Esquema de segurança do Carnatal conta com 400 policiais militares

Esquema de segurança do Carnatal conta com 400 policiais militares

Polícia Civil terá quatro delegacias para atender ocorrências durante a festa.
Secretaria de Segurança do Estado disponibiliza canais para denúncias.


Do G1 RN



1.200 PMs farão a segurança do Carnatal (Foto: Canindé Soares)400 PMs farão a segurança do Carnatal 2014 (Foto: Canindé Soares)
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) definiu nesta terça-feira (4) o esquema de segurança que será implementado durante o Carnatal, a micareta que acontece de 4 a 7 de dezembro na área em torno da Arena das Dunas, em Natal. Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar (PM/RN), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e 65ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, além da empresa organizadora do Carnatal, participaram de uma reunião para tratar do assunto.
Cerca de 400 policiais militares serão utilizados durante o evento, sendo divididos em patrulhamento externo e interno do complexo e arredores. A Polícia Civil terá quatro delegacias, sendo uma na Arena das Dunas e outra em sua unidade móvel, além da Delegacia de Plantão, em Candelária, na zona Sul de Natal. Já a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) estará atuando no combate a comercialização de entorpecentes durante a festa.
As estruturas de segurança de camarotes e arquibancadas também serão reavaliadas pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (4) para a liberação da estrutura, mas segundo a organização do evento tudo está dentro das conformidades impostas pela instituição. O trânsito do local será fiscalizado pela STTU nas avenidas localizadas nos arredores do evento, e na BR-101 o patrulhamento e controle do tráfego serão de responsabilidade da PRF.
Buscando garantir a proteção concreta e efetiva de crianças e adolescentes, a 65ª Promotoria de Justiça já capacitou os técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) que vão fiscalizar a participação desses foilões na festa. Os profissionais farão a abordagem social e o acolhimento ficará por conta das equipes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que vão receber os adolescentes e as crianças e os encaminharão para o ponto de apoio que será montado entre as avenidas Jaguarari e Capitão-mor Gouveia, onde será providenciado o contato com os pais.
O secretário de Segurança do Estado, Eliéser Girão Monteiro, considera importante a realização do evento, mas espera também a colaboração da população em caso de ocorrências, através de denúncias. “Sabemos da grandeza do Carnatal e esperamos que seja uma bela festa, mas pedimos a cooperação da população para aproveitar com responsabilidade, sem beber e dirigir, e se divertindo de maneira saudável. E para aqueles que presenciarem alguma infração que faça o uso de nossas ferramentas que são o 'Disk Denúncia 181' e o Whatsapp no (84) 8149-9906. Estamos de prontidão para atender a todos”, explicou o secretário.

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/12/esquema-de-seguranca-do-carnatal-conta-com-400-policiais-militares.html