quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caveirão de brinquedo causa polêmica às vésperas do Dia das Crianças

Com o lançamento de "Tropa de Elite 2", é natural que alguns fabricantes tentem pegar carona no sucesso com produtos que remetam ao filme. Mas é apropriado transformar uma história tão violenta em brincadeira de criança?
Foi o que fez a empresa Roma Brinquedos, fabricante do Roma Tático Blindado, apelidado de "Caveirão", por ser claramente inspirado no veículo usado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia do Rio de Janeiro para invadir favelas à caça de traficantes.
Marcos Jensen, diretor de marketing da empresa, diz não ver um conflito ético em dar a uma criança um brinquedo que remete à violência. "Eu e meus irmãos constumávamos brincar de 'polícia e ladrão'. Quando vimos o Caveirão (na TV), tivemos a inspiração (de fabricar o brinquedo)."
Jensen não informa quantos já foram produzidos, mas a expectativa é boa. "Se o mercado continuar no mesmo ritmo, esperamos boas vendas."
Questionado sobre como espera que as crianças se sentiriam ao receber um Caveirão de presente no próximo dia 12 de outubro, Jensen respondeu que elas adorariam, "pois remetem elas ao realmente brincar no sentido da palavra (sic)".
Mas tem gente que não achou graça. O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) já suspendeu uma propaganda do Caveirão feita para a TV. "A Roma Brinquedos completou 50 anos e sempre nos pautamos pela ética, então acatamos a decisão do Conar em retirar do ar a propaganda, mas estamos recorrendo", diz Jensen.
A representação contra a propaganda do Caveirão foi feita pelo Instituto Alana, ONG que atua pela regulamentação da publicidade direcionada para crianças. "Nós soubemos desse comercial que estimulava um comportamento agressivo para crianças e fizemos a denúncia ao Conar, que concedeu liminar recomendando a suspensão da veiculação da propaganda no dia 27 de agosto", conta Isabela Henriques, advogada do Instituto Alana. "O Conselheiro Relator do caso, João Roberto Vieira da Costa, entendeu que havia uma dramatização associada à violência. A propaganda mostrava dois meninos fardados, brincando como se estivessem numa ação policial."

Blog da Renata: Deputados PPMM e BBMM eleitos por Estado

http://1.bp.blogspot.com/_kYAZ11OThLw/TK4OvcXeybI/AAAAAAAAAIQ/M0HzNGkaROo/s640/lista.BMP

Armas geram polêmica na UFRN

Universidade distribuiu nota declarando que porte por alunos que são policiais é ilegal. Comando da PM discorda

A polêmica que envolve o uso de armas de fogo em ambientes públicos por policiais que não estão em serviço chegou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) enviou, na última segunda-feira, uma nota aos alunos e funcionários sobre a ilegalidade da posse por PMs e agentes civis nas salas de aula da instituição. Embora não seja proibitivo, o texto ressalta que o uso da arma só se justifica nos casos em que o servidor esteja em serviço no local. 

Para a instituição, apenas agentes de segurança que estejam a serviço no Campus podem carregar armamento Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press
O coronel Araújo Silva, comandante geral da PM, contudo, contesta a informação, afirmando que o policial tem o direito de usar sua arma, registrada, em todo o território nacional, mesmo fora do serviço, mas ponderou que a atitude não é "conveniente". De acordo com o diretor do centro, professor Márcio Valença, o CCHLA nunca registrou qualquer incidente em sala de aula com policiais armados, mas teria recebido várias denúncias acerca do porte de revólveres ou pistolas, que estaria deixando alguns alunos e funcionários constrangidos e incomodados. "Por isso, resolvemos acionar a Procuradoria Jurídica da UFRN para emitir um parecer sobre o assunto".

Segundo a nota, o aluno policial não está no exercício de suas funções quando em atividade acadêmica nem investido da qualidade de agente público, ficando a segurança do ambiente universitário a cargo de sua administração. "Importante salientar, todavia, que a instituição não deverá coibir o porte de arma em suas dependências", acrescentou.

O uso , conforme a nota, deve ser solicitado pelo comandante geral da PM ou pela autoridade de Polícia Civil competente à reitoria, que poderá analisar cada caso. "Este comunicado é uma forma de nos respaldar no caso de existirem problemas futuros envolvendo armas de fogo na universidade. Com base nisso, poderemos abrir procedimentos disciplinares", disse Márcio Valença. "Também encaminhei o assunto ao reitor (José Ivonildo do Rêgo), para que o parecer possa se transformarnuma norma interna". 

"Mesmo sendo autorizado a portar sua arma em qualquer lugar, é mais conveniente que o policial guarde-a em um local seguro e não vísivel, como uma mochila ou sacola. Expor um revolver na cintura no meio de uma aula ou uma missa, por exemplo, pode, sem dúvida, deixar as outras pessoas assustadas e até causar um problema sério em determinadas situações", afirmou o coronel Araújo Silva. O comandante citou, ainda, que frequentou a UFRN por sete anos e não se recorda de um só dia em que tenha ido às aulas armado. "O policial, porém, que se sentir prejudicado com esse parecer ou qualquer outra determinação do tipo, pode requerer uma ordem judicial", explicou. 

O tenente Isaac Leão, estudante de direito, disse ainda desconhecer o parecer, mas assumiu assistir às aulas armado e disse que o hábito nunca lhe causou problema. "Nós, policiais, temos uma profissão de muita periculosidade e fazemos vários trajetos durante o dia: de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade etc", justificou. "É para atestar que podemos fazer uso adequado da nossa posse de arma que somos submetidos a testes psicológicos quando da nossa formação". Segundo ele, é importante que o policial não cause pânico ao usar seu armamento, que deve ser portado de maneira "velada" e não ser utilizado pelo simples fato de estar ao seu alcance. 


Secretaria confirma três baleados em tiroteio no subúrbio do Rio



Mulher, de 67 anos, levou dois tiros e está no centro cirúrgico.
Dois homens estão sendo avaliados pela equipe médica.

Do G1 RJ

Uma troca de tiros no bairro da Penha, no subúrbio do Rio, deixou três pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (7). Uma mulher e dois homens deram entrada no Hospital estadual Getúlio Vargas. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, uma idosa de 67 anos levou dois tiros, no braço direito e no tórax, e está no centro cirúrgico. Os dois homens, um de 20 e outro de 37 anos, levaram um tiro cada, no braço esquerdo e no ombro direito, respectivamente, e são avaliados pela equipe médica do hospital.
De acordo com o 16º BPM (Olaria), a Avenida Brás de Pina e a Rua Irapuã foram interditadas por cerca de uma hora por causa do tiroteio, que assustou moradores e motoristas. Segundo o batalhão, os tiros começaram durante um rastreamento de duas equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC) da Polícia Civil a um caminhão carregado de cigarro, que havia sido roubado.
Nas imediações da Favela da Caixa D’Água, traficantes fizeram disparos contra as duas equipes da Polícia Civil. Policiais do 16º BPM foram chamados para dar apoio, e um blindado foi deslocado para o local.
De acordo com o batalhão, as ruas já foram liberadas para o tráfego. O caminhão com a carga roubada não foi recuperado.

Dupla mata jovem com oito tiros no Gramoré


O jovem Lionel Jorge de Assis Teles, de 22 anos, foi assassinado no início da noite de terça-feira, na rua Mariporã, em Gramoré, zona Norte de Natal. O mototaxista foi atingido por oito tiros por uma pessoa que fugiu antes de ser identificada. Além da autoria do crime, a Polícia Civil ainda trabalha para descobrir qual o motivo que levou ao homicídio, visto que, segundo a família da vítima, ela não tinha envolvimento com o crime, nem era usuária de drogas.

Lionel Jorge morava na avenida Pirassununga, também no bairro de Gramoré, e foi morto próximo à casa dele. Lionel estava em uma moto, quando foi surpreendido por dois homens armados em uma outra moto, uma Honda Titan, preta, que o abordaram e efetuaram, ao todo, 12 disparos. Oito atingiram o jovem no tórax, no braço e no pescoço.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e encaminhada para o hospital Santa Catarina, também na Zona Norte, mas morreu pouco depois, devido à gravidade dos ferimentos. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), onde foi liberado no início da manhã de ontem. A família, muito abalada pela perda, não quis falar com a imprensa e não soube apontar o que poderia ter causado a morte.

A polícia civil tem uma suspeita preliminar e vai investigar o caso - é que Lionel Jorge pode ter sido morto por engano. Isso, porque um tio dele tinha histórico de envolvimento com “coisas erradas” e usava a mesma moto que Lionel estava conduzindo na noite de terça-feira. Daí, a possibilidade da dupla tê-lo matado, acreditando que estava atirando no tio dele.

Corpo

Policiais Militares encontraram na noite de terça-feira o corpo de um homem dividido ao meio e com três marcas de disparos de arma de fogo - dois nas costas e um no cotovelo. O corpo estava em uma estrada carroçável próximo à BR-101, no trecho que passa pela cidade de São José do Mipibu, na Grande Natal.

José Luiz Silva, de 35 anos, seria a vítima de homicídio, mas até o momento a polícia não sabe o que motivou a morte nem como ela ocorreu. Isso porque, apesar das três marcas de tiro, o corpo está partido ao meio, como se tivesse sido ainda atropelado - uma parte estava às margens da estrada carroçável e a outra em um matagal. Além disso, uma bicicleta, bastante danificada, foi encontrada próxima à vítima.

O caso agora deve ser investigado pela delegacia de São José do Mipibu. Ainda não há suspeitos para o crime.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/dupla-mata-jovem-com-oito-tiros-no-gramore/161823

Homem rouba comércio, troca tiros com a polícia e é preso



Thiago Batista roubou estabelecimento comercial em Parnamirim, um carro e chegou a atirar contra os policiais militares durante fuga em Macaíba.

Por Thyago Macedo

Foto: Thyago Macedo


Uma criminosa com início em Parnamirim teve fim com uma troca de tiros e a prisão de Thiago Batista Coelho, de 27 anos, em Macaíba. O jovem roubou um estabelecimento comercial, um carro e chegou a atirar contra os policiais militares durante uma perseguição.

Segundo informações do tenente Gabriel Isaac, do 9° Batalhão da Polícia Militar, o acusado invadiu um comércio em Parnamirim armado e anunciou o assalto. Ele recolheu dinheiro do proprietário e saiu andando a pé.

Depois disso, Thiago Batista roubou um veículo tipo Ranger, de placas MYX-7535. “A partir daí, ele pegou a BR 226, em direção à Macaíba. Mas, o carro tem sistema de rastreamento por GPS e, com isso, conseguimos passar a rastreá-lo”, explica o oficial.

Tenente Isaac conta que existe a possibilidade de outro carro ter dado o suporte a Thiago Batista, mas não foi localizado. Diante do rastreamento, a polícia conseguiu localizar o carro roubado.





“Ele abandonou o veículo na BR 226, próximo ao posto Santana, em Macaíba, e fugiu em direção a umas granjas”, informa. Mesmo assim, os policiais conseguiram localizar o acusado e, depois de uma troca de tiros, Thiago foi preso.

Ele estava com o dinheiro roubado no estabelecimento comercial de Parnamirim e com uma pistola calibre 380. Depois de preso, o acusado foi encaminhado à Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov).


COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/