terça-feira, 22 de julho de 2014

Como armazenar munições por longos períodos

Como armazenar munições por longos períodos


Todos sabemos que, no Brasil, o acesso a armas de munições é extremamente dificultado pelo governo, e que ainda existe grande pressão por parte dos políticos para tornar o acesso ainda mais difícil, ou até mesmo impossível. Por outro lado, o pouco que há disponível para o cidadão de bem é extremamente caro, e podemos prever que os insumos tornem-se ainda mais caros a medida que a oferta se torne cada vez menor.


Neste contexto, começar a armazenar munição HOJE se torna uma necessidade, porém, as munições em geral possuem um período de “validade” relativamente curto. Em condições normais, a munição pode ficar armazenada por 2 ou 3 anos. A partir deste prazo, ela tende a não funcionar direito, podendo falhar com muito mais frequência ou, deflagrar-se com bem menos energia do que um disparo normal.
Munição Oxidada
Munição Oxidada
O principal problema que temos que resolver ao armazenar as munições por um longo período de tempo é a umidade. Ela oxida os metais e degrada a qualidade da pólvora e da espoleta. Removendo a umidade do local onde ela ficará armazenada, é possível manter o produto em boas condições por mais de 20 anos sem nenhum problema.
Para isso, é preciso manter a munição em recipientes hermeticamente fechados (em que o ar não possa entrar ou sair dele). Além disso, é preciso incluir algum material secante dentro do recipiente juntamente com a munição, para que este absorva a umidade que está no ar que foi trancado dentro do recipiente.
Os recipientes ideais para esta aplicação são aqueles potes plásticos (ou de vidro) com tampa com borracha de vedação e trava.
Pote Hermético Plástico
Pote Hermético Plástico
Ou potes de metal, com tampa de rosca em plástico ou tampa metálica com travas mecânicas (desde que exista uma borracha de vedação).
O material secante geralmente é baseado em sílica. São facilmente encontrados em lojas de material de limpeza ou lojas de bricolagem.
Silica
Outra forma de armazenar as munições é usando sacolas zip. Este tipo de sacola possui valor muito baixo e atende bem ao propósito. Porém, é interessante usar duas de cada vez (uma dentro da outra) para garantir que a umidade não chegue em seu interior. Usar um sache de Sílica também é uma boa ideia.
Double Bagged
Além da umidade, outro problema comum é a mudança de temperatura. As munições que ficarão guardadas por um longo período de tempo devem ser armazenadas em locais fechados, longe da incidência de luz solar, vento, chuva e outros intempéries que façam a temperatura ambiente se alterar muito. As variações de temperatura prejudicam o armazenamento de longo prazo, e devem ser evitadas.
Os melhores locais para armazenar munições são os cofres ou armários fechados, de madeira, em salas sem janelas ou, pelo menos, longe delas.

Renovando o estoque

Por mais que seja possível armazenar munições por muitos e muitos anos, se existe a possibilidade de renovar o estoque, é sempre melhor. Para isso, basta consumir o estoque, substituindo a munição antiga por munição nova.
Se você compra uma caixa de munições para usar imediatamente, em vez de usar, você pode armazenar, e então retirar do estoque uma caixa das munições armazenadas por mais tempo e usa-las. Assim, além de ter o seu estoque sempre renovado, você estará constantemente testando o seu método de armazenamento. Se perceber que a munição armazenada por alguns anos não está nas condições esperadas, você terá a oportunidade de rever o seu método e fazer os ajustes necessários, além de poder renovar o estoque em tempo hábil.
Lembre-se: Prontidão não é uma questão de “se”, mas sim “quando”. Esteja preparado!


http://www.defesa.org/como-armazenar-municoes-por-longos-periodos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/