sábado, 6 de novembro de 2010

ABC está na final da Terceirona


O Alvinegro venceu por 2 a zero o Salgueiro em pleno Frasqueirão no jogo da "volta" da semifinal e aguarda o vencedor de Ituiutaba x Criciúma

Por Rogério Torquato Tamanho do texto: A ImprimirO ABC está na final da Série C do Campeonato Brasileiro.



O clube alvinegro recebeu e venceu o Salgueiro-PE pr 2 a zero em pleno Frasqueirão, no jogo da 'volta" da semifinal - os gols foram marcados poe Leandrão. De quebra, o visitante pernambucano amargou a expulsão de dois jogadores.



Como no jogo de "ida" em Pernambuco deu empate em 1 a 1, quem vencesse no Frasqueirão estaria classificado à final.



Agora, o ABC aguarda o adversário para a decisão - que pode ser ou o Ituiutaba ou o Criciúma (as duas equipeps decidem neste domingo quem fica com a segunda vaga à final).



ABC 2 x 0 Salgueiro



ABC

Wellington; Sueliton, Diego Padilha, Tiago Garça, Renatinho; Ewerton Cézar (Claudemir), Basílio (Bileu), Ricardo Oliveira, Jackson; João Paulo (Ederson) e Leandrão.

Técnico: Leandro Campos



Salgueiro

Marcelo; Rogério Rios, Eridon, Ney Carioca, Siderval (Wendel); Rodolfo Potiguar, Pio, Clebson (João Paulo), Edu Chiquita (Lismar); Fagner e Júnior Ferrim.

Técnico: Cícero Monteiro



Local: Maria Lamas Farache "Frasqueirão" (Natal, RN)

Árbirtro: Alício Pena Jr, (MG)

Renda e público: R$ 136.495,00 para 9.043 pagantes

Cartões amarelos: João Paulo (ABC); Nei Carioca, Siderval, Marcelo, Fagner (SAL)

Cartões vermelhos: Eridon, Júnior Ferrim (SAL)

Gols: Leandrão (2) (ABC)



* Mais informações em instantes

Sala, copa e cozinha

Por Michel Blanco . 05.11.10 - 17h33

Sala, copa e cozinha

Uma jovem estudante de Direito, desalentada com a vitória da petista Dilma Rousseff, ganhou fama ao clamar no Twitter o afogamento de nordestinos em benefício de São Paulo. O ódio da moça brotou em meio a uma campanha difamatória que irrigou expedientes eleitoreiros. Se na TV o marketing cuidou de dar boa aparência aos candidatos, na internet a coisa foi feia. Levante a mão quem não recebeu um único spam desqualificando os votos da população assistida pelo Bolsa Família. Sobre tal corrente, a psicanalista Maria Rita Kehl disse o que tinha de ser dito – e foi punida por isso. Assim estávamos na campanha…



A xenofobia da estudante paulista, no entanto, não é retrato das tensões do momento. É uma fotografia embolorada, guardada num fundo de armário, agora trazida à tona. Quem triscou fogo nos spams sabia que o ódio fermentava. Bastava uma faísca. Se tiver estômago, pode ler uma coletânea de tweets odientos — e odiosos — no Diga não à Xenofobia. A menina não está só.



A maioria dessas mensagens parte de jovens de mais ou menos 25 anos. O que leva a supor que muitos deem vazão a preconceitos ruminados à hora do jantar em família, da festinha do sobrinho ou do churrasco da faculdade. Está aí boa parte da festejada geração da internet, que confunde vida real com a vida em rede, mas se sente imune às consequências de atos online. Mostram os dentes no Twitter como se estivessem a salvo da luz do dia, como se não fosse dar nada. Mas deu, mano.



A moça que gostaria de afogar um nordestino em São Paulo acabou ela mesma por submergir. Deletou seu perfil ante a repercussão do caso, que lhe rendeu a protocolação de uma notícia-crime pela OAB de Pernambuco no Ministério Público Federal em São Paulo. O escritório de advocacia onde estagiava apressou-se em dizer que ela não despacha mais por lá. O caso foi parar até nas páginas do britânico Telegraph. Vários outros “bacanas” seguiram os passos da menina e desapareceram do Twitter. Talvez arrependidos do um ato impensado, da ausência completa de reflexão ou, mais provável, da ameaça de punição legal. Quem sabe ainda há tempo para deixar as trevas.



Ironicamente, o aguardado uso da internet nas eleições ajudou a liberar o que há de mais retrógrado entre nós (embora o poder transformador da rede esteja muito além disso). Parecemos recuar 50 anos em relação a direitos civis. Houve até o retorno de mortos-vivos, grupos pouco representativos e de triste memória. Não bastasse o proselitismo religioso, a ação das militâncias, oficiais e oficiosas, a campanha na internet descambou para baixaria geral. Conhecido o resultado da eleição presidencial, viria o pior: o insulto aos eleitores, desclassificando-os.



Enfim, é uma questão de classe; não de compostura. Uma parte dos jovens que se julgam classe A levantou-se da sala de jantar para reinstaurar a separação da copa e da cozinha, sem se dar conta de que a divisão dos cômodos já não é tão sólida. O que move tanto ódio? Passionalidade do clima eleitoral não é o suficiente.



Nunca na história deste país (tá, essa foi só para provocar) se falou tanto em classes C e D e E. Estão todos os dias na imprensa; chamam atenção pelo crescente poder de consumo. E é a isto que a noção de classes parece se resumir hoje: consumo. Talvez esteja aí a raiva dessa moçada, muito mais identificada com bens do que com valores.



Identificar-se por aquilo que se consome pressupõe um sentimento de exclusividade. “Eu tô dentro e eles, fora”. Uma concepção de vida alimentada e também confrontada pela massificação do consumo. A tensão desponta quando “eles”, os esfarrapados, começam a ter o que “eu” tenho. A exclusividade mingua, e o povão chega chegando, sentando ao seu lado no avião. É preciso descolar novos meios para diferenciar uns dos outros. A desqualificação é um deles.



Um dos legados desta eleição embalada por baixarias é uma tensão que parece escapar da acomodação sobre a imagem construída pelo mito fundador nacional. Descobrimos um pensamento ultra-conservador no Brasil, e ele pôs a cabeça para fora. Seria um exagero, no entanto, dizer que o país está dividido. Mas é igualmente um equívoco considerar que a identidade nacional sai ilesa – por definição, ela é lacunar, ao pressupor a relação com o outro. O que queremos de nós mesmos?



Mas na cabeça dessa moçada raivosa, nada disso seria necessário, e a harmonia se restabeleceria desde que todos estivessem nos lugares “certos”. Assim, estão prontos para experimentar o que consideram desenvolvimento e mal esperam a ocasião para pôr à mesa de alguma congregação do Tea Party uma iguaria nacional: uma saborosa broa de milho feita pela mãos da preta dócil que serve a casa.



Policiais do RN prendem traficantes em Mato Grosso do Sul


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do  DFNSP


Militares da Polícia do Estado do Rio Grande do Norte enviados para compor a Força Nacional de Segurança Pública desde agosto deste ano permanecem atuando nas fronteiras do país e coibindo,o tráfico de drogas e armas, entre outros crimes nestas regiões. 

No começo desta semana, dois bolivianos foram presos transportando cocaína durante uma operações de rotina da Policia Federal em conjunto com a Força Nacional, em Mato Grosso do Sul. Eles foram detidos em ocorrências distintas. 

O primeiro, um boliviano de 27 anos, foi preso no aeroporto de Corumbá. Ele transportava 760 gramas de pasta base de cocaína na sola do tênis. O suspeito tinha vôo marcado para Campo Grande e pretendia levar a droga para São Paulo, segundo a polícia. 

A segunda prisão aconteceu na BR-262, próximo à cidade de Corumbá (MS). Uma boliviana de 45 anos foi detida com 4 quilos de cocaína. A droga estava enrolada em faixas nas pernas e no tórax. A mulher estava dentro de um ônibus que fazia o itinerário Corumbá-Campo Grande. 

As duas pessoas detidas e as drogas foram levadas para a Delegacia da Policia Federal em Corumbá. 

Em ambos os casos ficou destacada a participação dos policiais do Estado do Rio Grande do Norte, entre eles os militares que integram a Operação Sentinela no Mato Grosso do Sul, tais com, os Soldados Lúcio, Pinheiro e Hermerson, além dos Cabos Cheyzer e França.

Usuários do Facebook promovem evento pelo orgulho nordestino neste sábado


Está marcado para este sábado um protesto em prol da valorização do povo nordestino na rede social Facebook. A proposta nasceu como uma resposta às manifestações de racismo que surgiram na rede logo após o anúncio do resultado da vitória de Dilma Rousseff (PT). 


Na descrição da página intitulada como "Dia do Nordeste", o evento se coloca contra a xenofobia e convida mais pessoas a se engajarem na ideia ( até o momento a página registra 3.080 pessoas confirmadas). O Dia do Nordeste no Facebook acontecerá entre a 0h deste sábado até a 0h do domingo. 


Polêmica 
A estudante de direito Mayara Petruso, apontada como a autora de um comentário no Twitter no qual afirmava ‘‘Nordestinos (sic) não são gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado‘, causou uma onda de indignação entre os usuários do microblog. A jovem foi demitida do escritório de advocacia no qual era estagiária. O assunto foi tão comentado que as hashtags #orgulhodesernordestino e #mayarapetruso ocuparam os primeiros lugares entre os trending topics (tópicos mais citados) no Twitter. 

Ao tomar ciência do comentário de Mayara, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Pernambuco deu ínício a um procedimento no intuito de abrir uma ação penal contra a estudante. A denúncia será feita ao Ministério Público Federal de São Paulo. 

Do Estado de Minas

Menina que dá lição em pai ganha canal ‘parceiro’ com o YouTube


Vídeo de Isabela, de 2 anos, atingiu mais de 3,5 milhões de acessos.
Parceria com o site traz benefícios para o canal, como maior destaque.

Laura Brentano
Do G1, em São Paulo

Menina Isabela no YouTube
Isabela, de 2 anos, fez sucesso em vídeo em que
dá lição em pai. (Foto: Divulgação)
O vídeo da menina Isabela, de 2 anos, dando uma lição no pai por ter fechado a portafez tanto sucesso que ela ganhou uma parceria com o YouTube. Até este sábado (6), o vídeo já havia atingido a marca de mais de 3,5 milhões de acessos. Segundo o pai da menina, Felipe Horst, de 27 anos, eles receberam um e-mail do site do Google com uma proposta de parceria para o canal“Menina Isabela”.
"O interessante é que, antes, o canal era apenas um espaço para a família", conta Felipe. “Já tínhamos sido convidados para colocar publicidade naquele vídeo especificamente”, explica. Agora, a propaganda entrará automaticamente em todos os vídeos do canal.
Alguns internautas “parceiros”, que possuem canais no YouTube, ganham benefícios para publicar vídeos no site, como destaque e mais opções de personalização. A parceria funciona como um incentivo para publicar conteúdo e formar, realmente, um canal de vídeos. Não há critérios pré-estabelecidos. O YouTube pede apenas a frequência de publicação que o internauta espera atingir.
“Temos uma estimativa de publicar dois vídeos por mês. Ainda não pensamos em nenhuma estratégia de conteúdo. Mas os vídeos serão todos relacionados à Isabela. Hoje (5), por exemplo, publiquei um vídeo em que Isabela chama um passarinho para a casa”, conta Felipe.
Isabela também tem uma página dedicada a ela na rede social Facebook, que já contabiliza quase 4 mil amigos.
Menina Isabela no YouTubeNo último vídeo publicado no canal, Isabela chama um passarinho para a casa. (Foto: Reprodução)
Problema no braço
Sobre a progressão dos movimentos no braço direito de Isabela, Felipe conta que houve uma melhora. Depois da cirurgia realizada este ano, a recuperação foi maior em três meses do que em um inteiro.

“Ela nasceu sem nenhum movimento. Fizemos tudo o que estava disponível no Brasil para ser feito. Como ela vai se recuperar, ninguém sabe ao certo. Mas ela está progredindo desde a cirurgia”, diz Felipe.
Isabela sofreu uma grave lesão no conjunto de nervos responsável pelo movimento durante o parto. Em maio, ela fez uma cirurgia de colagem desses nervos e está fazendo fisioterapia.

Acidente entre moto e caminhonete na BR 101 deixa um morto


De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária, o acidente teria sido causado pela falta de atenção do motoqueiro.

Por Débora Ramos


Um acidente envolvendo uma moto modelo CG 125, de placa NNP 4219, e uma caminhonete modelo Frontier, de placa NYT 9141 teve um fim trágico na manha deste sábado (6), no km 121 da BR 101, trecho próximo à cidade de São José do Mipibu.

O condutor da motocicleta, identificado como João Batista Oliveira, de 59 anos, não resistiu à colisão e acabou falecendo no local da batida, por volta das 7h30. 

De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária, o acidente teria sido causado pela falta de atenção do motoqueiro, que acabou invadindo a pista preferência por onde trafegava o carro. 

*Mais informações em instantes.

Polícia prende homem acusado de assassinato e tráfico na Zona Norte


Homem indetificado como Nego Adriado, acusado de tráfico e homicídio, foi detido na tarde de ontem, na Zona Norte de Natal.

Por Débora Ramos

A polícia militar prendeu, na tarde de ontem (5), por volta das 15h30, um homem identificado apenas por Nego Adriano, acusado de praticar inúmeros crimes, dentre os quais constam tráfico de drogas, homicídio e receptação de mercadorias. A prisão foi efetuada na comunidade de Barreira Norte, Zona Norte da Cidade.

Informações dão conta de que a prisão só foi realizada após populares denunciarem às autoridades o paradeiro de Nego Adriano, cuja família reside na comunidade. De acordo com a polícia, a abordagem foi feita no momento em que o acusado estava dentro de um táxi, indo em direção ao bairro do Gramoré, também na Zona Norte da cidade.

Defesa de Gledson Maia vai entrar com Habeas Corpus no fim de semana


Sobrinho de João Maia está há mais de 24 horas na prisão, após ter sido detido para prestar esclarecimentos à PF sobre possível corrupção no Dnit.

Por Túlio Duarte
Foto: Elpídio Júnior
A defesa jurídica do engenheiro Gledson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia (PR), pretende entrar com um Habeas Corpus na Justiça ainda neste final de semana para tentar liberar o diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) no RN. 

Gledson está detido na Polícia Federal há mais de 24 horas por suspeita de recebimento de propina em esquema de corrupção no órgão federal. A prisão do engenheiro Gledson Maia aconteceu na tarde desta quinta-feira (4) e acelerou o andamento da Operação Via Ápia.

 “A gente vai pedir para que ele seja liberado de imediato, provavelmente ainda neste fim de semana. Não há requisitos para que ele continue preso”, disse o advogado Caio Victor, emendando que Gledson já assinou o pedido de exoneração do cargo público.

Esta medida, segundo o advogado, demonstra que Gledson não tem interesse em atrapalhar as investigações. “Ele respondeu a todos os questionamentos do delegado e contribuiu com a Justiça”, disse, completando ainda que os mandados de busca e apreensão (nove) e prisão (sete) já foram cumpridos.

Defesa sustenta “inocência” de Gledson
Apesar de a Polícia Federal ter informado que Gledson Maia teria sido flagrado recebendo propina no valor de R$ 50 mil de um empresário do Paraná, a defesa do diretor regional do Dnit sustenta a tese da “inocência”.

“Ele não recebeu propina. Os recursos estavam com o empresário e não eram para pagamento de propina a Gledson”, sustentou Caio Victor. O advogado acrescenta que tem total convicção de que "nosso cliente vai ser inocentado”.

Caio Victor explicou que nessas primeiras 24 horas a defesa buscou se informar sobre o que a Polícia Federal e o Ministério Público realizaram em termos de investigação, mas que não teve acesso integral à documentação.

Mesmo assim, a defesa de Gledson está pronta. “Tivemos acesso a procedimentos, que correm em segredo de justiça. O inquérito policial ainda não foi disponibilizado para os advogados, [mas] nossa defesa já está pronta”, destacou.


Saiba mais

Comitiva de segurança do RN encontra com presidente de Israel


Dois oficiais da PM, um delegado e um agente da Polícia Civil compõem a delegação do Estado em Conferência Internacional.

Por Thyago Macedo
Foto: Cedida
Agente Paiva, delegado Rolim, major Marcos Vinicius e coronel Araújo encontram Perez (Centro).
A comitiva de segurança que está em Israel participando da 1ª Conferência Internacional de Segurança Pública encontrou com o presidente daquele país, Shimon Perez. Dois oficiais da Polícia Militar, um delegado e um agente da Polícia Civil compõem a delegação do Rio Grande do Norte.

Desde o último domingo (31), eles estão em Tel Aviv, Israel, no evento que reuniu os maiores especialistas na área de segurança pública do mundo, assim como os mais importantes tomadores de decisão, lideranças municipais e estaduais de todas as partes do planeta.

Nesta quinta-feira (4), o comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, o comandante do Bope, major Marcos Vinicius, o delegado Raimundo Rolim, e o agente Juarez Paiva tiveram o encontro com Shimon Perez.

O programa da Conferência Internacional esteve focado, em temas como: Cidades Seguras; Segurança de Aeroportos; Grandes Eventos; Centros de Comando e Controle; Planejamento Estratégico de Inteligência; Situações de Emergência e Contraterrorismo; Gestão de Crises; e Cidades Inteligentes.

O evento incluiu palestrantes, especialistas, painéis de discussão, exposições e com apresentações das novas metodologias, tendências, desafios e oportunidades, com as mais avançadas e inovadoras tecnologias em segurança pública da atualidade. 

Além disso, os participantes testemunharam em primeira mão exercícios de segurança no Aeroporto Ben-Gurion, em Israel. Para o Brasil e para Natal, o encontro também será uma forma de preparação da polícia para a Copa do Mundo 2014.
 

Sumidas, moedas de 1 centavo custam 9 vezes mais do que valem


Banco Central gasta 10 centavos para fabricar moedinha de 1 centavo.
No comércio do Rio, consumidores reclamam que o troco é ignorado.

Beatriz Padrão
Do G1


As moedinhas de um centavo andam sumidas e já foram esquecidas por muitos. Elas provocam reclamações e atritos entre consumidores e comerciantes, que, para tornarem os preços mais atraentes, evitam os valores cheios, com finais em cinco ou zero. Na hora do troco, as moedas não aparecem, ou se transformam em bala, chiclete ou são, simplesmente, ignoradas pelos caixas.
O Banco Central garante que vem encomendando moedas de R$ 0,01, mas os custos de produção, conforme mostram o gráfico ao lado, indicam que elas não são um bom negócio: as moedinhas custam nove vezes mais do que valem. Oficialmente, haveria mais 3,9 milhões delas em circulação, segundo informava o site do BC na semana passada (mas a mesma informação estava indisponível numa consulta do G1,às 18h, na quarta, 3).
A dona de casa Vera Lúcia Melo gosta de fazer compras pequenas e está sempre em supermercados. “Eles nunca dão as moedinhas. É mais fácil eles ficarem com três centavos meus do que me perdoarem dois centavos. Isso aconteceu ontem mesmo, quando eu estava em outro mercado”, afima Vera.
Um dos gerentes de um supermercado no Centro do Rio, Elenilton de Oliveira da Graça, diz que está difícil encontrar moedas de um centavo. “É quase impossível conseguir as moedas no banco ou no comércio em geral”, explica ele. Na loja, a funcionária que ajuda as caixas com o troco até tem um saquinho com algumas moedinhas de um centavo, mas ela só dá para os clientes que reclamam. Poucos costumam cobrar.
A aposentada Zita Ribeiro de Souza faz a mesma reclamação e acrescenta: “as caixas ficam nos devendo os centavinhos e não dão nem satisfação”. Zita lembra que no início até pedia, mas a funcionária da caixa precisava chamar a colega. Como isso demorava, os outros clientes da fila reclamavam, e ela desistiu.
A comerciária Aparecida Gobetti e o chefe de cozinha Célio Gonçalves Pereira têm a mesma explicação: disseram para eles que não havia a moeda e, então, eles nunca mais pediram. Já a dona de casa Viviane dos Santos Pereira comenta que nunca recebe os centavinhos, mas também não contesta. "É muito difícil eles darem o troco a mais para gente, sempre fica faltando para gente".
A orientação do Procon
O Procon, órgão de defesa do consumidor, estabelece que, no caso da falta de moedas, o comércio sempre deve dar o troco a mais, nunca a menos. A advogada do órgão, Camile Felix Linhares, fala da importância de exigir esse direito. “Talvez o cliente pense que um ou dois centavos, só para ele, é pouco. Mas, para o fornecedor ou para o comerciante, não é: quanto ele está lucrando ao final de uma semana, um mês ou um ano?”.

O gerente de uma padaria, no Centro do Rio, diz que segue a recomendação do Procon ao dar o troco a mais e procura pôr preços mais arredondados. Mas o pãozinho e outros produtos são vendidos a peso, e ele diz que tem prejuízo em dias de grande movimento.

"A gente chega a perder até R$ 30 por causa da falta da moeda que o banco diz que tem, mas não tem", protesta Valdoires Barbosa de Oliveira.
Posição do BC
O Banco Central informa que produz as moedas de um centavo de acordo com o pedido dos bancos. Ainda segundo o BC, as cerca de 3,9 milhões de moedas atualmente em circulação são suficientes para atender à necessidade do comércio de todo o país.



COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/