quinta-feira, 15 de maio de 2014

Jornal do comércio: Manhã de saques, boatos e medo no Grande Recife

GREVE DA PM

Manhã de saques, boatos e medo no Grande Recife

Várias lojas estão sendo saqueadas. População anda com medo nas ruas e lojas estão sendo fechadas

Publicado em 15/05/2014, às 10h32




Do JC Online

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Atualizada às 11h35
A manhã desta quinta-feira (15) tem sido marcada por saques, boatos e muita apreensão no Grande Recife. Por conta da greve da Polícia Militar, muita gente tem se aproveitado para realizar roubos e para disseminar boatos, o que tem levado muita gente ao desespero. Várias lojas do centro comercial de Casa Amarela, Beberibe e Água Fria fecharam as portas com medo de arrastão e saques. A Insinuante de Casa Amarela foi arrombada durante a madrugada. Em Abreu e Lima, dois supermercados foram roubados em plena luz do dia, por homens, mulheres, crianças e idosos.
Por volta das 10h desta quarta, cerca de 20 lojas da Rua Padre Lemos fecharam as portas à pressas por conta de um boato de arrastão que estava chegando no local. Há relatos de assaltos em Beberibe e Água Fria. "Estamos com muito medo de assaltos. Tenho 14 funcionários e liberei todo mundo. Na dúvida, é melhor fechar, porque somos uma loja de eletrônicos e sei que esse tipo de produto atrai muita gente", disse Rodolfo Silva, gerente da Laser Eletro da Padre Lemos. Outro boato de arrastão fez lojas das Ruas da Imperatriz e Manoel Borba, no Centro do Recife, fechar as portas. O mesmo ocorre na Avenida Norte.
O presidente Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Eduardo Catão, aconselhou todos os comerciantes a fecharem as suas portas. "Situação não é boa, porque a boataria é grande de arrastões. É evidente que o comércio se preocupa com seu patrimônio, pois se roubarem o comércio de alguém, quem é que vai pagar essa conta?", questionou.
Para ele, a avaliação irrefutável é de que o comércio terá um enorme prejuízo após a greve dos policiais militares. "Nós não temos o que fazer. O melhor é baixar as portas, porque não daremos uma de heróis, não dá para trabalhar nessa situação e as pessoas têm que defender sua integridade física. Mesmo quem decidir ficar de portas abertas não vai vender nada, porque a população não está saindo para comprar", declarou Catão.
Em Beberibe, populares roubaram celulares e outros produtos em uma loja da Eletroshopping. Testemunhas relataram troca de tiros na região da Praça da Convenção, onde policiais civis precisaram atuar na segurança.
A dona de casa Maria do Carmo Silva, 69 anos, saiu de casa, em Nova Descoberta, para ir até Casa Amarela. "Tinha que vir resolver um problema, mas estou voltando logo para casa. Estou com muito medo de assaltos", relatou. Na Agência dos Correios da Rua José Clementino, nas Graças, trabalhava um segurança particular.
Pelo segundo dia consecutivo, a Universidade Federal de Pernambuco emitiu um comunicado cancelando as aulas a partir das 17h enquanto durar a greve dos policiais militares e bombeiros. "Nos períodos diurno e noturno, as aulas transcorrem normalmente.  A decisão atinge os três campi da UFPE: Recife, Vitória e Caruaru", declarou a universidade. Alunos da Escola Estadual Gylberto Freire foram liberados pela direção. 
Em Paulista, às 9h, cinco homens tentaram roubar um carro-forte no centro de Paulista. Houve troca de tiros entre os bandidos e os vigilantes. Os bandidos fugiram sem levar nada. Às 10h, sete homens da Ciosac chegaram ao centro comercial para evitar saques e tentar manter a ordem. Todas as lojas do centro comercial da cidade estão fechadas.

Em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, vários feirantes foram roubados na manhã desta quinta. O fotógrafo do JC Igo Bione precisou ser escoltado por policiais porque populares começaram a atirar pedras contra a imprensa.
Em Moreno, a polícia civil está tentando fechar a cidade para evitar saques. Segundo contam, o município está prestes a ser invadido por moradores de Jaboatão.

GALERIA DE IMAGENS

População aproveita greve e saqueia lojas em Abreu e Lima
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
Próximas

PALAVRAS-CHAVE

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2014/05/15/manha-de-saques-boatos-e-medo-no-grande-recife-128064.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/