Saiba Mais Sobre o Atendimento Especializado no Enem 2015



Por se tratar de um exame federal, especialmente num país de grandes dimensões como o Brasil, o Enem deve ser uma prova inclusiva, que permita a participação de qualquer estudante que estiver concluindo o ensino médio, independente das condições especiais e particularidades dos candidatos.
Para isso, no momento da inscrição, concorrentes com qualquer tipo de necessidade diferenciada tiveram a opção de solicitar atendimento especial ou especializado no exame nacional. Isso inclui desde deficiências físicas ou mentais (como autismo, baixa visão, cegueira) até pessoas que não poderão fazer as provas com os outros candidatos, caso daqueles que guardam o sábado por motivos religiosos (sabatistas) ou mulheres lactantes.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta edição de 2015 do Enem foram feitas 61.216 inscrições que solicitaram esse atendimento especial, com destaque para 20.917 pessoas com deficiência física e 10.940 pessoas com baixa visão. Ainda conforme a pasta, houveram 91.972 pedidos para realização da prova isoladamente, entre mulheres lactantes e sabatistas.
É importante reforçar a necessidade de chegar com certa antecedência no local de prova, para poder encontrar a pessoa responsável diretamente pelo atendimento especial solicitado. A abertura dos portões ocorrerá às 12h e o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Você pode consultar o horário do seu estado, já considerando fusos e horário de verão, neste artigo.
Vale ressaltar também que no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem deve constar o atendimento especial ou especializado requerido pelo candidato. Caso esta informação não esteja presente no documento, o participante deverá entrar em contato imediatamente com a central de atendimento do MEC para comunicar o erro. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015