quinta-feira, 4 de março de 2010

Fernandes: Natal só não será sede se descumprir cronograma da Fifa



Secretário de Turismo explica declarações de Orlando Silva e diz que possíveis atrasos em convênios com Caixa ou BNDES não elimina cidades-sedes da Copa.

Por Júlio Pinheiro
 
Vlademir Alexandre
Fernando Fernandes, secretário de Turismo do Rio Grande do Norte.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, não acredita que Natal corra riscos de deixar de ser sede da Copa do Mundo de 2014 caso não firme convênios com o BNDES e Caixa Econômica até o dia 3 de junho, conforme analisou o ministro dos Esportes, Orlando Silva, nesta quinta-feira (4). Para Fernandes, a capital potiguar tem que se preocupar apenas em cumprir o cronograma da Fifa.

Membro da comissão que prepara Natal para receber a Copa de 2014, Fernando Fernandes esteve na reunião com o ministro Orlando Silva, em Brasília. De acordo com o secretário potiguar, as condições que o ministro colocou com relação ao prazo para os convênios foram para a liberação dos recursos, e não para que uma cidade seja sede do mundial.

“O ministro alertou que os recursos só poderão ser liberados até 3 de julho e, caso as obras não tenham começado, o dinheiro só poderá ser enviado após a eleição. Mas isso não impede que as cidades toquem as obras com recursos do próprio caixa”, explicou o secretário.

Fernando Fernandes reafirmou que o Rio Grande do Norte, a princípio, não pretende utilizar recursos do BNDES para a construção da Arena das Dunas, mas que essa decisão ainda não é definitiva. “Tanto a governadora quanto a prefeita orientaram para não utilizarmos recursos do BNDES. Mas a própria instituição está incentivando as sedes a usarem essa linha de crédito, que é barata”. 

Contudo, parte dos recursos para as obras de mobilidade certamente sairão do convênio com a Caixa Econômica, que o ministro dos Esportes. Ao todo, Natal tem 16 projetos de mobilidade urbana que, somados, chegam a aproximadamente R$ 400 milhões. Destas obras, 11estarão a cargo do município e cinco serão do Governo do Estado. Segundo Fernandes, a expectativa é que as obras sejam licitadas até abril.

“Todas as cidades que foram escolhidas correm o risco de não serem sedes, mas se não cumprirem o cronograma da Fifa. Esse é o ponto. Mesmo se não tiverem os recursos do Governo Federal para as obras, os governos podem utilizar o próprio caixa e depois receberem os recursos”, disse Fernando Fernandes.

Fonte: nominuto.com

Governo aciona sistema de vídeomonitoramento da orla marítima

Na manhã desta sexta-feira (5), as 24 câmeras começam a funcionar no percurso que vai do Morro do Careca até a Ponte Newton Navarro.


Por Túlio Duarte, com informações do Governo do Estado

A Governadora Wilma de Faria (PSB) aciona, na manhã desta sexta-feira (5), o sistema de vídeomonitoramento da orla marítima, que vai desde o Morro do Careca, em Ponta Negra, até a Ponte Newton Navarro (Forte-Redinha). 

A cerimônia acontece no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nas instalações do Quartel do Comando Geral da PM. Ao todo são 24 câmeras espalhadas ao longo desse percurso. 

Wilma de Faria vai acionar também o sistema de acompanhamento via satélite de viaturas e oficializar o comando de policiamento da Região Metropolitana, em substituição ao atual comando da capital. 

Antes disso, no início da manhã, a governadora vai conferir o andamento das obras de reforma e ampliação do Hospital Coronel Pedro Germano da Costa, da Polícia Militar, que terá o número de leitos de enfermaria ampliado de 80 para 140.

Os investimentos do Governo do Estado na expansão e melhoria do hospital são da ordem de R$ 6 milhões. A obra está com 50% dos serviços concluídos e deve ficar pronta em dezembro deste ano. 

Durante a visita, marcada para as 9h30, a governadora fará a entrega de duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra equipada para atendimento semi-intensivo (semi UTI). 

Hospital 

Concluída a reforma do hospital, a área construída passará de 1.012 metros quadrados para 2.909 metros quadrados, sendo 1.896 metros a área de ampliação e 1.012 metros área de reforma. 

As salas dos centros cirúrgicos e pós anestésicos passarão de duas para sete. Também haverá aumento dos leitos da UTI adulto de três para 10 leitos e ampliação dos leitos da UTI Neo Natal de seis para oito. 

Serão criados os setores de auditório, biblioteca, mãe canguru e mãe acompanhante, contribuindo para captação de doadores de leite materno humano para o banco de leite do hospital, agência transfusional e brinquedoteca no setor de pediatria. 

A reforma inclui ainda modernização e ampliação dos serviços de nutrição, lavanderia, laboratório, farmácia e radiologia, ampliação da estrutura física de residência médica (clinico e pediátrica) e projeto de acessibilidade para portadores de deficiência física. 

A expansão do hospital da PM faz parte das grandes obras que o Governo do Estado executa tanto na capital quanto no interior do Estado e vai beneficiar não apenas os policiais militares e suas famílias, mas a comunidade de modo geral. 

Este não é o primeiro investimento do governo na Diretoria de Saúde da PM, em novembro passado, a governadora Wilma de Maria entregou o Centro Clínico da Polícia Militar totalmente reformado,com equipamentos novos, e ampliado à comunidade, oferecendo 11 especialidades médicas, com capacidade de atendimento mensal para 12.000 pacientes. 

O Centro Clínico Coronel José Passos é considerado hoje o segundo maior centro ambulatorial do Rio Grande do Norte. Nele, são oferecidas especialidades médicas como fisioterapia, nutrição, ginecologia, cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, pneumologia, oftalmologia, nefrologia, proctologia e urologia. 

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/