Pular para o conteúdo principal

História do refrigerante


Sem dúvida alguma, os refrigerantes estão na lista das bebidas mais consumidas do mundo. Atualmente o Brasil é um dos maiores consumidores de refrigerantes do planeta, juntamente com EUA, China e México. Conheça a história dessas bebidas que tanto adoramos.


Os primeiros refrigerantes surgiram no ano de 1676 em Paris (França), como uma mistura de água, sumo de limão e açúcar. Esta "limonada" ainda não levava água gaseificada (água + gás carbônico) na sua composição, mistura essa que só passou a ser utilizada a partir de 1773, após ser desenvolvida por Joseph Priestley e Antoine Lavoisier, o mesmo da Lei de Conservação de Massa, com a finalidade de adicionar ingredientes medicinais e curativos à bebida.

Em 1794, o suíço Jacob Schweppe inventou uma bebida altamente gaseificada, que logo ganhou fama e aceitação na Europa. A bebida, que recebeu e continua com o nomeSchweppes, recebia o sabor de soda na hora da compra, após sua ida para os EUA, sendo inicialmente de gengibre e, depois, de limão.

A atual maior marca de refrigerantes do mundo, Coca Cola, surgiu em 1886. A bebida era originalmente composta de cocaína e noz de cola, daí o nome COCA(ína) COLA. Comercializada a partir de 1903, e sem a cocaína, a bebida se tornou rapidamente a mais vendida.

Sua concorrente direta, a Pepsi, foi lançada em 1898, mas criada bem anteriormente por Caleb Davis Bradham. Ela era composta por água gaseificada, açúcar, baunilha, aromas, pepsina e extrato de noz de cola, para a utilização medicinal para o alívio do mau causado pelo desequilíbrio de ácido péptico. A bebida foi tão aceita, que os consumidores começaram a tomá-la mesmo sem problemas estomacais. O nome Pepsi vem da pepsina contida na fórmula.

"A indústria do refrigerante também moldou novos costumes. Da antiga garrafa de vidro com tampa de metal, a qual necessitava de abridor e satisfazia três crianças e dois adultos, para as modernas, práticas e duráveis garrafas PET que mal satisfazem três pessoas, hoje é praticamente impossível passar um dia sem ver sequer uma latinha de refrigerante ou imaginar o almoço de domingo ou a festa das crianças sem ele." Rodrigo Ken (Histórica.com.br).


http://curiosocia.blogspot.com.br/2012/09/historia-do-refrigerante.html 

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica