terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Moradores de Mãe Luíza irão trabalhar na revitalização da rua Guanabara

Moradores de Mãe Luíza irão trabalhar na revitalização da rua Guanabara





Os moradores do bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal, iniciaram a semana com boas notícias. Cerca de sete meses após o deslizamento que destruiu a rua Guanabara, devem ter início ainda nesta semana as obras revitalização da área, com previsão para terminar em até 180 dias. E os próprios residentes da comunidade irão tocar a reconstrução. Nesta segunda-feira (12), técnicos da Defesa Civil e da TeconPav - empresa que venceu a licitação para realizar a obra - estiveram no local para dar início aos trabalhos. A expectativa é que o serviço dure seis meses.

Emanuel Amaral/CelularMoradores de Mãe Luíza irão trabalhar na obra da rua da Guanabara
De acordo com Jarbas Cavalcante, engenheiro e responsável técnico da TeconPav, as máquinas devem chegar na região já nesta terça-feira (13). "Recebemos a ordem de serviço hoje (segunda-feira, dia 12) da Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal) e nossa maior preocupação é dar segurança a obra, sobretudo nesses primeiros 15, 30 dias de trabalho. Após isso, vamos começar a executar o projeto desenvolvido pela prefeitura", disse ele.




saiba mais

O engenheiro confirmou ainda que em média 50 pessoas da comunidade (o que equivale a cerca de 70 a 80% dos trabalhadores) devem trabalhar na execução do serviço. "Cheguei e encontrei aqui um grupo de 30, 40 pessoas que estão dispostas a trabalhar. A orientação que temos da Semopi é que a maioria dos funcionários seja da comunidade. Assim, eles irão passar por uma triagem para vermos em que serviços eles se enquadram dentro do que vamos executar. Temos vagas para servente, pedreiro, carpinteiro, ferreiro, lanterneiro, além de outras funções. Em média, teremos entre 40 e 50 homens. Haverá período com mais pessoas, outros com menos", afirmou.


Jarbas explicou que nos primeiros três meses da obra o objetivo é liberar o tráfego de veículos e pessoas com segurança no local. "Queremos com 90 dias dar segurança total, com liberação do tráfego. A parte de 'pente fino', teremos mais três meses para frente para resolver. O que importa é que a comunidade vai ter segurança para poder trafegar por aqui", declarou ele. A Defesa Civil também deve participar dos trabalhos. Segundo Eugênio Soares, diretor do órgão, técnicos estarão durante todo o serviço auxiliando a população. "Vamos acompanhar e fazer esse trabalho de prevenção, garantindo que a população de Mãe Luíza tenha o máximo de segurança", disse.

Moradores comemoram oportunidade
A tragédia que destruiu a rua da Guanabara assustou os moradores do bairro. Muitos tiveram de deixar suas casas na ocasião e tentar reconstruir a vida. E essa reconstrução pode começar na própria revitalização da área atingida pelos deslizamentos.

Para o vigilante Edson Ferreira de Lima, de 37 anos, a obra será uma oportunidade de trabalho. "Minha mãe mora aqui há 50 anos e eu vi acontecer toda a tragédia. Poder trabalhar na obra vai ajudar bastante, porque estou desempregado e essa pode ser uma boa oportunidade. Quero ajudar minha esposa e poder arrumar minha casa, que também está precisando de uma reforma", afirmou ele.

O trabalhador contou ainda que tem medo em dias de chuva na região. "A gente fica com medo, assustado. Sempre que chove fica todo mundo em alerta por aqui. Vai ser muito bem vindo esse serviço", disse.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/moradores-de-ma-e-lua-za-ira-o-trabalhar-na-revitalizaa-a-o-da-rua-guanabara/303016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/