Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 19, 2013

Independência do Haiti

Quem são os Libertadores da América?

O nome com que foi batizado o maior torneio interclubes do futebol sul-americano não homenageia um agrupamento oficial ou uma instituição, mas, sim, o conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram no processo de independência de diversos países, engajados em um ideal de libertação maior, que visava inclusive a formação de uma grande nação pan-americana. Mas também são considerados libertadores líderes de caráter menos guerreiro, como dom Pedro I, o libertador brasileiro, que proclamou a

Diretório (Revolução Francesa)

Conhecido como Reação Termidoriana, o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. Em compensação, os estabelecimentos comerciais cresciam, pois a idéia burguesa havia eliminado os empecilhos feudais. O novo governo, denominado Diretório (1795-1799), autoritário e fundamentado numa aliança com o exército (então restabelecido após vitórias realizadas em campanhas externas), foi o responsável por elaborar a nova Constituição, que manteria a burguesia livre de duas grandes ameaças: a República Democrática Jacobina e o Antigo Regime.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte
Um dos mais famosos generais dos tempos contemporâneos e um extraordinário estadista nascido em Ajácio, na Córsega, ilha do Mediterrâneo sob administração da França, desde o ano do seu nascimento, que deixou marcas duradouras nas instituições da França e de grande parte da Europa ocidental. 
Revolução Francesa Planicie, Girondinos,Jacobinos

Terceiro Estado

Na monarquiatanto em França até àRevolução Francesacomo na restante Europa, nomeadamente noReino de Portugal,, o termoTerceiro Estado(emfrancês:tiers état) indicava as pessoas que não faziam parte doclero(Primeiro Estado) nem danobreza(Segundo Estado), ou seja, eram osburgueses: camponeses, artesãos, comerciantes e profissionais liberais; moradores dosburgos.

Convenção de Filadélfia

Convenção de Filadélfia (também conhecida como a Convenção Constitucional, a Convenção Federal e a Grande Convenção de Philadélfia) foi uma reunião entre os dias 25 de maio e 17 de setembro de 1787, para resolver os problemas dos Estados Unidos da América, após a independência do Reino Unido da Grã-Bretanha. Ainda que a ideia fosse somente rever os Artigos da Confederação, a intenção de muitos proponentes da Convenção, principalmente James Madison

Golpe do 18 Brumário

Golpe do 18 Brumário
Por Emerson SantiagoOGolpe do 18 Brumário  foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão deNapoleão Bonaparteao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Passados 10 anos do início da Revolução Francesa, o país vinha sendo governado por um colegiado de líderes chamado de Diretório. Napoleão havia retornado de sua desastrosa campanha no Egito, e a França sofria com revoltas internas, além de uma ameaça real de invasão da Segunda Coalizão (forças reunidas pelos monarcas europeus liderados pelos Habsburgo e pela Rússia para acabar com a França Revolucionária).

Atos de Charles Townshend

Constituíram-se em dois tributos propostos por Charles Townshend e aprovados pelo Parlamento da Grã-Bretanha a 29 de junho de 1767. Determinavam a taxação de artigos de consumo como o chá, o vidro, o papel e outros, além da criação de tribunais alfandegários nas colônias.

FORDISMO

Fisiocracia

Fisiocracia




François Quesnay, fundador da fisiocracia.