sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Avaliação do Comando da Polícia Militar sobre o carnaval é positiva

Avaliação da Polícia sobre o carnaval é positiva


Coronel Francisco Araújo, do CPC
Apesar das sete mortes violentas ocorridas na Grande Natal desde a sexta-feira até a manhã de ontem, a Polícia Militar avalia como tranquilo o carnaval 2010. Aliás, não só como tranquilo, mas como um dos mais calmos dos últimos tempos. Segundo o Comando Geral da PM, tudo ocorreu dentro do esperado e as medidas preventivas fizeram a diferença na garantia da segurança para os foliões.
As mortes registradas na Grande Natal foram do marinheiro Weslley Pereira da Silva, 19 anos, executado na zona Norte de Natal ainda na sexta-feira; do idoso Benedito Pinto de Oliveira, 64, assassinado dentro de casa no sábado, no conjunto Soledade II; do ASG João Batista Silva Delmiro, 32 anos, morto na madrugada de domingo, no Jardim Progresso; do viciado e ex-presidiário Jeferson Vieira da Silva, 20, morto com dois tiros no Vale Dourado no domingo; do jovem Luiz Michael Pinheiro do Nascimento, 20, atingido na madrugada de segunda-feira, após trocar tiros com policiais militares em Ceará-Mirim, Grande Natal, depois de ter roubado um carro; do desempregado Cláudio Venâncio da Silva, 29, morto na rua João XXIII, em Mãe Luiza, na madrugada de domingo; e do adolescente identificado como Adaelson Alves do Nascimento, 17, assassinado na segunda-feira, em Igapó.
Das mortes, a que chama mais a atenção é a de Cláudio Venâncio, que foi esfaqueado pelo irmão, Daniel Venâncio da Silva, 25, após uma discussão. Daniel foi preso em flagrante e conduzido para a 4ª Delegacia de Polícia em Mãe Luiza. Ele preferiu não falar sobre o motivo da briga que teria levado ao assassinato. Segundo moradores do local, os dois já haviam brigado por outras vezes. Nenhuma das ocorrências, porém, foi registrada nas áreas onde ocorreram as festas, o que ressalta o planejamento da Polícia desenvolvido para o carnaval. “Nos locais onde estamos com um efetivo reforçado, não está sendo registrada nenhuma ocorrência relevante – em 2009, houve uma morte, registrada em Touros. São mais confusões simples, muitas delas por consequência da ingestão de bebidas alcoólicas. Pequenas agressões físicas, furtos de carteira, celular”, explicou o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Araújo.
Os locais onde a PM reforçou o efetivo na Grande Natal foram os seis circuitos de carnaval - Redinha, Rocas, Alecrim, Centro Histórico, Ribeira e Ponta Negra - e as praias de Pirangi, Muriú e Graçandu. “Nesse ano estamos administrando a área da Região Metropolitana da Capital e isso nos permite maior integração, pois podemos deslocar efetivos de um ponto a outro dependendo da necessidade”, afirmou o coronel Araújo, que acredita que este seja um dos carnavais mais tranquilo dos últimos anos. “O folião também está mais consciente de que a festa é para se divertir. Com os policiais nas ruas, mostramos que existe o combate à violência e a insegurança e, quem for pego cometendo crimes, será encaminhado à delegacia”, completou o comandante.
No interior do estado, também até a terça-feira, havia sido registrado apenas um homicídio no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) de Mossoró. Outras oito pessoas tiveram mortes violentas na região da Capital do Oeste - três afogadas e cinco em acidentes de trânsito - como informou o órgão.
O Comando de Policiamento do Interior registrou entre as ocorrências mais graves uma tentativa de assalto, em um mercadinho no município de Canguaretama. Dois homens armados e encapuzados mantiveram cerca de 30 pessoas no interior do estabelecimento enquanto roubavam o dinheiro dos caixas. Quando deixavam o prédio se depararam com uma guarnição da Polícia Militar e houve troca de tiros. “Nessa ação, um dos dois bandidos foi baleado no braço e tórax. Mas foi socorrido para o Walfredo Gurgel”, disse o comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Reinaldo. O segundo assaltante fugiu.

Chacina: quatro são encontrados mortos e algemados no Gramorezinho



Crime tem caracteristicas de execução. As quatro vítimas são homens ainda não identificados, aparentando ter idades entre 20 e 25 anos.

Mais uma chacina foi registrada em Natal. Depois da morte de quatro chineses, no dia sete deste mês, quatro jovens foram encontrados mortos na madrugada desta quinta-feira (18). As vítimas ainda não identificadas, foram executadas e estavam algemadas.

De acordo com a Delegacia de Plantão da zona Norte, os corpos foram achados por volta de 1h, em uma estrada do Gramorezinho. As quatro vítimas são homens com idade entre 20 e 25 anos.

Três dos quatro estavam algemados. Os corpos foram levados ao Instituto Técnico-Científico de Polícia e, de acordo com o órgão, todos apresentavam marcas de tiro na cabeça, além de outras partes do corpo como o tórax.

Até o momento, a polícia ainda não tem pistas dos suspeitos de cometer o crime. O que se sabe é que provavelmente, os jovens foram executados ainda na noite desta quarta-feira (17).

Isso porque, apesar de ser uma área com poucas residências, a maioria das casas no local são granjas, alguns moradores da região disseram a polícia que ouviram disparos durante a noite.

Fonte:www.nominuto.com

MP cria manual de controle externo da polícia


O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União criou um manual de controle externo da atividade policial. O objetivo, de acordo com o documento, é tornar efetivo o controle da Polícia pelo Ministério Público, como determinou a Constituição Federal de 1988. O início desse processo, que foi aprovado em agosto de 2009, se dará com a capacitação dos integrantes do MP e com a criação de estatísticas em relação à produtividade e atuação da polícia.
O Ministério Público quer ter livre acesso às ocorrências registradas manualmente ou em sistemas eletrônicas e também às informações sobre as providências adotadas pela Polícia Judiciária, para ter um controle sobre as investigações policiais.
O manual elaborado pelo grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais para adequar os procedimentos de controle da polícia enumera alguns problemas encontrados: descentralização extrema do trabalho e das prisões; falta de especialização de quem cuida do inquérito policial e dos titulares da Polícia Judiciária Militar; solução administrativa ou informal de crimes; necessidade de acompanhamento da atuação das corregedorias e o controle de armas e munições pelo Exército.
Outra ideia aprovada pelo grupo de estudos foi a coleta mensal de dados da atividade policial em todo país, para analisar a produtividade, conhecer os custos e planejar as ações do MP. Entre os dados que serão coletados estão o número de ocorrências registradas, os autos de prisão em flagrante e número de inquéritos instaurados.
Uma das justificativas para a criação do manual, de acordo com o próprio manual, é que “por muito tempo a incumbência constitucional permaneceu carente de meios concretos de efetivação, dependente da construção de um pensamento uniforme, de âmbito nacional, firmado em princípios coesos, a fim de evitar a disparidade de regulamentos isolados ou ações desconexas, de baixa eficácia”.
Visão da polícia
Em e-mail enviado à revista Consultor Jurídico, o delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, diretor de Prerrogativas da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), critica a criação do manual pelo Ministério Público. Para ele, o documento “é um exercício de opinião dos Procuradores-Gerais do MP, que em muitos aspectos ignora o fato de que administração policial não está subordinada ao Ministério Público, mas é parte integrante do Poder Executivo”.
Segundo o delegado, não há norma que explique como deve ser o controle externo. Diante disso, cabe ao Congresso Nacional disciplinar os procedimentos legais para o exercício do controle externo, e não ao MP. “Na falta de lei, é tênue a linha entre fiscalização e interferência”, observa.
O diretor de Prerrogativas da ADPF sugere que o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais trabalhe também em um manual de controle da gestão administrativa do próprio Ministério Público, “pautado nos princípios da transparência e eficiência, o que embora tardia e timidamente parece ter iniciado através do Conselho Nacional do Ministério Público”.
Clique aqui para ler o manual de controle externo da atividade policial

Delegado geral diz que RN tem pelo menos cinco grupos de extermínio

Elias Nobre afirma que a execução de quatro jovens no Gramorezinho deve ter sido cometida por um desses grupos.

Depois da morte de quatro jovens na madrugada desta quinta-feira (18), o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, declarou que a Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga pelo menos cinco grupos de extermínio. Os bandos atuam principalmente na grande Natal e devem ter a participação de policiais.

O delegado geral explicou que os grupos vêm sendo investigados há alguns meses por uma comissão composta por dez delegados. Ele não quis nominar esses delegados para não atrapalhar as investigações.

“Esse crime do Gramorezinho, por exemplo, tem características de grupo de extermínio. Pela forma como as vítimas foram executadas, provavelmente, teve a participação de policiais”, comentou.

Elias Nobre destacou que a presença de policiais nos grupos de extermínio dificultam as investigações. “Eles conhecem o trabalho da polícia e são capazes de modificar a cena de um crime, por exemplo. Então, isso torna ainda mais difícil o trabalho de investigação”, frisa.

O delegado geral ressaltou, no entanto, que em breve esses grupos serão desbaratados. Além do quádruplo homicídio registrado nesta madrugada, a Polícia Civil também investiga a possibilidade da participação de um grupo de extermínio na morte de quatro chineses.

Zhon Maozhen, de 36 anos, Jin Wanguai, de 39 anos, Lixiong Lin, de 36 anos, e Zhang Haiyan, de 38 anos, eram comerciantes no Alecrim. Eles foram encontrados mortos em Macaíba, ao lado de uma caminhonete Hillux.

Veja o vídeo


FONTE: NO MINUTO

Sargento do Corpo de Bombeiros do RN procura filho desaparecido



(Leonardo Souza da Costa)

O estudante Leonardo Anderson Souza da Costa, de 20 anos, (foto acima) filho do sargento Lenilson Jerônimo da Costa, do Corpo de Bombeiros, está desaparecido desde o dia 02 de fevereiro deste ano. Segundo informações da família, ele saiu de casa por volta das 21h00min dizendo que ia dar uma volta com o amigo Rafael, de 17 anos, mas retornaria logo. Os dois são moradores do bairro Parque das Dunas, zona norte de Natal-RN.No dia em que desapareceu, Leonardo vestia bermuda estampada e camiseta azul. Ele não levou documentos. A última informação sobre o paradeiro do estudante veio através de uma amiga, que recebeu um e-mail do colega Rafael dizendo estar na Bahia. Porém também há informações de que eles estejam em João Pessoa-PB.Informações:Qualquer notícia sobre o estudante Leonardo Anderson deve ser repassada ao Sgt. Lenilson pelo telefone (84) 3663-3507 ou 8899-3621.

Fonte: dn online

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE INSTRUTORES PROERD/RN 2010


Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas - CIPRED

Inscreva-se no site do PROERD clicando aqui.

Imprima o formulário e preencha os dados e entregue na sede do PROERD.

Av. Amintas Barros, nº 4083 - Lagoa Nova
Natal/RN
CEP:59075-250

O QUE É O PROERD?

É um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos da 4ª série que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

HISTÓRICO

O PROERD tem por base, o projeto D. A. R. E. ( Drug Abuse Resistance Education ) criado em 1983 nos Estados Unidos, hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil.

O PROERD, chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados.

APLICAÇÃO DO PROERD

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.

O policial deverá comparecer à escola fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes.

As aulas a serem ministradas estarão organizadas no livro do estudante, em 17 (dezessete) lições de 60 minutos.

Além do livro do estudante a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 camiseta e 01 boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência.

LIÇÕES DO PROERD

As Lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

As Lições contém os seguintes módulos:

1) Introdução ao Programa;
2) Compreendendo os efeitos das drogas que alteram o funcionamento do corpo e da mente;
3) Considerando as conseqüências do uso de drogas;
4) Mudando idéias sobre o uso de drogas;
5) Maneiras de dizer não;
6) Fortalecendo a auto-estima;
7) Ser seguro um estilo de resposta;
8) Lidando com as tensões sem usar drogas;
9) Reduzindo a violência;
10)Combatendo a influência dos meios de comunicação;
11)Tomando decisões e assumindo riscos;
12)Dizendo sim para as alternativas positivas;
13)Exemplos positivos;
14)Resistindo a violência e as pressões das gangues;
15)Relembrando as lições PROERD;
16)Tomando a decisão;
17)Formatura

HABILITAÇÃO DO DOCENTE

O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados observando-se a conduta moral a experiência policial e com atividades socio-educativas.

O curso de habilitação tem uma carga horária de 80 horas aulas e conta em seu corpo docente com profissionais que atuam em áreas afeta à prevenção, como: Saúde; Educação; Psicologia e Legislação.

Perfil do Policial Instrutor:
 Ser voluntário;
 Ter experiência em atividade educacional;
 Ter facilidade de comunicação;
 Ter criatividade;
 Não ser fumante;
 Não fazer uso abusivo de álcool.

VALORES SOCIAIS
O PROERD tem como um de seus principais objetivos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global de nossas crianças, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir as pressões para usarem drogas e ajudarem no tão sonhado processo de construção de um país melhor.

Objetivos:

• Atuação da Polícia Militar voltada para a prevenção ao uso de Drogas, as ações de vandalismo e formação de gangues entre os jovens;
• Possibilidade de redução de problemas locais afetos a segurança pública, pela excelente oportunidade da interação entre a Policia Militar, Escola e Família.

BENEFICÍOS COMUNITÁRIOS
Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania.

A presença do Policial PROERD na escola traz segurança a toda comunidade escolar.

As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, possam dizer NÃO às drogas.

“Nossas Crianças Longe das Drogas e de bem com a Vida”


BRASIL TEM AO MENOS 80 BLOGS POLICIAIS, DIZ PESQUISA


Maioria foi criada por PMs do Rio, São Paulo e Minas nos dois últimos anos Camila Ruback, do R7, no Rio
O Brasil tem ao menos 80 blogs policiais em 17 Estados, sendo a maior parte no Rio de Janeiro (22), São Paulo (11) e Minas Gerais (10). Cerca de 82% deles foram criados entre 2007 e 2009, estimulando um novo debate sobre segurança pública e criminalidade no país.
Os dados são do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes. Questionários com 35 perguntas foram enviados aos responsáveis dos 80 blogs identificados, mas somente 73 deles - sendo três mulheres - responderam às questões.

A blogosfera policial, como é chamada pelos seus integrantes, é um fenômeno recente da internet brasileira e reúne páginas assinadas principalmente por policiais militares (58%), guardas municipais (15,1%) e policiais civis (13,7%), além de agentes rodoviários de várias patentes, bombeiros e jornalistas especializados.
A maioria (58%) ocupa os cargos mais baixos das instituições. Juntos, oficiais e delegados representam 42%. A pesquisa aponta que 62% dos entrevistados têm curso superior ou pós-graduação, 12,7% cursaram apenas o ensino médio.
Surpreendentemente, os mais jovens não dominam a blogosfera. Os participantes da pesquisa com até 29 anos são aproximadamente um terço da amostra, mas os que têm 30 anos ou mais representam 72,5%.
Quando questionados sobre as motivações que os levaram a criar blogs, mais da metade dos (55%) respondeu desejar expressar seus pontos de vista sobre segurança e justiça. Outros disseram que pretendem falar para a própria categoria, divulgando assuntos de interesse da corporação. Há ainda os que fazem denúncias sobre seus comandos ou outras instituições, e os que desejam mostrar à sociedade a realidade das corporações.

Desabafo e ameaças
Uma característica comum a vários depoimentos é a ideia de que, no passado, muito se falou sobre a polícia e os policiais, mas quase nada foi dito pelos próprios agentes de segurança. O debate era sempre entre profissionais de meios de comunicação, especialistas e governantes. O blog surge então como uma forma de expressão, um desabafo.
Comparada a outras áreas da internet, a blogosfera policial ainda tem um alcance limitado. Entre os 52 entrevistados que responderam sobre o número médio de acessos nos últimos meses, 69% estimam receber até 500 visitas por dia. E 26% deles calculam que seus blogs recebem mais de mil visitas por dia. Segundo os blogueiros, o conteúdo mais entre os colegas e seus chefes.
Entre os 73 entrevistados, 27 disseram já terem sido censurados ou reprimidos. As ameaças de prisão e transferência vêm em primeiro lugar, com quase 26% dos casos. Situações notórias dessas reações foram registradas no Rio, onde o comando da Polícia Militar puniu três autores de blogs, e em São Paulo, onde o blog de um delegado foi retirado da internet pela Justiça, a pedido da Polícia Civil do Estado.
Em 2009, os comandos da PM de Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo criaram seus próprios blogs, anunciando que assim estabeleceriam um espaço para o diálogo com a tropa. Esses perfis, no entanto, estão longe de alcançar a popularidade dos que são criados pela própria classe.

FONTE: blog da Renata.

Moradia no exterior após pena por morte de João Hélio

Ao completar maioridade e cumprir medida socioeducativa, jovem ganha liberdade e vai viver no exterior, com garantia de casa e identidade novas para recomeçar a vida

Rio - Três anos depois de participar do assalto que resultou na morte brutal do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos — arrastado por sete quilômetros em ruas de bairros da Zona Norte —, Ezequiel Toledo de Lima, que na época era menor de idade e hoje tem 18 anos, ganhou a liberdade. Após cumprir a pena socioeducativa, o rapaz voltou para as ruas dia 10.

Foto: João Laet / Agência O DIA
Assaltantes abandonaram carro na Rua Caiari, com o menino já morto, após ser arrastado por 7 quilômetros | Foto: João Laet / Agência O DIA
Mas, temendo represálias e ameaças sofridas, inclusive no do Instituto João Luiz Alves, na Ilha do Governador, onde estava, ele foi morar no exterior com a família. A mãe do rapaz também teria sido ameaçada.

Ezequiel conseguiu, por meio da organização não-governamental Projeto Legal, embarcar para um dos países mais desenvolvidos do mundo com garantia de casa e identidade novas para recomeçar sua vida.

“Nem quero ficar falando sobre este assunto, porque é algo que só nos traz lembranças dolorosas”, afirmou o pai de João Hélio, Élson Vieites.

Após ser preso, Ezequiel confessou participação no crime. Ele teria sido justamente o integrante do bando que fechou a porta com o cinto de segurança pendurado para o lado de fora, onde João Hélio ficou preso e foi arrastado pelo carro.

Na audiência do dia 10, na Vara da Infância e da Juventude, o juiz determinou que ele ingressasse no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente, destinado aos que estão ameaçados de morte.

A Justiça também determinou que os pais do rapaz entrassem no programa por meio do Conselho de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, presidido pelo advogado Carlos Nicodemos, diretor da ONG Projeto Legal. Procurado, Nicodemos não foi encontrado.

Pedestres avisaram que menino era arrastado, mas bandidos ignoraram

Por volta das 21h30 do dia 7 de fevereiro de 2007, Rosa Cristina Fernandes estava em seu Corsa com os filhos Aline, 13 anos, e João Hélio, 6, voltando para a casa. Ao parar em um sinal de trânsito na Rua João Vicente, perto da Praça do Patriarca, em Oswaldo Cruz, foi abordada por três homens armados. Todos saíram do carro, mas o menino ficou preso pelo cinto de segurança e foi arrastado pelas ruas de Madureira, Campinho e Cascadura.

Várias pessoas que passavam tentavam avisar aos bandidos. Um deles teria ironizado dizendo que não era uma criança, mas sim um “boneco de Judas”. Os bandidos abandonaram o carro na Rua Caiari, com o menino já morto.

Além de Ezequiel, outros quatro assassinos foram presos. Carlos Eduardo Toledo de Lima foi condenado a 45 anos de prisão, enquanto Diego Nascimento da Silva recebeu uma pena de 44 anos e três meses. Os outros dois, Carlos Roberto da Silva e Tiago de Abreu Mattos, foram condenados, cada um, a 39 anos de reclusão.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/