domingo, 25 de julho de 2010

Brasil foge dos 'paredões', bate Rússia e isola-se como maior vencedor da Liga

Vipcomm/Divulgação
Jogadores brasileiros comemoram ponto na final da Liga Mundial contra a Rússia
25/07/2010 - 23h08

Brasil foge dos 'paredões', bate Rússia e isola-se como maior vencedor da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil é eneacampeão da Liga Mundial de vôlei masculino. Neste domingo, em final disputada em Córdoba, Argentina, o time comandado pelo técnico Bernardinho superou alguns momentos de "apagão", venceu a Rússia por 3 sets a 1 (25-22, 25-22, 16-25 e 25-23) e acrescentou mais um troféu, o 9º, a sua vasta lista de conquistas.

IMAGENS DA GRANDE FINAL EM CÓRDOBA

  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA Théo substituiu muito bem o oposto Vissotto e foi um dos maiores pontuadores com 16 acertos
  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA Brasileiros indignaram-se com as reclamações e a até então desconhecida 'marra' da seleção russa
  • FIVB/Divulgação Variedade de jogadas feita por Marlon, sobretudo pelo fundo, surpreendeu o bloqueio, exceto no 3ºset
O êxito deixou a seleção brasileira como maior vencedora de Ligas Mundiais na história. Até então, o recorde de oito títulos era dividido com a Itália, que levantou a taça pela última vez no ano 2000.
Para vencer o jogo desta noite, o Brasil precisava driblar o fortíssimo bloqueio russo, arma que a seleção europeia mostrou em todos os jogos da fase final. E com exceção do terceiro set, justamente o único vencido pelos europeus, o time verde-amarelo fez sua lição, sobretudo pela boa performance de Marlon. O técnico Bernardinho resolveu promover a entrada do levantador logo de início, já que Bruninho não vinha se apresentando bem nas últimas partidas. Com o novo titular, a seleção teve variedade muito maior de jogadas e, embora os centrais tenham sido pouco usados, os atacantes pelas pontas deram conta do recado.
Além de Marlon no lugar de Bruninho, Bernardinho foi obrigado a utilizar Théo em substituição a Leandro Vissoto, já que o oposto sofreu uma torção no tornozelo na semifinal contra Cuba. E o novato não substituiu, sendo um dos maiores pontuadores da final.
O time titular ficou completo com Murilo e Dante, Lucão e Rodrigão, além do líbero Mario Jr. Ao longo do jogo, também entraram o próprio Bruninho, João Paulo, Sidão e Giba. Na Rússia, a novidade foi o retorno do ponteiro Berezhko, que ficou fora dos últimos dois jogos por lesão. O time teve ainda Grankin e Mikhaylov, Biryukov, Volkov e Muserskiy, e o líbero Kazakov. Ainda entraram Poltavskiy, Makarov, Krasikov e Kazakov.
Esta foi a quarta vez que Brasil e Rússia decidiram o título da Liga Mundial. Os europeus venceram apenas uma vez, em 2002, enquanto os brasileiros triunfaram em 1993, 2007 e agora, 2010.
Ainda neste domingo, a Sérvia virou pra cima de Cuba, venceu por 3 sets a 2 e faturou a medalha de bronze.
O jogo
A Rússia saiu na frente no primeiro set com 2-0, em dois erros brasileiros, mas logo o Brasil empatou e virou a partida em um ataque rápido pelo meio com Rodrigão. Mostrando maior variação de jogadas do que Bruninho, Marlon distribuiu as bolas entre as pontas e o meio-de-rede, usando muito também os ataques de fundo. Com isso, logo Dante e Théo se destacaram e levaram o Brasil a abrir quatro pontos (11-7). Os russos ainda conseguiram empatar (11-11), mas a seleção brasileira retomou a concentração, ignorou as infundadas reclamações russas com a arbitragem e começou a deslanchar, até fechar o set com 25-22 em um ataque de Murilo.
A boa performance brasileira na parcial inicial repetiu-se na segunda etapa. Os russos chegaram a abrir dois pontos de vantagem (5-3), mas a liderança europeia durou muito pouco. A seleção russa passou a errar demais no saque e até mesmo no contra-ataque, permitindo à seleção brasileira abrir dois pontos de vantagem (14-12). Marlon resolveu colocar Murilo no jogo, e com a variação do levantador com o ponteiro, Dante e Théo, confundiu o bloqueio russo. O Brasil abriu três pontos (22-19) e acabou fechando com 25-22 em um ataque de João Paulo, que entrara em uma inversão de 5-1.
A terceira parcial foi completamente atípica. Enquanto o Brasil sofreu uma queda muito brusca de rendimento, os russos cresceram no saque e, enfim, conseguiram encaixar sua principal arma, o bloqueio. Neste fundamento foram nada menos do que oito pontos, quatro deles consecutivos, e apesar de Bernardinho mexer no time (com as entradas de Bruninho, Giba e Sidão), a Rússia não teve dificuldades para fechar com fáceis 25-16.
Empolgados pela vitória no set anterior, os russos mais uma vez começaram melhor a quarta etapa, passando pela primeira parada técnica com três pontos de vantagem (9-6). Mas apesar de mostrar certa apatia, o Brasil não deixou os adversários deslancharem, obtendo a virada com dois ataques consecutivos de Dante e um erro de Mikhaylov (14-13). O bloqueio russo, porém, voltou a funcionar, e a equipe russa voltou a abrir quatro pontos (20-16). E quando parecia que o Brasil perderia o quarto set, a recuperação começou. Crescendo também no bloqueio, os comandados de Bernardinho foram chegando e conseguiram a virada em um paredão de Théo (21-20). As equipes passaram a trocar pontos até que, num erro de saque de Krasikov, o Brasil venceu com 25-23, assegurando a vitória.


http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2010/07/25/brasil-foge-dos-paredoes-bate-russia-e-isola-se-como-maior-vencedor-da-liga.jhtm



Brasil vence Rússia e conquista a Liga Mundial pela nona vez


O Brasil é o maior vencedor da história da Liga Mundial. Neste domingo (25), a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou o eneacampeonato da competição e agora reina de forma absoluta na galeria dos campeões. Na decisão, o time comandado pelo técnico Bernardinho superou a Rússia por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/22, 16/25 e 25/23, em 1h49 de jogo, no ginásio Orfeo Superdomo, em Córdoba.
Divulgação/FIVBBrasil superou bloqueio russo e se tornou o maior vencedor da Liga MundialBrasil superou bloqueio russo e se tornou o maior vencedor da Liga Mundial

“Foram muitas dificuldades durante essa Liga Mundial. Mas são nos momentos de dificuldades que esse grupo cresce. Costumo dizer que o problema é quando achamos que estamos em um mar tranquilo. Quanto mais tormentas passamos, melhores são as nossas atuações”, festejou Bernardinho após o jogo.

Na decisão, a seleção brasileira não pode contar com o oposto Leandro Vissotto. O atleta recupera-se de uma torção no tornozelo esquerdo, que aconteceu na partida da semifinal contra Cuba. Em seu lugar, jogou Théo.

E Bernardinho destacou a atuação de todo o grupo. “Perdemos um jogador importante. Mas o Théo entrou e fez uma partida magistral. O Bruno não estava bem, mas o Marlon entrou e teve uma atuação regular. Além disso, tivemos o Giba, que mesmo de fora, foi fundamental para os jovens jogadores. Tenho orgulho de fazer parte deste grupo”, destacou o treinador.

Murilo é eleito o melhor jogador
O Brasil encerrou a Liga Mundial com 16 jogos disputados e apenas uma derrota. E o melhor jogador da competição também foi brasileiro. O eleito foi o ponteiro Murilo. Além dele, o Brasil também ganhou o prêmio de melhor líbero: Mário Jr.

“Cada título tem um sabor. Não tem jeito. Esse foi um dos mais sofridos por causa de todas as dificuldades que tivemos. Conseguimos nos superar” , destacou Murilo, antes de ser premiado.

Fundamental na decisão, o levantador Marlon também festejou sua atuação. “Foi uma vitória difícil. Foi muita luta. Esse foi o meu principal jogo com a camisa da seleção e o meu principal título. Agora, é sonhar mais alto”, comemorou.

Dante, mais uma vez o maior pontuador brasileiro
Apesar da derrota, o maior pontuador da partida foi da Rússia. O oposto Mikhaylov marcou 20 vezes. No Brasil, quem mais marcou foi o ponteiro Dante, com 18 acertos. O oposto Théo marcou 16 vezes.

“Foi um jogo truncado. Muito difícil. A Rússia joga com um saque muito forte. Quando eles não erram, fica praticamente impossível jogar. A vitória foi muito importante, suada como sempre. Nada nunca vai ser fácil para o Brasil”, ressaltou Dante.

Melhor líbero, Mário Jr. dedica título a Serginho
Durante toda a Liga Mundial, ele teve a difícil missão de substituir o campeão olímpico Serginho. Após a conquista, Mario Jr. festejou duplamente. Além do título, foi eleito o melhor líbero da competição.

“A responsabilidade de substituir o melhor líbero do mundo era grande. Esse grupo é maravilhoso e me recebeu muito bem. Sei que o Serginho deve estar no Brasil orgulhoso. Ele foi um cara que me ajudou muito e estou torcendo muito pela recuperação dele”, destacou Mário Jr, lembrando que Serginho recupera-se de uma cirurgia na coluna.

O jogo
O Brasil começou com duas modificações em relação dos três jogos da fase final. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o oposto Leandro Vissotto desfalcou a equipe. Em seu lugar, Théo começou como titular. A outra mudança foi tática. Bernardinho mudou os levantadores. Saiu Bruno entrou Marlon.

O Brasil começou bem no saque e criou dificuldades para a recepção da Rússia. Com isso, os brasileiros abriram três pontos: 11/8. O técnico da Rússia, o italiano Daniele Bagnoli, colocou o oposto Poltavskiy em quadra e ficou com dois jogadores com as mesmas características em quadra. O time da Rússia aproveitou a desatenção brasileira e empatou 12/12.

Rodrigão apareceu bem no bloqueio e nas jogadas rápidas pelo meio e ajudou o Brasil a chegar à segunda parada técnica com dois pontos de vantagem (16/14). Depois do ataque pelo meio-fundo de Murilo, os brasileiros marcaram 20/17. O técnico russo queimou seu último tempo da parcial, mas não adiantou. Com Murilo bem no saque e Dante finalizando no ataque, o Brasil chegou ao set-point (24/19). A Rússia ainda reagiu e diminuiu a diferença. Bernardinho pediu tempo e, na volta, Murilo deu números finais ao set: 25/22.

No segundo set, a Rússia ficou à frente no início da parcial (6/4). Mas foi o Brasil quem chegou ao primeiro tempo à frente (8/7). O oposto Théo mostrou que não sentiu a primeira final como titular e manteve 100% de aproveitamento no ataque. O bloqueio do levantador Marlon, de 1,88m, sobre o gigante Volkov, de 2,10m, deixou o Brasil na frente (13/12). O técnico da Rússia tirou Volkov e colocou Kazakov. A Rússia não deixou o Brasil deslanchar e manteve o set equilibrado até o 19º ponto.

A principal arma da Rússia, o bloqueio não conseguiu parar os ataques brasileiros. Mas o bloqueio verde-amarelo parou os ataques russos. Com dois pontos consecutivos neste fundamento, de Dante e Rodrigão, o Brasil abriu 22/19. E o ponto final do set foi do ponteiro João Paulo, que entrou na inversão do esquema cinco em um e atuou como oposto. No primeiro ponto do jogador na partida, o Brasil fechou o set em 25/22, repetindo o placar da última parcial.

O Brasil começou a ter dificuldades na recepção no terceiro set. Com o central Muserskiy sendo bastante acionado, a Rússia abriu 8/4 – a maior diferença do adversário durante toda a partida. Os russos marcaram bem as jogadas brasileiras e o bloqueio começou a funcionar. Após quatro bloqueios consecutivos, os europeus marcaram 15/08.

Pela primeira vez em todas as partidas da fase final, Bernardinho colocou o ponteiro e capitão Giba na quadra, no lugar de Dante. No entanto, o bloqueio russo estava impossível, e marcou oito pontos em todo o set. No paredão de Muserskiy, os russos chegaram à segunda parada técnica: 16/10. O Brasil não conseguiu reencontrar-se na partida e a Rússia dominou. No saque de Sidão para fora, os adversários fecharam em 25/16 e diminuíram a diferença de sets.

Bernardinho voltou com Marlon e Théo para o quarto set, mas manteve o central Sidão no lugar de Lucão. O Brasil sentiu a derrota na terceira parcial. O placar ficou equilibrado até o sexto pontos. Mas o saque russo dificultou a vida da recepção brasileira e os adversários abriram 9/6. O levantador Marlon acionou as jogadas com Dante pelas pontas e o Brasil encostou (13/12). E no ataque rápido pelo meio, o central Rodrigão empatou em 13/13.

Apesar da reação, o Brasil continuou instável em quadra. Depois de desperdiçar dois contra-ataques, o time viu a Rússia abrir novamente: 18/16. Os brasileiros se desconcentraram e pararam no bloqueio russo: 20/16.

A rede verde-amarela formada por Sidão, Dante e Théo ajudou o Brasil a reagir. Dois bloqueios seguidos e um contra-ataque russo errado fizeram os brasileiros empatarem em 20/20. O bloqueio de Théo sobre Krasikov selou a virada brasileira (21/20). E, no bloqueio de Dante, o Brasil chegou ao match-point (24/22). No erro de saque da Rússia, o Brasil selou a vitória: 25/23. Delírio em quadra. Festa brasileira nas arquibancadas.

Campeões desembarcam nesta segunda-feira
A seleção brasileira masculina de vôlei desembarcará em São Paulo, nesta segunda-feira (26), após o encerramento da Liga Mundial 2010. Os jogadores brasileiros desembarcarão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no voo AR 1274, da Aerolineas Argentinas. A previsão da chegada é para as 12h35. O técnico Bernardinho chegará no Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no vôo 7465, da Gol, às 10h.

* Fonte: CBV.
 

Ferrari manda recado, Massa abre e cede vitória a Alonso em Hockenheim

Líder da prova até a 49ª volta, brasileiro recebe ‘indireta’ pelo rádio e permite ultrapassagem do espanhol; Sebastian Vettel completa o pódio em terceiro

Por GLOBOESPORTE.COM Hockenheim, Alemanha
O domingo para os brasileiros na Fórmula 1 terminou com um gosto amargo que não era sentido há tempos. Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa se dedicou a segurar a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, que chegou a se irritar – “Isto é ridículo!” – com a resistência do brasileiro. A bravura, no entanto, caiu por terra na 49ª volta, a 18 do fim, quando a Ferrari decidiu acabar com a disputa. Rob Smedley, engenheiro de Massa, disse pausadamente, dando ênfase a cada palavra:
- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?
O efeito foi imediato. Felipe quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, seu segundo triunfo na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo "incômodo":
- Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.
Chamada: Alonso assume a pole, F1Massa abre, Alonso passa: o recado da Ferrari mudou o desfecho da corrida na Alemanha (Foto: Getty Image)
A manobra polêmica rendeu imediatamente à Ferrari uma multa de US$ 100 mil, aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além disso, o Conselho Mundial vai convocar uma reunião extraordinária - ainda sem data marcada - para julgar o caso.
Após a bandeirada, Alonso cumpriu o protocolo, subiu no carro para comemorar e se dirigiu a Massa. A recepção do brasileiro foi fria, com tapinhas tímidos nas costas do espanhol.  Nada mais que isso. Em seguida, na entrevista coletiva, Felipe seguiu a cartilha e até elogiou o trabalho da Ferrari, mas foi irônico ao ser perguntado sobre a ultrapassagem:
- Não preciso dizer nada sobre isso.
O episódio deste domingo (veja no vídeo ao lado) revive o GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello chegava para vencer a prova, e a mesma Ferrari mudou o rumo das coisas. Na ocasião, o brasileiro foi obrigado a frear bruscamente nos últimos metros para a ultrapassagem do companheiro Michael Schumacher.
Decidido pela estratégia do time italiano, o GP da Alemanha mantém o inglês Lewis Hamilton na liderança do campeonato, com 157 pontos, 15 à frente do companheiro Jenson Button, e 19 à frente de Mark Webber (sexto colocado no domingo) e Sebastian Vettel, a dupla da RBR. Com a vitória, Alonso subiu para 123 e, em quinto, se aproximou da briga pelo título. Massa é o oitavo, com 85 pontos. A próxima corrida será disputada no próximo domingo, dia 1º de agosto, na Hungria, a última antes da pausa para as férias de verão da Fórmula 1.
Massa e Alonso, pódio do GP Alemanha. F1Decepção de Felipe Massa, festa de Fernando Alonso no pódio em Hockenheim (Foto: getty image)
Rubens Barrichello, da Williams, chegou em 12º lugar no domingo. Bruno Senna, da Hispania, foi o 19º, o último piloto entre os que completaram a prova. Lucas di Grassi, da VRT, abandonou a 17 voltas do fim por problemas mecânicos.
A corrida
Mesmo com tempo nublado em Hockenheim, a ameaça de chuva passava longe do circuito antes da largada. E a largada já tratou de injetar emoção na corrida. Após uma dividida de Vettel com Alonso, ainda na reta dos boxes, Massa foi esperto e superou os dois rivais para assumir a ponta. O espanhol se manteve à frente do alemão e ficou com a segunda posição no início da corrida. Com bom desempenho, os carros da Ferrari começaram a abrir vantagem para Vettel.
A partir daí, as emoções se resumiram ao duelo interno entre Massa e Alonso pela liderança. A Ferrari optou por não ordenar a troca de posições no começo da prova, e Massa andava rápido com os pneus supermacios. Nem na hora do pit stop a equipe italiana interferiu na disputa: Alonso foi chamado aos boxes na 13ª volta, mas o brasileiro entrou na passagem seguinte, e os dois tiveram o mesmo tempo de parada.
Com os pneus duros, Massa começou a ter problemas com o aquecimento da borracha. Alonso ganhou fôlego e se aproximou rapidamente do brasileiro, que travava as rodas em excesso. Na 21ª volta, o espanhol tentou a manobra no hairpin do circuito, mas Massa se defendeu bravamente e continuou na dianteira. O bicampeão da F-1 não desistiu e tentou outra vez na passagem seguinte, sem sucesso. Chegou a se irritar e reclamar pelo rádio da resistência do companheiro de equipe:
- Isto é ridículo! - protestou.
Enquanto sentia Alonso em seus calcanhares, Massa aos poucos conseguiu dar a temperatura ideal a seus pneus e encaixou uma série de cinco voltas muito rápidas, abrindo quase quatro segundos em relação ao espanhol. A partir daí, os dois começaram a andar no mesmo ritmo. Eles se revezavam nas voltas mais rápidas, mas a vantagem permanecia na casa dos três segundos.
Na 39ª passagem, Massa voltou a perder terreno para Alonso, que andava muito bem no primeiro e terceiro setores da pista. O espanhol reduziu a desvantagem para menos de um segundo. Aí veio a manobra que mudou tudo.
A comunicação por rádio com o brasileiro foi mostrada na transmissão oficial da TV. Falando pausadamente, o engenheiro informou que Fernando estava mais rápido e pediu que Massa confirmasse o entendimento da mensagem.
Lewis Hamilton, GP da AlemanhaO inglês Lewis Hamilton se manteve como líder da
temporada de 2010 da F-1 (Foto: Getty images)
Na 49ª volta, o brasileiro mostrou que entendeu perfeitamente. Ele quase parou seu carro na pista para que o bicampeão mundial o ultrapassasse. Relegado à segunda posição, Felipe chegou a receber um pedido de desculpas de Rob Smedley. O espanhol, então, começou a andar mais forte, até para justificar a decisão da Ferrari, enquanto Massa apenas mantinha seu ritmo.
Alonso teve tranquilidade para cruzar a linha de chegada em primeiro, sem sustos. Massa cruzou quatro segundos atrás, mas não chegou a ser ameaçado por Vettel, que completou em terceiro. O alemão fez voltas mais rápidas na parte final da prova, mas não foi o suficiente para lhe deixar em condições de dar o bote no brasileiro.
Poucos minutos depois, o abraço frio e protocolar de Massa no vencedor Alonso deixou claro que a dobradinha da Ferrari não significava necessariamente uma tarde de festa para a equipe italiana na Alemanha. Um triunfo constrangido.
 Alonso abraça Massa, F1 - GP da AlemanhaO abraço de Alonso e Massa nem parecia a comemoração de uma dobradinha (Foto: AFP)
Confira o resultado final do GP da Alemanha (306,458km):
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 67 voltas em 1h28m38s866
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s121
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s896
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29s482
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 43s606
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 11 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 17 voltas/mecânicoSakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 64 voltas/mecânico
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 66 voltas/acidente
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s824, na 67ª

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2010/07/ferrari-manda-recado-massa-abre-e-cede-vitoria-alonso-em-hockenheim.html

Voo para o centro do conhecimento


Pesquisador que atua no RN é selecionado para fazer curso no laboratório que criou a internet e reproduziu o Big Bang
Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

O ato de observar o sol, a lua, os planetas e o espaço pode ficar mais popularizado no Rio Grande do Norte. Pelo menos se depender do professor Antônio Araújo, que já desenvolve o projeto Jornada Astrônomica em cidades do RN e agora foi selecionado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) para participar de curso na Escola de Física do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), na cidade de Genebra, Suíça. Conhecido como um dos maiores laboratórios de física do mundo, responsável pela criação da internet e por pesquisas sobre a criação do universo, o Cern vai repassar conhecimentos que poderão ser aplicados na rotina de trabalho do professor tanto em sala de aula quanto no projeto que está percorrendo as diversas regiões do estado. A visita ao Cern ocorrerá de 5 a 10 de setembro.

Além de se dedicar à academia, Antônio Araújo leva conhecimento à comunidade Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
As inscrições para a Escola de Física Cern foram destinadas a professores brasileiros de física que atuam no ensino médio. O professor Antônio representará a região Nordesteao lado de outro professor do IFRN da Bahia. No ano passado, o Campus Natal-Central foi representado pelo professor Gilberto Morel. Para se ter uma ideia da concorrência da seleção, foram inscritos 206 professores e selecionados apenas 20 em todo o país. O estado de São Paulo inscreveu 71 professores, mas apenas 7 foram classificados.

O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares é um dos principais laboratórios de pesquisa em física no mundo. É o responsável pelo maior acelerador de partículas já construído para estudar a origem do universo, o Large Hadron Collider (LHC). Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de educação destinado a professores de diversos países, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados no idioma dos participantes. A Escola de Física é um programa de educação destinado a professores de diversos países da Europa. Graças às negociações de pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) com centros portugueses foi feito um acordo para incluir brasileiros no programa.

"A grande expectativa está em torno do LHC que estuda coisas pequenas e transforma em coisas menores ainda. Ele quebra pequeníssimas partículas para ver o que tem dentro, estuda o infinitamente pequeno para compreender a grandiosidade do universo, é um exemplo de nanotecnologia , explica, esclarecendo que para se entender a importância das pesquisas de física do Cern, basta saber que os enormes computadores que levaram o homem à Lua tinham uma memória menor do que a utilizada hoje pelos celulares.

Origem difícil
Natural da pequena cidade paraibana de Solânea, o professor Antônio Araújo tem origens humildes, seu pai era um pedreiro que criou dez filhos. Sua dedicação à física e astronomia chegou a contagiar um dos seus filhos, George Barbosa Araújo, também foi selecionado para visitar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, considerado o melhor laboratório de física do Brasil.

O professor Antônio Araújo formou-se em física pela UFRN em 1978 e trabalha no Departamento de física do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) desde 1985. Atualmente dá aula na disciplina de "Astronomia observacional e fundamentos de cosmologia", mas também trabalha com física experimental e metodologia do ensino da física em turmas do ensino médio e superior. 

 
http://www.diariodenatal.com.br/2010/07/25/cidades8_0.php

Fogo em ônibus de torcedores do Campinense é controlado

Incidente aconteceu entre o estádio Machadão e o parque diversões. Não houve feridos.

Por Artur Dantas


Policiais chegaram ao local poucos instantes após torcedores que estavam nas arquibancadas alertarem sobre o ocorrido. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas o resultado foi a destruição quase total do veículo.

De acordo com informações, o parque de diversões teve que ser evacuado e objetos como botijões de gás foram retirados de trailers dos funcionários do parque.

Há suspeitas que o incêndio tenha sido criminoso. De acordo com um torcedor do Campinense que estava no local, o incidente pode ter sido causado por membros de torcidas organizadas rivais de ABC e América,que são aliadas do Santa Cruz (PE).

Há poucos dias, a torcida do Santa Cruz (PE) esteve envolvida em briga com a torcida do Campinense.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/fogo-em-onibus-de-torcedores-do-campinense-e-controlado/57243/

Corpo de Bombeiros do RN forma nova turma de sargentos nesta segunda-feira(26)


O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte estará formando uma nova turma de sargentos nesta segunda feira (26), às 9h, no auditório da Emater, no Centro Administrativo de Natal/RN.

Após superar o Estágio de Habilitação de Sargentos 2010 (EHS), os formandos se preparam para o grande momento. Durante os dois últimos meses, os militares que serão promovidos passaram por uma maratona de atividades físicas e intelectuais até serem considerados aptos a nova função que irão exercer.

De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, o Coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva, este será mais um momento histórico da corporação que ficará registrado na memória de todos da instituição. “Esta nova turma de sargentos é composta por dezenas de homens que dedicaram suas vidas em função da corporação e de seus semelhantes. São militares bem antigos de nossa corporação que ajudaram a construir os bombeiros do nosso Estado e orgulham muito a nossa Corporação”, disse o Comandante.

Mais informações sobre a solenidade militar de formatura pelo telefone(84) 3644-6400.

Fonte:DNonline

Traficantes usavam pit bull para intimidar a polícia


Com os suspeitos, presos no Aglomerado Vila Humaitá, a PM apreendeu drogas escondidas em muro, telhas e entulhos


Um grupo de traficantes foi preso na tarde desta sexta-feira (23) e assustou a polícia com a ousadia com que “trabalhavam”. Eles usavam um cão da raça pit bull para intimidar e frustrar a ação policial. Segundo informações do 16º Batalhão da Polícia Militar, a prisão dos indivíduos foi realizada durante operação no Aglomerado Vila Humaitá, no Bairro Santa Cruz, Região Nordeste de Belo Horizonte.

Dois adolescentes, de 17 anos, e dois rapazes, de 23, comercializavam drogas em um beco no aglomerado, quando foram surpreendidos pelos militares. Todos têm passagem por tráfico de drogas; um dos maiores já foi preso por roubo a mão armada.

Vizinhos informaram à polícia os locais usados pelo grupo para esconder a droga, que era transportada em um carro e vendida em uma esquina do aglomerado. Aproximadamente um quilo de maconha foi encontrado escondido em um monte de entulhos, próximo ao local; 65 cápsulas de cocaína também foram localizadas em telhas e muros.

Todo o material, assim como o veículo usado no transporte da droga, foi apreendido. O cão foi removido para o Centro de Zoonoses do Bairro Planalto. Os quatro suspeitos serão encaminhados para o Cia (Centro de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional).


http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/traficantes-usavam-pit-bull-para-intimidar-a-policia-1.148797

Presa, Lindsay Lohan negocia entrevista milionária para a TV


aumentar fonte diminuir fonte imprimir
MR/MSF
Lindsay Lohan (foto), que está presa nos Estados Unidos, condenada por violação de condicional, pode encher o cofrinho com o episódio. É que seu agente já acertou uma entrevista exclusiva e milionária com uma TV americana.

Veja mais fotos de Lindsay Lohan

A atriz vai contar tudo sobre a experiência na prisão e, ainda, abrir o jogo sobre sua vida. A mãe de Lindsay, Dina, teria intermediado a negociação. A moça, presa, segundo a imprensa americana, em uma área destinada a presos perigosos, foi condenada a 90 dias atrás das grades. No entanto, poderá ficar apenas nove dias. Nesta quinta, ela recebeu a visita da mãe e da irmã. 

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_9/2010/07/24/ficha_mexerico/id_sessao=9&id_noticia=26540/ficha_mexerico.shtml

PM dançarino (Queiroz da Periquirta) quer ser Deputado Ffederal em SP

PM dançarino quer ser deputado federal em SP


Arnaud Palácios

Quem diria que uma brincadeira descontraída, uns passos de dança de uma música desconhecida daria popularidade nacional à alguém? Pois, é. Só que era um policial militar fardado e em hora de serviço. Por isso, as imagens do vídeo no Youtube foram vistas por mais de um milhão de pessoas, virou matéria do Fantástico da Rede Globo e rendeu muitos fãs, mas também quase terminou com a demissão do dançarino das fileiras da corporação.

Essa é a história do soldado Queiroz, paulistano de 41 anos, dos quais 22 anos dedicados a corporação. Atualmente trabalha no 9º Batalhão (Zona norte da Capital de São Paulo) e está afastado para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

“Muita gente veio falar que eu deveria ser candidato, mas demorei para decidir porque trata- se de um assunto muito sério”, diz sobre sua nova empreitada na política.

Conhecido por ser uma pessoa descontraída e bem-humorada, Queiroz fica sisudo quando fala de seu objetivo como deputado federal. “Apesar da nossa PM ter o maior efetivo do país, não temos nenhum líder. Tanto é verdade que na passeata da PEC 300 ocorrida em São Paulo dava pra contar meia dúzia de gatos pingados e, ainda assim, eram pessoas com interesses pessoais”.

Sobre os projetos, Queiroz disse que está ouvindo sugestões de seus companheiros policiais e a coordenação da sua campanha está anotando todas, contudo, ainda não irá apresentar propostas por enquanto: “Todos os candidatos já esgotaram o assunto, eu também proporia as mesmas coisas. Se eu for eleito, a minha equipe irá buscar as principais e urgentes reivindicações e vamos começar por elas”, afirma Queiroz, garantindo que com ele a história da Polícia Militar vai mudar. “Nós temos algumas tradições maléficas à tropa, alguns vícios que transformam os praças em subjugados, subservientes e isso nós vamos mudar. Essa sim, é a minha principal promessa de campanha. A valorização do policial, primeiro como ser humano e depois como profissional”.

A campanha do “Queiroz Periquita – Deputado Federal 2042”, é assim que vai aparecer seu nome na urna, poderá ser acompanhada pelo seu blog (www.soldadoqueiroz.blogspot.com), onde também ele dá a sua própria versão sobre como aconteceu a famosa “dança da periquita”.

Se depender de inspiração, o soldado Queiroz tem tudo para ser bem sucedido, pois é admirador de dois grandes líderes: Martin Luther King e Nelson Mandela. Se ele tiver a determinação e a oratória do primeiro e a paciência e o dom de perdoar do segundo, o Brasil irá conhecer um grande político. Sorte da Polícia Militar e dos paulistas.


INOPERÂNCIA - A POLÍCIA QUE NADA PROVA

A polícia que nada prova. Por que os policiais encarregados dos casos rumorosos falam muito, investigam pouco e dificultam a ação da justiça - Antonio Carlos Prado e Wilson Aquino - REVISTA ISTO É, N° Edição: 2124 | 23.Jul

De duas, uma: ou o goleiro Bruno é o mais burro e sovina dos assassinos ou a polícia de Minas Gerais está tomando um “frango”. Para prevalecer a hipótese da idiotice e do pão-durismo tem de ser verdadeira a versão da polícia de que uma súcia de nove pessoas, Bruno no comando, se deu ao trabalho de sequestrar, torturar, matar, esquartejar e desossar a indefesa Eliza Samudio porque ela reivindicava pensão alimentícia e reconhecimento da paternidade de seu filho. Se até aqui a história já é mirabolante, vira filme de sessão da meia-noite e assombro midiático quando a polícia soma o detalhe de que os assassinos atiraram os seus restos mortais a uma matilha de rottweilers. Há também a crença de que a moça foi emparedada, embora paredes tenham sido quebradas, radares para detecção de ossos utilizados e, surpreendentemente, nelas se encontraram, adivinhem... tijolos. Qualquer jogador minimamente inteligente e famoso recorreria à Justiça no embate da pensão tentando empurrá-la às calendas, até porque abrir o coração na hora de engravidar amantes e fechar o bolso quando os filhos nascem não é novidade no campo do futebol. Da sovinice e da burrice ao ato de trucidar alguém existe uma distância imensurável, mas pode mesmo ter sido esse o único motivo do crime. A polícia deveria, porém, investigar em outra direção: não estariam os suspeitos envolvidos com tráfico, uma vez que a atrocidade cometida é o modus operandi de traficantes ao eliminarem seus desafetos?

Vale considerar então a segunda tese, a da polícia “frangueira”: Bruno e sua turma podem ser os bárbaros assassinos de Eliza Samudio, e lá se vão quase dois meses que a moça sumiu, sequestrada no Rio de Janeiro e transportada para Minas Gerais. Há nove pessoas presas, há delegados e delegadas sob holofotes falando diuturnamente, há diariamente improdutivos interrogatórios e há uma justa indignação popular. Mas não há, até agora, uma única prova concreta, técnica e científica contra os acusados. Em São Paulo, no mesmo pé está a investigação sobre a morte da advogada Mércia Nakashima, com a polícia reiterando a cada hora que o matador é seu ex-namorado, o também advogado Mizael Bispo Souza. Até a sua prisão temporária e preventiva já foi pedida e a Justiça não a concedeu. Nem poderia. Não há uma prova real contra Mizael. Tanto ele quanto Bruno e seus amigos e amantes podem estar envolvidos nos assassinatos até a medula. O que se lamenta, entretanto, é a lerdeza da polícia na produção e apresentação de provas factuais – e mesmo que essas provas sejam apresentadas já, nesse instante, num piscar de olhos, ainda assim a demora em fazê-lo, até a quinta-feira 22, em nada desmente o título desta reportagem: “A polícia que nada prova”.

“Há policiais que metem uma coisa na cabeça, em seus gabinetes, e só investigam na direção dessa coisa. A realidade tem de se adequar ao que eles pensam e isso tem tudo para dar errado”, diz a professora de direito penal, de direito processual penal e coordenadora de pós-graduação em perícia criminal da Faculdade Damásio de Jesus, Roselle Soglio. “Se fizeram com Eliza a barbaridade que a polícia afirma, isso tem de ser investigado como uma rede de traficantes. É o tráfico que mata dessa forma.” Juntamente ao fato de a polícia investigar os casos Bruno e Mizael “de dentro para fora”, lamentavelmente se enraíza no Brasil o estrelismo de algumas autoridades que falam demais durante o inquérito – e isso ajuda culpados a se precaverem, leva a pré-julgamento de inocentes e confunde a sociedade. “Não há mais inquérito policial como prevê a lei. O que existe são investigações públicas”, diz o advogado Adriano Salles Vanni, um dos mais conceituados criminalistas do País. Também a discordar da ampla divulgação das investigações (estardalhaço que tromba com o artigo 20 do Código de Processo Penal), o criminalista Nélio Andrade afirma: “Esse delegado (Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações de Homicídios da Polícia de Minas Gerais) tem de calar a boca.” A rigor, quanto mais a polícia fala, e menos prova, mais ela fica refém de suas declarações e se desmoraliza quando carece de se desdizer. Ao mesmo tempo, dá chance para que testemunhas e investigados mudem seus depoimentos num infinito vaivém. Nos casos em questão, a polícia ouviu muito, falou muito, mas provou pouco.

O menor J., por exemplo, que na quinta-feira 22 depôs em juízo, mudou seis vezes a sua versão na fase de inquérito para o sequestro e morte de Eliza (ficará três anos internado pelo crime de cárcere privado). Foi J. quem introduziu rottweilers no enredo, mas já antes da audiência o seu advogado adiantava que a história dos cachorros era “delírio do adolescente” e que a polícia “colocara palavras em sua boca”. Bruno também foi à audiência, manteve perante o juiz o silêncio sepulcral dos interrogatórios anteriores e saiu rindo do fórum. Ao contrário dele, quem disparou a falar, e sempre mudando as versões, foi a ex-namorada Fernanda de Castro, uma das mulheres que tomaram conta do filhinho de Eliza: a) disse que não estivera em nenhum motel junto com Bruno, no trajeto Rio de Janeiro-Belo Horizonte, quando Eliza foi sequestrada; b) disse que estivera apenas com Bruno nesse motel e que não vira o suspeito Luiz Henrique Romão, o “Macarrão” (tem tatuada nas costas declaração de amor ao ex-goleiro); c) voltou atrás e disse que vira “Macarrão” no motel. Também Dayanne Souza, ex-mulher do ex-jogador, atordoou os responsáveis pelo inquérito: eles vinham cravando publicamente que Eliza fora assassinada no dia 9 de junho. Pois Dayanne garantiu que esteve com ela no dia 10 e os policiais tiveram de refazer todas as contas. Ou seja: resultado zero.

“A prova técnica é decisiva”, diz o perito Mauro Ricart, chefe em duas gestões da Polícia Científica do Rio de Janeiro. “As investigações deveriam acompanhar o trabalho da perícia, e não a perícia ficar a reboque daquilo que os delegados falam. Dessa forma, todos falham”, diz Roselle.

No inquérito de Bruno, há duas lacunas que qualquer perito debutante tira de letra: encontraram mancha de sangue de Eliza no Range Rover de Bruno, e pararam aí. É óbvio que é só verificar em laboratório se essa mancha é contemporânea ao desaparecimento de Eliza e muita coisa seria provada. Outro ponto: a polícia ficou martelando que os investigados não quiseram ceder material biológico para exame de DNA. Mas será que com tantas buscas em todas as casas não deu para recolher uma escova de dentes, um pente, um fio de cabelo, uma cueca, uma calcinha e, dessas peças, extrair material biológico?

Quanto à investigação que cerca Mizael, a situação é pior: policiais disseram que havia cristais de terra no calçado do suspeito compatíveis com cristais de terra da margem da lagoa em que o carro de Mércia foi jogado no interior de São Paulo. É uma prova bisonha. Quantos cristais iguais a esses não existem em todo o Brasil? Houve uma falha mais grave ainda que expõe o pecado original de nove entre dez investigações no Brasil: a preservação do local do crime. Um caso emblemático é o assassinato do coronel Ubiratan Guimarães, em São Paulo, quando 28 pessoas estiveram nos 25 metros quadrados do cenário do crime (a sala de seu apartamento).

A mesma contaminação de provas se deu no carro de Mércia, deixando dúvidas pendentes: segundo a polícia, ele foi mergulhado de frente. Então como foi retirado também de frente? O certo é que a seis metros de profundidade o automóvel “capotou” e ficou com as rodas para o alto. Os vidros estavam semiabertos mas, nessa posição, eles passaram a ser obstáculos para a saída do corpo de Mércia porque, com a entrada da água, ele subiu e ficou junto ao piso, agora voltado para cima. Como então o corpo foi encontrado fora do automóvel?

É por isso que o veículo deve ter sido virado antes de ser trazido à superfície: adeus rigor científico. Finalmente, muito se falou que o carro tinha de secar para que se colhessem digitais. Absurdo: o Brasil leva o mérito de ser o país que desenvolveu reagentes para colher digitais em superfícies completamente molhadas.

Pensões herdadas podem acabar

Brasília (AE) - O bom desempenho da economia brasileira e a proximidade de um novo governo formam um cenário propício para reacender assuntos polêmicos ligados à Previdência Social. Pouco a pouco, o ministro Carlos Eduardo Gabas vem colocando os temas em pauta: aumento da idade mínima para aposentadoria, unificação dos regimes dos servidores públicos com o geral e continuação da contribuição previdenciária dos servidores inativos. Os itens mais recentes são o desconforto em relação ao acúmulo de benefícios, que praticamente só existe no Brasil, e as pensões herdadas por cônjuges.


Gabas encomendou estudos internos na Previdência para ter números que possam dar respostas sobre qual caminho seguir. No mínimo, a expectativa é de que seja feito um retrato da situação, já que nem todos os dados atuais podem responder a todas as dúvidas. Enquanto levantamento não sai, o ministro colhe avaliações informalmente. Ele mesmo não se compromete com posições, mas deixa passar alguns sinais sobre sua visão ao citar exemplos.

De acordo com o anuário da Previdência de 2008, o mais recente disponível, 3,7 milhões de pessoas recebiam naquele ano pensões por morte de cônjuge, companheiro ou ex-cônjuge - a maioria significativa é de mulheres (3,4 milhões). O total de pagamentos previdenciários por morte - incluindo filhos, pais, irmãos, além do próprio cônjuge - é feita a 6,5 milhões de beneficiados e o número geral de benefícios do INSS é de 23,1 milhões.

Avesso à palavra reforma, o ministro quer tratar das discussões como ajustes administrativos, sem passar por transformações constitucionais. O diagnóstico sobre diferentes temas ligados à Previdência será entregue ao presidente Lula em dezembro e visa a garantir a sustentabilidade da Previdência. O documento será passado ao próximo presidente.

O ministro tem aberto outras questões. Recentemente, deixou claro que, após as eleições, lutará contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aprova o fim da contribuição dos servidores inativos. O texto foi aprovado na semana passada, em Comissão Especial na Câmara dos Deputados e prevê isenção da contribuição a partir dos 65 anos e cria um redutor de 20% por ano a partir dos 61 anos. “Isso é um contrassenso”.

O ministro afirma que uma avaliação a respeito da idade mínima é uma questão de justiça previdenciária, pois a população está envelhecendo. “Minhas filhas vão viver mais de 100 anos e se elas se aposentarem aos 50, vão fazer o que neste período, que ainda é de grande produtividade”, questionou, na semana passada.

Benefícios movimentam economia

A Previdência Social inicia nesta segunda-feira o pagamento de R$ 258 milhões a 471.268 aposentados e pensionistas, distribuídos nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Isso representa duas vezes e meia vezes o valor do Fundo de Participação (R$ 106,4 milhões em valores brutos) repassado pelo Tesouro Nacional aos municípios potiguares no mês passado.
Os benefícios pagos pela Previdência Social são, atualmente, uma das principais fontes de renda para milhares de famílias da maioria dos municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no estado, 23,8% da renda das famílias potiguares vem de transferências previdenciárias e programas assistenciais do governo.

Muitas cidades do interior sobrevivem dos benefícios pagos pelo INSS, e são os aposentados e pensionistas que mantêm a economia dessas cidades. O comércio vive em função da venda de seus produtos a essa clientela e, algumas cidades, os 10 dias úteis do pagamento do INSS é que garante a circulação do dinheiro. Nas agências bancárias e nos Correios, por meio dos quais muitos recebem os pagamentos, o movimento aumenta consideravelmente.

O pagamento começa nesta segunda-feira e vai até o dia  6 de agosto. Dos R$ 258 milhões,  R$ 148 milhões serão destinados a para 226.451 segurados urbanos e R$ 109 milhões, a 244.817 rurais.

Estes recursos exercem influência na economia das cidades interioranas. Um exemplo é Pau dos Ferros, a 400 quilômetros de Natal, com 27.809 habitantes, na região Alto Oeste. Naquela cidade o INSS pagou, no mês de junho, R$ 4,6 milhões a 9.620 beneficiários. Para o prefeito do município, Leonardo Rego, “esses pensionistas e aposentados, em sua grande parcela, revertem o dinheiro em compras e aquisição de serviços, que mantém a economia municipal e até regional, em um constante movimento e crescimento, favorecendo a geração de empregos nos setores que atendem a esses clientes”.

Em São José de Mipibu, distante 31 quilômetros da capital, o Banco do Brasil pagou, em junho, R$ 2,4 milhões a 4.839 beneficiários da Previdência Social, enquanto a prefeitura recebeu R$ 946.356,54 de transferência federal. “É uma importante injeção de recursos na economia mipibuense. O INSS e a prefeitura são os grandes motores do desenvolvimento do município, fazendo circular recursos e propiciando a geração de emprego e renda na cidade”, disse a prefeita Norma Ferreira.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pensoes-herdadas-podem-acabar/155113

“O crack destruiu a minha vida”



Fred Carvalho - enviado a Caicó

“O crack destruiu a minha vida. Cheguei a roubar correntes de ouro da minha mãe para trocar por pedras”. O desabafo, na realidade um drama, por si só, ganha proporção na boca de quem o faz. É um menino de apenas 13 anos de idade,  viciado em drogas. Foram suficentes apenas três meses para que ele tivesse o seu futuro mudado completamente.
Fred CarvalhoDebilitado,  menino de 13 
anos, de Caicó, está viciado em crackDebilitado, menino de 13 anos, de Caicó, está viciado em crack















O menino mora com a mãe, e um irmão mais velho,  em uma casa simples, em reforma, no Centro de Caicó. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tomou conhecimento do caso na última quinta-feira  por meio do médico psiquiatra Salomão Gurgel Pinheiro, prefeito de Janduís, que tem uma clínica em Caicó.

Através do microblog Twitter, Salomão Gurgel disse estar “estarrecido” com a situação do menino. “Psiquiatra, mesmo assim fiquei estarrecido com o estrago causado pelo crack em criança de 13 anos. 3 meses de uso e pura loucura!”, postou o médico.

A reportagem chegou à casa do menino pouco antes do meio-dia da sexta-feira passada. A mãe do menor, a doméstica Maria, de 45 anos, foi quem recebeu a equipe.  Após uma breve apresentação,   ela mostrou o filho dormindo – sob forte dopagem – em um colchão no chão da sala. Em seguida, chorando, a mãe implorou: “Por favor, me ajude!”.

O pedido é de uma mulher que teve a vida mudada nos últimos três meses. “Morava em Natal e há dez anos, após a minha separação, resolvi vir para Caicó. Lutei muito para dar o melhor aos meus filhos e tudo caminhava bem até três meses atrás, quando o crack entrou na vida do meu filho e devastou a   todos nós aqui em casa”.

Maria disse que não trabalhava desde o sábado da semana passada, quando foi tirar o filho de dentro de uma boca-de-fumo. “Ele saiu de casa naquele sábado e pouco depois soube que estava nessa boca. Fui até lá e o trouxe na marra para casa. Desde então eu tenho mantido ele numa espécie de prisão domiciliar, sem deixar nem ir para a calçada”.

A doméstica disse que o filho foi aliciado por um homem que vendia sorvete na rua dela. “Meu filho sempre foi um bom aluno, mas de uma hora para a outra começou a faltar às aulas. Essa foi a primeira mudança que notei. Poucos dias depois, eu o vi com esse tal homem. Perguntei quem era, mas ele me falou que se tratava apenas de um amigo. Passados mais alguns dias, vi que na verdade aquele homem havia dado crack para o meu filho e agora estava mandando o menino roubar as coisas de dentro de casa para sustentar o vício”. Esse homem, identificado por Maria,   já teve sua identidade revelada à Polícia e ao Ministério Público de Caicó.

Segundo Maria, o filho admitiu já ter praticado furtos em mercadinhos do centro de Caicó para trocar por pedras de crack. “Devido a esse envolvimento dele com drogas, o meu filho passou a ser visto como um criminoso. Agora mesmo, pouco tempo antes de vocês chegarem, alguns policiais estavam aqui para saber se ele tem alguma coisa a ver com o roubo de um notebook. Mas como passou a semana trancado em casa, não poderia ter feito nada disso”.

Já roubei 2 correntes de minha mãe

Maria, a mãe do menino, disse que a maior dor que sente é quando o filho, em crise de abstinência, pede para ela ir à boca de fumo comprar crack. “Ele me implora para eu ir comprar a droga. Depois pega um pedaço de cano PVC, coloca papel alumínio, e diz que já está pronto para fumar o crack, mas que falta a pedra. Isso corta o meu coração”.

Chorando, a doméstica também lamenta o fato de o filho mais velho, de 19 anos, estar prestes a largar o sonho de ser sargento do Exército para ajudá-la nos cuidados com o irmão. “Esse meu filho estudou muito e conseguiu passar num concurso. Mas já disse que prefere ficar aqui ao meu lado para me ajudar. Eu não sei mais o que fazer”.

Nessa hora, o menor viciado acordou. Visivelmente sob efeito dos medicamentos receitados pelo psiquiatra Salomão Gurgel, ele aceitou conversar com a reportagem. “Mas só se for bem rapidinho, porque eu tô numa lombra danada”.

Em seguida, começou a falar: “Eu já fumava cigarro antes de começar no crack, quatro semanas atrás”. Corrigido pela mãe da data em que começou a fumar crack,  ele se espantou: “Já faz quatro meses que eu fumo crack, mãe?”, questionou, mostrando ter perdido um pouco a noção do tempo.

Neste momento, o menino pôs a mão sobre a barriga e disse: “Agora mesmo estou na instiga, na tara. É um negócio pedindo pra mim   fumar. E essa vontade dá cada vez mais, e mais, e mais”.

Indagado se já  roubou  a própria mãe, ele confessou. “Já sim. Já roubei duas correntes de ouro da minha mãe para trocar por 20 pedras de crack. Fumei umas cinco e vendi o restante para outros meninos lá perto da boca”.

Pela pouca idade, ou por estar dopado, o menino não articulava bem as frases. Após alguns instantes de silêncio, falou: “O cara que entra na primeira vez, já tá viciado. Foi o meu caso. Fui no médico porque meu estado é devastador. Quero ajuda, quero deixar o vício”.

Mostrando cansaço, o menino pediu para sair. Antes, respondeu o que o crack provocou na vida dele: “Quero que Deus tenha piedade dessas pessoas que me eram crack, porque elas não sabem o que fazem. O crack destruiu minha vida”.

Psiquiatra admite que caso do menino é de “difícil solução”

O psiquiatra Salomão Gurgel admitiu que o problema do menor caicoense viciado em crack é de “difícil solução”. Segundo o médico, o menino sofre constantemente com “crises de pânico, angústia, inquietação e decadência moral cada vez mais contundente”.

“O quadro dele é crítico, preocupante. Sou psiquiatra desde 1981 e confesso que nunca vi uma situação dessas. Já tratei de muita gente com problemas com drogas, mas eram adultos, pessoas que me procuraram de forma espontânea depois que viram a degradação em que se encontravam. Agora estamos falando de um menino de apenas 13 anos, que está definhando devido ao consumo de crack”.

Salomão Gurgel disse que se impressionou com a dosagem de antipsicóticos que teve de administrar. “Por coincidência, quando estava analisando o menino pela primeira vez, na quinta-feira passada, ele teve uma crise de abstinência. Para acabar com essa crise, tive de dar uma alta dosagem de antipsicóticos. Foi uma dose que costumo dar para um adulto viciado há muitos anos, mas para aquele menino parecia água”.

Segundo Salomão, “o menino precisa passar um tempo em uma clínica de recuperação onde seria desintoxicado, para, em seguida, ter um acompanhamento médico e psicológico. Mas é bom lembrar que isso não é tão fácil assim. É um tratamento de longo prazo”.

Acredito na recuperação do menino

O promotor da Infância e Juventude de Caicó, Vicente Elísio de Oliveira Neto, disse que vai requerer uma autorização judicial para que o menino viciado em crack seja submetido a   tratamento em uma Fundação caicoense.

Em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE, o representante do Ministério Público falou da situação das drogas – principalmente o crack – na cidade e disse acreditar na recuperação do menino.

Qual a real situação das drogas aqui em Caicó?

“No exercício das atribuições da Promotoria da Infância e Juventude, nós identificamos três graves problemas entrelaçados: a infrequência e a evasão escolar, que, segundo pesquisa, atingiu em 2008 um total 25% de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino em Caicó; o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil; e o incremento no consumo de drogas, particularmente do crack, por crianças e adolescentes”.

Como se soluciona isso?

“Tais questões devem ser enfrentadas, segundo a Constituição em vigor, pelos poderes públicos e por toda a sociedade”.

Caicó oferece condições para isso?

“Como necessidades urgentes, identificamos a criação de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente no Seridó, vez que só temos uma em Natal; o fortalecimento dos Conselhos Tutelares da Comarca de Caicó; o fortalecimento da 1ª Promotoria de Justiça de Caicó com atribuições nas áreas de Família, Infância e Juventude, Deficientes e Idosos, que conta apenas com um promotor e um servidor público; a mobilização da comunidade, com a criação do Conselho Municipal Antidrogas, o que já estamos articulando juntamente com o promotor Criminal Geraldo Rufino; e o funcionamento de serviços especializados no atendimento a crianças e adolescentes dependentes e substâncias entorpecentes”.

Qual seria a atribuição dessa nova delegacia?

“Ela investigaria os crimes de qualquer natureza cujas vítimas sejam crianças ou adolescentes, o que incluiria o aliciamento e o tráfico de drogas, uma vez que não temos, na região, nenhuma Delegacia de Narcóticos”.

Caicó oferece algum tipo de clínica de reabilitação para usuários de droga?

“Nós temos a Fundação Belo Amor”.

Ela trata também pessoas viciadas em crack?

“Não especificamente. Não há um tratamento especializado para dependência do crack”.

Em relação ao menino  viciado em crack, o que será feito?

 “Já recebemos a genitora do adolescente esta semana e ela nos solicitou uma autorização judicial para que seu filho fosse submetido a tratamento na Fundação Belo Amor e na próxima segunda-feira (amanhã) apresentaremos o requerimento ao juiz da 2ª Vara Cível da Comarca, uma vez que, em regra, a Fundação somente aceita pessoas com mais de 16 anos de idade”.

O senhor acredita que esse menino tem recuperação?

“O sucesso de qualquer tratamento depende da disposição de vontade de quem deseja se livrar do vício. Até o momento demonstra o desejo de retomar a sua vida anterior”. 


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/o-crack-destruiu-a-minha-vida/155072

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/