ponto O de um plano, vamos marcar nesse plano os pontos que estão em uma mesma distância rde O:


A figura obtida chama-se circunferência de centro O e raio r.
Qualquer segmento determinado pelo centro e por um ponto da circunferência é igual ao raio.

AO = OB = OC = raio Dados um ponto O de um plano e uma distância r, chamamos de circunferência de centro O e raio r o conjunto dos pontos do plano que distam r de O. A medida do segmento indicada por r e a circunferência de centro O e raio r por:

C( O, r )

Todo ponto do plano cuja distância em relação ao centro da circunferência é maior que o raio chama-se de ponto externo à circunferência. A reunião de todos esses pontos externos denomina-se região externa à circunferência.

Todo ponto do plano cuja distância em relação ao centro da circunferência é menor que o raio chama-se ponto interno à circunferência. A reunião desses pontos internos…

ENEM - Proporcionalidade entre segmentos

Proporcionalidade de Segmentos PROFESSORGeometriaWILLIAM  LOBATOResumo Teórico Teorema de "Tales" Se duas retas são transversais de um feixe de retas Paralelas, então a razão entre dois segmentos quaisquer de uma delas é igual a razão entre os respectivos segmentos correspondentes da outra. r  //  s  //  t AB / BC = DE / EF  ou  AC / AB = DF / DE

Isometrias

O tema desta página é "Isometrias". Mas o que são afinal isometrias?


Chamamosisometriasàs aplicações que transformam uma figura geométrica numa outra geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distâncias entre os pontos e a amplitude dos ângulos.

Este vai ser o tema desta página que, apesar de estar ao alcance de todos, é especialmente direccionada aos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico pelo que tentaremos dar o maior número de sugestões e actividades que ajudem a lecionar esta matéria.
Dado que apenas fazem parte dos currículos do ensino básico as isometrias do plano, apenas faremos referência aestas.


Existem 4 isometrias do plano: reflexões, reflexões deslizantes, translacções e rotações.
Reflexão Reflexão deslizante Translação Rotação

Podemos dividir as isometrias do plano em dois tipos:isometrias positivas(oudirectas) eisometrias negativas(ou inversas). As isometrias positivas são aquelas que mantêm o sentido dos ângulos orientados e a…