terça-feira, 19 de abril de 2016

Nova tecnologia para coletes de proteção contra armas de punho



Imagem 1 DSMDyneema-anti-stab-wear
O novo material permite confecção de coletes leves e com elevado grau de liberdade de movimentos. (Imagem: DSM Dyneema)
A holandesa DSM Dyneema, fabricante de fibra de polietileno de peso molecular ultra-elevado (UHMWPE conforme sigla em inglês), material identificado pela marca comercial Dyneema®, apresentou seu patenteado material resistente à penetração de armas de punho, indicado para aplicações em proteções que demandam equipamentos flexíveis.
Os trajes confeccionados com Dyneema® Anti Stab Technology combinam eficiente proteção contra facas e outros instrumentos cortantes e/ou perfurantes com baixo peso, flexibilidade e conforto, garante a fabricante.
O novo produto pode ser combinado com materiais anti-balísticos flexíveis da familia Dyneema® no desenvolvimento de uma nova geração de proteções pessoais multi-funcionais contra diversas ameaças. A DSM Dyneema está colaborando com Aegis Engineering Ltd, uma fabricante internacional de equipamentos de proteção pessoal, no desenvolvimento de um traje multi-funcional com propósito de introduzir o novo material em conformidade com rigorosos padrões internacionais, incluindo o HOSDB Body Armour Standards para a polícia do Reino Unido.
Marcio Manique, diretor de negócios globais para produtos de Proteção à Vida da DSM Dyneema, disse que a indústria dedicada a essas proteções estava sem ver progressos tecnológicos à uma década e esse avanço estava sendo necessário. Conforme o executivo, a empresa desenvolveu a Dyneema® Anti Stab Technology para obter máxima proteção contra  objetos perfurantes e cortentes, atendendo desta forma necessidades de agentes da lei durante confrontações hostis, assim como pessoal militar engajados em operações urbanas. Destaca Manique que, o Dyneema® oferece leveza, liberdade de movimentos e conforto permanente. “Nós vemos a frente possibilidades de juntamente com indústrias desenvolvermos uma nova geração de equipamentos de proteção multi-funcional com base nessa tecnologia” disse Manique.
Steve Jenkins, diretor-gerente da Aegis Engineering Ltd., informou que a empresa estudou cuidadosamente as performances da Dyneema® Anti Stab Technology e acredita que ela é exatamente o que as autoridades de cumprimento da lei precisam. A DSM Dyneema inovou criando um produto avançado que supera as soluções tradicionais e apresenta vantagens em termos de peso,  usabilidade e carga térmica com relação aos trajes multi-funcionais até agora oferecidos no mercado.
Imagem 2 DSMDyneema-anti-stab-wear (2)
(Imagem: DSM Dyneema)
De acordo com a empresa, a tecnologia permite aos designers criar vestimentas de proteção 25% mais leves e menos espessas. A densidade por unidade de área de um protótipo de colete desenvolvido pela Aegis Engineering Ltd, por exemplo, é de aproximadamente 5,6 Kg/m². Em contraste, coletes de proteção feitos com materiais convencionais que oferecem um mesmo nível de proteção contra facas e outras armas de punho (de acordo com padrão  HG1A-KR1 HOSDB 2007) possuem peso especifico entre 6.7 e 7,7 Kg/m².
A DSM Dyneema informou que fabricantes de material de proteção pessoal poderão receber o novo material em bobinas ao invés de  peças planas, o que aumentara a eficiência de manufatura e contribuirá com redução de perdas. A Dyneema® Anti Stab Technology estará comercialmente disponível no mundo a partir de 2016.
Ivan Plavetz


http://www.dsm.com/products/dyneema/en_GB/home.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/