Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 25, 2013

ENEM - Corrida Armamentista

Corrida Armamentista Corrida Armamentista
Por Emerson SantiagoO termo “corrida armamentista” foi amplamente utilizado no período histórico que conhecemos comoGuerra Fria. Este confronto pela supremacia política e ideológica envolvendo as duas superpotências à época, Estados Unidos e União Soviética, ficou marcado pela ausência de uma luta aberta que fizesse uso de armas ou violência.

ENEM - Cortina de Ferro e Cordão Sanitário (Guerra Fria)

ENEM - Alianças Militares durante a guerra fria

Alianças Militares
EUA- OTAN URSS- PACTO DE VARSÓVIA

ENEM - Muro de Berlim

Muro de Berlim
Por Emerson SantiagoOMuro de Berlim  foi uma construção erguida em 1961 pelo regime socialista da hoje extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista. A construção deste abominável símbolo daGuerra Friainiciou-se a 13 de agosto de 1961, estendendo-se por 37 quilômetros afora dentro da zona urbana da cidade de Berlim, à época, com cerca de 3 milhões de habitantes.
Construção do Muro de Berlim
As origens da construção do muroencontram-se no fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha e sua consequente ocupação pelas forças aliadas. Cada país vencedor “herdou” um setor da cidade de Berlim, e desse modo foram criados um setor americano, um inglês, um francês e outro soviético. Os três primeiros uniram-se para formar a área da cidade que adotaria o regime capitalista, Berlim Ocidental, que seria anexada à nascente …

ENEM - Plano Marshall

Plano Marshall

Plano Marshall: o plano de ajuda dos EUA para a Europa capitalista

ENEM - Doutrina Truman

Doutrina Truman

Harry Truman

Guerra Fria: Guerras e conflitos

GUERRA FRIACom Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) tidos como os grandes vencedores da segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos, cada um influenciado por uma das superpotências. A bipolarização do mundo durou até o final da década de 80 e manteve o mundo sobre tensão, apesar de não ocorrerem confrontos armados, apenas um conflito de ordem política, tecnológica, social e ideológica, o que levou o período a ser chamado de Guerra Fria. Uma grande corrida armamentista começou entre as duas nações, principalmente na construção de um arsenal de armas nucleares. Mas devido à impossibilidade de um confronto pela via tradicional, pelos riscos de uma guerra nuclear, o conflito foi apenas indireto.

Guerra Fria - "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível"

Guerra FriaA Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética.


O mundo bipolar da Guerra Fria

A Ordem Mundial bipolar

Apostila
Mundo bipolar

A influência geopolítica dos EUA e da URSS