Sisu, Prouni e Fies Ofereceram 904 Mil Vagas em 2015



De acordo com dados divulgados neste mês de outubro pelo Portal Brasil, neste ano de 2015 os três principais programas de acesso ao ensino superior do governo federal ofereceram 904 mil oportunidades para estudantes de todo o país.

Cada um possui regras e propostas diferentes, porém o fator comum é que todos eles utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação e seleção dos candidatos.
O maior de todos, em número de beneficiados, é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que ofereceu somente neste ano 329.117 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes de baixa renda, em 1.126 instituições privadas de ensino superior conveniadas.
Outra iniciativa que favorece o ingresso de estudantes em universidades particulares é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Através dele, candidatos têm até 100% do seu curso custeado pelo governo a juros baixos, sendo que começam a pagar somente depois de concluírem a graduação. Em 2015 o Fies firmou 252 mil novos contratos.
Por fim, temos o programa mais almejado e disputado entre os aspirantes ao ensino superior, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que consiste na porta de entrada para a maioria das universidades públicas brasileiras. Entre as edições do primeiro e segundo semestre, o sistema do Ministério da Educação ofereceu 261.085 vagas.
Para ver a matéria completa incluindo mais dados e detalhes, acesse brasil.gov.br.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015